Tablet

13/01/2014 12h54 - Atualizado em 25/02/2014 10h59

Galaxy S5 poderá ler movimentos da cabeça do usuário, revela patente

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Galaxy S5 poderá chegar equipado com uma tecnologia para interpretar os movimentos da cabeça do usuário. Uma patente da Samsung revelou que a empresa pode estar trabalhando no recurso para um dos seus próximos lançamentos. A novidade seria uma evolução da leitura de olhos, presente no Galaxy S4.

Confira o teste do Galaxy S5, o top de linha da Samsung

galaxy-s5-leitura-cabecaGalaxy S5 poderá ser capaz de ler e reconhecer movimentos da cabeça do usuário (Foto: Reprodução/European Patent Office)

Ainda não há muitos detalhes sobre o funcionamento do recurso, mas a patente da Samsung revela que a tecnologia poderá ser utilizada para controlar os smartphones em situações em que não seja possível tocar na tela. A câmera frontal do Galaxy S5 seria capaz de reconhecer, por exemplo, um aceno com a cabeça, movimento dos olhos e até o levantar das sobrancelhas para executar ações associadas à ação realizada.

Galaxy S5, iPhone 6 ou Nexus 6: 2014 promete? Comente no fórum!

Na prática, a leitura de movimentos da cabeça do usuário deve funcionar de maneira bem semelhante ao rastreamento de olhos, presente no Galaxy S4. No atual top de linha da empresa, por exemplo, é possível rolar uma página da internet olhando para a parte de baixo da tela ou pausar vídeos ao desviar a atenção para longe do display.

O pedido da patente acontece na mesma semana em que um executivo da Samsung confirmou que a empresa estuda adotar uma tecnologia de escaneamento de íris. São aguardados para o Galaxy S5 ainda um novo processador 64 bits, similar ao do iPhone 5S, câmera de 16 megapixels e um novo design metálico. O próximo top de linha da Samsung deve estrear uma nova interface para o Android.

Ainda não há nenhuma confirmação oficial sobre a chegada do Galaxy S5 ou sobre as configurações do aparelho. No entanto, é aguardado que o top de linha seja apresentado no próximo mês, durante a MWC 2014, ou em março, em um evento próprio da Samsung. Vale destacar que o pedido de patente não significa que a leitura de movimentos da cabeça será utilizada algum dia pela fabricante.

Via Cnet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Carlos
    2014-01-13T15:41:58  

    coisa ridicula

    recentes

    populares

    • Renato Carlos
      2014-01-13T15:41:58  

      Mais um que não entende nada de tecnologia! PRÓXIMO! (2)

  • Rogério Silva
    2014-01-13T15:03:04  

    Aceno com a cabeça? Levantamento de sobrancelhas? Vou ficar igual o boneco Chucky na rua!!!

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-01-13T15:03:04  

      kkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabriel Panizzon
    2014-02-01T13:15:29

    Não sei pra que serve isso, sempre que tento usar no S4 só passo raiva, trava ou é lento ou não funciona. Deviam investir na melhora de hardware e na câmera.

  • Ioseff 2000
    2014-01-13T22:25:15  

    Eu odeio suburbanos, pobres, favelados, pessoas que usam Android e Flamenquintas!!! Não tenho preconceitos, odeio a todos igualmente. Sou livre de qualquer preconceito, odeio todo mundo, indistintamente. Vão todos para o inferno, seus invejosos!!! Apple é Apple e ponto final!

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2014-01-13T22:25:15  

      Anônimo Android falta mulher não, falta coração e sentimento nesse cara, esse ai não tem amor a vida nem a ninguém.

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2014-01-13T22:25:15  

      Rodrigo Tito, e o pior é esse Fake que ainda escreve no meu nome, kkkkk. Esse cara só pode ser idiota... S3 e Jiayu G2

  • Crownvsk
    2014-01-14T08:44:20  

    Nunca vai ser um apple.

    recentes

    populares

    • Crownvsk
      2014-01-14T08:44:20  

      U SUCH A FULHO DA MOTHER KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CASO VOSE N SABIA ISO E:> VOCE E U FLHO DA PUA EM IGLES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKPKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MEU OAI Q ENSINOU PARA MIM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Crownvsk
      2014-01-14T08:44:20  

      Graças a Deus eu também não tenho nada da Apple... vai que eu fico idiota igual o Crownvsk, kkkkk. S3 e Jiayu G2

  • Fernando Freire
    2014-01-13T17:38:53  

    Não adianta. Pode inventar o que quizerem. Mas iPhone é sempre o melhor. Aliáz, muito melhor!!!!!!

    recentes

    populares

    • Fernando Freire
      2014-01-13T17:38:53  

      Aliáz... eu gosto do sistema Androide e daí que é uma porcaria?

    recentes

    populares

    • Fernando Freire
      2014-01-13T17:38:53  

      Anônimo Android Ah esse meu fake, só paga de comédia... copie minha inteligência e use Android S3 e Jiayu G2

  • Fabianohenrique
    2014-01-14T00:07:05  

    Quer ver se vale a pena comprar um Samsung? Tente contatar a assistência técnica. Nunca passei tanta raiva na minha vida.

    recentes

    populares

    • Fabianohenrique
      2014-01-14T00:07:05  

      Vou falar a verdade. Sou fã do meu celular (Galaxy Note 2), porém após necessitar da assistência, estou realmente querendo ir pro 5S, a assistência na rua vergueiro é um lixo. Reclamei no Reclame aqui e nunca responderam. A visão da marca não é difundida no Brasil. Pena.

    recentes

    populares

    • Fabianohenrique
      2014-01-14T00:07:05  

      Flavio não é só ai que a assistência é um lixo, aqui em Salvador eu fiquei 3 meses sem a minha TV Samsung devido a assistência deles. A samsung tem que melhorar urgentemente essa assistência técnica deles.

  • Ioseff 2000
    2014-01-13T22:22:51  

    Por que será que os burros da Samsung se preocupam tanto com os produtos sem qualidade? Deve ser porque a Samsung não sabe fazer o próprio sistema operacional, só sabe fazer arroz e chip eletrônico. "O iPhone é impartível!!!" tem qualidade, mas a Samsung é xing-ling! Que ironia heim...

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2014-01-13T22:22:51  

      Curioso que a Apple não sabe fazer o próprio hardware e recorre à Samsung... a vida é assim filhote... S3 e Jiayu G2

  • Nelson Jr.
    2014-01-13T17:28:59  

    já não basta a tecnologia do sensor dos olhos que ninguém usa, agora é o sensor de movimento do rosto... kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Nelson Jr.
      2014-01-13T17:28:59  

      kkkk Rodrigo Tito o magneto não lê mentes, quem lê mentes é o Charles Xavier! cada uma nesses comentários viu. kkkkk

    recentes

    populares

    • Nelson Jr.
      2014-01-13T17:28:59  

      KKKKKKK Magneto ler mentes é dose, mas eu acho que ele só se confundiu...

  • Edvaldo Farias
    2014-01-14T10:01:41

    Urgente A nova tecnologia do Iphone S32 da Samapple ele lê seu pensamento e converte em uma holografia, acabou a ideia de uma amigo ou namorados imaginario, você terá em holografia ao seu lado como imaginar, poderá visitar cidades andar igual um zumbi na rua imaginando esta na cidade holografica. Ah poderá captar o que o vizinho pensa de você com a nova tecnologia, a camera de 50mil megapixel atravessa parede.... sensacional, vai lança na proxima semana, e depois de 15 dias já chegará nova versão!!!!!! Ridiculo estes celulares que agregam tecnologia que não serve pra nada!!!!!!

  • Ioseff 2000
    2014-01-13T22:25:31  

    FATO: Inteligente ou esperto, compra produtos da Apple ou Dell, o burro ou pobre, compra as porcarias da Samsung, CCE e Positivo. Desculpem, mas é verdade.

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2014-01-13T22:25:31  

      Só pobre mesmo pra gastar 4,500 reais no note 3 + gear, falo nada só observo.

    recentes

    populares

    • Ioseff 2000
      2014-01-13T22:25:31  

      loseff2000 = 13 anos de idade... um guru na área de tecnologia, funcionário da Apple ou Dell (para defender essas marcas e chamar os outros de burro). Parabéns por ser um bitolado tecnológico.

  • Leandro Jeronimo
    2014-01-14T09:03:39  

    Só falo uma coisa, quem compra um Xperia nunca mais quer saber de qualquer Galaxy

    recentes

    populares

    • Leandro Jeronimo
      2014-01-14T09:03:39  

      Discordo contigo Leandro... Já tive um Xperia. O Xperia é ótimo em alguns aspectos, como a câmera, por exemplo... Mas em questão de performance, número de acessórios etc. tive mais sorte com o Galaxy. Outro problema do Xperia é que demorou muito para receber os updates. A Sony é lenta nisso. Mas com certeza... ambos os produtos top das 2 marcas são ótimas escolhas.

  • Dian Paula
    2014-01-14T09:44:56

    vão inventar um celular que tira fotos e faz ligação! Sai nesse ano ainda.

  • Dilmar Santos
    2014-01-13T18:52:31  

    é gente atrazados samsung tá fazendo com que ás concorrentes se mexa ela ja vai trazer no s5 resistente á agua e poeira que é de muita utilidades pra nós consumidores parabens samsung só alivia no preço.

    recentes

    populares

    • Dilmar Santos
      2014-01-13T18:52:31  

      verdade ! pois a samsung cai bem num país como esse, onde tudo é caro, pelo menos ela não coloca tão caro assim seus aparelhos ne, ja sua concorrente (apple), so deus mesmo, samsung mais barata, ou melhor dizer, menos caro ne rs e aparelhos diversos dando oportunidades pros pobres ter aparelhos menos caro e menor valor, em versões de dual chip, aparelhos com telas menores, com configurações normais, que da oportunidade ao pobre, ja a apple não quer nem saber, so lança uma versão e mesmo assim essa versão é caríssima, sem pena alguma, ela pensa: quem quiser compra, quem não quiser não compra.

    recentes

    populares

    • Dilmar Santos
      2014-01-13T18:52:31  

      realmente cai bem nesse país mesmo, onde tudo NÃO FUNCIONA!

  • Sérgio Martins
    2014-01-13T22:12:22  

    Aguardando uma resposta

    recentes

    populares

    • Sérgio Martins
      2014-01-13T22:12:22  

      resposta

  • Urubu Rei
    2014-01-13T22:05:00  

    Samsung, pare de palhaçada e faz logo um celular decente! Só falta fazer um sensor de movimento do pinto!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-13T22:05:00  

      SAMSUNG? CELULAR DECENTE? SÓ SE ELA FIZER UM APPLE, O QUE É IMPOSSIVEL PQ ELA NAO FAZ NADA QUE PRESTE. FRIST

  • Rodrigo Teixeira
    2014-01-13T22:58:54  

    A samsung deveria inventar alguma coisa mais útil , só para ser ter uma ideia eu tenho um prima q tem um galaxy 4 , ficou tentando passar as fotos fazendo o movimento com as mãos , tem hora q passava e tinha hora q ficava abanando igual a um loco. São coisas q não acrescentam em nada.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2014-01-13T22:58:54  

      A samsung tem que parar de fabricar celular.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2014-01-13T22:58:54  

      Tenho um S4 e isso funciona perfeitamente. porém função ruim pois no dia-a-dia eu não uso.

  • MARCOS SOUZA
    2014-01-13T22:15:36

    Essas fabricantes deveriam ensinar a escrever direito. Bando de analfabetos.

  • Sérgio Martins
    2014-01-13T22:10:05

    Pq não postaram meu comentário, tinha alguma coisa ofensiva?

  • Ioseff 2000
    2014-01-13T21:58:28

    Por que será que os fanboys da apple se preocupam tanto com a samsung.deve ser porque a samsung é a unica que supera a apple,e de lambuja ainda fabrica alguns componentes para eles,isso mesmo dentro do suposto "imbativel iphone" tem peças da samsung.Que ironia heim...

  • Rodrigo Tito
    2014-01-13T21:54:32

    Apple tem qualidade, a Samsung só tem quantidade. Qualidade e Apple são palavras sempre associadas... e resto é resto.

  • Rodrigo Tito
    2014-01-13T21:48:28

    O iPhone 5S vai fazer o novo Samsung Galaxy S5 passar vergonha! Samsung lidera reclamações contra celulares nos Procons. As reclamações, apresentadas aos Procons, incluem principalmente queixas sobre defeitos de fabricação, o não cumprimento de garantias e produtos sem qualidade.

  • Pedro Henrique
    2014-01-13T21:28:36

    iPhone mais bonito, mais fino, mais sofisticado, mais tudo. Apple, empresa consolidada, marca mais valorizada, Samsung: LIXO PURO, XING LING asiática

  • Cristina Silva
    2014-01-13T20:48:56

    Tive um S4 e posso dizer: esse excesso movimentos de gestos que nem utilizamos no dia a dia, só fazia o aparelho travar o tempo todo. No S5 gostaria de ver recursos mais interessantes, mas sem travamentos!

  • Dilmar Santos
    2014-01-13T18:56:34

    iphone pra ser melhor tem que melhora sua bateria que não presta só guenta meio dia é minha maior queixa dela ja tiver e tinha que andar com carregador na mao