Celular

29/01/2014 20h10 - Atualizado em 29/01/2014 21h33

Google vende Motorola para Lenovo, mas mantém patentes inovadoras

Isadora Díaz
por
Da redação

O Google abriu mão da Motorola. Em conferência realizada nesta quarta-feira (29), a Lenovo a anunciou a compra da fabricante de celulares por US$ 2,91 bilhões. O negócio põe fim à curta relação entre Google e Motorola - o gigante das buscas comprou a empresa em 2012, por US$ 12,5 bilhões. O anúncio foi feito às 20h (horário de Brasília) em conferência mundial.

CEO do Google, Larry Page e CEO da Lenovo fecham acordo da compra da Motorola na sede da empresa (Foto: Reprodução/Twitter)CEO do Google, Larry Page, e CEO da Lenovo, Yang Yuanqing, fecham acordo da compra da Motorola na sede da empresa (Foto: Reprodução/Twitter)


De acordo com o CEO do Google, Larry Page, a venda permitirá que a empresa concentre seus esforços na área de smartphones no que sabe fazer de melhor: o Android. Apesar disso, ressaltou que a negociação não muda em nada os planos para outros gadgets, como o Google Glass, os óculos inteligentes.

O preço pago pela Lenovo é de surpreender. Afinal, o Google vendeu a fabricante por US$ 10 bilhões a menos do que a comprou. A resposta para uma diferença tão absurda parece estar nas patentes, que já tinham sido apontadas como motivadores para a negociação de 2012. Mesmo mudando de mãos, boa parte delas continua nas garras do Google: a Lenovo leva consigo a fabricante, mas deixa as ideias com o antigo dono. A senha por tatuagem e em pílulas especiais, por exemplo, não entraram na "conversa".

Moto X e Moto G lado a lado: usuário da Nextel terão uma ajuda a mais quando estiverem descobertos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto X e Moto G, os últimos filhos do Google com a Motorola (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Para o Android, a notícia é boa. O próprio Larry Page frisou que as patentes servirão para incrementar o ecossistema. No mundo dos aparelhos, a história é outra, e pouco previsível. O certo é que o Nexus volta a ser filho único: a compra põe um ponto final na curta era de aparelhos Motorola com a assinatura do Google.

Mesmo nas mãos da Lenovo, compensa comprar o Moto G? Discuta no Fórum

Ainda é cedo para dizer o que muda na vida do usuário. A compra da Motorola pelo Google rendeu inegáveis bons frutos, a exemplo do Moto X e do Moto G. A aproximação pode ser vista inclusive no software dos aparelhos. Ambos rodam um sistema muito parecido com o Android puro presente nos Nexus, com pouquíssimas intervenções e aplicativos pré-instalados.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernanda Leite
    2014-01-30T11:48:59  

    Ta dando raiva da Google, acabou com a alegria de todo mundo, foi uma sacanagem, justo agora que ia receber o KitKat poxa isso foi muita sacanagem...to pensando seriamente em abandonar a Google por que olhaaa eles só tão sacaneando os usuarios...melhor usar Windows Phone,pelo menos é estavel e não fica mudando de mãos toda hora além de que, atualização tem quando prometido na data certa, não é como a Google que nunca sabemos quando vamos ter atualização e quando o celular vai receber, fora os bugs, Microsoft sem bugs ok...vou pra Nokia depois dessa.

    recentes

    populares

    • Fernanda Leite
      2014-01-30T11:48:59  

      Depois dessa? Ja devia ter mudado faz tempo. Windows Phone é de longe o melhor sistema operacional. Os aparelhos Lumia tiram as melhores fotos do mercado de celular. O resto não importa muito.

    recentes

    populares

    • Fernanda Leite
      2014-01-30T11:48:59  

      Prezada Fernanda Leite, o Google sempre libera as atualizações conforme prometido, para provar isto basta perguntar para os usuários da linha Nexus, a questão das atualizações fica à cargo das empresas (Samsung, Sony, etc). As versões, o Google lança conforme prometido (.. Jelly Bean, Kit Kat), basta as empresas pegarem a versão liberada e customizar conforme desejam, por isso é demorado a liberação para outras linhas que não sejam da Nexus.

  • Gabriel Melo
    2014-02-03T15:29:19

    Que prejuízo em Google

  • Daniel Fernando
    2014-01-29T20:57:25  

    Noticia horrível para os consumidores de smartphones de qualidade, a motorola/google era a unica empresa no mercado que estava fazendo celulares bons e baratos para os padrões tupiniquins...a linha razr e a mais recente moto g e moto x nao me deixam mentir...outras empresas do mesmo seguimento nao sabem fazer celulares low and medium com preços acessíveis e de perfomace relativamente boa..oq so me faz lamentar tal atitude tomada pela google...uma pena pois a politica de venda de celulares que estava sendo implementada estava fazendo muito bem ao mercado de smartphones em geral.

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2014-01-29T20:57:25  

      Leonardo Cruz que ideia estúpida. Claro que ela visa lucros, afinal é para isso que se abre uma empresa. Se você acompanha o mundo tecnológico, deveria saber que isso ia acontecer cedo ou tarde. A Google adquiriu a Motorola Mobility para proteger o Android, tocou ela até que pudesse vende a empresa e manter as patentes de seh interesse. Para a Google não há vantagem comercial em manter um fabricante de smartphones, pois cria concorrência com seus maiores aliados, os outros fabricates que levaram o Android ao que ele é hoje.

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2014-01-29T20:57:25  

      Lumia + Windows Phone bate em qualquer celular low e middle com Android. Mas para quem conhece apenas Android, realmente é uma notícia ruim.

  • Carlos Ribeiro
    2014-02-01T06:36:42

    MOTO G é bom demais!!!!

  • Marco Filho
    2014-01-31T16:45:41

    Na minha opinião o Google vendeu a Motorola para a Lenovo, porque estava se estranhando com a Samsung por causa do desenvolvimento do seu novo sistema Tzien, que na minha opinião é para torná-la mais independente do Google, que até então tinha a Motorola que produzia hardware também. Acredito que com a venda o Google quis deixar uma mensagem do tipo "tamo junto" pra Samsung que inevitavelmente representa a maior parcela dos dispositivos vendidos com Android, e se a Samsung partir pro Tzien seria muito ruim para o Google.

  • Marco Filho
    2014-01-31T16:39:57

    Me parece que o google vendeu a Motorola, porque estava se estranhando com a Samsung por causa do novo sistema Tzien, na minha opinião, a Samsung está criando esse sistema para se tornar mais independente do Google, e isso é um grande problema, uma vez que a maior parte dos dispositivos Android vendidos hoje são Samsung, acredito que a venda da Motorola, foi pra deixar uma mensagem do tipo "tamo junto" pra Samsung, e fazê-la desistir do Tzien.

  • Welton Paulo
    2014-01-30T17:02:23  

    Estranho , a Google vendeu por 10 bilhôes menos que ela pagou ?

    recentes

    populares

    • Welton Paulo
      2014-01-30T17:02:23  

      não leu a matéria não? la explica o porquê....

  • Welton Paulo
    2014-01-30T16:59:42

    putz , a Motorola vai virar fabricante ching-ling agora . agora que a atualização dos aparelhos vai demorar mesmo.

  • Wagner Lima
    2014-01-30T15:26:37

    lg g2

  • Wagner Lima
    2014-01-30T15:26:17

    Agora esperar o sistema da samsung que parece ser um bom sistema ai sim a samsung eu volto..vamos aguardar por enquanto nada de lg g3 nem galaxy s4 nem sony..na verdade melhor investimento foram o iphone 5s e o iphone 4 s por incrível que pareça

  • Wagner Lima
    2014-01-30T15:22:23

    agora sim se era o que a Google queria conseguiu sem ter um fabricando próprio de aparelhos ...a apple ta baixando os preços dos seus aparelhos dai meu amigo terminarei entrando neste ios7 fechado mesmo...quem vai confiar nestes androids abandonados sem atualizações ...não adianta ter algo hj daqui 3 meses não valer nada até o NEXUS não to com muita confiança...começarei a juntar minha graninha e iphone 5 s to chegando ...mesmo não gostando deste ícones grandes...

  • Gustavo Volpe
    2014-01-30T09:08:57  

    Lascou! Os bons frutos gerados pela parceria (moto X, g, D3) continuarão, mas o suporte ágil e atualizações rápidas vão pro beleléu! Eu estava prestes a pegar um moto X, mas depois dessa estou repensando!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-01-30T09:08:57  

      O Moto X tem duas atualizações já garantidas e não acredito que a venda da Motorola para a Lenovo mude uma garantia que lhe foi dada na hora da compra do aparelho. Provavelmente os próximos aparelhos não terão atualizações garantidas.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-01-30T09:08:57  

      O motoX já teve 2 atualizações liberadas, desde o lançamento... o kitkat 4.4 e, agora, o kitkat 4.4.2, com várias correções e ajustes. Ou seja, já podem cortar o suporte sem problemas legais. Mas espero que não façam, pois é um aparelho sensacional...

  • Urubu Rei
    2014-01-29T21:31:24  

    Chupa Samsung!!! A Google deu um chute na sua bunda! Viva o novo Xing-Ling!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-29T21:31:24  

      kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-29T21:31:24  

      Fernando Silva mas flamenguista não sabe ler.

  • Plinio Rafael
    2014-01-30T11:38:17

    com esse dinheiro a google vai comprar a apple

  • Juliano Dill
    2014-01-30T09:17:36

    Os aparelhos que vi da Lenovo achei muito bons agora é aguardar para conferir

  • Francisco Fiorelli
    2014-01-29T21:23:02  

    Vale a pena agora comprar um moto x? A compra da motorola pela le novo vai alterar alguma coisa nos smartphones velhos?

    recentes

    populares

    • Francisco Fiorelli
      2014-01-29T21:23:02  

      Espero que não. O Moto G é uma criação quase perfeita por parte da Google/Motorola. Espero que a Lenovo não faça alterações políticas que vão alterar o desempenho do smartphone via atualização.

    recentes

    populares

    • Francisco Fiorelli
      2014-01-29T21:23:02  

      Moto X e G continuarão iguais, já que a fabricante continua a mesma. O problema é o histórico da motorola em largar seus aparelhos depois de pouco tempo... ou seja, se o moto X foi um dos primeiros a receber o kitkat, não esperem outra atualização do sistema pro futuro. Estou repensando se vou pegar o motoX, depois dessa.

  • José Gonçalves
    2014-01-30T01:48:11

    Bem, o Google queria apenas o que a Motorola tinha de melhor, suas "patentes inovadoras". O Google ficou com o bom, e o resto praticamente deu para a LENOVO. Para aqueles que desconfiam da marca, acredito que seja uma empresa de média/baixa qualidade no mercado, os aparelhos da CCE são baratos e bons e realmente são aceitáveis no mercado, bem melhores que celulares mais simples da SONY, SAMSUNG ou LG que custam muito mais, em especial os da SONY... Enfim, acredito que todo mundo saiu ganhando, e a LENOVO está seguindo bons caminhos para se tornar uma empresa reconhecida no mercado mundial.

  • Bruno Hyago
    2014-01-30T01:46:28

    Logo após esse négocio, vale a pena ainda comprar um moto x ou moto g? Mesmo sem o google está administrando totalmente o smartphone?

  • Wagner Lima
    2014-01-30T01:40:59

    rapaz é seguinte a samsung vai por seu proprio sistema ...a apple ja tem o dela...brindo mais e menos fechado...se a google nao se resolver vai perder campo ...pois de repente ela pode largar a lg....agora se firmar coma LG ai sim vai esta fazendo um bom negocio....e eu acho que ela fechou com a lg pelo visto...

  • Elton Freitas
    2014-01-30T00:21:17

    A Motorola passa na mão de todo mundo.É que nem algumas pessoas: Só são queridas por um tempo, depois que enjoam, tomam um 'pé na bunda'.Claro que a verdadeira razão da venda não foi essa, é só zoação mesmo

  • Pedro Neto
    2014-01-29T23:31:37

    Lenovo que havia comprado a CCE, compra a Motorola, não gostei da ligação. tenho um Razr D1 e pensava em um Moto G, vou pensar melhor.

  • Pedro Neto
    2014-01-29T23:22:57

    Essa não, Lenovo que comprou a CCE compra a Motorola, não gostei da ligação, vou pensar melhor pois tenho um D1 e estava pensando em um Moto G.

  • Ajhsdghasd Ajhsgdjhas
    2014-01-29T22:08:11

    hahahahahaha...Nexus wins!!!

  • Alisson Santos
    2014-01-29T21:07:17

    Desde a época da aquisição da Motorola pelo Google que já era de conhecimento de todos que a empresa só estava interessada nas patentes.