Celular

14/01/2014 07h32 - Atualizado em 14/01/2014 07h32

iPhone 6 pode ganhar estabilizador de lentes desenvolvido pela Apple

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 6 pode ganhar um novo sistema de estabilização óptico, de acordo com uma patente registrada pela Apple nesta semana. A novidade, desenvolvida pela própria empresa, promete fazer com que vídeos e imagens gravados no novo aparelho saiam menos tremidos.

Dez coisas que o seu smartphone pode fazer e você não sabia

Câmera do iPhone 6 pode ter sistema de estabilização óptica de imagens (Foto: Reprodução/Apple)Câmera do iPhone 6 pode ter sistema de estabilização óptica de imagens (Foto: Reprodução/Apple)


A Apple tem o costume de, a cada nova edição do iPhone, adicionar novos recursos a câmera. O atual top de linha da empresa, por exemplo, ganhou um flash dual LED e a capacidade de gravar vídeos em câmera lenta. No próximo iPhone, é esperado que o tal sistema de estabilização óptico seja a grande novidade. 

De acordo com a patente, o sistema da Apple utilizaria uma bobina e um sistema magnético para garantir que o iPhone se mova em até três graus durante as gravações. Na prática, os usuários poderão, por exemplo, gravar sem tremidos enquanto caminham, sem afetar a qualidade do vídeo. 

O que esperar do iPhone 6? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

A tecnologia de estabilização óptica de imagens não é uma novidade no mercado e tem sido cada vez mais utilizada em aparelhos tops de linha. O recurso está presente, por exemplo, nos top de linhas da Nokia desde o Lumia 920, lançado em 2012, e também no LG G2. O pedido de registro pela Apple teria sido feito em 2012, mas só liberado agora, o que explicaria a ausência do sistema no iPhone 5S. Além disso, o registro de uma nova tecnologia pode ser uma estratégia da Apple para não ter que pagar royalties a outras fabricantes.

Apesar das especulações, a Apple (como sempre) não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. No entanto, a expectativa é que o iPhone 6 chegue em setembro, época em que a empresa renova sua linha de smartphones.

Via Phone Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monsenhor Razão
    2014-01-14T11:19:41  

    Foi a Apple que inventou o smartphone, a tela touch screen capacitava, sensor biométrico e fez o primeiro processador de 64 bits para dispositivos móveis. Apple é a única que desenvolve o próprio sistema operacional para todos dispositivos (iPod, iPhone, iPad, MacBook, iMac, Mac Pro e Apple TV). Apple ultrapassa Coca-Cola para se tornar marca mais valiosa do mundo! Mas nem todos se saíram bem no mundo da tecnologia... Com a Samsung subindo do nono para o oito lugar, com um valor de marca aumentando em 20%, a Intel foi para nono, com queda de 5%.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-01-14T11:19:41  

      Joe Max foi a apple que inventou smartphone sim e motorola que inventou o celular no mundo, ta mal informado vc, devia se informar mais, motorola e apple são responsável por tudo isso de celulares e smartphones.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-01-14T11:19:41  

      Rodrigo Tito, a Apple não inventou o smartphone. Eu mesmo citei, em um comentário acima, três aparelhos lançados mais de um antes que o primeiro iPhone. A Apple lançou o primeiro smartphone com tela touch capacitiva... o resto foi Ctrl+c Ctrl+v, como é até hoje.

  • Crownvsk
    2014-01-14T08:55:00  

    APPLE SEMPRE INOVANDO, CADE A SAMSUNG AGORA? MEU IPHONE 6 TA RINDO DE VOCÊS, EU CONHEÇO O STEVE JOBS ELE É AMIGO DO MEU PRIMO ELE ME DA CELULAR. FRIST

    recentes

    populares

    • Crownvsk
      2014-01-14T08:55:00  

      Rodrigo Nascimento , errado, esse cara é do tipo Pobre e Soberbo.

    recentes

    populares

    • Crownvsk
      2014-01-14T08:55:00  

      Assim os invejosos piram!!! A Apple esculacha os rivais... eu tenho até pena dos concorrentes. kkkkkkkkk

  • Gabriel Coelho
    2014-01-14T14:09:04  

    Ao contrário da Samsung, a Apple inova bem. Veja só o Galaxy Gear, o fracasso que foi. Aí vão dizer, ah, foi o primeiro - ou vão dizer que é teste de mercado. E quando lançaram o iPhone, foi um fracasso? Não, simplesmente mudou o mundo! E de tempos em tempos (não é todo ano) ela vem fazendo isso. Quando ela não faz, fica tudo na mesmice, como estamos vendo atualmente.

    recentes

    populares

    • Gabriel Coelho
      2014-01-14T14:09:04  

      fanboy da maçã detected.

    recentes

    populares

    • Gabriel Coelho
      2014-01-14T14:09:04  

      Joe Max, invejoso do iPhone detected.

  • Peterson Ribeiro
    2014-02-02T21:07:10

    O pessoal do celular de plástico (eu tenho um, infelizmente) pode ficar de mimimi em relação à Apple, mas realmente vejo mais capricho nos detalhes e realmente uma busca por novidades, mesmo nem sempre acertando. Nenhum dos donos de celular de plástico reclamam que a famosinha criadora deles coloca sensores sem sentido pra dizer que o telefone tem mais inovações... quem já usou sabe que esses sensores todos só funcionam direito, e rápido, no comercial. A única coisa igual ao comercial é a duração da bateria... deve acabar em 2 ou 3 minutos, igual ao comercial.

  • Diego Pesqueira
    2014-01-14T09:37:46  

    hahaha Meu celular com Android já tem isso faz tempo, minha camera Sony, já tem isso faz tempo, Steve Jobs foi um gênio isso não se discute, mas a Apple vai virar uma blackberry da vida...

    recentes

    populares

    • Diego Pesqueira
      2014-01-14T09:37:46  

      Diego Pesqueira, pagar por aplicativo não é problema. O pior é ficar usando um sistema como Android. Já usei Galaxy, Razr, e LG, e todos travavam. O problema não são os aparelhos (tirando a Samsung claro, que é sim.), mas o sistema que trava até pra mandar msg no Whats App.

    recentes

    populares

    • Diego Pesqueira
      2014-01-14T09:37:46  

      Rafael, Concordo que o Android travava... tive um galaxy SIII e era horrivel, troquei por 1 Moto G e cara não tenho mais problemas com travamento e olha que ele possui 1GB de RAM a menos... acho que vale a pena dar mais uma chance para o Android e principalmente para a Motorola já que a companhia pertence a google agora...

  • Rubens Peres
    2014-01-21T18:59:40

    saudadis do Estifiler Diobis, era imenso e intelequitual demais, agora a appis da afundando

  • Moises Marques
    2014-01-15T03:01:55  

    Nao troco meu Galaxy Note 3 por isso... Bateria de 3200 mAh e Camera 13 megapixes e gravacao de videos 4K :)

    recentes

    populares

    • Moises Marques
      2014-01-15T03:01:55  

      Mauricio Ferraresi Brother... iPhone e status, so porque e da Apple e caro, brasileiro quer ter... Aki nos states a galera ta mudando pra Samsung porque sabem que as configuaracoes sao melhores... Ja brasileiro, gosta de status, fingir que tem dinheiro e 'e rico.

    recentes

    populares

    • Moises Marques
      2014-01-15T03:01:55  

      Tiago Arruda ... Baiano? Hahaha... Qto preconceito contra propria raca... Coisa de brasileiro mesmo!!!

  • Ricardo Junior
    2014-01-14T19:16:42  

    Tô esperando o Iphone 10, esse sim vai ser uma beleza!!!!

    recentes

    populares

    • Ricardo Junior
      2014-01-14T19:16:42  

      olha cara tem muitos fã da apple sim e fãs bobos, pois a apple ja não é mais top, mas uma coisa é certo e eu digo, em termo de designer e sistema operacional a apple é quem manda, o iphone é lindo demais cara e sempre foi, tenho um galaxy s3 mais quando vejo alguém no ônibus com um iphone fico olhando direto, não sei pq mais brilha os olhos, mesmo sabendo que não é superior mas acho que é pela boniteza, lindão e sofisticado, se esse iphone 6 vier legal, apple vai mandar mais nesse jogo como no começo.

    recentes

    populares

    • Ricardo Junior
      2014-01-14T19:16:42  

      tem uns galaxys tops de linha que são o máximo em configurações mas pecam muito em elegância e sofisticação, os modelos da samsung são menos bonitos, os da apple são muito mais superiores, o galaxy s3 mesmo é meio aredondado, acho feio pra um celular, o iphone... a meu deus... muitooooo lindooooo, eu tenho um galaxy s3 mais me da uma vontade de ter um iphone que é uma loucura, mais gosto da samsung tb, o ruim da apple é que as configurações não se igualam com o seu preço, o que é uma sacanagem ne, e é ai que a samsung ganha, é mais popular e se enquada no perfil desse país, que é careiro.

  • Engerod
    2014-01-15T12:36:01  

    Gente atrasada, parem de comparar Pick-ups com esportivos, loiras com morenas, android com iOS, iPhone com Galaxy. Tudo isso é questão de gosto e cada um tem o seu! Sempre tive iPhone e iPad, perdi meu terceiro aparelho e parti pra um Nokia Lumia. Um celular ótimo com menos aplicativos, um sistema diferente e uma câmera quase profissional (que inclusive conta com esse tal estabilizador). O Iphone é uma melhor opção para quem gosta de um sistema redondo e mais aplicativos. Tudo depende de quem vai usar. Não existe o melhor celular, existe o mais indicado para cada pessoa.

    recentes

    populares

    • Engerod
      2014-01-15T12:36:01  

      Concordo com o que falou Maurico, mas quando se trata de equipamentos com sistemas operacionais e hardwares diferentes, cabe a cada usuário definir o que é melhor e qual atende as suas necessidades. Se perguntarem pra mim que tive até 15 dias atrás um Iphone 4s e agora tenho um Lumia 920 qual o melhor, eu fou responder com base nas minhas experiências. A foto do Lumia é magnifica, o GPS offline nativo dele também é perfeito e portanto prefiro o Lumia pois uso muito essas ferramentas, mas há quem não use e prefira o iPhone. Reafirmo, é gosto e varia de usuário p/ usuário.

    recentes

    populares

    • Engerod
      2014-01-15T12:36:01  

      vdd eu concordo com vc tambem. no meu caso eu estava entre o iphone e o galaxy s4, pesquisei muito, perguntei pra quem tinha e no final das contas optei pelo galaxy s4, que pra mim é um monstro. uso muita internet e tambem tiro fotos, e pra minha surpresa verifiquei que as fotos que ele tira são monstruosas. a noite ficam perfeitas. mas somente entrei neste forum aqui pra mostrar para as pessoas que acham que o iphone sera eternamente o melhor , que os outros estão num patamar de igual com a apple. ja foi o tempo em que a apple era novidade e disparada na frente.

  • Alex Hora
    2014-01-14T16:18:43  

    Na minha opinião os produtos Apple ainda dominam, ainda são os melhores, se levar em consideração qualidade, excelência, durabilidade, estabilidade e tecnologia. Isso porquê, todos que sempre compraram Apple, o fazem pela certeza da qualidade. Samsung e LG só fazem lixo (produtos tipo xing-lings) de plástico sem qualidade, segurança e suporte aos clientes no Brasil.

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2014-01-14T16:18:43  

      Lixo copiando meu sobrenome, é mais um faan

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2014-01-14T16:18:43  

      mais um anta boy. kkkkkkkk

  • Tiago Costa
    2014-01-14T10:23:39  

    Apple sempre melhorando... Samsung e o resto, sempre copiando. Breve... também vamos ver, os outros de metal e com processador de 64 bits. Quer apostar? Apple tem qualidade... o resto sempre na sombra. Sempre foi assim.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-01-14T10:23:39  

      Valeu Gama!!! Sistema Androga é lixo de pobre.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-01-14T10:23:39  

      Valeu Joào! Apple é Apple... Parabéns.

  • Luiz Souza
    2014-01-15T14:35:32

    Nem li e nem ligo.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-15T09:58:18

    em nenhum teste comparativo entre o galaxy s4 e o iphone maça 5 o s4 perdeu. antes de comprar verifiquei tudo, perguntei para pessoas que tinham os 2 ou seja,,, fiz a escolha certa. o s4 é na atualidade o melhor smatphone. so vai perder para o s5 que sera lançado neste ano. sinto fanboys da apple. contra dados tecnicos não ha argumentos.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-15T09:43:02

    outra coisa, em todos os testes comparativos entre o s4 e o iphone 5, em nenhum teste o iphone ganhou do s4. então faze o que ne? a não ser que tenha alguem aqui mais entendido.

  • Dian Paula
    2014-01-15T09:32:32

    até onde eu sei e pelo que consta no site da apple, este recurso de estabilizar imagens já esta disponível no iPhone 5S...

  • Junior Krunn
    2014-01-15T09:13:51

    No mais, sobre estabilizador de lentes da Apple será somente uma alternativa ao estabilizador que já existe na Samsung e Sony... aliás até meu celular da BLU já tem essa tecnologia... ou seja, quem está pra trás é a Apple

  • Junior Krunn
    2014-01-15T09:07:25

    1. A Apple não criou nem o multitouch e nem o touchscreen capacitivo, o multitouch é um pouco mais antigo do que o touchscreen capacitivo, consistia em uma camera que filmava um vidro translúcido onde era projetada uma imagem, claro, arcaico mas já era considerado multitouch 2. O touchscreen capacitivo foi inventado em meados de 1960 e era utilizado em controle de tráfego aéreo...

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-15T08:59:16

    s4 muito melhor, vamos as outras comparações: Clock do CPU claramente mais rápida 4 x 1.9 GHz x iphone 5 2 x 1.3 GHz - s4 Tem uma entrada que permite a extensão da memória interna x iphone 5 Não tem - s4 Pode ser carregado com o cabo USB padrão x iphone 5 não - s4 Tem NFC x iphone 5 não - s4 Suporta armazenamento de dados USB x iphone 5 não - s4 Tem DLNA x s4 Recarregamento sem fios x iphone 5 não - s4 Velocidade máxima do obturador significativamente mais rápida 0.0001 s x 0.0005 iphone 5 - s4 Resultado GeekBench razoavelmente mais alto 752 x 708 iphone 5,

  • Joe Max
    2014-01-14T22:28:30  

    Os invejosos da porcaria do Android piram, mas contra fatos não há argumentos. O iPhone 5S tem o fantástico e exclusivo processador de 64 bits!!! kkkkk

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-01-14T22:28:30  

      ....fantástico....exclusivo.....feito pela Samsung. kkkk

  • Mauricio Ferraresi
    2014-01-15T07:03:55

    samsung s4 - Muitos maior densidade de pixels 441 ppi x 326 ppi iphone - s4 Consideravelmente maior resolução 1920x1080 x 1136x640 iphone - s4 Significativamente mais megapixels (foto) 13 MP x 8 MP Iphone - s4 Tem vidro resistente a danos de marca x iphone não - s4 Claramente mais megapixels (foto, câmera frontal) 2 MP x iphone 1.2 MP - s4 Possui rápida conexão WiFi 802.11ac x iphone 5 não. chupa apple parada no tempo.

  • Adolfo Wilson
    2014-01-14T23:14:26

    Pior erro de 2013: Ao comprar meu segundo smartphone, escolher um que não era da Apple!

  • Rui Moraes
    2014-01-14T11:57:38  

    Mas em 2012 o Nokia Lumia 920 já fazia isso não??

    recentes

    populares

    • Rui Moraes
      2014-01-14T11:57:38  

      Leia a matéria.

    recentes

    populares

    • Rui Moraes
      2014-01-14T11:57:38  

      É verdade. Não há novidade alguma em estabilizador de imagem para smartphones.

  • Joe Max
    2014-01-14T22:10:32

    As viúvas do Steve Jobs piram, mas contra fatos não há argumentos. Corre atrás maçã, que o bicho tá pegando...kkk

  • Joe Max
    2014-01-14T21:23:04  

    A Samsung até outro dia disse que quem quisesse um smartphone melhor, comprasse um iPhone 5S. Agora já pensa em fazer um Galaxy de alumínio. Vai por processador de 64 bits, só porque todos vão fazer o mesmo. Todo mundo está correndo atrás da maçã! Apple é Apple e resto é resto... porque sempre foi assim!

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-01-14T21:23:04  

      Olha o Joe Max clone da maçã...kkkkkk. Teu iphone é tão xing ling quanto os outros. Reconheça isso e pronto.

  • Joe Max
    2014-01-14T21:31:51  

    Poxa vida... o sistema operacional da Sul-Coreana Samsung é feito por uma empresa americana e o processador de 32 bits, já está mais que ultrapassado!!! Que coisa hein fanboys? kkk

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-01-14T21:31:51  

      kkk....olha o clone ai. O A7 64bits da maçã é da Samsung.