06/01/2014 14h54 - Atualizado em 06/01/2014 15h50

LG aposta em produtos mais 'smart' na CES 2014, com TVs e eletrodomésticos

Fabrício Vitorino
por
Da CES 2014

A LG abriu a CES 2014 querendo hastear a bandeira da inovação. Na tentativa de tomar a frente do mercado, a gigante sul-coreana apostou no lema "tudo é possível", mostrando novos meios de se interagir com a TV e os eletrodomésticos. Ainda assim, com tantos vazamentos, pouca coisa apresentada realmente surpreendeu os presentes.

Saiba tudo o que está rolando na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES 2014

LG aposta no WebOS em suas próximas SmartTVs (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)LG aposta no WebOS em suas próximas SmartTVs (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Com a sala lotada - tanto que deixaram diversos jornalistas convidados do lado de fora -, a fabricante foi a primeira a se apresentar na feira de eletrônicos CES 2014, em Las Vegas. 

A primeira inovação apresentada foi o LG Home Chat: uma promessa para acabar com os apps e protocolos de comunicação difíceis de sincronizar e interagir. Agora, é só "conversar" com os eletrodomésticos. Basta abrir algum app de mensagens como o Line e perguntar "quantas lata de cerveja tem aí na geladeira" ou mandar um "deixe a casa limpa, estou chegando às 20h30" para que a geladeira ou o robô de limpeza respondam, monitorando e programando seus recursos de acordo.

Usando uma unidade de processamento de linguagem e mensageiros de smartphone, a tecnologia do Home Chat torna possível enviar comandos complexos e receber o status completo dos eletrodomésticos de sua casa. Por ora o sistema é compatível apenas com o Line, mas a empresa declarou que está trabalhando para fazer com que o serviço seja compatível com outros serviços, como o WhatsApp.

Telas flexíveis em novos modelos da companhia, G Flex seria só o primeiro (Foto: Reprodução/The Verge)Telas flexíveis em novos modelos da companhia, G Flex seria só o primeiro (Foto: Reprodução/The Verge)

Outra novidade anunciada foi a chegada do LG G Flex no ocidente. Disponível em breve para venda em todas as operadoras norte-americanas, o primeiro smartphone com tela curva e flexível do mercado já até passou pelas nossas mãos. Veja como foram as primeiras impressões do LG G Flex.

LG "revive" o WebOS e o coloca em suas SmartTVs

Na seção de SmartTVs, a LG quer mudar tudo o que já tinha feito adotando o WebOS. A plataforma, que antes era usada para equipar os falidos tablets da HP, promete voltar à tona em 70% das novas TVs anunciadas pela fabricante. O sistema recebeu um novo design, usabilidade e a promessa de simplificar a multitarefa, as conexões e a descoberta de novos conteúdos.  

Tudo ficou relativamente simples e definitivamente mais rápido: um personagem animado e engraçadinho ajuda na configuração de tudo. Na parte do multitarefa, o WebOS responde rápido ao alternar entre aplicações (mais até que alguns smartphones). Já a parte da "descoberta" fica clara com a loja de apps, com ofertas como Netflix, Twitter, Hulu Plus, Pandora e Amazon Instant Video.

Segundo as demonstrações da LG, todo o controle dos recursos do WebOS pode ser feito com gestos e voz, além do próprio controle remoto. A partir de agora, aparentemente o velho companheiro dos sofás será usado como o controle de um videogame (semelhante ao Nunchuk, do Wii): basta apontar para a tela e um pequeno ponteiro aparecerá, como um mouse, fornecendo toda a interação necessária.

Conferência LG CES 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Conferência LG CES 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)

Além de continuar melhorando a experiência da TV, a sul-coreana prometeu dezenas de modelos novos, com opções em diversos tamanhos e tecnologias, de OLED a LED LCD. Dentre tantas levianamente mencionadas, mereceram destaque apenas as duas TVs curvas Ultra HD OLED premiadas, de 105 e 77 polegadas, previstas para chegar nos EUA em junho.

Pulseira e computador encantam, mas ficam em segundo plano

Entre um anúncio e outro a LG anunciou o Lifeband Touch, uma pulseira fitness para monitorar atividades físicas, com diversos sensores - concorrente direto do Nike+. Ele tem um display touchscreen OLED para mostrar todas as informações relevantes aos exercícios aeróbicos, além de Bluetooth para conectividade com qualquer smartphone Android ou iPhone, e compatibilidade com apps como o RunKeeper, MyFitnessPal e outros.

Qual é a melhor SmartTV para navegar na internet? Se você não sabe, entre no Fórum!

Fora isso, lançou também alguns modelos de caixa de som "multiroom", integradas entre si de forma com que você use vários altofalantes com o mesmo serviço, seja ele um CD de música ou o seu playlist do Pandora (famoso site de streaming musical nos States).

Sem destaque, também, a LG revelou o LGEUS, um PC all-in-one com tela FullHD de 22 polegadas rodando o Chrome OS, sistema operacional do Google para PCs estilo desktop.

Conferência LG CES 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Conferência LG CES 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares