26/01/2014 08h00 - Atualizado em 26/01/2014 08h00

Metal Gear e Dark Souls: confira os 10 jogos mais difíceis dos últimos anos

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Metal Gear, Mega Man e Ninja Gaiden. As últimas gerações de consoles foram repletas de jogos difíceis, entre eles séries famosas. Preparamos a lista abaixo com o TOP 10 de alguns dos títulos com dificuldade mais elevada já lançados nos últimos anos, entre eles alguns mais recentes e outros nem tanto, disponíveis em diversas plataformas. Confira:

Ninja Gaiden Sigma está entre os jogos mais difíceis dos últimos anos (Foto: Divulgação)Ninja Gaiden Sigma está entre os jogos mais difíceis dos últimos anos (Foto: Divulgação)

Sin & Punishment: Star Successor – Nintendo Wii – 2011

Sin & Punishment: Star Successor é a sequência de Sin & Punishment, jogo originalmente lançado no Nintendo 64 e fez enorme sucesso entre os fãs, a ponto de se tornar “cult”. Este capítulo mais recente mantém a característica de ser difícil, até mesmo quando está no nível mais fácil.

Sin e Punishment: Star Successor (Foto: Divulgação)Sin & Punishment: Star Successor (Foto: Divulgação)

Tudo isso por se tratar de um “shooter”, daqueles jogos onde você controla um personagem que anda de forma fixa pelo cenário e atira nos alvos enquanto desvia de disparos que vêm em sua direção. O problema é que são sempre muitos disparos e isso vai dificultar bastante sua vida. Talvez o título mais difícil do Wii.

3D Dot Game Heroes – PlayStation 3 – 2009

Exclusivo do PS3, 3D Dot Game Heroes é um jogo que presta homenagem a games antigos, com gráficos em terceira dimensão, mas em estilo de 8-bit, como eram os RPGs de antigamente. A dificuldade dos títulos clássicos também está reproduzida nele e terminar a aventura não vai ser tarefa fácil.

3D Dot Game Heroes (Foto: Divulgação)3D Dot Game Heroes (Foto: Divulgação)

Por conta de sua jogabilidade um pouco estranha e diferenciada, 3D Dot Game Heroes pode se tornar bem difícil para jogadores mal preparados. Se as batalhas contra inúmeros inimigos já não bastassem, ainda temos a presença de quebra-cabeças que podem levar bons minutos para serem concluídos.

Metal Gear Rising: RevengeanceXbox 360, PS3, PC – 2013

Metal Gear Rising: Revengeance não é um game tão difícil, a não ser em algumas lutas contra chefes. Ao menos é assim que o jogador pode pensar nas primeiras fases, onde é preciso avançar pelos cenários retalhando tudo que se vê pela frente com a espada eletrônica do herói Raiden, o ciborgue ninja. Mas a história não é bem essa.

Metal Gear Rising: Revengeance (Foto: Divulgação)Metal Gear Rising: Revengeance (Foto: Divulgação)

Para terminar Metal Gear Rising, o jogador precisa chegar perto da última fase e encarar, novamente, todos os chefões anteriores, que já foram vencidos, um após o outro e com pouca energia disponível. É uma missão de arrancar os cabelos e que poucos irão conseguir concluir sem perder um pouco de calma.

Dark Souls – Xbox 360, PlayStation 3, PC – 2011

Se Demon’s Souls já era considerado um game extremamente difícil, o que dizer de Dark Souls, o seu “sucessor espiritual”? Este aqui é o verdadeiro carro chefe da destruição de controles, que vai te fazer ficar sem paciência muito rapidamente, mesmo na primeira fase ou nos tutoriais iniciais, onde aprendemos a mover o personagem.

Dark Souls (Foto: Divulgação)Dark Souls (Foto: Divulgação)

É por isso mesmo que até hoje Dark Souls é considerado um dos jogos mais bem construídos tematicamente pelos fãs, seja por seus gráficos, ambientação ou dificuldade. Os monstros e inimigos querem realmente te eliminar e a inteligência artificial bem programada comprova isso. Sem falar na possibilidade de outros jogadores invadirem sua partida para te atrapalhar, aí sim a coisa complica.

Hotline Miami – PC, PlayStation 3, PlayStation Vita – 2012

Imagine um jogo onde você aprende pela dor, este é Hotline Miami, sucesso independente para PC que depois ganhou consoles e portáteis. O título te coloca na pele de um homem que precisa realizar missões violentas, que incluem assassinatos e roubos.

Hotline Miami (Foto: Divulgação)Hotline Miami (Foto: Divulgação)

Mas os dois lados da moeda valem nesta aventura. Assim como você deve matar qualquer um que ver em sua frente, os inimigos vão te abater assim que avistá-lo. Não é tarefa fácil e logo na primeira fase é possível morrer mais de 10 vezes antes de descobrir uma forma humanamente possível de concluir a missão.

FTL: Faster Than Light – PC – 2012

FTL: Faster Than Light é outro sucesso indie de PC que preza pela dificuldade. Neste jogo “rogue like”, com geração automática de cenários, é preciso controlar sua própria nave espacial e tripulação para fugir de uma perseguição e lidar com piratas das estrelas.

FTL: Faster Than Light (Foto: Divulgação)FTL: Faster Than Light (Foto: Divulgação)

A grande dificuldade de FTL é que ele é totalmente imprevisível. Não há como saber o que vem pela frente e sua nave, no início do jogo, é extremamente frágil. Com poucos tiros de inimigos ela pode ser destruída ou até mesmo ao passar por uma chuva de meteoros, entre outras dificuldades. E se ela for destruída, o que acontece? Você volta tudo no jogo, desde o princípio, para recomeçar do zero.

Ninja Gaiden Sigma – PlayStation 3, PlayStation Vita – 2007

Ninja Gaiden Sigma foi lançado em 2007 para o PS3 e ganhou nova versão no Vita em 2012 e é um dos títulos mais difíceis dos últimos anos. Controlar o ninja Ryu Hayabusa pelos cenários é até fácil, o complicado mesmo é lidar com as hordas de inimigos bem treinados e bem programados que vem pela frente.

Ninja Gaiden Sigma (Foto: Divulgação)Ninja Gaiden Sigma (Foto: Divulgação)

Ninja Gaiden Sigma é difícil demais, a ponto de muitos jogadores desistirem de continuar logo no primeiro chefão, que exige alta destreza no controle, paciência e uma boa dose de estratégia para ser vencido. No PS Vita o jogo foi um pouco facilitado, mas há a opção de dificuldade mais alta disponível, que deixa tudo como no original.

Street Fighter 4 – PlayStation 3, Xbox 360 – 2009

Street Fighter 4, e suas sequências, é um dos jogos de luta mais difíceis de se dominar, mas pelo seu fator humano. Sentar no sofá, pegar o controlar e simplesmente fazer alguns embates livres contra o computador é fácil. O complicado está em dominar golpes e combos que vão te fazer um vencedor em campeonatos.

Street Fighter 4 (Foto: Divulgação)Street Fighter 4 (Foto: Divulgação)

Ao mesmo tempo que é acessível, Street Fighter 4 é complexo. Em torneios de luta no mundo todo, como o “EVO”, ele é sempre um dos mais populares, justamente por conta de suas partidas muito técnicas e cheias de detalhes nos golpes. Jogadores profissionais dão um outro nível à sua complexidade.

Mega Man 9 – Wii , PS3, Xbox 360 – 2008

Mega Man 9 marcou o retorno da série clássica do personagem da Capcom em 2008, após anos de ausência, sem um título inédito. Ele pegou o espírito clássico da coisa e traduziu em gráficos 8-bits, o que desagradou muita gente, mas compensou com sua dificuldade quase insana, também inspirada pelos games mais antigos.

Mega Man 9 (Foto: Divulgação)Mega Man 9 (Foto: Divulgação)

Para se ter uma ideia da dificuldade de Mega Man 9, tenha em mente que há um troféu/conquista que premia o jogador que completar o jogo inteiro sem tomar nenhum dano dos inimigos. Nenhum único dano. Exagero? Não, isso é Mega Man.

Super Meat Boy – PC, Xbox 360 – 2010

Super Meat Boy parece ter sido criado com a única e exclusiva intenção de irritar o jogador. O game te deixa no controle de um personagem que é feito de carne, precisa resgatar sua namorada das mãos de um vilão louco e para isso avança pelas fases até o fim, morrendo muito pelo caminho e espalhando rastros de sangue por onde passa.

Super Meat Boy (Foto: Divulgação)Super Meat Boy (Foto: Divulgação)

Apesar da descrição sinistra, Super Meat Boy tem muito bom humor e trata sua dificuldade de forma diferenciada. O game é baseado em erro e acerto e o jogador vai perder muitas vidas em diversos trechos, mas é aquele tipo de aventura que dá gosto de se terminar, que te recompensa muito bem moralmente, justamente por conta do alto nível de insanidade nos controles.

Participe do Fórum do TechTudo: Qual é o game mais difícil que você já jogou?


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rasputin
    2014-01-26T19:22:38  

    Não adianta negar, mas a geração dos jogos mais difíceis é a de 8 bits, principalmente do Nintendinho 8 bits. Cara, os jogos geralmente eram bem difíceis. Tentem jogar Battletoads, Ghost Goblins, Contra, Super Contra e Ninja Gaiden.

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2014-01-26T19:22:38  

      E o pac man no super nitendo

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2014-01-26T19:22:38  

      Jogos de nintendinho eram formadores de caráter. Se você quisesse terminar um jogo tinha que aprender cada fase, estudar os inimigos e nuca desistir depois de um game over e começar tudo de novo. Não tem mais isso hoje em dia

  • Paulo Santiago
    2017-08-09T23:25:05

    Dark Souls é um jogo de 8-bits traduzido pra geração atual. Pelo menos essa é a forma que vejo. O desafio, a paleta de cores (cada "estágio" com a sua própria identidade de cores) e os chefões me lembram muito os jogos de nintendinho. Na minha opinião é o grande jogo dessa geração.

  • Carlos Silva
    2014-01-27T09:05:17

    se o SF4 só é difícil se jogado em pvp, isso não é culpa do jogo, e sim de ter os n00bs e os pr0s como em todos os jogos...

  • Carlos Silva
    2015-01-21T11:42:31

    Tenho que discordar de Metal Gear Revengeance. Jogo muito fácil e rápido. O difícil é descobrir o ponto fraco do inimigo e dominar a direção do corte da espada. Mas se dominar a direção do corte, já é 90% do seu trabalho. Muito fácil até no nível difícil. Tenho Ninja Gaiden Sigma e também não achei tão difícil. Se tiver uma parede por perto, não tem inimigo que resista à corrida na parede, pulo e corte com espada. Agora o Sigma 2 dizem que é muito dificil e este eu não tive o prazer de jogar ainda. Mas não tem como comparar às dificuldades do nintendo 8 bits.

  • Alberto Vianna
    2014-11-30T16:46:35

    Faltou o Formula 1 (xbox,ps3 e pc), Para mim, esse jogo é super difícil. Além do exagerado númerdo de voltas, nesse jogo se você der um deslize já era.

  • Italo
    2014-03-27T10:13:33

    Dark Souls é muito, eu disse muito dificil. Desisti de jogar. Perde-se energia muito rápido e os saves points são muito distantes de onde morreu.

  • Andrea Jesus
    2014-01-27T06:23:51  

    Hoje em dia não existe jogos difíceis com os das gerações antigas, como Rasputin falou, a geração 8 bits era cruel. Lembro quando jogava Castlevania, 3 vidas 3 continue e só, não tinha save game, tinha que voltar desde o inicio, e foram vários títulos nessa mesma linha, Ghost 'n Goblins,Gradius,Contra...

    recentes

    populares

    • Andrea Jesus
      2014-01-27T06:23:51  

      Passava raiva naqueles jogos de navinha, q tinha que matar as outras q vinham descendo na tela.

    recentes

    populares

    • Andrea Jesus
      2014-01-27T06:23:51  

      Eu me matava no Prince of Persia do NES kkkkkkkkk não sei se o jogo era difícil ou se eu era muito ruim mesmo uahushauha

  • Leonardo Poliva
    2014-01-27T08:33:10  

    Existem jogos muito mais difíceis do que estes que estão na lista. Em geral não curto jogos extremamente difíceis, ao invés de me divertir acabo me irritando, prefiro desafios na medida certa, foi por isso que inventaram os níveis de dificuldade!

    recentes

    populares

    • Leonardo Poliva
      2014-01-27T08:33:10  

      Noob! HUEHUE

    recentes

    populares

    • Leonardo Poliva
      2014-01-27T08:33:10  

      Marcelo Assis Vindo de um virjão, como você, não soa como ofensa!

  • Carlos Oliveira
    2014-01-27T17:23:43

    SF 4? Só se for brincadeira. Acho RE6 no modo "sem esperança" bem difícil.

  • Walter White
    2014-01-26T08:54:42

    DEVIL MAY CRY 3 ????

  • Wagner Santos
    2014-01-27T00:37:07

    Esqueceram de falar do come - come... Esses dias tracei uma fat family e foi bem difícil.. minha barra de energia foi até o final mas no fim deu tudo certo.

  • Henrique
    2014-01-26T21:59:32

    faltou "alex kidd"

  • RAFAEL WAMSER
    2014-01-26T20:17:36

    ninja gaiden 2 do xbox 360?

  • Bancário
    2014-01-26T17:31:27

    Boa lista, só acho que revengeance não foi tão difícil quanto devil may cry 4 e trials hd/ trials evolution

  • Patrick Marques
    2014-01-26T14:14:16

    eu pensei que era metal gear solid, e não o rising, esse game é muito facil, a unica coisa que é dificil mesmo é o ultimo boss, pq o resto muito easy.

  • Meu Ovo
    2014-01-26T12:35:12

    mgs revengence terminei ele ontem, nunca xinguei tanto jogando um jogo, não que ele seja difícil, porem alguns chefes apelam de mais, apesar de que eu fui meio burro e não usei a nano pasta até morrer 375 vezes no senador, ai quando abri o menu vi que possuía 5 nano pastas.. foi um face palm épico

  • Paulo Vasconcellos
    2014-01-26T10:37:33

    Caraca, Megaman era de arrancar os cabelos. Que jogo difícil, cara. Eles maneraram a partir do X5