Tablet

22/01/2014 08h00 - Atualizado em 22/01/2014 08h00

Nova patente da Apple cria ‘playlist inteligente’ com programação da rádio e TV

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Apple registrou uma patente em que descreve um sistema de “playlist inteligente” de rádios e TVs. Essa tecnologia possibilita alternar entre canais e estações com extrema facilidade, de forma automática, graças às configurações preestabelecidas de preferências do usuário.

Veja também: confira os melhores aplicativos para casais que usam iOS.

Patente revela sistema inteligente de playlists (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Patente revela sistema inteligente de playlists (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Patente revela sistema inteligente de playlists (Foto: Divulgação)



O sistema pode analisar os dados de múltiplos streamings de mídia para determinar o que está tocando e o que virá a seguir. Ao utilizar as informações, ele pode alternar entre fontes baseando-se em parâmetros pré-definidos pelos usuários. Assim, seria possível configurar o sistema, por exemplo, para que saia de uma rádio quando chegar a hora do anúncio.

Todo o sistema seria controlado com uma interface que simula a mudança de estações de rádios. O streaming do conteúdo mostraria justamente estas “estações”, que podem ser pré-visualizadas quando forem “sintonizadas”. No entanto, elas não seriam somente rádios, mas uma série de fontes diferentes.

Não sabe qual smartphone comprar? Conheça as dicas no Fórum do TechTudo.

Esta é a grande inovação proposta pelo sistema. Seria possível trocar a reprodução de uma rádio para, por exemplo, uma música da memória do iPhone. Essa mudança seria feita de maneira automática, com a “playlist inteligente” compreendendo as configurações realizadas pelo usuário anteriormente.

A patente revela que estas configurações poderiam se basear em pontos como artista, gênero, nível de volume, palavra-chave e outros. Assim, o usuário poderia, por exemplo, trocar de estação caso o sistema identificasse que uma música de um ritmo do qual ele não gosta seria a próxima a ser tocada.

A patente, de número 8,634,944 no U.S. Patent and Trademark Office, órgão onde são registrados estes documentos nos Estados Unidos, data de 2008 e foi inventada por William Bull e Ben Rottler. Ainda não há informações sobre ela sair do papel, mas, acredita-se que seja uma funcionalidade a ser utilizada no iTunes e no iTunes Radio.

Via Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Oliveira
    2014-01-22T12:34:55  

    A Apple sempre esculachando os rivais com show de tecnologia! Mas logo logo os os rivais vão copiar. Vão copiar também... o Touch ID, a carcaça de alumínio, o alto-falante lateral, o processador de 64 bits, a tela de Retina Display, o AirDrop... Eles só não tem competência para copiar o fantástico sistema operacional (iOS 7) da Apple.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-01-22T12:34:55  

      Não entendi como uma carcaça de alumínio e alto falante lateral é inovação a ponto de 'copiar'. "TouchID" já exite há um tempo mas um outro nome, sabia que existem aparelhos com resolução maior que o seu retina display? AirDrop só é útil de aparelho apple pra apple, pra qualquer outro wifi-direct resolve seu problema.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2014-01-22T12:34:55  

      Leandro Rodrigues, carcaça de alumínio e alto falante lateral, retina display e processador de 64 bits, fazem parte do padrão de qualidade da Apple, ninguém falou que isso é inovação da Apple.

  • Jacques
    2014-01-22T11:22:42

    A Apple depois da morte de Steve Jobs só lança bobagem que não serve para nada.