Internet

10/01/2014 06h58 - Atualizado em 10/01/2014 06h58

Patente da Apple mostra 'Street View' com fotos tiradas de iPhones

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma patente registrada pela Apple indica a criação de um recurso similar ao Street View, do Google, para seu Apple Mapas. De acordo com o documento, as imagens 3D do serviço poderiam ser construídas a partir de fotos comuns, tiradas por iPhones de usuários em todo o mundo.

Veja mais: dez coisas que o seu smartphone pode fazer e você não sabia

Apple estaria trabalhando em alternativa ao Google Street View por meio de fotos tiradas com iPhones (Foto: Reprodução/Apple Insider)Patente da Apple mostra projeto no modelo do "Google Street View ", mas com fotos tiradas com iPhones de usuários (Foto: Reprodução/Apple Insider)

A patente concedida esta semana nos Estados Unidos descreve um sistema inteligente, que conseguiria identificar quando as fotos seriam tiradas do mesmo lugar. Com isso, as imagens seriam "agrupadas" para criar ambientes completamente em 3D. Para obter a posição ideal do quebra-cabeça, seriam utilizados dados obtidos pelo acelerômetro e giroscópio dos iPhones.

Os usuários de iPhone são realmente mais inteligentes? Opine no Fórum do TechTudo

A Apple poderia, portanto, conseguir um tipo de "Street View" coletivo, que teria uma rápida criação e atualização, já que os próprios usuários poderiam enviar novas fotos constantemente. Em comparação, o Google utiliza carros equipados com câmeras que capturam imagens em 360 graus, de ruas do mundo inteiro. Com isso, é mais trabalhoso manter o Street View sempre com fotos novas.

Por meio de dados dos sensores dos iPhones, Apple conseguiria montar imagens em 3D usando fotos convencionais (Foto: Reprodução/Apple Insider)Por meio de dados dos sensores dos iPhones, Apple conseguiria montar imagens em 3D usando fotos convencionais (Foto: Reprodução/Apple Insider)

Donos de smartphones Android podem contribuir com o Street View enviando "fotoesferas" para o Google. No entanto, são poucos os usuários do sistema que têm acesso ao recurso em seus aparelhos. Com a inovação da Apple, que pretende utilizar fotos convencionais, todo esse processo seria acelerado. Além disso, a patente inclui ainda funções que podem ser aplicadas a games de realidade aumentada, possivelmente algo como o Ingress, do Google. 

Ainda não se sabe quando a Apple iniciará o projeto, ou se já começou a trabalhar nele. Mas, pelo que é revelado na patente, não será necessária nenhuma alteração de hardware nos iPhones. Com isso, qualquer usuário do gadget poderá começar a contribuir assim que a companhia der o sinal verde.

Via Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Santos
    2014-01-10T13:14:24

    Muito interessante, ai vou tirar foto do meu bairro inteiro aqui, kkkkkkkkkkkk