Notebook

21/01/2014 11h11 - Atualizado em 21/01/2014 11h44

Patente de novo trackpad da Apple sugere substituir cliques por sensores

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O já diferente trackpad dos Macbooks pode se tornar ainda mais inovador no futuro, se a nova patente da Apple nos Estados Unidos sair do papel. A empresa registrou uma tecnologia que substitui os cliques por sensores de força, que seriam úteis não só para a ação de clicar como também para segurar e arrastar.

Qual a diferença entre um Airport da Apple para um roteador comum?

Patente da Apple saiu na Internet (Foto: Reprodução/Apple Insider)Patente da Apple para novo trackpad (Foto: Reprodução/Apple Insider)

O documento, datado de 2009 e com oito inventores, revela uma tecnologia que incorpora quatro sensores de força aos quatro cantos do trackpad. Este mecanismo facilitaria o uso de ações em que normalmente se utilizam botões sem a necessidade dos mesmos. Nos moldes citados, portanto, haveria um upgrade ao controle “do mouse” nos Macbooks.

 O uso de sensores de força pode facilitar diversas funções, como arrastar e soltar, por exemplo. Os sensores conseguem medir muito melhor o que um usuário pretende – de acordo com o modo como ele passa o dedo por cima do trackpad. Como a patente diz que poderiam ser usados quatro sensores, o número de possibilidades é bem grande.

A ideia da tecnologia é bem simples: facilitar ainda mais a usabilidade do usuário com o trackpad dos laptops da Apple. Uma das possibilidades seria emitir alertas vibratórios e avisar o usuário de um e-mail recebido, por exemplo. O documento fala ainda de como esta tecnologia poderia ser utilizada em iPhones ou iPads.

Qual comprar: tablet, ultrabook ou notebook? Veja as opiniões no Fórum

Via Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Alberto
    2014-01-21T13:33:41

    Os trackpad de hoje já são show de bola, imagine esse...Parabéns Apple! quem tem sabe o que é...o resto compra positivo nas casas bahia

  • Marcos Silva
    2014-01-21T14:43:42  

    Seguinte. Eu tenho Apple tbm, computador e celular. Mas um tipo de comentário desse abaixo é bem desnecessário. Mesmo porque, os nossos produtos são 80% asiáticos, entre componentes e manufatura. Lá fora, que ambos custam 200 dólares, é que nem ter chinelo havaiana. Todo mundo tem. Eu acho é ridículo um brasileiro, chegar aqui e ficar desmerecendo que celular que o pessoal tem ou não. bem nada a ver mesmo.

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2014-01-21T14:43:42  

      Marcos, infelizmente a gente vive em um mundo capitalista em que "tenho logo existo". por isso eu sou melhor do que vc pq eu tenho isso e vc nao. pura palhaçada, tbm tenho computador e celular Apple e nem por isso sou melhor do que ninguém e tem muitos conhecidos q tem muito mais grana do q eu e não compram por opção. mesmo eles tendo mais ou menos condições do q eu, não sou melhor nem pior. o que seria do azul se todos gostassem do preto?

  • Gustavo
    2014-01-21T12:48:17  

    Eu não aguento esses usários da Apple se inaltecendo por que usam produtos da apple e criticam os pobre que usam Samsung, eu uso Apple mas não fica criticando os outros e nem me mostrando superior por que uso um produto superior. Nem fico ofendendo os coitados que usam aquele lixo de Samsung e acham que estão abalando. Tudo bem que a Apple dá de mil a ZERO na Samsung, mas não precisa ofender quem usa o Samsung né pessoal, nem todo mundo tem condições de comprar um Apple.

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2014-01-21T12:48:17  

      Tenho um iPhone, mas com certeza vou trocar por um Galaxy que é muito mais celular

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2014-01-21T12:48:17  

      Desculpa, mas pobre compra um S4 que custa 2000 reais? Ou um Galaxy Note que custa 2500??? Esse pessoal devia parar de pensar: "Uso Apple sou melhor!" hoje não é possivel definir o melhor smartphone cada um tem um gosto e ele deveria ser respeitado! A proposito eu tenho um Moto X e gostaria de ver qualquer Iphone fazer metade do que eu faço, somente falando!!!! Mas repito é uma questão de gosto!

  • Ezio Firenze
    2014-01-22T14:06:32

    Por isso a Apple comprou a empresa do Kinect.

  • Leonardo Moraes
    2014-01-22T12:14:43

    Inutilidade. Aprimoramento não pode ser considerado invenção.

  • Gustavo
    2014-01-21T13:51:26  

    Eu parabenizo os usuários da Apple sabem escolher bons produtos, por isso usam produtos de qualidade. Só os pobres e burros usam Samsung, Sony, Motorola e LG. Eu uso Apple, não compro qualquer porcaria asiática. Os outros que me perdoem, os produtos da Apple são muito superiores em qualidade. Não fico elogiando os coitados burros que usam aqueles lixos da Samsung, Sony, Motorola e LG. A Apple dá de mil a ZERO na Samsung, Sony, Motorola e LG, mas não precisa elogiar quem usa porcarias com Android, né? Pessoal, nem todo mundo tem condição intelectual de comprar os fantásticos produtos da Apple.

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2014-01-21T13:51:26  

      Carlos Santos, o iPhone tem tela de 4 e não de 5 polegadas. só mais uma coisa, as coisas novas q vc falou q ela veio, isso já é velho. compre um MacBook e um iPhone e vc nunca mais vai querer outra coisa. respondendo o Gustavo. cara, eu tenho um mac, acho fantástico, pra mim é o melhor em tudo, mas eu te garanto q vc já usou muito essas porcarias asiáticas, como vc disse. e sem contar q pode ser por opção ou gosto, que não se discute. mesmo assim não tem como eu fugir da linha de pensamento, Apple é Apple e isso não se discute...

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2014-01-21T13:51:26  

      Apple é Apple e resto é resto... sempre foi assim. Vale para o hardware e software.

  • Urubu Rei
    2014-01-21T11:32:56  

    CHUPA SAMSUNG!!! MAS PRIMEIRO PAGA A PATENTE... DEPOIS PODE COPIAR.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-21T11:32:56  

      Ele pode não ganhar nada, mas não passa vergonha. Tenho pena dos usuários da Samsung. Lixo de aparelho + Lixo de sistema = Burro que não estudou na vida.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-21T11:32:56  

      Artur Lima...uma coisa não tem nada a ver com a outra...ambos aparelhos são bons...frescura do caramba, deve ter um HIPHONE com android de sistema (comendo ovo e arrotando caviar)

  • O Juiz
    2014-01-21T15:05:28

    As pessoas confundem as coisas. Os conceitos são diferentes. Apple tem outra plataforma e outro conceito de produção e design. Por exemplo: Existem Motos e existem Harleys... Existem Carros e existem Ferraris... Existem Smartfones e existe Iphone... É essa a questão. São conceitos diferentes... Não estou fazendo juízo de valor, se é bom ou ruim... Existem vários Smartfones maravilhosos, mas as pessoas estão comparando laranjas com maçãs...

  • Carlos Santos
    2014-01-21T14:51:43

    Atenção donos de smartphone da maçazinha a apple acaba de anunciar uma nova tecnologia para o seu proximo iphone,ele vai vir com tela com resolução full hd,bússola,cronometro,despertador,aos bobões de plantão reservem o dinheiro por que essa tecnologia é nova na apple em.

  • José Monteiro
    2014-01-21T14:49:36

    iPhone aqui é que nem ser rei lá nos EUA até o cara mais pobre tem... fica desmerecendo ai, tudo que vai volta, samsung e apple são boas marcas, mas ai vai de quem prefere, tem gente que não gosta da apple e tem gente que nao gosta da samsung, ai vai de gosto... RESPEITO E BOM E EU E VOCÊS GOSTAMOS.

  • Carlos Santos
    2014-01-21T14:40:59

    A apple todo ano lança iphone novo,não muda nada de mais o máximo que eles fazem é colocar um sensor novo e uma bússola, ai os bobões correm la e compram,apple é um meio atrazada nas tecnologia por tanto até hoje o iphone está com tela de 4 polegadas sendo que a samsung,sony,lg e outras as telas são de 5 polegadas com resolução full hd,ai quando os smartphone começarem a vir com tela 4k apple começa a fazer iphone com resolução full hd,Comprar produtos apple você só paga o slogan da maçazinha fracassada!

  • Daniel Bittencourt
    2014-01-21T14:23:41

    O pior é que os doentes que tem apple acham que todos são obrigados a gostar desse telefone.. não cara.. não dá de mil a zero.. minha namorada tem i-phone e eu tenho um samsung, e prefiro o s4 ao 5s... Retardados são as pessoas que acham que eu sou obrigado a gostar da mesma coisa que eles..

  • Mateus Bernardes
    2014-01-21T13:36:35

    Ainda acho meu mouse sem fio muito mais prático.

  • Adriano Barbosa
    2014-01-21T13:33:53

    A única inovação da apple foi a morte de steve jops... todo mundo sabe que foi a apple que matou jobs

  • JOÃO SEVERINO
    2014-01-21T13:11:01  

    Matéria e invenção atrasada, essa tecnologia já bem velha, qualquer smatphone tem isso, caixa eletrônico, terminal de consulta....., O stag procura algo realmente inovador e posta ai para nós.

    recentes

    populares

    • JOÃO SEVERINO
      2014-01-21T13:11:01  

      O próprio Trackpad já é bem semelhante, mas ainda assim superior a qualquer outro mouse!