24/01/2014 07h00 - Atualizado em 24/01/2014 12h07

PlayStation 4 poderá enfrentar problemas de internet no Brasil; entenda

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

PlayStation 4 pode ter problemas em breve para realizar partidas online no Brasil. Como o console ainda não possui suporte ao protocolo IPv6, as máquinas adquiridas após o esgotamento do IPv4 poderão oferecer um conteúdo online com instabilidade. Entenda abaixo a diferença entre IPv6 e IPv4 e por qual motivo isso pode atrapalhar a vida de um gamer.

Saiba tudo sobre o IPv6.

PlayStation 4 possui entradas traseiras parecidas com o anterior (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)PlayStation 4 (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)


O IPV4 é um conjunto de regras utilizado para a comunicação entre os computadores. Cada dispositivo conectado à rede recebe um número de identificação, que é utilizado no envio e no recebimento de dados.

O protocolo está sendo utilizado desde o início da internet, e já foi capaz de numerar em torno de 4 bilhões de dispositivos. A capacidade do IPv4 de catalogar novos aparelhos está se esgotando em diversas partes do mundo, podendo acabar no Brasil no primeiro semestre de 2014.

De acordo com entrevista concedida pelo gerente e engenheiro de projetos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, Antonio Moreiras, o PlayStation 4, assim como outros dispositivos que estão relacionados ao dia-a-dia da população geral, ainda não possui suporte ao protocolo iPv6. Confira o vídeo abaixo para entender o que é o IPv6.



Embora a situação possa parecer alarmante, Antônio acredita que uma atualização de firmware do sistema poderá resolver este problema. Ao contrário da Sony, a Microsoft equipou o seu Xbox One com o suporte ao protocolo IPV6.

A principal diferença do IPv6 para o IPv4 será a ausência do compartilhamento através da NAT. Comum em residências e empresas, este tipo de troca de informações deixará de existir, facilitando a comunicação entre os dispositivos de uma maneira geral. A segurança através do IPv6 também será mais estável. Se por um lado nem todos os dispositivos em IPv4 exploram a suíte de segurança IPsec, o conjunto será obrigatório no IPv6.

Para Antônio Moreiras o que pode prejudicar os usuários é o processo de transição. “Acredita-se que os provedores em breve irão trilhar simultaneamente dois caminhos. Eles irão entregar para os novos consumidores um IPv4 compartilhado e um IPv6. Por isso nos preocupamos com estes dispositivos que ainda não oferecem o suporte”, revelou.

A Sony ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Ainda não existe previsão para uma atualização relacionada ao IPv6 nos novos consoles da empresa.

Quer tirar dúvidas sobre o IPv6? Participe do Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Emmanuel Queiroz
    2014-01-25T02:09:04

    fato, Microsof confessa q não tem como competir com a Sony em tecnologia, quem vai querer jogar em um joystik todo estranho, e lá se vai 14 anos de Playstation, primeiro console com Bluray, microsoft tem q só fazer sistemas operacionais, daqui uns dias, os xbox vão ficar igual o Dreamcast, esquecido e pegando pueira, lamentável.

  • Bruno Silva
    2015-10-07T21:24:23

    Eu ja. Estou enfrentando esse problema,mas. A net virtua ja esta resolvendo

  • David Coelho
    2015-04-15T21:24:32  

    A pergunta que não quer calar... Porque pularam o IPv5?

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-04-15T21:24:32  

      kkkkk

  • Jeferson Ramos
    2014-02-06T11:17:56

    Lembrando que vc pode usar IPV6 na rede interna, ainda assim, a rede interna em IPv6 só vai funcionar se todos os seus dispositivos suportarem o novo protocolo de endereçamento e também se o seu provedor te der um IPv6. Como o novo protocolo não suporta NAT, cada dispositivo conectado vai ter um IP real, com o qual se conecta na internet. Ele vai ser gerado de acordo com esse endereço, que por sua vez, deve permitir mais de 65 mil subredes.

  • Miguel
    2014-01-25T03:16:52  

    Pô pessoal, perguntar aqui na humildade, tô pensando em comprar ou o Xbox One ou o PS4, quem já tem pode dar uma opinião aqui pra ajudar? Lembrando que não tenho preferencia por microsoft ou sony, tenho 360 e ps3 e adoro os dois, mas não tenho condições de comprar os dois da nova geração, ajudem ae..

    recentes

    populares

    • Miguel
      2014-01-25T03:16:52  

      Vai pelos jogos, se curtir mais tiroteio e aço vai pro xone, se prefere jogos focados na estoria e de aventura vai no ps4

    recentes

    populares

    • Miguel
      2014-01-25T03:16:52  

      Manow, vc tem de ir pelo que mais lhe atrai, os jogos, eu tenho os dois, xone e ps4, assim como algumas pessoas vao de ps4 eu vou xone...gosto de killer instinct, mas como te falei, foi o meu gosto, mas uma hora ou outra vais querer novamente ter os dois, pq haverao jogos que vai ter no que vc nao possui e vai querer jogar...

  • Luciano Carneiro
    2014-01-29T19:12:26

    Que matéria absurda, além de tecnicamente sem o menor sentido quem foi que disse que o ipv6 não vai se conectar com ipv4?

  • Rafael Souza
    2014-01-24T16:34:24  

    E tudo isso por "apenas" R$ 4 mil.

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2014-01-24T16:34:24  

      2300 no balao da informatica

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2014-01-24T16:34:24  

      Nossa sensacional esse preço 2300, para um console que custa 400 dólares lá fora. Eu não pago esse valor nunca.

  • Luiz Henrique
    2014-01-25T03:11:37  

    Matéria equivocada. O PS4 não é um modem. Todos vão usa-lo a partir de um roteador, este sim, que deve ser ipv6 ou ipv4. Resumindo: essa matéria foi feita para denegrir a imagem da sony.

    recentes

    populares

    • Luiz Henrique
      2014-01-25T03:11:37  

      No minimo deixaram alguém fazer essa matéria só prq é amigo do estágiário...Só falou baboseiras nesse texto sem pesquisa.

    recentes

    populares

    • Luiz Henrique
      2014-01-25T03:11:37  

      Imagem que já não está boa graças ao preço absurdo do aparelho por aqui.

  • Diogo
    2014-01-24T10:04:21

    a terceira vez vejo esta notícia absurda que não faz sentido algum. O PS4 não precisa ter compatibilidade com IPv6. Nem nenhum dispositivo que use wifi ou rede interna. Pelo simples fato de que o IPv6 só tem necessidade real de uso pelo provedor e não pela rede interna. A minha rede interna é IPv4 e eu nunca vou precisar mudar isso, todos os dispositivos ligados na minha rede vão continuar a funcionar mesmo que meu provedor mude para o IPv6. Não vai ter apagão, nem instabilidade. Pura Balela....

  • Bruno Souza
    2014-01-25T00:11:27  

    Matéria de idiota, por acaso o PS4 agora é um modem??? O PS4 não precisa nem vai precisar do protocolo IPV6, simplesmente porque ele só utiliza o IP irreal, dado pelo DHCP do modem ou roteador ao qual ele se conecta. O Modem sim é que deve suportar o protocolo IPV6, mas a sua rede residencial, continuará sendo IPV4.

    recentes

    populares

    • Bruno Souza
      2014-01-25T00:11:27  

      Caro: A Internet está migrando para IPv6 e todos os dispositivos terão de ter suporte. O Windows e o Linux já tem há anos. O Android e o IOS já tem também. O IPv6 e o IPv4 são incompatíveis, não adianta a "rede" falar um, se o seu dispositivo fala outro. Seu modem ou roteador não fará a conversão. Convido-o a assistir o vídeo. Se quiser mais informações técnicas procure em www.ipv6.br. Se quiser ir mais a fundo ainda, pra entender os problemas do compartilhamento de endereços IPv4 (antigos) na transição, leia a RFC 7021: https://tools.ietf.org/html/rfc7021

  • Tiago Lopes
    2014-01-24T18:34:22  

    Galera.. não sou nenhum expert no assunto, mas sou analista de redes... Essa matéria não tem NENHUM cabimento. É só o grupo do IPv6 querendo alardear crise. Não conheço NINGUÉM (e nem nunca ouvi falar) que atribuiu um IPv4 público num console. Não TEM CABIMENTO. IP público (e 99% dos casos não fixo) na sua casa, só quem tem é o seu roteador. E ele NATeia a rede interna. Repetindo: matéria COMPLETAMENTE sem cabimento.

    recentes

    populares

    • Tiago Lopes
      2014-01-24T18:34:22  

      O problema Tiago Lopes, é que com o compartilhamento do IPv4 seu roteador TAMBÉM NÃO VAI TER UM IP PÚBLICO. Ele já vai receber um IP privado, NATeado, que será NATeado de novo na sua casa. Seu IP público pode ser compartilhado com dezenas ou centenas de outros usuários. Alguns deles podem ter também um videogame e estar jogando online. Se você tentar jogar com um deles, não vai conseguir, porque, no fim das contas, o que é visto do "outro lado" quando você joga é o IP público, e esse vai ser repetido. Você é da área de redes, convido-o a ler a RFC 7021: https://tools.ietf.org/html/rfc7021

  • Bruno Moraes
    2014-01-24T18:26:50

    Sinceramente... até o IPV4 acabar sua cota no Brasil eu acho que nem tem PS4 mais e outra se o console não tem suporte a categoria de IPV6 não é só no Brasil que isso será problema não isso é em qualquer parte do mundo visto que os IP's validos seriam pra qualquer parte do mundo... uma grande bobagem oque foi dito....

  • Chora Urubu
    2014-01-25T06:55:30

    Já não basta pagar para os youtubers falar bem do xbox one agora a microsoft ta dando grana pra porcaria da Globo tbm? Matéria paga pra tentar prejudicar o ps4 quem entende de rede sabe que nenhum dispositivo precia ter essa compatibilidade e sim a rede na qual ele está conectado, galeria da globo vá estudar antes de postar notícias falsas

  • Htempel
    2014-01-26T21:51:22

    Essa história de IPv6 substituir IPv4 eu ouço desde do começo dos anos 2000 e 14 anos depois dizem que o uso de IPv6 é de 2 - 3%.

  • Baphomet Capetoso
    2014-01-25T10:00:08  

    Entendam caixistas fanboys da peste, o Xbox pode ter quanto recursos quiser como TV, Internet, Skype, e os cambal. Mas nunca terão exclusivos que dão prazer de se jogar como The Last of Us, e God of War, Uncharted, Metal Gear Solid 4... Não adianta argumentarem, pois é a mais pura verdade. Não venham argumentar: "Aah, mais Reilo é muito melío que De lesti of âs, e Guiês ofió é melior que Gudi ofi wá"

    recentes

    populares

    • Baphomet Capetoso
      2014-01-25T10:00:08  

      God of War? Quantos anos vc tem? The Last of Us é o melhor jogo da geração, mas se gabar de Metal Gear 4 e GoW é o cúmulo da arrogância kkkkkkkkk, a Live manda um abraço pra PSN kkkkkk

    recentes

    populares

    • Baphomet Capetoso
      2014-01-25T10:00:08  

      Isaias Ferreira A SAGA God of war é só uma das melhores da história, assim como a SAGA Metal gear, que pra quem gosta realmente de jogos steath, é gamer de verdade, ira reconhecer isso. É uma pena que MGS vai perder a exclusividade a partir do 5, mas nada irá tirar seu legado no PS. Podem ter tudo de melhor, mas nunca terão melhores exclusivos o que é mais importante. PSN? Serve pra partidinhas online quando não tem nenhum outro ótimo pra se zerar.

  • L Santos
    2014-01-24T17:30:19  

    enquanto isso... estou jogando uma partida online de Cod e assistindo Tv ao mesmo tempo!! KKKKKKKKKKKKKKKK chupa sonystas!!!! XBOX!

    recentes

    populares

    • L Santos
      2014-01-24T17:30:19  

      e mais uma vez, fanboyolas fazem o q sabem fazer de melhor: fanboyolar...

    recentes

    populares

    • L Santos
      2014-01-24T17:30:19  

      Qualquer um faz isso, só ter uma tv com PiP (picture in picture)

  • Kow Suz
    2014-01-26T16:12:00

    To de boa, logo vão lançar uma atualização Sony e sempre Sony

  • Adriano Blazius
    2014-01-25T09:22:01

    ihulll e dale sony dando mais uma fiasqueira. comprem o ps4 vai ser muito bom kkkk.

  • Gustavo Oliveira
    2014-01-25T07:47:20

    A matéria feita para nos assustar???? Fala do PS4 e novos dispositivos... Blz e os antigos????? Que obviamente não terão o IP6, o PS3 por exemplo, ou quem tem um not de dois anos atrás???? Smart Tvs????? Isso só afetará os novos????

  • Bill Adder
    2014-01-25T07:31:43

    Não entendi essa matéria. O PS4 não é um modem.

  • Vanderlei Junkes
    2014-01-25T01:38:17

    Ouvi boatos onde youtubers estão sendo pagos para falar bem do xbox one , será que isso não está chegando aqui também ?Por que não postam no eficiente sistema de arrefecimento do Ps4 ,onde depois de 15 minutos em modo espera ou desligado o console está gelado , ou na velocidade em instalar jogos , que em menos de 30 segundos instala 35 gb no hd ?

  • Chora Urubu
    2014-01-25T06:50:47

    Já tive o Xbox One, agora estou com o PS4 e te digo, o PS4 é bem melhor mais rápido e fluído já o xbox one as vezes trava e fecha o jogo do nada OBS: PS4 feito pra jogar games, XBOX ONE feito para assistir TV

  • Renato Oliveira
    2014-01-24T23:00:38

    Olha matéria paga meu deu isso vai acontecer com todo dispositivos que se conecta internete mas aqui so fala de PS4 kk

  • Alexandre Silva
    2014-01-24T22:28:28

    Mais 1 ponto para o XBOX ONE.

  • Fabio Rouliel
    2014-01-24T22:21:14

    E só pra descontrair antes que alguém pergunte se é sério: " Vou ter que pagar IPV4 e depois IPV6 mesmo sem ter carro?se instalar em casa estou isento?pena eu não ter estudado outras línguas senão comprava aquele de Portugal do comentário abaixo...