Tablet

29/01/2014 17h51 - Atualizado em 04/02/2014 16h43

Primeiro smartphone com Tizen, da Samsung, deve ser lançado na MWC 2014

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Quase um ano após sua primeira aparição, o sistema operacional Tizen, criado pela Samsung em parceria com a Intel, deverá equipar seu primeiro smartphone em breve. Segundo o site Intomobile, o aparelho de nome ZEQ 9000 será lançado na edição 2014 da MWC, maior evento de tecnologia móvel do mundo, que ocorre entre os dias 24 e 27 de fevereiro, em Barcelona.

Veja também: Galaxy S3 falso? Descubra se o seu aparelho é original ou réplica.

ZEQ 9000 é primeiro smart da Samsung a rodar sistema Tizen (Foto: Reprodução/Intomobile) (Foto: ZEQ 9000 é primeiro smart da Samsung a rodar sistema Tizen (Foto: Reprodução/Intomobile))ZEQ 9000 é primeiro smart da Samsung a rodar sistema Tizen (Foto: Reprodução/moveplayer)


Junto com a informação, chegou a primeira imagem do smartphone, que deverá vir com uma tela de 4,8 polegadas com 1280×720 pixels de resolução e hardware de ponta, graças ao seu processador Snapdragon 800, da Qualcomm, rodando a 2,3 GHz.

Xperia SP ou Moto G, qual comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

O restante das especificações ainda não foi divulgado, mas ele provavelmente será comercializado em duas versões, com suporte para um e dois chips, além de 2 GB de RAM. Já o corpo do aparelho se parece bastante com a linha Galaxy da empresa coreana, que roda Android.

Idealizado para funcionar em diversos tipos de máquinas, desde smartphones e computadores até TVs, o Tizen teve a interface bastante modificada desde a primeira versão de testes disponibilizada para desenvolvedores.

Antes somente com uma grade de aplicativos, o design agora se assemelha mais à interface usada pela Samsung em seus dispositivos Android, a Nature UX, que equipa topos de linha como o Galaxy S4 e Galaxy Note 3.

Via Intomobile

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Bueno
    2014-01-31T16:45:46

    Com operacional próprio acredito que a Samsung lançará um excelente smartphone. A variedade na oferta de smartphones e operacionais é muito bem-vinda ao meu ver.

  • Mário Avelino
    2014-01-30T18:46:16

    Sistema operacional: Se funcionar sem me esquentar a cabeça; se tiver um ecossistema variado que atenda medianamente as minhas necessidades e se, já no lançamento, tiver versões compatíveis dos apps mais utilizados, pra mim tá ok. Hardware: Não duvido da capacidade da Samsung em criar equipamentos confiáveis. Satisfeitas as duas condições acima resta o $$, não adianta nada substituir o Android e ter a cara do Windows se o produto final não for tecnicamente superior e com preço menor. Mas vamos aguardar...

  • Natanael Braga
    2014-01-30T16:57:22

    bom sistema, sdds meego

  • Lucas Diniz
    2014-01-30T07:18:28  

    Na foto do artigo, o sistema é lembra Windows Phone 8... Mas enfim, estou aguardando. A Samsung sempre tem boas configurações de hardware nos produtos top de linha, o problema é que o Android nem sempre é estável e acompanha estas configurações avançadas. Com a Samsung desenvolvendo um sistema para o smart que ela mesma fabricar, teremos um smart bem mais fluído e melhor.

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2014-01-30T07:18:28  

      Duvido que eles tenham punch para faazer um SO de primeira. Se eles acabam com o Android (vide linha Nexus) imagine com o próprio SO. Não vai vender nada...

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2014-01-30T07:18:28  

      Na verdade, Carlos Moreira, quem desenvolveu o Tizen foi a Linux Foundation. Acredito que eles estejam falando que o aparelho é da Samsung, mas podem haver modificações pela Samsung, assim como é hoje com o Android.

  • Gustavo Volpe
    2014-01-30T09:03:56

    Espero que a samsung não faça com o seu sistema, o que faz com o android, que é transformar um sistema leve em um tijolo pesado e com lag, além do gosto duvidoso pra cores e design dos elementos... enfim, vamos esperar.