22/01/2014 14h57 - Atualizado em 22/01/2014 14h57

Produtora de Candy Crush processa game de RPG pelo uso do termo 'saga'

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

A Stoic, empresa que desenvolveu The Banner Saga, está sendo processada pela King.com, desenvolvedora do game Candy Crush Saga. O motivo: a confusão que o uso do termo “saga” no nome do game pode causar aos jogadores, que poderiam achar que se trata de um título da King.com.

Confira o review de The Banner Saga

The Banner Saga, game de RPG estratégico, pode ter que mudar de nome. (Foto: Divulgação)The Banner Saga, game de RPG estratégico, pode ter que mudar de nome. (Foto: Divulgação)

O processo foi aberto dia 27 de dezembro no escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos. A King.com alega ter 13 diferentes produtos registrados com o termo “Saga”, e que, com isso, a Stoic não poderia usar a palavra em seu jogo, ainda que os games sejam completamente distintos – Candy Crush é um quebra-cabeça e The Banner Saga um RPG estratégico.

“Essa é uma questão importante, pois nós já temos uma série de jogos onde ‘Saga’ é um termo chave pelo qual nossos jogadores associam à um game da King.”, disse um porta-voz da King.com ao site Kotaku. “Todos esses títulos [como Candy Crush Saga, Pet Rescue Saga e Papa Pear Saga] já tiveram problemas com clones por causa da marca e direitos autorais”.

Candy Crush (Foto: Divulgação)Candy Crush (Foto: Divulgação)

“Nós não temos a preocupação de que Banner Saga está tentando se aproveitar de nossas marcas ou conteúdos”, disse ainda o porta-voz. “Entretanto, como qualquer empresa prudente, nós temos que dar os devidos passos para proteger nossas propriedades intelectuais, tanto agora como no futuro”, completou.

Desde o início da semana a King.com tem dado o que falar, já que haviam obtido os direitos sobre a marca “Candy”. Segundo a empresa, o único objetivo seria o de impedir que clones de Candy Crush Saga se aproveitassem do famoso nome. No entanto, o primeiro jogo a sofrer com essa decisão foi um game chamado Candy Casino Slots, que nada tem a ver com o quebra-cabeça da King.com.

Em sua opinião, quais foram os melhores games casuais de 2013? Comente no fórum TechTudo.

Via Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pablo Ferreira
    2014-01-23T15:34:24

    Vai virar uma tremenda de uma "SAGA" perdida nos tribunais... ou melhor de perda de tempo, cada coisa...

  • Anderson Silva
    2014-01-22T23:29:29  

    VAI TER QUE CORRER ATRÁS DE MUITOS JOGOS ENTÃO HEIM! Naruto Saga SaGa: Hell-Tower-Warrior Vampire Saga: Pandora's Box Vanguard: Saga of Heroes E VÁRIOS OUTROS DESDE 1982

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2014-01-22T23:29:29  

      Vão processar a Sonic porque é da Sega. "Mas não é Saga!" Mas parece, e vai lembrar nossos joguinhos...

  • Aeria Gloris
    2014-01-23T09:20:03

    Qualquer um que saiba o mínimo de propriedade industrial sabe que isso não tem chance de vingar. Palavras de uso comum, genérico ou vulgar, ou ainda que tenham relação com o produto ou serviço a distinguir não podem ser registradas como marca. Quase todo videogame envolve algum tipo de "saga", então não se pode admitir exclusividade de uso dessa palavra.

  • Meu Ovo
    2014-01-23T02:04:07  

    que eu saiba palavras de uso comum são de domínio publico, candy significa doce, então quem utilizar a palavra doce pode ser processado?? do msm jeito que saga tbm é uma palavra utilizada para definir continuidade, por exemplo na frase "os evangelhos de Jesus contam sua saga" a king vai processar a bíblia?? qualquer advogado de porta de cadeia consegue definir essas palavras como de domínio publico, e a lei dos eua funciona realmente então acho difícil acatar a decisão a favor da king...

    recentes

    populares

    • Meu Ovo
      2014-01-23T02:04:07  

      Meu Ovo tá certo. ahuahuahuahauhauahu...

  • Marcelo
    2014-01-22T17:51:17

    to achando que a fase do candy crush ta passando... do mesmo jeito que passou a fase dos jogos da zynga.. agora tão tentando achar outras maneiras de ganhar dinheiro.... e aproveitando a ideia.. vou lançar uma meia duzia de jogos de celular com as palavras "and" "fantasy" e "magic" e sair processando todo mundo....

  • Paulo Poglisch
    2014-01-22T15:12:53  

    Já teve um game chamado "Saga Frontier" há muitos anos. Se pensar assim a Square e a Sony podem processar a King por usar essa palavra também! Se todo mundo que lançar um game querer registrar como seu todas as palavras não irá sobrar muita coisa e terão de inventar novos idiomas... Isso pra mim é mais marketing do que qualquer outra coisa.

    recentes

    populares

    • Paulo Poglisch
      2014-01-22T15:12:53  

      po ia falar exatamente isso... Acho que já joguei uns 3 jogos que tinha Saga no nome, e são jogos que vieram bem antes de Candy Crush... Empresa sem noção....