Celular

06/01/2014 05h19 - Atualizado em 06/01/2014 12h33

Testamos o Nexus 5, o novo smartphone 'embaixador' do Google

Isadora Díaz
por
Da CES 2014

O Nexus 5 é tudo o que o Google planejou para um smartphone Android, posto em ação mais uma vez pela LG. O aparelho carrega o Android 4.4 "KitKat" puro, sem modificações de fabricantes, e um conjunto de hardware de top de linha. O TechTudo testou o filho preferido do Google durante a CES 2014, que acontece nesta semana em Las Vegas, Estados Unidos, e traz agora suas primeiras impressões.

Na sua opinião, qual é o melhor: Nexus 5, Xperia Z1, Galaxy S4, iPhone 5S ou LG G2?

Nexus 5, o smartphone do Google com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 5, o smartphone do Google com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



O Nexus 5 é um smartphone bonito. Tivemos acesso à versão do aparelho com traseira branca e foi uma belissíma surpresa descobrir que ela não mancha com facilidade, nem guarda digitais engorduradas. O Google parece ter feito bem em abrir mão do vidro, visto no Nexus 4. Apesar de muito interessante, o antigo material deixava o smartphone duplamente frágil: além de se preocupar em não danificar a tela, o usuário também tinha que ficar limpando a traseira. No fim das contas, o design do Nexus 5 é elegante e preciso, com um aspecto de celular bem acabado. Um toque especial são os botões laterais, em cerâmica. 

Traseira do Nexus 5 na versão branca (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Traseira do Nexus 5 na versão branca (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



Embora tenha tela grande, de 4,95 polegadas, o novo Nexus não é difícil de ser usado com uma só mão. Isso porque a LG economizou nas laterais, mais ou menos como fez com seu top de linha LG G2. O display ocupa praticamente toda a parte frontal do aparelho, já que não há nela botões físicos, mas apenas a barra de botões virtuais característica do Android. A resolução da tela, aliás, é ótima: trata-se de uma Full HD, com 1080 x 1720 pixels (445 ppi). O reforço do Gorilla Glass 3 deve ainda fazer dela mais resistente a arranhões, embora não indestrutível, vale ressaltar.

Tela do Nexus 5 tem resolução Full HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tela do Nexus 5 tem resolução Full HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



O hardware do Nexus 5 combina um Snapdragon 800 de 2,3 GHz com 2 GB de RAM, o que garante ótimo desempenho para rodar qualquer aplicativo do Google Play, inclusive os mais pesados. Um possível desapontamento talvez seja a ausência de slot para cartão microSD, o que limita o espaço de armazenamento interno para 16 ou 32 GB, dependendo da versão escolhida na hora da compra.

Lateral da versão branca do Nexus 5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Lateral da versão branca do Nexus 5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



O brilho do Nexus 5, apesar do hardware “matador”, está no software. Afinal, ele roda a mais recente versão do Android. O aparelho que testamos rodava o 4.4, mas já está disponível para atualização o 4.4.2 que, entre outras coisas, traz bem-vindas melhorias ao aplicativo da câmera.

Saiba tudo o que está rolando na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES 2014

O launcher com as transparências nas barras superiores e inferiores faz a tela parecer maior, e o menu de aplicativos ficou inegavelmente mais clean sem a barra de widgets que havia antes. O discador também ganhou um recurso bem bacana, que permite pesquisar por estabelecimentos próximos, entregando como resultado os números de telefone. Daí, basta um toque para ligar.

Novo menu de aplicativos no Android 4.4 KitKat visto no Nexus 5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novo menu de aplicativos no Android 4.4 KitKat visto no Nexus 5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



Não tivemos a chance de fazer testes mais profundos com a câmera e a bateria - estes ficarão para o review completo. Vale adiantar, no entanto, as especificações: a câmera traseira carrega um sensor de 8 megapixels e é acompanhada por flash LED; a frontal tem sensor de 1,3 megapixel. A bateria de 2.300 mAh não é surpreendente para um top de linha, mas deve proporcionar cerca de uma dia inteiro de carga com uso moderado.

Transparência dos botões padrão do Android no Nexus 5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Transparência dos botões padrão do Android no Nexus 5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



O Nexus 5 é realmente um smartphone surpreendente. Bom design, especificações e software e a assinatura do Google para fechar o conjunto. Um top de linha com condições de brigar com Xperia Z1, iPhone 5S, Galaxy S4 e talvez até canibalizar o LG G2, embora este tenha especificações ligeiramente superiores em alguns quesitos. Infelizmente ainda não há data confirmada nem preço de chegada do Nexus 5 em terras brasileiras.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Silva
    2014-02-13T00:52:42

    Acabei de comprar no site da Submarino o Nexus 5 branco, já tenho o Razr HD. Duas máquinas!!

  • Carlim Tazinaffo
    2014-02-03T19:44:33

    Pessoal eu tinha um 5s e ele travava muito, resolvi vende-lo e comprei o nexus 5. Será que fiz um bom negócio?

  • Diego Hidalgo
    2014-01-28T11:36:01

    Meus amigos tem Iphones outros Galaxy's e eu um LG Google Nexus 4,adivinha quem de nós nunca teve um celular travado nem por alguns minutos?? Fácil desvendar! Imagine o Nexus 5 então...que máquina !!!

  • Edna Sousa
    2014-01-28T09:02:12

    Recentemente abandonei meu Iphone 4S para passar a usar sistema android no Galaxy S3, muito bom o aparelho, a liberdade que o sistema te proporciona e muito mais que todos dizem, mas, eu disse mas e não é de uma usuário applemaniaca o IOS se supera em muitas coisas e peca em outras mais a fluidez do sistema sem travamentos, sem lags de uma tela pra outra não se compara. Bom voltei ao Iphone e é um 5S e olha sei que terão muitos falando besteira aqui mais tenham dois aparelhos tops de linha na mão, seu que vc possa usar e veras a diferença entre ambos.

  • Herbert Mendonça
    2014-01-27T07:54:39

    Prefiro meu Windows Phone

  • Felipe Lima
    2014-01-27T00:37:23

    Existe celular e existe iPhone. Pode falar o que for, a apple supera os concorrentes. Eu achava que era bobagem, mas realmente não é! Quem tem sabe.

  • Vanderlei Campos
    2014-01-15T17:03:04

    Nada de novo no front. Está mais para mediano do que para top. Vamos aguardar o próximo galxy s da Samsung. Eu continuo aqui com meu ótimo Moto G dual.

  • Nildo Pires
    2014-01-12T13:25:22

    Comprei o nexus 5 no primeiro dia de venda aqui nos Estados Unidos, e estou totalmente satisfeito, tive iphone 4s e samsung SIII e posso afirmar é muito melhor, sempre fui apple maniaco, mas a aple parou no tempo no quesito smartphone. Ainda não encontrei superior no quesito tablet e notebook.

  • Joe Max
    2014-01-07T00:05:15  

    Os fanboys da maçã ainda acham que o Iphone ainda é o top de todos os smartphones. Isso já não acontece a muuuuito tempo. Vários já o superaram faz tempo.

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-01-07T00:05:15  

      Verdade. Depois que o Jobs se afastou por conta de sua saúde a Apple ainda tinha algumas "cartas na manga" que usou no 4GS, mas a força da maçã foi enfraquecendo. Se o iPhone 6 não for algo surpreendente, acho que a empresa não alcança mais o Android.

  • Marcos Vinicius
    2014-01-09T15:24:31

    Quem reparou nas horas? hahaha 4 e 20

  • Henrique
    2014-01-06T20:53:00  

    Tenho o Nexus 4 e também tem o Kitkat 4.4.2, além de rodar qualquer jogo do google play. Travar? Nem sei o que é isso. Nexus é Android Puro.

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-01-06T20:53:00  

      O grande pecado do Goggle é permitir q os fabricantes defequem sobre o seu S.O., como a Samsung faz... se todos os androids fossem puros seria bem melhor...

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-01-06T20:53:00  

      Rafael Silveira, concordo até certo ponto. Acho que a graça de um sistema Open Source é justamente cada um mexer do jeito que quiser. Se a Samsung estraga o dela, melhor pras outras que fazem um trabalho bem feito no SO. De certa forma acaba gerando mais competitividade.

  • Urubu Rei
    2014-01-07T11:12:15  

    Apple é Apple e resto é sempre resto... Com 64 bits, Touch ID e iOS 7 não tem pra ninguém!!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-07T11:12:15  

      Uma pena você não poder comprar um né... HAUSHAUSHUA

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-01-07T11:12:15  

      Como vc falou Iphone é Iphone, Só que estou gostando bastante desses modelos com Android Cru ou Liso como preferir. Isso mostra um pouco melhor o potencial que ele tem e começou com o Moto X,Moto G e Claro o Nexus.

  • Alexandre
    2014-01-07T11:02:05

    Se o Nexus 5 tiver a mesma qualidade do Nexus 4 e o mesmo custo beneficio, acho que seria sensacional. Ficar brigando para saber qual é o melhor é besteira , já vimos que os dois aparelhos se equivalem, a unica diferença é que um Iphone 5S custa muito caro. Eu quando comprei o meu Nexus 4 fiquei meio apreensivo por ser da LG, mas os caras deram um salto de qualidade quando fizeram o N4, tanto é que graças a ele a LG voltou a chamar a atenção das pessoas para os seus aparelhos que antes estavam esquecidos com razão, pois eram de pessima qualidade.

  • Fernando Cruz
    2014-01-07T09:07:50

    Sei que tem gente que prefere as interfaces customizadas das fabricantes como a Touchwiz da Samsung, mas sinceramente, só quem já usou um Nexus sabe o que é um Android de verdade! Estável, fluído, absurdamente rápido, e com a beleza do Android limpo! E pra quem veio falar de iPhone aqui, por favor, estamos falando aqui de aparelhos de verdade e não de brinquedos! Saiam daqui...

  • Bruno Santos
    2014-01-07T08:28:51

    Tenho um Nexus 5 e o aparelho é simplesmente fantástico.. muito rápido, roda qualquer app bem sussegado! recomendo demais!

  • Anônimo Android
    2014-01-06T23:16:10

    Espero que vocês não tenham a oportunidade de usar um Android, porque o desgosto pode matar!

  • Joelson Ferreira
    2014-01-06T09:53:24  

    Isso é matéria reciclada? PQ o Nexus já foi lançado há meses e já existem reviews completos, isso aí foi só um "hands on"

    recentes

    populares

    • Joelson Ferreira
      2014-01-06T09:53:24  

      É verdade! Matéria repetida. $$$

    recentes

    populares

    • Joelson Ferreira
      2014-01-06T09:53:24  

      Tiago "de Costas". S3 e Jiayu G2

  • Renato Silva
    2014-01-06T22:30:06

    ja tenho meu nexus 5 de 32gb preto, é um show de celular, samsung nunca mais, dei meu SIII de presente pra minha esposa

  • Henrique
    2014-01-06T20:55:35  

    Voce que tem iphone, quanto já gastou com APPs ? Quanto? Eu nunca gastei um centavo com o Android. E o google play é o Phodão, The best.

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-01-06T20:55:35  

      a diferença é exatamente essa... quem tem um iphone paga com gosto em um aplicativo de qualidade, e felizmente alguns usuários fazem o mesmo no google play do android. É por isso que a plataforma cresceu... pq se dependesse de pessoas como você... as plataformas de telefonia seriam iguais a você, medíocres, pobres e sem nada a agregar. abs

  • Diego Lima
    2014-01-06T20:02:40

    Eu ouvi "mais de R$:2000 !?

  • Luiz Alves
    2014-01-06T15:05:02  

    Alguém sabe qual a data que ele chegará aqui no Brasil ?

    recentes

    populares

    • Luiz Alves
      2014-01-06T15:05:02  

      primeiro trimestre 2014...

  • Pedro Souza
    2014-01-06T18:19:07

    Peguei o meu Nexus 5 faz 2 dias, realmente... Não há aparelho melhor! deixa no chão o Iphone 5S, Galaxy S4 e o LG G2 (meu irmão tem um LG G2 e comparando...) o Nexus 5 voa!

  • Pedro N.
    2014-01-06T10:53:39  

    O Nexus é realmente muito bom, se ele sair barato aqui provavelmente vou comprar, mas não por enquanto, já que estou bem satisfeito com meu Moto X.

    recentes

    populares

    • Pedro N.
      2014-01-06T10:53:39  

      Não acha o Moto X melhor que o Nexus 5? Tem um aproveitamento muito maior do smartphone, a verdade é que eu fiquei em dúvida, o Nexus 5 é muito bonito e tem boas configurações, mas o Moto X principalmente e o LG G2 são muito mais potentes nas funções que um smartphone pode oferecer, o que acham?

  • Nicolau Neto
    2014-01-06T14:30:09

    E um excelente aparelho! Combinação perfeita Android Puro, hardware forte e preço bom deixou o aparelho extraordinário! Já tenho um a 2 meses e não vejo um aparelho melhor no momento!

  • Nicolau Neto
    2014-01-06T14:19:28

    E um aparelho excelente! Realmente o Android Puro e ótimo e Hardware e maravilhoso! Já tenho um a 2 meses e estou hiper satisfeito não vejo superioridade em nada em outro aparelho.