Sistemas Operacionais

16/02/2014 07h15 - Atualizado em 17/02/2014 10h43

Adeus Windows XP; lista mostra cinco funções exclusivas do sistema

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Simplicidade era a maior característica do Windows XP e muito foi herdado do Windows 95, 98 e ME. Por conta disso, muitas funcionalidades desse sistema da Microsoft ainda são desejadas por diversos usuários. Você ainda lembra de alguma? Se não lembra o TechTudo vai listar para você algumas dessas funções, exclusivas do Windows XP que será descontinuado e deixará de receber atualizações no próximo 8 de abril.

Veja como usar o Windows XP e o Office 2003 após o fim do suporte

Conheças as funções exclusivas do Windows XP que morreram com ele (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Conheças as funções exclusivas do Windows XP que morreram com ele (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Menu Iniciar clássico

O Menu Iniciar clássico começou no Windows 95 e sobreviveu por um tempo em seus sucessores. No Windows XP existia uma opção nas propriedades da barra de tarefas que permitia devolver o menu Iniciar clássico. Essa talvez tenha sido uma precaução da Microsoft para não enfurecer os fãs do visual tradicional do Windows, quando lançou o XP. 

Devolvendo o menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Devolvendo o menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A verdade é que algumas pessoas ainda gostam de ter um menu Iniciar simples, que exibe apenas algumas opções fixas como a pesquisa e o submenu “Programas”. Infelizmente, para esses, o fim do menu Iniciar clássico começou no Windows XP e ele morreu nas versões posteriores. Como consolo restam apenas o aplicativos de terceiros que surgiram com o Windows 8 (que aliás, escondeu de vez o menu Iniciar) e que trazem até uma opção de colocar o tradicional menu Iniciar de volta à barra de tarefas.

Menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu Iniciar clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pesquisa

A pesquisa do Windows também começou a mudar bastante a partir do Windows XP. Ainda assim, o recurso funcionava de um jeito simples e ainda focado em discos locais. Nas versões posteriores, ele se tornou tão minimalista que escondeu os parâmetros que permitiam o usuários encontrar o que realmente queria.

Não que a atual pesquisa seja ruim, ela funciona bem, mas esconde do usuário muita coisa que ele poderia usar para facilitar a sua busca. Minimalismo é bom, mas quando oculta funcionalidades, ele infelizmente, atrapalha.

Pesquisa e seus parâmetros no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisa e seus parâmetros no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Painel de Controle simplificado

O Painel de Controle do Windows XP era simples (ao menos no modo de visualização clássico) e tudo estava visível na mesma janela. Nas versões mais recentes do Windows o Painel se tornou confuso e você demora para achar algo nele, mesmo que seu conteúdo seja organizado por categoria ou mostre todos os itens.

Com o fim do Windows XP, termina o tempo do Painel de Controle, no qual era possível encontrar o que se precisava, sem ter que procurar no meio de uma infinidade de ícones ou ter que ficar passando por mais de uma tela para acessar uma opção.

Painel de Controle com visual clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Painel de Controle com visual clássico no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Menu Documentos

As versões atuais do Windows, que possuem o menu Iniciar, ainda exibem documentos a partir de um ícone da aplicação no menu. Mas o menu do XP possuía um item “Documentos” que mostrava todos os últimos arquivos acessados, independente do programa utilizado. Houve evolução? Depende muito do gosto do usuário, mas o importante é que essa função será extinta junto com o sistema.

Menu Documentos no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu Documentos no Windows XP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ajuda através de personagens animados

O Windows XP tentava fornecer ajuda para os usuários nas suas tarefas mostrando simpáticos personagens animados. Assim como a opção Documentos, essa função foi herdada de uma versão do Microsoft Office. Contudo, a funcionalidade não recebeu uma continuidade nas versões recentes do Windows, talvez por causa disso, tenha se tornado uma marca registrada do Windows XP.

Algumas funções tinham personagens animados com ajuda (Foto: Reprodução/Edivaldo)Algumas funções tinham personagens animados com ajuda (Foto: Reprodução/Edivaldo)

Mas, a verdadeira marca registrada do Windows XP é a combinação de fortes tons de verde e azul no desktop e suas respectivas janelas. Dessa característica, felizmente, poucos têm ou terão saudade.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dom Diego
    2014-03-29T11:21:34  

    Windows 8 é um sistema para, como os gammers costumam a dizer, pessoas sem braço. Gente que não sabe usar o mouse, não sabe os atalhos nem digita rápido. Tudo no Windows 8 se torna mais lento, menos as besteiras de redes sociais. Para quem trabalha sério, joga sério, pesquisa sério, desenvolve sério, o Windows 8 é o maior desastre desde o Windows ME

    recentes

    populares

    • Dom Diego
      2014-03-29T11:21:34  

      diz que sabe os atalhos mas não sabe usar o prompt de comando, nem o executat tenho pena de vc seu hater

    recentes

    populares

    • Dom Diego
      2014-03-29T11:21:34  

      diz que sabe os atalhos mas não sabe usar o prompt de comando, nem o executat tenho pena de vc seu hater

  • Jetturbo
    2014-02-19T11:30:02

    Uma coisa é óbvia...se vc tem o W 8 com tela touch screen,aí é até mais ou menos,mas se vc tem uma tela comum o melhor mesmo é o W 7.O XP é o que uso na minha empresa,percebi que até os bancos ainda o usam,o Itaú por exemplo usa o XP.Pode ser antigo,mas ele é mto fácil de usar.

  • Thiago Lach
    2014-02-18T16:41:51

    Parece tradição já, Windows XP x Windows Vista= XP /// Windows 7 x Windows 8 = Windows 7. Um bom, um ruim, um bom, um ruim, parece brincadeira mas é verdade ;D

  • Adm Brena
    2014-02-17T01:55:09  

    Windows 8 LIXO !!!

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-02-17T01:55:09  

      Pq lixo?

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-02-17T01:55:09  

      Rafael Silveira, simplesmente porque não sabe usar...

  • James Miserável
    2014-02-16T10:54:52  

    O pior é ver que tem gente que defende o windows 8, por que acha que assim sera considerado mais intelectual, mais inteligente, haha. o windows 8 nao tem nada pra ser elogiado, foi outro lixo igual aquele tal de vista, e essas pessoas e só lamento...

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-02-16T10:54:52  

      Rafael, o W8 é bom como eu já tinha dito, o problema não é a interface em si e sim a dificuldade de usar o "Metro" com um mouse.

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-02-16T10:54:52  

      Wesley Oliveira, isso pra mim é preguiça (me falta um adjetivo correto), pois a interface foi feita exatamente para simplificar... em questão de 10 minutos você consegue explorar a interface, e fica muito mais fácil do que o antigo menu. O que eu vejo eh uma implicância gratuita e precipitada de pessoas que adoram criticar tudo sem saber ao certo o que está dizendo...

  • Elisabete Abreu
    2014-02-16T10:28:23  

    Passei pelas versões anteriores e acho o XP bastannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnte funcional, o Windows 8 é um porre e acredito que não terá sobrevida longa.

    recentes

    populares

    • Elisabete Abreu
      2014-02-16T10:28:23  

      O problema é que tem que ser feito algo pensando nas pessoas... Uso o 8.1 sou técnico e não tenho problema para usar, o sistema é rápido, fluido e não trava. Se chega aqueles computadores positivos com processadores integrados na placa mãe, eu instalo ele por ser mais leve e coloco na cabeça do meu cliente que ele é melhor sabendo que o mesmo é difícil de manusear o OS.... A MS tem que fazer algo que nem o windows 8.1 e separar o visual metro como menu iniciar e deixa-lo como um media center que nem no 7, dai ficaria TOP !!!

    recentes

    populares

    • Elisabete Abreu
      2014-02-16T10:28:23  

      Leigos falando leiguisses!

  • Antenor Neto
    2014-02-17T13:38:13

    Matéria Completamente furada.... Pois o Menu Iniciar começou com win95 e terminou no win7, cade a exclusividade? Pesquisa de arquivos todos os Windows têm... E Painel de controle simplificado???? Meu Deus... TechTudo, tá na hora de começar a fazerem matérias sérias e consistentes, Certa de 40% por cento das matérias são inúteis e sem fundamentos com erros grosseiros!!! Vamos se esforçar um pouco mais Galera!!!!

  • Rafael Silveira
    2014-02-17T13:13:23

    Windows 8.1 >>>>>>>>>>>>>>>>>> Windows 7 >>> Windows XP. Quem se confunde ou não sabe usar, que chore... ainda bem que sempre me adapto rapidamente a qualquer "mudança drástica" (rsrs)... não tenho do que reclamar do windows 8.1, mto, mas mto mais fácil de usar do que windows 7... acesso qualquer coisa apertando a tecla win e escrevo o q quero acessar, mto melhor do que ficar indo com mouse... aprendam meu povo, aprendam!!! uma empresa como a Microsoft faz diversos estudos sobre interface antes de lançar, se vc não gostou, eh um sinal preocupante...

  • Cesar Mattos
    2014-02-17T10:43:32

    adoro o windows 8... ouvi as mesmas reclamacoes quando passamos do W3.11 para o W95

  • Paulo Moreira
    2014-02-17T00:18:51

    Aqui fala mais um usuário insatisfeito do Windows 8.1. O que devia facilitar, acaba confundindo.

  • Joao Silva
    2014-02-16T13:07:48  

    Windows 8 querendo impor sua interface para facilitar o uso em touch screen, mas NUNCA um dedo será mais eficiente que mouse e teclado. A pesquisa irritante que dificulta muito filtrar os resultados é um saco. O menu iniciar novo cansa com aqueles ícones enormes, é horrivel. Quero algo funcional e eficiente, não bonitinho. Sendo que nem é la essas coisas de design também. Microsoft tem que pegar o feedback dos clientes e não insistir em "revoluções" ou "inovações" que não dão certo. Fiz o upgrade pro 8, mas a primeira vez que precisei formatar voltei pro 7, bem melhor.

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2014-02-16T13:07:48  

      Fale por si só, uso o windows 8 desde quando lançou, fui formatar o PC mês passado e só tinha o dvd do 7, não conseguir fica 2 dias usando isso.... quem já se acostumou com a praticidade e fluidez do windows 8.1, não quer voltar nunca mais para o 7, Daqui só saiu para o windows 9

  • Tony Carlos
    2014-02-16T11:10:04

    Windows 8.1pro show.

  • James Miserável
    2014-02-16T10:51:24

    O windows XP era um time que estava ganhando e nao deveria ser mexido, quer dizer o windows 8 e xp nao tem muitas diferenças, os icones, grafico, funcionalidades, continuam iguaisinhos o problema é que nessa porcaria de windows 8 tiraram um monte de funçoes que facilitavam no windows xp, mexer no windows 8 ficou uma coisa chata, cansativa e desnecesaria, tudo porque alguem da microsoft decidiu que queria assim

  • Tenohrio Bolsomurro