Internet

07/02/2014 09h36 - Atualizado em 07/02/2014 12h58

Baidu: jovem brasileiro de 18 anos vai passar 7 dias no 'Google chinês'

Carol Danelli
por
Para o TechTudo

Milhares de jovens foram para Campus Party na última semana de janeiro com o intuito de conhecer o melhor da tecnologia e participar da maior feira do setor. Assistiram às palestras, jogaram e participaram de competições. Foi em uma dessas que o jovem Vinicius Gambeta, de 18 anos, ganhou uma passagem para a China, com tudo pago, por uma das maiores empresas da área tecnológica, a gigante Baidu, o "Google chinês", para uma semana de estágio e treinamento com as equipes e profissionais locais.

Baidu no Brasil: Google chinês traduz serviços para português; veja lista

Baidu (Foto: Divulgação/Baidu)Google chinês organiza concurso na Campus Party e leva um brasileiro para a China (Foto: Divulgação/Baidu)

Vinicius é de Joinville, Santa Catarina, técnico em Informática e já tem sua própria empresa, a Operários da Web. Segundo o jovem, no segundo dia de feira, ele foi abordado por uma equipe da Baidu que estava apresentando seus produtos. Uma das pessoas estava com o adesivo do concurso "Baidu, me leva para a China" e Vinicius se interessou. 

Vinicius Gambeta, vencedor do concurso "Baidu, me leva para a China" (Foto: Divulgação)Vinicius Gambeta, vencedor do concurso "Baidu, me leva para a China" (Foto: Divulgação/Baidu)

“Eles me informaram que eu teria que testar três produtos, o PC Faster, Spark Browser e o Baidu Antivírus. Até então só usava o PC Faster. Baixei os programas e passei a noite analisando, fazendo uma lista do que poderia melhorar. Só no outro dia pela manhã consegui organizar as minhas ideias para entregar” afirma o jovem.

Ele garantiu que não tinha esperanças de ganhar e que participou do concurso para ajudar a equipe, que o tratou muito bem no evento, a divulgar os produtos da empresa. “Quando foi na segunda-feira, o Felipe me ligou para avisar que eu tinha passado e iria para a China", conta o jovem, que ficou surpreso.

"Para mim é uma chance profissional incrível. Afinal de contas, vou ficar sete dias na China, vendo a forma de trabalho dos chineses, vendo como é a Baidu de perto e ainda ter a chance de implementar a minha sugestão, que é melhorar os produtos da empresa baseados em cloud computing” conta Vinicius.

Baidu quer ouvir os brasileiros

Segundo Felipe Zmoginski, gerente de Comunicação e Marketing do Baidu no Brasil, quando decidiram participar da Campus Party, a empresa queria inovar. “Pensamos em algo que ajudaria a desenvolver e contribuir com a educação e formação dos jovens”, explica.

Além de conhecer uma cultura de um país totalmente diferente do Brasil, o vencedor terá a chance de, por sete dias, estagiar em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, trabalhando com uma equipe de engenheiros altamente capacitados, implementando a sugestão que lhe deu a vitória.

Felipe Zmoginski, gerente de Comunicação e Marketing da Baidu (Foto: Divulgação)Felipe Zmoginski, gerente de Comunicação e Marketing da Baidu (Foto: Divulgação/Baidu)

De acordo com o gerente de Comunicação, outra face da iniciativa na Campus é a de colher ideias dos jovens para melhorar os produtos da Baidu. “Porque tem uma equipe de cientistas em um laboratório pesquisando tudo que há de melhor para a ferramenta, mas o que vai finalizar o processo é a opinião e as sugestões dos usuários” esclarece.

O Vinicius terá um treinamento com uma equipe de engenheiros chineses. O processo em que está envolvido será único e e dará a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da sua sugestão. “O ambiente de treinamento é muito rico culturalmente, e os dez mil engenheiros são de alta competência”, garante.

Notificação de invasão

A ideia de Vinicius segue a tendência tecnológica para a área de segurança e está sendo estudada pela equipe de desenvolvimento da Baidu. De forma simplificada, a sugestão do jovem é desenvolver um antivírus que notifique o dono do computador quando alguém tentar realizar uma modificação na máquina.

“Você sai do escritório e alguém usa o seu computador. Se esta pessoa tentar instalar um programa ou realizar alguma modificação na sua máquina, você receberá um aviso no seu celular. É uma ideia muito boa e ainda não vi no mercado”, diz Felipe Zmoginski.

No Brasil, a Baidu é quase uma startup. A empresa tem 15 funcionários, podendo dobrar até o final do ano. Montar um time de engenheiros no Brasil pode ser um dos horizontes da empresa, que atualmente está realizando estudo de mercado.  

Baidu Pc Faster é seguro? Veja no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hygor Machado
    2014-02-24T15:06:09  

    Pra mim isso é vírus, essa carniça instala, como se fosse na marra.. Malditos Asiáticos..

    recentes

    populares

    • Hygor Machado
      2014-02-24T15:06:09  

      antes de botar opniao negativa instala ele e ve se tem algum virus

  • Pedro
    2015-02-05T01:21:35

    Essa atitude não justifica os produtos péssimos que fazer. Estou sendo generoso em chamar os produtos Baidu de péssimo e não de vírus.

  • Douglas Rodrigues
    2014-02-23T18:27:12

    Gosto muito da Baidu! Uso o antivírus deles e não tenho do que reclamar. Top demais!

  • Vitor Ramos
    2014-02-20T11:19:41

    Parabéns Baidu pela iniciativa! O pessoal prefere xingar a empresa sem nem ter instalado os programas (uso e gosto, qual o problema?) ao invés de parabenizar a iniciativa de levar um brasuca pra lá, estudar e ganhar experiência. Aposto que se ligassem pra vocês convidando iam falar que amam os produtos e que topavam, na hora!

  • André Carvalho
    2014-02-18T00:17:52

    Eu já pude testar esse PC Faster e achei muito bom. Meu computador não é dos melhores para rodar jogos então eu uso o booster deles para melhorar a minha performance. ajuda muito. recomendo!

  • Michele Cardoso
    2014-02-17T20:45:29

    Adoro o antivírus da Baidu! Nele, não tem o que melhorar. Muito eficiente e fácil de usar.

  • Isabela Lima
    2014-02-14T15:33:28

    Meu caro, conheço os produtos da Baidu e posso dizer seguramente que nenhum é vírus, furta dados ou espiona os usuários. Pelo contrário, são produtos 100% seguros e gratuitos. O que existe é preconceito por parte de pessoas que não conhecem, nunca experimentaram e se baseiam em achismos de outras pessoas. A Baidu é uma excelente empresa, seus produtos são muito bons (especialmente o antivírus) e está mesmo de parabéns pela iniciativa de dar oportunidade a um jovem brasileiro de estagiar na China.

  • Mauro Sókrates
    2014-02-08T01:10:41

    Cuidado com os vírus, parceiro! Boa sorte!

  • Glaucia Feliciano
    2014-02-07T13:54:26

    Muito legal essa iniciativa da Baidu! Ótima oportunidade para jovens talentos. Está de parabéns!!