Internet

19/02/2014 10h21 - Atualizado em 19/02/2014 16h00

Bing vai mapear favelas do Brasil; infraestrutura já está em construção

Carol Danelli
por
Da redação

O Bing Maps, da Microsoft, tem um novo projeto que pretende mapear as favelas do Brasil. A novidade foi anunciada em um post no blog oficial do Bing, eterno rival do Google em serviços de buscas e mapas online. O objetivo, segundo a fabricante do Windows, é destacar lugares nas maiores favelas do mundo onde vivem milhões de pessoas que, simplesmente, não aparecem no mapa.

Facebook sabe quando você vai começar a namorar; veja pesquisa

Citando Rio de Janeiro e Joanesburgo (África do Sul), o diretor sênior do Bing, Stefan Weitz, questionou a ausência dos mapas online em regiões mais pobres. "Como atrair clientes para o seu restaurante se o endereço não está no mapa virtual? Como esses clientes fariam check-in no Foursquare?", pergunta.

Bing, buscador da Microsoft, irá mapear as comunidades do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Microsoft)Bing, buscador da Microsoft, irá mapear as comunidades do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Microsoft)


As casas de milhões de pessoas que moram nessas comunidades não aparecem nos mapas atualmente. Menos de 1% desses conjuntos foram mapeados. Apesar disso, os moradores dessas comunidades não estão à margem da tecnologia e tem acesso à tecnologia móvel dos celulares. O número de smartphones no Brasil, por exemplo, é estimado para crescer até 34% anualmente. 

O projeto está sendo discutido na Global Innovation Summit, na Califórnia, com a participação de ONGs, governos e especialistas para explorar o potencial e acelerar as descobertas nas comunidades.

Segundo o post, a equipe da Microsoft Brasil já começou a construir uma infraestrutura para o mapeamento de favelas de cidades como o Rio de Janeiro. A ideia é permitir que a população das comunidades participe cada vez mais do mundo online e diminuir o fosso digital.

"Com a capacidade de tirar proveito de informações online, as economias locais serão capazes de acessar os benefícios de uma plataforma para a inovação e mobilidade econômica", afirma Weitz.

Procurada, a Microsoft Brasil não quis se pronunciar sobre o projeto de mapear favelas do mundo com o Bing Maps. Segundo o blog global, o serviço já está em andamento.

Como baixar programa de GPS para celular? Veja no Fórum TechTudo.

Via Blog Bing

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Sakugava
    2014-02-19T17:28:13

    O Acerola e o Laranjinha já fizeram isso e foram jurados de morte.