23/02/2014 07h00 - Atualizado em 23/02/2014 12h19

Castlevania: relembre os melhores jogos da franquia

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Castlevania: Lords of Shadow 2 chega na próxima terça-feira (25) às plataformas atuais, Xbox 360, PS3 e PC. Criada pela Konami, a saga marcou época em muitos consoles e portáteis, além de apresentar diversas versões de caçadores de vampiro, monstros clássicos e de Drácula. Relembre abaixo quais são os melhores em nosso Top 10:

Leia nosso review completo de Castlevania Lords of Shadow – Mirror of Fate

Castlevania: veja os melhores jogos da série (Foto: Divulgação)Castlevania: veja os melhores jogos da série (Foto: Divulgação)

10 - Castlevania II: Simon’s Quest

Castlevania II: Simon’s Quest foi o segundo jogo lançado da famosa série e até hoje é lembrado com carinho pelos fãs por introduzir novidades, como um protagonista inédito e novos gráficos em plena era Nintendinho – ainda em 1987.

Castlevania II: Simons Quest (Foto: Reprodução)Castlevania II: Simon's Quest (Foto: Reprodução)

Este também foi o primeiro jogo da saga a se distanciar um pouco da jogabilidade linear e assumir seu papel como uma aventura de exploração de cenários, onde é preciso voltar em alguns momentos para complementar tarefas.

9- Castlevania: Lament of Innocence

Os jogos da série em 3D até então não eram muito bem vistos, principalmente por conta das versões de Nintendo 64, pouco elogiadas. Com Castlevania: Lament of Innocence isso começou a mudar, quando foi lançado para o PS2 em 2003.

Castlevania: Lament of Innocence (Foto: Reprodução)Castlevania: Lament of Innocence (Foto: Reprodução)

A jogabilidade, apesar de não ser perfeita, apresentava uma evolução natural, sem falar nos gráficos, que eram muito bonitos para sua época. A história nos apresenta mais um Belmont: Leon, que precisa resgatar sua amada Sara das mãos de um vampiro. Este é um dos jogos que conta uma origem de Drácula na série.

8- Castlevania Legends

Terceiro jogo da série lançado no Game Boy, Castlevania Legends saiu em 1997 e agradou bastante. Ele é um dos poucos games a ter uma protagonista mulher, além da possibilidade de recomeçar a saga mesmo após terminar a aventura principal.

Castlevania Legends (Foto: Divulgação)Castlevania Legends (Foto: Divulgação)

Sonia Belmont, nossa heroína, encara Drácula de frente e conhece alguns dos personagens clássicos da saga, como Alucard, filho do vilão. Ao final do game sabemos que Sonia, na verdade, é mãe de Trevor Belmont, um dos principais heróis da série.

7- Castlevania: Circle of the Moon

Castlevania: Circle of the Moon foi o primeiríssimo jogo da saga a estrear no Game Boy Advance e veio com ótimas funcionalidades. Muito em conta por ter transportado todo o clima do elogiado Symphony of the Night para o portátil, mas com personagens e cenários bem diferentes.

Castlevania: Circle of the Moon (Foto: Divulgação)Castlevania: Circle of the Moon (Foto: Divulgação)

Circle of the Moon foi lançado em 2001 e nos coloca no controle de Nathan Graves, que não faz parte do clã Belmont, mas se envolve na caçada a vampiros e outras criaturas das trevas quando seu mentor é raptado.

6- Super Castlevania IV

Calma, não se trata de um cruzamento entre Super Street Fighter e Castlevania. Na verdade, Super Castlevania IV saiu em 1991 para o Super Nintendo, por isso o pedaço “Super” no título. Novamente estrelado por Simon Belmont, temos aqui uma aventura para poucos.

Super Castlevania IV (Foto: Divulgação)Super Castlevania IV (Foto: Divulgação)

Este é um game difícil, em uma época onde já era normal deparar-se com títulos de dificuldade elevada. Os inimigos são cruéis e surgem em grande número na tela, e isso só fica ainda mais complicado com o passar do tempo. Os gráficos também representam um belo motivo para jogar já que, na época, eram considerados de ponta.

5- Castlevania: Lords of Shadow

Castlevania: Lords of Shadow pode não ser perfeito, mas agradou em cheio como um Castlevania em 3D de qualidade real. Lançado em 2010 para PS3 e Xbox 360, o jogo apresentou Gabriel Belmont, um herói de passado e futuro sombrios.

Castlevania: Lords of Shadow (Foto: Divulgação)Castlevania: Lords of Shadow (Foto: Divulgação)

A aventura é em terceira pessoa e com muita pancadaria. O jogo é bem inspirado em outros similares, como God of War e Devil May Cry – talvez por isso tenha feito tanto sucesso entre os fãs de games de ação. Além disso, seus gráficos são bem caprichados.

4- Castlevania: Portrait of RuinCastlevania

Portrait of Ruin é um game diferente da saga, pois permite jogar com dois personagens, sempre alternando entre eles. Lançado em 2006 no Nintendo DS, ele trouxe gráficos e animações fluidas, além de heróis muito poderosos.

Castlevania: Portrait of Ruin (Foto: Divulgação)Castlevania: Portrait of Ruin (Foto: Divulgação)



O mais interessante é que ele é a sequência direta de Castlevania: Bloodlines e lida com algumas consequências do game. A dupla de protagonista tenta fazer de tudo para impedir o retorno de Drácula, após ter sido derrotado novamente.

3- Castlevania: Rondo of Blood

Apesar de não ser o primeiro, Castlevania: Rondo of Blood talvez seja o jogo da saga mais popular entre os fãs mais antigos. Ele saiu pela primeira vez em 1993 para o saudoso console TurboGrafx-16 e só anos depois, já em 1995, ganhou uma versão com gráficos e desafios simplificados no Super Nintendo.

Castlevania: Rondo of Blood (Foto: Divulgação)Castlevania: Rondo of Blood (Foto: Divulgação)

É aqui que os jogadores controlam Richter Belmont, o caçador de vampiros de roupa azul e armado com seu chicote divino. Ele tem a missão de deter Drácula e salvar sua amada Annette das mãos do grande vampiro, mas para isso terá que passar por uma horda de inimigos. Ele também foi relançado no PSP, em um pacote especial, tempos depois.

2- Castlevania: Dawn of Sorrow

Castlevania: Dawn of Sorrow é outro elogiado game da série lançado no Nintendo DS, desta vez em 2005. Na aventura controlamos Soma Cruz, herói que surgiu em outro jogo, lançado ainda nos tempos de GBA – Aria of Sorrow.

Castlevania: Dawn of Sorrow (Foto: Divulgação)Castlevania: Dawn of Sorrow (Foto: Divulgação)

Soma lida com recentes descobertas sobre seu passado que envolvem Drácula e também com conflitos que virão do clã Belmont por conta disso. A jogabilidade de Dawn of Sorrow utiliza de forma criativa a tela de toque do DS em muitos momentos.

1- Castlevania: Symphony of the Night

Castlevania: Symphony of the Night é o grande jogo que definiu Castlevania durante muito tempo. Lançado em 1997 no PSOne e também no Sega Saturn, até hoje é lembrado como o melhor de toda a série, desde os seus primórdios aos jogos mais recentes.

Castlevania: Symphony of the Night (Foto: Divulgação)Castlevania: Symphony of the Night (Foto: Divulgação)

Desta vez controlamos o próprio Alucard, filho de Drácula, que luta contra seu pai após o herói Richter Belmont ter desaparecido dentro do castelo do vilão. O game é repleto de novidades, como magias, equipamentos trocáveis e mais. Sem falar no conteúdo imenso, com um castelo inteirinho para você explorar, indo de ponta a ponta a todo o momento. É sem dúvida um game a ser lembrado.

Qual o melhor Castlevania? Opine no fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rasputin
    2014-02-23T10:18:54  

    Cometeram um crime em não colocar o Castlevania III. Um jogo maravilhoso do NES 8 bits onde você se unia a três personagens diferentes (Syfa, Grant e Dracula Son). Pelo jeito o que importa mesmo, prá vocês são os gráficos e colocaram o Castlevania II como uma consolação aos fãs dos 8 bits como eu e muitos. Saibam que o Castlevania II foi considerado pelos críticos da época um dos mais fracos e chatos. Saibam que Castlevania III foi considerado um dos melhores jogos de NES, junto com Mario 3 e Ninja Gaiden 3. Abraços

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2014-02-23T10:18:54  

      Verdade cara, castelania circle of the moon e considerado o pior castelania de game boy advenced.

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2014-02-23T10:18:54  

      Só pode ser piada de primeiro de abril, colocar castlevania Lord of Shadows, e não colocar castlevania III dracula's curse. Tá "serto"

  • Rodrigo Costa
    2014-02-24T19:44:20

    Meu primeiro Castlevania foi o rond of Bloob, a versão Japonesa. Não dava pra entender o que acontecia na história, mas a jogabilidade era incrível. Depois disso virei fã da série, e quando joguei o Symphony of the Night, aí é que minha paixão por Castlevania cresceu e continua até hoje. O primeiro Castlevania em 3D que joguei não foi tão bom pra mim quanto o SotN, mas também não tem como ser melhor que aquele jogo! Mesmo assim, comprei na semana passada o primeiro Lords of Shadow e pretendo comprar o segundo assim que eu terminar este. Mas ainda espero por um sucessor digno do SotN.

  • Club Gama
    2014-02-24T12:20:01

    Cadê o Castlevania III: Dracula's Curse?!?!?!?!

  • Felipe
    2014-02-23T10:24:16  

    Esqueceram de dizer que o campeão (óbvio) que é o Symphony of the Night , o castelo ainda vira de cabeça para baixo, o que praticamente DOBRA o jogo, pois tem muita coisa nova pra explorar. Tem muita gente zerou o jogo e não sabe disso ATÉ HOJE (por incrível que pareça) !!!

    recentes

    populares

    • Felipe
      2014-02-23T10:24:16  

      "Lélio Rocha" verdade, desculpa, kkkk mas também já faz tempo e coloca tempo nisso que eu joguei esse jogo no PSone, só que o meu era o play1 mesmo o caixotão na época. Valeu por corrigir, é a idade, já estou ficando até careca kkkkkkkkkkk Falou, tem bom não volta mais. lol

    recentes

    populares

    • Felipe
      2014-02-23T10:24:16  

      Não entendi 08 pessoas não gostarem .

  • Thiago Gonzales
    2014-02-23T15:01:24

    Castlevania: Symphony of the Night não é apenas o melhor jogo da saga, mas é um dos melhores jogos de todos os tempos. A mistura ação + RPG foi épica. A trilha era animal. Devo ter terminado esse jogo umas 15x. E depois de ler esse matéria vou até colocar aqui no pc para jogar novamente, rsss.

  • Roberto Lima
    2014-02-23T11:50:08  

    Realmente !! Castlevania: Symphony of the Night é o melhor. Jogo muito bom !!

    recentes

    populares

    • Roberto Lima
      2014-02-23T11:50:08  

      Só pra corrigir: Eu quis dizer Play1 e não SNES, os outros eram do Play2, do mais é isso.

    recentes

    populares

    • Roberto Lima
      2014-02-23T11:50:08  

      Maicon Sousa - Castlevania: Symphony of the Night não do SNES, é do PS1

  • Lélio Rocha
    2014-02-23T13:55:12

    Pra mim é o melhor jogo de ps1, Castlevania: Symphony of the Night, devo ter feito a porcentagem maxima desse jogo (incluindo a parte de fora do castelo) umas 5 vezes no minimo... E na livraria de cabeça pra baixo pra pegar akela espada? nuss

  • Eric Junior
    2014-02-23T11:23:56

    Na vdd a descriçao a do Order of Ecclesia e do Portrait of Ruin...ambos sao jogos otimos, entre os melhores da saga, mas na minha opiniao Portrait ainda e o melhor dos dois XD

  • Newmam Silva
    2014-02-23T10:42:53

    Order of ecclesia não se joga com 2 personagens, vc se confundiu o certo seria Portrait of ruin, a imagem tbm esta errada!

  • Daniel Rosas
    2014-02-23T10:40:44

    De fato marcaram bobeira em não lembrar do Curse of Darkness, mas sem duvidas o SOTN é único, me bateu uma nostalgia esses dias e estou tentando terminar ele pela terceira vez.

  • Matheus Moreira
    2014-02-23T10:29:55

    hahahah o jogo acontece nos dias atuais hahahah , muito top , começa se o jogo destruindo um anjo hahahaha

  • Gustavo Moreira
    2014-02-23T10:00:02

    Faltou colocar o 3, Dracula's Curse, pra mim o melhor do Nes e um dos melhores da série.

  • Eduardo Costa
    2014-02-23T09:09:34

    Putz, botaram cada lixo e não botaram o Curse of Darkness, really?!