Tablet

06/02/2014 10h08 - Atualizado em 06/02/2014 17h08

Comparamos os tops: saiba qual smartphone é campeão em armazenamento

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Muitos smartphones top de linha do mercado costumam oferecer ao consumidor, nas suas versões mais baratas, 16 GB de espaço para o armazenamento de arquivos. Será que é esse é, de fato, o espaço que pode ser utilizado pelo usuário? Para responder a essa questão, o TechTudo colocou, lado a lado, cinco dos melhores aparelhos à venda no Brasil: iPhone 5S, da Apple, e quatro produtos com Android: o LG G2, o Sony Xperia Z1, o Google Nexus 5 e o Samsung Galaxy S4. Confira o resultado abaixo.

Veja também: tela do iPhone quebrou? Saiba o que fazer e quanto custa consertá-lo.

Espaço real para o usuário

Quando anuncia que a memória de um telefone é de 16 GB, a fabricante não diz que uma parte deste espaço já sairá comprometida de fábrica, com os aplicativos já instalados e o sistema operacional, que vêm no aparelho. Portanto, a capacidade real para que usuários guardem seus arquivos, na verdade, nunca é de 16 GB.

iPhone 5S, da Apple (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O iPhone 5S, da Apple, é o segundo aparelho com mais espaço para armazenamento real (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Segundo dados da empresa Which, inclusive, todos estes tops têm, pelo menos, cerca de 4 GB comprometidos antes de o usuário instalar qualquer arquivo. O Nexus 5 oferece 12,28 GB, o iPhone 5S tem 12,20 GB, o Xperia Z1 sai com 11,43 GB, o LG G2 tem 10,37 GB e o Samsung Galaxy S4 possui só quase metade dos 16 GB: 8,56 GB.

Compatibilidade com cartões de memória

Para compensar isso, o ideal seria que todos os smartphones tivessem um slot para cartões de memória microSD. Entretanto, não isso que acontece. Aliás, a maioria dos gadgets deste comparativo não possui entrada para os cartões.

O Nexus 5, iPhone 5S e LG G2 não têm entradas para memória extra com o acessório. Já o Xperia Z1 e Samsung Galaxy S4 não repetem o mesmo erro: ambos não só têm o slot como aceitam cartões de tamanho bem satisfatório, de até 64 GB.

Galaxy S4 visto de frente: tela Full HD e com cores vivas chama a atenção (Foto: Allan Melo / TechTudo)O Galaxy S4 tem o slot para cartão SD de até 64 GB (Foto: Allan Melo / TechTudo)


Tamanho dos aplicativos também influencia

Na hora de avaliar o espaço de armazenamento de um smartphone, é preciso levar em consideração também o tamanho, em média, dos aplicativos para aquele aparelho. Em sua maioria, os programas para o iOS costumam ser mais pesados do que os similares produzidos para o Android.

Alguns exemplos: o WhatsApp tem 12 MB no Android e 18,6 MB no iOS, o Tumblr possui 5,4 MB no Android e 7,9 MB no iOS. Isso também acontece nos jogos. O Where’s My Water tem 48 MB no Android e 48,2 MB no iOS, e Angry Birds Star Wars tem 44 MB no Android – e 53 MB no iOS.

Conclusão: Xperia Z1 é o melhor da lista

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)O Xperia Z1 é o que mais se destaca neste comparativo (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Se forem somados todos esses pontos, o Xperia Z1 é o que mais se destaca no comparativo. Até porque, era o terceiro da lista em termos de armazenamento prévio, tem o Android, com tamanho médio menor dos aplicativos, e ainda aceita cartões de memória de até 64 GB. Ou seja, pode ter cerca de 75 GB de espaço.

Qual é o melhor smartphone à venda? Descubra no Fórum do TechTudo.

O Galaxy S4, por sua vez, fica na segunda posição, mas somente caso o usuário tenha um ótimo cartão microSD. Afinal, ele é o último da lista em espaço livre, com cerca de 9 GB, mas a possibilidade de expansão faz com que ele possa chegar a mais de 70 GB e garantir um ótimo espaço de armazenamento para o usuário.


Tela do Nexus 5 tem resolução Full HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 5, que tem 13 GB livres para o usuário (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Depois vêm os gadgets sem slot para cartões de memória. O melhor deles é o Nexus 5, primeiro na questão da memória interna inicial, com quase 13 GB. Depois, o iPhone 5S, que apesar de ter o iOS, possui quase 2 GB a mais de espaço interno (12 GB) do que o LG G2 (10 GB), último colocado no comparativo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Jesus
    2014-02-07T13:18:12  

    Somente dois tipos de pessoas reclama de iPhone: Pobre que não tem dinheiro pra comprar ou uma pessoa que nunca utilizou um !!!!!

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2014-02-07T13:18:12  

      Thiago Nogueira teu comentário é ridículo, é o tipo de pessoa que primeiro demonstra uma raiva gratuíta contra uma marca e segundo não respeita as outras pessoas, Iphone é um ótimo celular um aparelho de qualidade indiscutível por isso tem este sucesso todo, se teu Moto X é um aparelho igualmente bomm que ótimo temos opções no mercado cada um na sua cara saiba comentar com educação.

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2014-02-07T13:18:12  

      Gabriel Mece nada a ver cara, te liga! compre um e tire a prova, e sobre status, nem é é, porque hoje em dia os preços de celulares top que não sao Iphone já estão custando qause igual ou as vezes até mais.

  • Vinicius Oliveira
    2014-02-06T15:16:33  

    Eu sinto muito inveja do iPhone 5s... comprei a porcaria do Nexus 5 com sistema Androga que vive travando! Não posso ver uma simples foto do iPhone 5S que me dá uma tremedeira! Desculpem o meu desabafo...

    recentes

    populares

    • Vinicius Oliveira
      2014-02-06T15:16:33  

      Huahua, o comentário do Vinícius Oliveira foi hilário. Venceu a internet por hoje =). Mas percebi que teve gente que não entendeu...

    recentes

    populares

    • Vinicius Oliveira
      2014-02-06T15:16:33  

      kkkkkkkkkkkkk

  • João Oliveira
    2014-02-06T17:45:22  

    Faltou comentar que o Galaxy S4 aceita um Adaptador Micro Usb Macho Para Usb Femea permitindo que se ligue um PEN DRIVE nele. Legal hein!!!

    recentes

    populares

    • João Oliveira
      2014-02-06T17:45:22  

      Kerketj, e assim poder ficar pra sempre com seu espaço limitado para 32Gb, enquanto com o S4, você pode colocar + 64gb ou usar um pendrive e assim vai...

    recentes

    populares

    • João Oliveira
      2014-02-06T17:45:22  

      Thiago i dai, o Brasil explora trabalho escravos dos médicos cubanos para termos alguém para dar antibiótico para alguém com gripe e não dá nada, por que eu tenho de ter pena dos escravos coreanos??

  • Marcelo Baptista
    2014-02-07T08:54:55  

    E dizem que o usuário Apple é que é fanático. Não tem como comparar, a qualidade de um iPhone da Apple é infinitamente superior a qualquer outro Smartphone do mercado, a diferença é absurda. O que não entendo é o motivo de ter tanto Apple Haters por aqui, a maioria sequer experimentou um iPhone para dizer algo. O Sonho do Android é ser um iOS, o Sonho de um Smartphone é ser um iPhone, mas, "Nunca Serão"

    recentes

    populares

    • Marcelo Baptista
      2014-02-07T08:54:55  

      Vou de Z1. Sem igual...

    recentes

    populares

    • Marcelo Baptista
      2014-02-07T08:54:55  

      Se o sonho do Android é ser um iOS... porque o iOS 7 copiou descaradamente tanta coisa do Android e do WP?!

  • Matheus Santos
    2014-02-06T11:36:02  

    Como sempre, Samsung sinonimo de safadeza.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2014-02-06T11:36:02  

      Jacques, você é mais um manipulado pela mídia elitista brasileira, deixa de ser ignorante, puxa saco dos EUA, tudo que é coreano é sucesso aqui no ocidente, Honda, Toyota, Samsung, LG, Sony. Aposto que não tem dinheiro nem pra passagem de ida para os EUA

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2014-02-06T11:36:02  

      No lugar de coreano leia-se asiático.

  • Brunner Steinwoff
    2014-02-06T20:52:45  

    Não consigo entender essa lambeção de saco de alguns brasileiros por marcas estrangeiras. NO mundo nós somos os que menos temos motivos para ficar babando ovo delas. Pagamos mais caro que todo o resto do mundo e ainda ficam aqui fazendo propaganda e defendendo. É ser muito trouxa. Não digo que deveríamos boicotar, até porque seria impossível. Mas é o cúmulo do ridículo esses fanboys brigando para defender uma marca X (marca que não faz a menor cerimônia em explorá-los cobrando tais preços). E não contente, os infelizes ainda acham que estão tirando a maior onda. Sinto vergonha alheia disso!

    recentes

    populares

    • Brunner Steinwoff
      2014-02-06T20:52:45  

      Pensamento pequeno, complexo de vira-lata detected, até porquê todas as marcas são estrangeiras. É caro no Brasil? compre fora. Não consegue comprar? Não é por isso que tem que odiar. Ambição é bom e na medida certa não faz mal...

  • Renan Jesus
    2014-02-07T05:35:46  

    Ate hj nao sei como as pessoas comparam iPhone com esses outros lixo. Quem nasceu para ser "Androga" nunca sera um Apple !!!

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2014-02-07T05:35:46  

      Marcelo Baptista Como fiquei tanto tempo sem um smartphone com sistema fechadão q não da p por nem uma musica como toque kkk q piada

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2014-02-07T05:35:46  

      Luan Guimarães : Entao fique com o sistema abertao e cheio de VIRUS !!!!

  • Alexandre Machado
    2014-02-06T18:40:38  

    S4 é uma porcaria !! Quebra facil !! Vá ao reclame aqui e veja o numero de telas quebradas DO NADA !! E a SAMSUNG não troca !! Quebra quando ta carregando, quebra no bolso, quebra porque esquenta demais, quebra com queda de 30 cm e não estou falando do Gorilla Glass 3 estou falando do AMOLED interno !!

    recentes

    populares

    • Alexandre Machado
      2014-02-06T18:40:38  

      Tenho um S4 comprado nos States e discordo que ele seja frágil. Me desculpe a franqueza, mas o seu não deve ser original.

    recentes

    populares

    • Alexandre Machado
      2014-02-06T18:40:38  

      Luis Oliveira, você realmente acha que não sei o que é um telefone original? Pra começar o meu é original, tanto que a mulher da SAMSUNG falou que ia me cobrar R$ 950,00 pra trocar o display. Como falei pelo jeito você não foi atrás do reclame aqui. No entanto o seu é americano... Procurei no google S4 fragile e a primeira pagina....... Galaxy S4 Screen Cracks for no reason - Rogers Community

  • Fabio França
    2014-02-08T11:23:19

    Meu android só trava :(

  • Aleff Oliveira
    2014-02-08T11:07:47

    Na matéria esta dizendo que o Galaxy S4 vem só com a metade do armazenamento mas eu comprei um logo no lançamento e o meu veio com 12,15GB disponível o meu era a versão com 4G!

  • Eveline Mattos
    2014-02-07T15:54:47

    Tremenda palhacada isso tudo pq no android a menos que vc "coloque root" no telefone o SD é inutil pra apps, ja que na maioria nao se pode instalar no cartao... o android deveria acabar com essa limitacao. O que conta mesmo é a memoria ram do aparelho. O resto é pura ideologia

  • Thiago Nogueira
    2014-02-07T15:39:12

    Deviam ter incluído o Moto X, mas como a matéria é dirigida para o Sony não me admira a péssima reportagem.

  • Luís Fernando
    2014-02-06T16:05:17  

    engraçado! O Nexus 5 venceu, porem não colocaram foto do aparelho na matéria!

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2014-02-06T16:05:17  

      estou levando em consideração espaço interno, pois o cartão de memoria pode ser trocado por um com armazenamento maior!

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2014-02-06T16:05:17  

      nem relendo a materia voce entendeu? o nexus 5 nem entrada para cartao tem....

  • Gabriel Mece
    2014-02-07T14:13:20

    Quem pensa pequeno usa iphone

  • Henrique Trabach
    2014-02-07T07:24:53  

    só o brasileiro que acha q, quem tem iphone é o melhor, pq la fora até um mendigo compra um, ta pra nascer um povo que quer viver de status como o brasileiro, um celular que faz e recebe chamada já é o suficiente...

    recentes

    populares

    • Henrique Trabach
      2014-02-07T07:24:53  

      Totalmente desinformado. Qualquer loja da Apple nos EUA vive lotada, enquanto as lojas da Samsung vivem as moscas. Já vi esta cena em várias cidades.

    recentes

    populares

    • Henrique Trabach
      2014-02-07T07:24:53  

      A verdade é que a maioria dos brasileiros tem complexo de inferioridade. E através do produto importado eles se sentem menos complexados em relação a americanos, europeus etc. Por que você acha que no exterior não dão nem 1/5 da importância que o brasileiro dá as marcas? Porque aqui eles não se sentem inferiores a ninguém e não precisam de bens materiais para se sentirem respeitados. Quando estava na Alemanha estudando, não vi ninguém lá se gabando por ter um Apple, Samsung, Sony (etc) ou se sentindo superior aos outros por isso. Alguns brasileiros parecem que gostam de passar vergonha.

  • Leonardo Muricy
    2014-02-07T08:19:29  

    Só lixo aí na matéria! Sou muito mais o hiphone 6230 com sistema baseado em java! O sistema mal ocupa 200mb, fica cheio de espaço livre...

    recentes

    populares

    • Leonardo Muricy
      2014-02-07T08:19:29  

      kkkk tu tá de brinqueixon comigo né

  • Wesley Oliveira
    2014-02-07T08:09:12

    Deixem de mimimi. Os produtos da Apple possuem uma qualidade zilhões de vezes superior a qualquer outra marca. Comparar iPhone com celular de plástico só pode ser brincadeira.

  • Isaias Ferreira
    2014-02-06T18:01:32  

    Tenho um S4 4G com 28GB de espaço livre.

    recentes

    populares

    • Isaias Ferreira
      2014-02-06T18:01:32  

      Alexandre Machado quem tem acesso root pode fazer o celular reconhecer o cartão de memória como a principal para aplicativos.

    recentes

    populares

    • Isaias Ferreira
      2014-02-06T18:01:32  

      eu tenho um iphone 4 32gb com 20 gb livres =\

  • Arthur Freitas
    2014-02-07T08:26:25

    Aiii que apple tem isso aai q samsung aquilo, cara parece um bando de mariquinha.

  • Franklin Pereira
    2014-02-06T22:34:56  

    SO depende do gosto e da preferência de cada usuário, qual a necessidade de querer desmerecer um SO pra dizer que A, B ou C é melhor?

    recentes

    populares

    • Franklin Pereira
      2014-02-06T22:34:56  

      o que posso dizer é, tive um ipbone 1 e sempre foi perfeito (quase, existe o itunes), depois tive um android 2.2 e sempre foi um lixo, tanto que troquei por um nokia 2g que só faz ligação e nada mais e me senti melhor servido que com aquele lixo da samsung e da google, hoje tenho um iphone 5 e continua perfeito (tirando o itunes ainda). Pretendo comprar agora um tablet que possua 4g e prefiro um com android, pois mesmo com a péssima experiencia com esse SO, gosto de variar e espero me surpreender com o android de hoje, mas não tem como negar que a apple é superior ao google, ainda.

    recentes

    populares

    • Franklin Pereira
      2014-02-06T22:34:56  

      Vinicius Mello, o erro está que você pegou uma das piores versões do android e da pior marca que usa android, o android evoluiu bastente, compre um nexus 5, nexus 4 e moto x e use junto com seu iphone, você verá que o ios não perde em nada para esses smarts que estão com o android puro na sua ultima versão, eu gosto dos dois, mas para casos diferentes, o android me atende melhor no smart e o ios me atende melhor no tablet.

  • Luiz Dantas
    2014-02-06T19:55:25  

    Ja tive um Iphone 4 e um Samsung S4 pela empresa. Hoje tenho um MOTO X, e posso afirmar, o moto não perde para os dois

    recentes

    populares

    • Luiz Dantas
      2014-02-06T19:55:25  

      Ai discordo, até o razr eram medianos... mas o moto x e o moto g, a motorola acertou em cheio

    recentes

    populares

    • Luiz Dantas
      2014-02-06T19:55:25  

      Se um celular lê e-mails, manda e recebe SMS, chamadas e utiliza os principais apps, tudo de maneira satisfatória não tem o porque brigar pra ver o que é melhor posto que cada um sabe o que precisa. É algo subjetivo. Particularmente só tenho iphone devido ao meu histórico de ter sempre aparelhos da marca que cumprem o papel que eu necessito no dia a dia e devidos a biblioteca musical já adquirida no iTunes.

  • Brunner Steinwoff
    2014-02-06T21:05:54  

    Não consigo entender essa lambeção de saco de alguns brasileiros por marcas estrangeiras. NO mundo nós somos os que menos temos motivos para ficar babando ovo delas. Pagamos mais caro que todo o resto do mundo e ainda ficam aqui fazendo propaganda e defendendo. É ser muito trouxa. Não digo que deveríamos boicotar, até porque seria impossível. Mas é o cúmulo do ridículo esses fanboys brigando para defender uma marca X (marca que não faz a menor cerimônia em explorá-los cobrando tais preços). E não contente, os infelizes ainda acham que estão tirando a maior onda. Sinto vergonha alheia disso!

    recentes

    populares

    • Brunner Steinwoff
      2014-02-06T21:05:54  

      O fascínio por marcas importadas já faz parte da cultura do brasileiro. Para a maioria de nós, o que é nacional não presta, é sempre de qualidade inferior ao importado. Só de ouvir a palavra "importado" já se pensa em algo de qualidade, superior, que vai trazer "status". E "status" no Brasil é quase que uma obsessão pelo luxo, para quem enriquece ou quer se fazer passar por rico. Dai vem essa "puxação de saco". Para muitos brasileiros, infelizmente, pagar mais caro por algo é visto como algo positivo. Para gente fútil, exclu$ividade e o$tentação são fundamentais para o ego e a imagem.

  • Lucas Helano
    2014-02-06T21:35:46

    artigo lixo ein...

  • Othonunes
    2014-02-06T20:11:04

    nao troco meu iphone 5s por nem um desse ae nem por 2 ou 3 desses so quem usa apple sabe a qualidade dos produtos macbook iphone uso apple ja tive android a maior vantagem da apple e nao entrar virus isso ja ganha de todos esses ae q vc nao poder baixar nada e se vc colocar um anti virus sempre chega um alerta app infectado kkkkkkk

  • Luiz Messias
    2014-02-06T18:57:39

    Tenho o Xperia ZQ com micro sd de 64gb e funciona muito bem!! em março vai fazer um ano que tenho o celular e nunca travou!!!