Impressora

22/02/2014 08h40 - Atualizado em 13/08/2014 10h53

Entenda por que apenas um quarto do cartucho de tinta possui corante

Pedro Cardoso
por
Da redação

Erro comum entre os donos de impressora é achar que existe apenas tinta em um cartucho. Entender o que vem dentro, e a tecnologia envolvida, ajuda o consumidor na hora de escolher o produto certo para os seus projetos e a entender o preço que está pagando por um item original.

Thom Brown, especialista da HP, demonstra como os aditivos químicos corretos influenciam na qualidade do produto (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Thom Brown, especialista em suprimentos, demonstra como os aditivos químicos corretos influenciam na qualidade do produto (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)

Um dado interessante é que apenas 27% do conteúdo de um cartucho de tinta é preenchido pela substância responsável pela cor. O resto, os outros 73%, é uma difícil combinação química de elementos que farão a tinta secar mais rápido no papel, lubrificar o cartucho, proteger o seu trabalho de respingos de água, entre outras funções. Na tabela abaixo, veja tudo o que está presente no cartucho original que você compra, com fórmula patenteada pela HP.

27%
 Corante;6% Surfactante
17% Aditivo antiobstrução por resíduos;6% Cosolvente;
15% Amortecedor;2% Umectante;
13% Aditivo antiespiral;
2% Polímero ligante;
11% Conservantes;1% Agente quelante;

Os números também impressionam quando conhecemos a tecnologia envolvida em um cartucho de impressão. "Cada um desses pequenos objetos possui 500 bicos por onde passam a tinta até o papel e, cada um destes bicos, possui a espessura de um terço do fio de cabelo", explicou Thom Brown, especialista em tecnologia de suprimentos da HP.

Por causa desta espessura tão ínfima, o segundo item com maior presença na composição química da tinta é o "aditivo antiobstrução por resíduos". Ele é o responsável por manter a cabeça de impressão sempre limpa.

Diferentemente do que percebemos, o cartucho não "cospe" uma gota de tinta no papel. Na verdade, um fio de tinta é criado para que, no momento que encostar na folha, este fio se rompa na metade e a parte mais próxima do cartucho volta para o bico para participar da lubrificação, garantindo que a tinta não seque.

Velocidade de impressão: onde a tinta influencia?

Seria normal pensar que, para construir um produto que imprima em alta velocidade, é necessário apenas concentrar esforços na parte física, no carro de impressão e no cartucho. Mas o avanço na química da tinta do cartucho tem papel fundamental nesse processo.

A série de impressoras HP Office Pro X é um exemplo. Para lançá-la no mercado, o último passo foi desenvolver uma tinta que secasse tão rápido que a impressora conseguiria imprimir até 70 páginas por minuto sem que a folha seguinte manche ao tocar na anterior. E isto foi feito. "A HP levou dois anos e meio na pesquisa para desenvolver esta tinta", comentou o gerente de desenvolvimento de negócios de suprimentos da HP Brasil, Márcio Furrier.

Impressora para escritórios HP Officejet Pro X551dw (Foto: Reprodução)Impressora para escritórios HP Officejet Pro X551dw (Foto: Reprodução)

Ainda falando de velocidade de impressão, as gotas de tintas dos cartuchos HP são disparadas a 50 km/h, com repetições que podem ir até 36 mil vezes por segundo. O resultado são até 72,9 milhões de combinações de cores, com tonalidades diferentes, para compor a fotografia o mais real possível.

Vale ressaltar que estas propriedades são encontradas apenas nos cartuchos originais da empresa. Para saber quais as desvantagens de comprar um cartucho pirata, e como identificar um recondicionado, além da diferença entre recarregado e remanufaturados, o TechTudo explica para você.

Quer saber dicas de impressoras multifuncional boa e barata? Veja no Fórum TechTudo

* Pedro Cardoso viajou a São Paulo a convite da HP


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junnior Borges
    2018-08-24T04:53:26

    Resumindo, nunca compre uma HP na sua vida, ela simplesmente não presta.

  • Helio Leite
    2017-03-25T14:47:58

    isso aí é um engana troxa já vi coisa parecida, o que o fabricante não informa é a distancia de cobertura ,se tiver no carro a o ladrão roubar e distanciar 1km já era, a distancia maxima é de 30 metros se quer um rastreio eficiente procure por um via satelite.

  • Alex Corrêa
    2014-02-22T12:19:40

    Tudo isso só pra fazer propaganda dessa impressora da HP? Essa página tá cada vez pior...Até parece que é o Milton Neves quem gerencia!

  • Otacilio Bueno
    2014-04-07T16:22:30

    O maior problema é que no mundo da tecnologia nós brasileiros sempre levamos a pior ...é na qualidade dos produtos importados que só vem os piores prá nós...é no preço e velocidade da internet... é na qualidade do sinal das operadoras de celular...no restante do mundo elas não trapaceam assim...somos tapeados e ninguém do governo se incomodam...eles estão levando a fatia que lhes cabem...como bons brasileiros ainda não sabemos votar.......

  • Edson Pereira
    2014-02-23T12:58:11

    Se o cara se comprometer em usar só tinta original, a fábrica pode dar a impressora de graça. A tinta é tão cara que, lá pela quarta ou quinta carga, paga a impressora. Tinta para impressora é o liquido mais caro do mundo. Não justifica.

  • Rander Pereira
    2014-02-23T07:38:51

    Foi muito bom conhecer um pouco dessa tecnologia, é claro que para nós consumidores isso não justifica o preço, mas muita coisa dita na matéria muitos não conheciam, mas como um bom brasileiro, o reclamar é a melhor parte.

  • J.s Neto
    2014-02-22T18:07:39

    Montagem horrível feita com a página impressa.

  • Adm Bitenccourt
    2014-02-22T16:20:21

    Matéria criada apenas para fazer propaganda para a HP. Eu mesmo recarrego meus cartuchos comuns. Compro o frasco de tinta a 50 reais (igual a 5 recargas na loja) e faço 50 recargas usando apenas seringa a mais de 3 anos. Cartuchos HP, nunca entupiu, nunca manchou ou molhou a folha.

  • Claudio Lima
    2014-02-22T14:07:44

    Não encontrei "Informe Publicitário"...

  • Antonio Junior
    2014-02-22T13:37:53

    Materiazinha encomendada hein

  • João Marretas
    2014-02-22T13:11:44

    Uma propaganda feita com a sutileza de um coice de mula.

  • Lucas Valente
    2014-02-22T12:52:35

    Conversa mole pra justificar o preço da tinta mais caro que ouro !