Internet

27/02/2014 15h10 - Atualizado em 28/02/2014 11h37

Facebook e Instagram caem no samba; Grande Rio terá carros interativos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

As inovações trazidas pela Internet estão chegando ao carnaval carioca. Na folia de 2014, dois carros alegóricos da escola Grande Rio vão integrar fotos e vídeos gerados pelo público por meio das redes sociais. A ação conta com o apoio do Facebook e do Instagram e de vários artistas ligados à escola.

Apps para Carnaval: mapas, guia e ferramentas para se dar bem na folia

O tema escolhido pela Grande Rio é a história do município carioca de Maricá e da cantora Maysa, que nasceu na região. A interatividade começa logo no primeiro carro da escola, que é equipado com um monitor de LED curvo com dimensões de 10 x 5 metros que exibirá fotos do mar enviadas pela web.

Carnaval.vc convida para enviar vídeos para Facebook e Instagram na Sapucaí (Foto: Reprodução/Carnaval.vc)Carnaval.vc convida para enviar vídeos para Facebook e Instagram na Sapucaí (Foto: Reprodução/Carnaval.vc)


O segundo carro temático mostra a "viagem de Maysa para o mar" e é decorado com cinco veículos: três Kombis e dois Fuscas. As janelas foram substituídas por 154 monitores com vídeos dos usuários.

Cadastro e hashtag

Para participar do desfile, o internauta deve se cadastrar no site carnaval.vc/granderio e compartilhar seus vídeos e fotos com a hashtag #vaigranderio. Os interessados podem usar contas do Facebook, Instagram, Google+ e Twitter para se inscrever e participar enviando seu prórpio conteúdo.

As mídias recebem pontos para integrar um ranking com as melhores e concorrem à "prêmios": além de serem exibidas durante o desfile, os usuários poderão também receber vídeos feitos por personalidades ligadas à escola e postados em suas próprias redes sociais agradecendo a participação no desfile.

Curadoria de conteúdo

Um pouco antes do início do desfile da Grande Rio, marcado para o dia 3 de março (segunda-feira) às 22h, as fotos e vídeos selecionados serão descarregados em servidores localizados no interior dos carros alegóricos. Isso significa que o conteúdo não será atualizado em tempo real. A expectativa da Grande Rio é que pelo menos 1,5 milhão de pessoas "participem" do desfile na Sapucaí através dos carros interativos e de suas mídias enviadas pela Internet.

O diretor técnico do Carnaval.vc, Edson Pavoni, explica que a maior dificuldade do projeto foi superar os desafios técnicos. “Cada um dos monitores dos carros alegóricos está ligado a um chip Raspberry Pi, que funciona com um sistema operacional desenvolvido especialmente para isso”, revela.

Monitores de carro alegórico vão mostrar vídeos de internautas (Foto: João Kurtz/TechTudo)Monitores de carro alegórico vão mostrar vídeos de internautas na Kombi colorida (Foto: João Kurtz/TechTudo)


Outra preocupação foi a segurança: “Nós temos três vezes mais equipamentos que o necessário para garantir que não haja falhas na hora do desfile”, acrescenta Pavoni. Também há a necessidade de garantir que que o conteúdo divulgado esteja de acordo com a proposta da Grande Rio.

As fotos e vídeos enviados para a plataforma passam por dois filtros: um automático, baseado em algoritmos, que detecta a existência de pessoas. O segundo filtro é manual: um grupo de pessoas que assiste e seleciona os vídeos e fotos apropriados para a ação, evitando conteúdo inadequado.

A ideia de misturar carnaval com Internet surgiu como uma tentativa de renovar os desfiles. “Nós queríamos repensar a forma como o carnaval é feito e propor um novo modelo de negócios para algo que é basicamente o mesmo há 30 anos”, explica Pavoni.

Parceria com redes sociais

A proposta foi feita pelo Carnaval.vc para a Grande Rio e mesmo antes do carnaval já estava fazendo sucesso, o que atraiu o Facebook: “Nós estávamos em busca de iniciativas simples e pertinentes, que atraíssem o público”, conta o líder da área de Parcerias Estratégicas com Pessoas Públicas e Grandes Eventos do Facebook e do Instagram no Brasil, Chris Rôças. “Eu vi a ação e era algo que você pensa 'como nunca me ocorreu antes?', e nós quisemos participar”, acrescenta.

Como remover vírus do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

O Facebook entrou em contato com a escola, com quem firmou a parceria. “Nós temos nos posicionando como plataforma de conversa, com o objetivo demonstrar visões de mundo diferentes”, aponta Rôças. Ele lembra que a rede social também tem interesse em outros eventos de grande porte que vão acontecer no país, como a Copa do Mundo e que virão mais novidades por aí.

No barracão da Grande Rio, os carros alegóricos ainda são mistério. Resta esperar para vê-los na avenida, com mais de cem telas conectadas. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares