Tablet

23/02/2014 17h20 - Atualizado em 23/02/2014 17h27

Fundador do WhatsApp pede desculpas e explica falha global no aplicativo

Melissa Cruz Cossetti
por
Para o TechTudo

Após a falha mais longa já apresentada pelo WhatsApp Messenger, popular serviço de mensagens que recentemente foi comprado pelo Facebook por US$ 16 bilhões, o fundador do app, Jan Koum, divulgou um pedido de desculpas pelo tempo de inatividade que chegou a superar quatro horas no último sábado (22). Segundo o ucraniano, o problema não teve a ver com a negociação, nem com uma possível "migração".

WhatsApp e Facebook: tire todas as dúvidas sobre a compra

WhatsApp cai pela segunda vez neste sábado, cerca de três horas após serviço ser restabelecido (Foto: Arte/Divulgação) (Foto: WhatsApp cai pela segunda vez neste sábado, cerca de três horas após serviço ser restabelecido (Foto: Arte/Divulgação))WhatsApp cai pela segunda vez neste sábado, cerca de três horas após serviço ser restabelecido (Foto: Arte/Divulgação)


Em e-mail a um site de tecnologia americano, Koum explicou algumas questões técnicas que causaram o problema, assumindo ser este o maior bug já enfrentado pelo aplicativo. "Essa foi a nossa interrupção (de serviço) maior e mais longa em anos e afetou todos os nossos usuários", disse Koum em um e-mail ao The Verge. 

Segundo Koum, o culpado pelo desastre no sistema na tarde de sábado foi um roteador de rede que apresentou defeito, o que causou uma falha em cascata que acabou afetando os servidores WhatsApp que não conseguiu enviar e entregar as mensagens para os usuários do mensageiro. 

Embora tenha citado um "culpado", Koum não entrou em detalhes sobre a origem dos problemas apresentados pelo roteador. Entretanto, se tratando de um problema de conexão, é possível descartar como causa da falha uma sobrecarga nos servidores a partir da publicidade gerada após a compra do app pelo Facebook. 

Fórum TechTudo: veja as sugestões de smartphones baratos que rodam o Whatsapp

O fundador do mensageiro disse ainda que, sua equipe está tomando novas medidas para se proteger contra novas falhas e ter certeza de que não se repetirão. 

Via The Verge

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Ramos
    2017-05-04T08:49:10

    Acredito que isto poderia acontecer em qualquer serviço, um serviço que opera 24h no ar, todos os dias. Porque um equipamento não pode apresentar defeito, é obvio que sim!

  • Pedro Costa
    2014-02-23T20:27:41  

    NÃO VAI TER COPA!

    recentes

    populares

    • Pedro Costa
      2014-02-23T20:27:41  

      Gente, já passou da hora de vocês começarem a entender sarcasmo. Pelo amor de Deus.

    recentes

    populares

    • Pedro Costa
      2014-02-23T20:27:41  

      O carinha ali em cima, acha que se explodir uma bomba atômica, vai explodir só a sala da casa do cara!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk