19/02/2014 06h00 - Atualizado em 19/02/2014 06h00

Google limita o uso de cartões microSD em dispositivos com Android 4.4

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android 4.4 (KitKat), lançado no segundo semestre de 2013, deverá restringir o uso de cartões microSD em smartphones e tablets nos quais está instalado. Segundo a documentação oficial do sistema, novas permissões incluídas pelo Google impedem que apps usem livremente as chamadas “memórias secundárias”. A limitação era inexistente até a versão 4.3 do software móvel.

Foto vazada na web reafirma rumor: Galaxy S5 deverá ter câmera de 16 megapixels

Smartphones com entrada para cartão microSD poderão ser prejudicados com atualização para Android 4.4 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) (Foto: Smartphones com entrada para cartão microSD poderão ser prejudicados com atualização para Android 4.4 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo))Smartphones com entrada para cartão microSD poderão ser prejudicados com atualização para Android 4.4 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Disponível desde seu lançamento, o suporte a cartões microSD no Android sempre foi uma das vantagens frente ao seu maior concorrente, iOS, da Apple. Isso porque os cartões expandem a memória dos dispositivos conforme a necessidade do usuário. No entanto, parece que o Google está voltando atrás.

Qual sistema operacional vale a pena usufruir? iOS X Android X BlackBerry?  Comente no Fórum

A partir do KitKat, aplicativos antes livres para gravar informações na memória externa podem tornar-se restritos à sua pasta de instalação. A mudança não afeta a maioria dos programas da plataforma, porém prejudica o uso dos apps gerenciadores de arquivos.

Para funcionar, esse tipo de aplicativo requer permissão para ler e gravar em qualquer pasta do sistema, inclusive nos cartões microSD. Afinal, sua principal utilidade é, justamente, gerir de forma completa os itens armazenados na memória.

Vale lembrar que, até o momento, os únicos aparelhos já atualizados para o Android 4.4 disponíveis no Brasil não têm entrada para cartões microSD – Moto X e Moto G; e Nexus 4 e Nexus 5. Portanto, não se sabe como os gerenciadores de arquivos serão implementados em dispositivos como os da Samsung, já que a linha Galaxy deve receber o KitKat em breve.

Via Android Community

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodolfo
    2014-02-19T09:24:30  

    Se eles tivessem vergonha na cara e desenvolvessem com o minimo de 64 gb, eu até aceitaria.... o que são 16gb para quem vai ter uma camera de 16megapixel?

    recentes

    populares

    • Rodolfo
      2014-02-19T09:24:30  

      Joe Max Conhece 3G, 4G e wi-fi brasileiros? São bem velozes né? Então tenta viver no mundo das nuvens que vai dar "serto".

    recentes

    populares

    • Rodolfo
      2014-02-19T09:24:30  

      UFA! Ainda bem que temos o professor Mauricio para nos corrigir. OPA, espera um pouco, tem um ultimo paragrafo na reportagem...UAU!! Tem o nome de QUATRO aparelhos que JÁ NÃO TEM SEQUER o acesso a memória externa... puxa vida, deixa eu EXAMINAR a reportagem NOVAMENTE........UAU! Não encontrei a palavra "APENAS" e nem a palavra "SOMENTE" ... UÉ Mauricio toda essa fanfarronice para dar o atestado de orelhão?

  • Rodrigo Correia
    2014-02-19T13:42:52

    se tirar o microsd nunca mais compro Android.. vou comprar logo Apple ou Windows Phone.. A unica vantagem do android sobre o apple e o cartao de memoria.

  • Compremuito
    2014-02-19T14:47:47  

    Cartão de Memoria para celular, Sony, Galaxy, Iphone, CompreMuito ponto com, é só tirar o ponto e colocar o simbolo, que vc chega lá. Capas e peliculas também.

    recentes

    populares

    • Compremuito
      2014-02-19T14:47:47  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Compremuito
      2014-02-19T14:47:47  

      Seria uma boa ideia rodolfo,apple limita a sua memoria de qualquer produto.

  • Urubu Rei
    2014-02-19T11:25:49  

    ESTÁ DECEPCIONADO COM O SEU ANDROID? NADA QUE UMA BOA LIXEIRA NÃO RESOLVA.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-02-19T11:25:49  

      Eu estou decepcionado com os fanboys da Apple, o iPhone é um ótimo celular mas tem muita gente estúpida usando um, o que faço com eles????

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2014-02-19T11:25:49  

      urubu só entende de assuntos banais! Vai para a página do coisa-ruim!

  • Rubens Junior
    2014-02-19T13:33:05  

    Os aparelhos android modernos tem configurações de processamento e memória bem robustas buscando desempenho cada vez melhor, com isso rodar aplicativos ou informações a partir de um cartão (quase sempre com qualidade duvidosa) se torna um gargalo. O que as empresas querem é obter o melhor desempenho do aparelho sem a interferência destes cartões. A grande maioria dos consumidores desconhece que em aparelhos de desempenho superior deve-se usar cartões classe 10.

    recentes

    populares

    • Rubens Junior
      2014-02-19T13:33:05  

      É, quer dizer que depois de tantos anos só agora o Google achou a solução pros problemas de lentidão do Android? Não sei porque, mas acho que em matéria de lentidão não vai mudar muita coisa. Vai mudar quando o Google fizer uma interface Android sem aqueles 200 aplicativos inúteis que a gente não pode excluir.

    recentes

    populares

    • Rubens Junior
      2014-02-19T13:33:05  

      Meu Moto G não tem suporte a cartão de memória. O desempenho dele é superior ao meu antigo Galaxy S4. Eu suspeito que seja por causa do micro SD v-agabundo que eu usava. hehehe Além disso, o Moto G não tem "aqueles 200 aplicativos inuteis que a gente não pode excluir", o que ajuda no desempenho também.

  • Clayton Jr
    2014-02-22T20:04:44

    Google = Cyberdyne Skynet

  • Joao Garcia
    2014-02-19T09:15:06  

    o android é uma b*osta justamente por isso , todo mundo usa cartao ching-link lentos , e isntala todos os app e games no cartao na hora de rodar é logico que vai travar ... WP e IOS trava menos por que nao tem ou nao permite instalar apps no cartao sd .. quem sabe agora o "travadroid" deixa de ser travadroid e se torna fluidodroid que nen IOS e WP

    recentes

    populares

    • Joao Garcia
      2014-02-19T09:15:06  

      Silvio Santos, você é o que????? Melhor do que os outros só pq tem um iPhone???? Pq o usuário de iPhone fala tanta porcaria, como por exemplo o de dizer que a Apple inventou o leitor biométrico por exemplo, o que o munda inteiro já sabe não é verdade??? À propósito, não acho o iPhone ruim, pelo contrário, mas acho que os fanboys da Apple que são metidos a experts e sequer sabiam o que existia tela touch screen antes do iPhone. Aposto q vc nunca viu um celular android na vida.

    recentes

    populares

    • Joao Garcia
      2014-02-19T09:15:06  

      Silvio Santos, e outra: dei a minha opinião técnica, coisa q fanboy da Apple não tem nem nunca vai ter. iPhone é bom? É ótimo. Porém, EU SEI A DIFERENÇA ENTRE O IPHONE E ANDROID. Aprende a mexer no seu iPhone e também em outros celulares antes de vir aqui dar opinião. Opinião dá quem pode, não qualquer descerebrado.

  • Rafael Bandeira
    2014-02-19T10:41:39  

    Daí o aparelho vem com a memória interna lotada de app's inúteis que você não pode excluir, logo não podendo usar a memória secundária, resta comprar o modelo novo que custa 3x o valor e tem alguns GB de memória a mais, estratégia to vendo que minha próxima compra terá de ser um iOS.

    recentes

    populares

    • Rafael Bandeira
      2014-02-19T10:41:39  

      Amigo tente dar uma olhada no WP...vai se surpreender

    recentes

    populares

    • Rafael Bandeira
      2014-02-19T10:41:39  

      Bem lembrado... Citei apenas o iOS, mas o WP é uma excelente opção também.

  • Compremuito
    2014-02-19T14:42:47

    Cartão de Memoria para celular, Sony, Galaxy, Iphone, CompreMuito ponto com, é só tirar o ponto e colocar o simbolo, que vc chega lá. Capas e peliculas também.

  • João Ferreira
    2014-02-20T02:02:02

    Sou usuário de iPhone desde a versão 3GS, e certamente não existe aparelho melhor no mundo. Portanto para fim de trabalho acabei comprando um Moto G devido ser um aparelho dual chip. Está aí uma grande sacada que o Google está dando atenção somente agora, aparelhos sem cartão de expansão ou bateria removível, certamente são mais estáveis. Por isso o sucesso do Moto G, Moto X, Nexus 4 e 5. Uso pessoal, iPhone, trabalho, Moto G e meu iPad. Ao invés de brigarem entre marcas, pq não explorá-las junto? IPhone/Moto G/iPad 4 estou bem servido!!!

  • Jeferson Santos
    2014-02-19T18:21:09

    Engraçado é ler "microSD no Android sempre foi uma das vantagens" sendo q o único Android puro realmente nunca teve cartaoSD q era os nexus e os atuais q são os Motorola e Nexus tb nao tem. SD so da problema, deixa lento o sistema, ocorre travamentos, tudo pq o SD tem um limite de tempo de vida e existe muitas falsificações no mercado. Certo esta a Google em limitar isso no seu SO se realmente quiser deixar o Android mais estável. Cabe as montadoras fazer uma memoria interna nos SmarthPhone boa o bastante para nao precisar de SD.

  • Danilo
    2014-02-19T17:01:53

    Ai você compra um aparelho que vem com 16gb sendo que o sistema operacional ocupa 8Gb. TA "SERTO"!

  • Luiz Nogueira
    2014-02-19T16:55:30

    Não entendo essa guerra que é travada entre Simpatizantes de um ou outro sistema, cada um é livre para adaptar-se a Android ou o que quer que seja. Seja por questões economicas de praticidade cada um sabe o que melhor pra si. Quem pode pagar por um melhor ,que o faça, mas não fique jogando na cara de ninguem. Seja feliz com o que pode. Particularmente prefiro o Android, entendo suas limitações e o uso sem problemas. Quando não quiser mais , jogo fora e pronto. A respeito do cartão sd quero dizer que Bill Gates tentou monopolizar a informatica sem sucesso. Trata-se d territorio livre criaçã.

  • Joe Max
    2014-02-19T11:56:37  

    A tendencia é realmente acabar com cartões de memória. Quem usa armazenamento em nuvem e recursos OTG sabe do que estou falando.

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-02-19T11:56:37  

      Não confio que meus arquivos estão 100% seguros na nuvem. OTG ainda não é a melhor solução também, apesar de eu ter um adaptador desses pro tablet. Não abro mão do meu cartão de 16GB sdhc não.

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-02-19T11:56:37  

      Você não mora no Brasil né? 3g aqui...

  • Dom Diego
    2014-02-19T15:57:02

    Eu sinceramente não intendo, todas grandes empresas pagam milhões para seus CEO, pesquisas, analistas e etc. E lançam porcarias como por exemplo esse novo android travando os SD no caso do Google, o windows 8 que força a interface metro no caso da Microsoft, o Game Cube que era caro para burro e não utilizava todo hardware no caso da Nintendo, e tantos outros erros estratégicos infantis que afastam os consumidores. Falta lógica e um pouco de bom senso no mundo empresarial.

  • Claudio Avila
    2014-02-19T14:34:15

    Por favor demite o redator dessa notícia! Sério?! O fato de precisar de permissão é benéfico seu estúpido. Serve pra proteger os usuários! Bah por favor estagiários pra notícias de tecnologia não! Vai estudar jovem.

  • Leandro Ribeiro
    2014-02-19T13:53:46  

    Por isso eu sou a Maçã , da um join galera da Maçã !!!!!

    recentes

    populares

    • Leandro Ribeiro
      2014-02-19T13:53:46  

      Esqueça a Apple. Ela também te escraviza. Linux p/ smartphone será solução.

  • Rodrigo Lage
    2014-02-19T13:59:38

    Meu Deus, a Google lançou o Kitkat para poder ser usado em smartphone de baixo custo, aqueles com 512 de Ram, porém estes mesmo vem com memória interna de no máximo 4 Gigas, o povo vai sofrer viu....rs

  • Renan Leite
    2014-02-19T09:28:23  

    E ai vem a Microsoft cada dia mais ganhando mercado e a Google e Apple perdendo ... aow aow aow Seguraa WP ta vindo forte ai ...as vendas de WP já superaram IOS agora que venha o Android.

    recentes

    populares

    • Renan Leite
      2014-02-19T09:28:23  

      ah, clabocakra

  • Antonio Junior
    2014-02-19T12:34:15  

    Ou você compra um caro com 16gb ou 64gb ou você fica na eterna pobreza dos 4gb. É um jeito de forçar o consumismo.

    recentes

    populares

    • Antonio Junior
      2014-02-19T12:34:15  

      É um jeito deles forçarem aqueles serviços que quase ninguém usa.

    recentes

    populares

    • Antonio Junior
      2014-02-19T12:34:15  

      Realmente é complicado. A motorola oferece 50GB na nuvem por 2 anos pra quem compra o Moto G, mas com a qualidade da rede móvel aqui do brasil fica inviável demais.

  • Sergio Almeida
    2014-02-19T13:16:04

    Consegui me livrar do pouco consumismo que tinha, não compro mais smartphones, todos descarregam em 24 horas a bateria se vc usar o face e tirar muitas fotos, e não quero tablet ou notebook,, to fora

  • Ricardo Almeda
    2014-02-19T13:00:56

    Matéria mau escrita, falou, falou e não disse o motivo de restringir o uso de cartões.

  • Helder Santos
    2014-02-19T12:44:17

    Ah ta!Falam do Android, mas e o iBosta q tbem tem versões com 16Gb como q faz?

  • Mauricio Santos
    2014-02-19T12:23:43

    Como o software atual do meu S4 me atende bem não vou atualizar mais e esperar o Iphone com tela maior (no mínimo '5)...

  • Joao Santos
    2014-02-19T12:20:25

    A ralé (90%) só usa smartphone para ostentação e jogar candy crush, então tá ótimo. Quem entende um pouco mais, vai no XDA e coloca uma Cyanogen, AOKP, Paranoid, e tá tudo resolvido, além de ficar muito (infinitamente) melhor em visual e processamento.