04/02/2014 07h07 - Atualizado em 04/02/2014 07h07

iOS 8 e relógio inteligente da Apple podem ter foco na saúde do usuário

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Apple parece já ter definido seus planos para o relógio inteligente iWatch e para o iOS 8. Rumores recente apontam que a companhia norte-americana deve incluir ferramentas voltadas para a saúde e o bem-estar dos usuários, tanto no especulado gadget quanto na próxima versão do sistema operacional móvel. O relógio traria, ainda, uma tecnologia com carregamento solar e sem fio (wireless) de fábrica.

Já é possível comprar o Google Glass? Veja as restrições dos óculos inteligentes

Apple pode investir em ferramentas voltadas para a saúde e atividade física (Foto: Flickr / Ed Yourdon / CC BY-SA 2.0)Apple pode investir em ferramentas voltadas para a saúde e atividade física (Foto: Flickr / Ed Yourdon / CC BY-SA 2.0)

Os diversos rumores sobre o interesse da Apple na área da saúde surgiram após a contratação de dois especialistas na área. O primeiro é Nancy Dougherty, que trabalhava em um projeto de um acessório Bluetooth capaz de monitorar a frequência cardíaca, respiração e temperatura corporal. Já Ravi Narasimhan ajudou a desenvolver dispositivos móveis voltados ao bem-estar, integrados aos smartphones. Ambos poderiam ajudar no desenvolvimento do relógio iWatch, especulado desde o último ano.

De acordo com um relatório do site especializado 9to5Mac, ainda, outro produto da Apple que deve ganhar funções especializadas é o iOS. A próxima versão do sistema operacional traria um aplicativo nativo chamado “Healthbook”, capaz de gerenciar dados sobre a saúde e ginástica dos usuários. Será possível, por exemplo, guardar informações sobre pressão arterial, queima de calorias e desempenho em atividades físicas.


Que funções você quer ver no iWatch da Apple? Participe do debate no Fórum do TechTudo

O Healthbook seria também o responsável por fazer a integração entre o iPhone e os sensores do iWatch. Na prática, o app funcionaria de forma similar a outros apps do mercado, como o Nike+ Training e o Adidas MiCoach.

Carregador solar embutido e recarga sem fio

Outro rumor sobre o relógio inteligente da Apple, divulgado nesta segunda-feira (3) pelo New York Times, é que o dispositivo trará uma película embaixo da tela capaz de fazer recargas com energia solar. A medida seria uma forma de resolver uma das principais reclamações de donos de smartwatch: a autonomia de bateria. Para se ter uma ideia, o Galaxy Gear, da Samsung, precisa ser recarregado a cada 24 horas.

É esperado também que a Apple anuncie um novo sistema de carregamento sem fio. A expectativa é que tanto o iWatch quanto o iPhone 6, previstos para chegar em setembro, contem com o novo recurso. No entanto, ainda não se sabe se o carregamento será semelhante ao da Nokia, que usa uma base para carregar seus Lumias, ou se trará algum diferencial.

Via 9to5Mac e The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Galao
    2014-02-04T09:42:07

    muito bom, será que terá tela flexível tb!!