Celular

17/02/2014 06h00 - Atualizado em 17/02/2014 16h04

Moto X ou Nexus 4? Confira o comparativo de celular da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Dois dos modelos com o novíssimo Android 4.4 "Kitkat" são os destaques no comparativo desta semana. O Nexus 4, fabricado pela LG, enfrenta o Moto X, um dos dois filhos deixados pelo Google enquanto esteve à frente da Motorola. Veja quem é melhor nas oito categorias pelas quais os colocamos para duelar.

Testamos o Nexus 5, o smartphone "embaixador" do Google

Moto X ou Nexus 4? Confira o vencedor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)Moto X ou Nexus 4? Confira o vencedor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Moto X

É inegável que ambos os aparelhos sejam muito bons no quesito performance. O Moto X, porém, leva vantagem por vir com um hardware mais atual e poderoso. Ele vem equipado com um processador dual-core rodando a 1,7 GHz ao lado de um núcleo de computação contextual e outro de voz. Somados aos quatro núcleos da GPU Adreno 320, são oito núcleos para fazer o Android rodar com uma fluidez impecável.

O Nexus 4, por outro lado, tem uma performance ligeiramente inferior, apesar de ter os mesmos oito núcleos totais considerando CPU e GPU – porém com um processador quad-core a 1,5 GHz. O Adreno 320 para gráficos é o mesmo.

Motorola Moto X (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Motorola Moto X (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Os dois aparelhos contam com 2 GB de RAM e 16 GB para guardar arquivos, sem slot para cartão de memória, e o Nexus 4 ainda tem versão com 8 GB. Não consideramos o Moto X de 32 GB, que não chegou ao Brasil oficialmente.

Bateria: Moto X

Este é um item que merece destaque. Embora Moto X e Nexus 4 saiam de fábrica com baterias de capacidade similar (2.200 e 2.100 mAh, respectivamente), aplicativos como o de economia de energia da Motorola fazem toda a diferença.

A autonomia do Moto X tranquilamente ultrapassa um dia inteiro de uso moderado, enquanto usuários do Nexus 4 frequentemente tem que recorrer à tomada ou à bateria externa durante o dia. Ponto para a Motorola neste quesito.

Moto X e Moto G correm algum risco com a venda da Motorola? Opine no Fórum

Tela: Empate

Se você estiver procurando um display de qualidade, nenhum dos dois deverá desapontá-lo. Embora com tecnologias diferentes, ambos entregam imagens nítidas e agradáveis aos olhos, com densidade de pixels quase igual, 4,7 polegadas e resolução HD (720p).

O Nexus 4 usa um painel IPS LCD, que tende reproduzir cores mais fieis, porém com tendência a tons lavados. Já o Moto X conta com uma tela AMOLED, que consome menos energia e exibe cores mais saturadas – um equilíbrio entre qualidades e defeitos que os colocam à par de qualquer exigência do usuário.

Dimensões: Moto X

Mesmo que por pouco, o Moto X ganha do Nexus 4 no quesito portabilidade. Ele tem altura e largura menores, além de ser míseros 9 g mais leve. Além disso, mesmo que o Nexus 4 seja um pouco mais fino, 9,1 mm contra 10,4 mm, o Moto X tem um corpo curvo que favorece a pegada, o que deixa uma sensação de espessura menor se comparado com o Nexus, que tem formato de barra.

Design: Nexus 4

O Moto X tem seu charme, com linhas curvas, sem muitos rodeios. Realmente um gadget bom de se segurar. Porém, é inegável que o vidro na traseira do Nexus 4 dê outra cara para um smartphone com Android.

Menu de aplicativos do Nexus 4 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Menu de aplicativos do Nexus 4 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O efeito translúcido é brilhante e deixa o aparelho mais elegante. Porém, com o vidro vem o risco maior de sofrer danos com quedas. Assim, o Nexus 4 é menos resistente que o Moto X, que é reforçado por uma carcaça que aguenta bem quedas de média altura, porém definitivamente mais bonito.

Câmeras: Moto X

Moto X e Nexus 4 são excelentes smartphones, mas não devido a suas câmeras. Comparados aos topos de linha como Galaxy S4, iPhone 5S e Lumia 1020, seus sensores entregam fotos meramente decentes para postagem em redes sociais.

Porém, o Moto X leva vantagem por contar com um sensor capaz de capturar imagens de 10 megapixels, enquanto o Nexus 4 chega somente aos 8 megapixels. Além disso, o smart da Motorola vem com vários recursos extras no app de câmera, como gravação em câmera lenta e acesso rápido com um movimento do pulso.

As câmeras frontais são similares, uma de 1,3 megapixels (Nexus 4) e outra de 2 megapixels (Moto X). Como são destinadas a videochamadas, não deve-se esperar muito de seu desempenho.

Sistema operacional: Moto X

Os dois aparelhos já contam com a mais atual versão do Android, a 4.4 "Kitkat", disponível desde o fim do ano passado aos dois modelos brasileiros. Com a novidade, eles se beneficiaram de uma gestão de memória mais otimizada, deixando seu desempenho ainda melhor.

Assistente de voz do Moto X entende comandos em português (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Assistente de voz do Moto X entende comandos em português (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


Porém, o Moto X vem de fábrica com alguns recursos extras incluídos pela Motorola que melhoram a experiência com o sistema, como notificações pulsantes com a tela desligada, comandos de voz em português (proporcionados pela arquitetura X8), além de apps exclusivos e úteis como Assist, Migração e Moto Care.

Preço e disponibilidade: Nexus 4

Por ter sido lançado quase um ano antes, o Nexus 4 já conta com preços mais baixos se comparado ao Moto X. É possível comprar um aparelho da quarta geração da família Nexus por cerca de R$ 1 mil, enquanto o Moto X é comercializado no varejo brasileiro por algo em torno de R$ 1.300.

Conclusão: Moto X

Se você está à procura de um smartphone Android completo, tanto Nexus 4 quanto Moto X são excelentes opções. O grande diferencial frente a seus concorrentes continua sendo a experiência pura do sistema, da maneira como foi concebida (corretamente) pelo Google.

Sua decisão depende, na verdade, de quanto está disposto a pagar. Se seu bolso permitir um gasto a mais para ter um hardware mais atual, com vários recursos úteis no sistema, como reconhecimento de fala em português e uma câmera melhor, vale investir no Moto X. Porém, se sua opção for por gastar menos, o Nexus 4 ainda entrega resultados excelentes em termos de performance, principalmente com a atualização para o Android 4.4, e tem design mais elegante, com corpo revestido por vidro.

Nós ficamos com o Moto X pela sua superioridade em vários quesitos, principalmente na bateria, e por conseguir melhorar a experiência proporcionada pelo Android puro, que já é excelente no Nexus 4, mas que recebe um toque a mais de utilidade com novos recursos no software.

Especificações do Moto X e do Nexus 4 (Foto: Arte/TechTudo)Especificações do Moto X e do Nexus 4 (Foto: Arte/TechTudo)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Neto
    2014-02-17T14:19:37  

    "Lixo X vs Lixo 4"... Ambos rodando o sistema Androga? Só pode ser piada tecnológica! hehehehehe

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-02-17T14:19:37  

      Chora neném... que o papai vai comprar um iPhone 5S pra você. kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-02-17T14:19:37  

      kkkkkkkkk

  • Henrique
    2014-02-17T11:12:29  

    Processador, moto X dual core, NEXUS 4 Quad core. Não precisa comparar mais nada.

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-02-17T11:12:29  

      Aí que burro dá zero pra ele!!! (Chaves rindo no final Hihihihihi)

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-02-17T11:12:29  

      Sabe de nada inocente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo
    2014-03-06T08:28:18

    Esqueceram de dizer que na primeira queda de 43cm do nexus 4 a tela trinca, e o touch screen fica meio loco, nexus 4 muito frágil.

  • André Santos
    2014-02-17T11:48:18  

    Dá até para brincar de Jogo dos 7 Erros com esta matéria. ERRO 1 - Comparativo equivocado, deveria ser com o Nexus 5. ERRO 2 - No quadro do Moto X, o Android 4.4 não é o Jely bean e sim o Kit Kat. ERRO 3 - No quadro do Nexus 4 consta a versão de fábrica, mas o android é atualizado para 4.4.2 logo na primeira utilização. ERRO 4 - Android puro com apps da Motorola ? ERRO 5 - O meu nexus 4 tem notificação pulsante e não precisei instalar nada. ERRO 6 - Economia de bateria. AMBOS possuem apps para controle do consumo. ERRO 7 - O COMPARATIVO FOI FEITO POR UM CANAL NÃO ESPECIALIZADO NO ASSUNTO !!

    recentes

    populares

    • André Santos
      2014-02-17T11:48:18  

      Nada de erros. Moto x sem meras duvidas superior ao nexus 4

  • Waldisney Silva
    2014-02-17T10:21:13  

    Smartphone de verdade é o iPhone, o resto é coisa de pobre ou gente que não sabe usar tecnologia!

    recentes

    populares

    • Waldisney Silva
      2014-02-17T10:21:13  

      então Jacques você já bateu hoje...

    recentes

    populares

    • Waldisney Silva
      2014-02-17T10:21:13  

      Waldisney Silva , o problema que sua ironia foi muito sutil. Pra ser sincero, eu não percebi.

  • Charles
    2014-02-18T09:02:10  

    ''Dual-core 1,7 GHZz e Quad-core 1,5 GHz'' Meu Motorola Razr I custou R$ 700,00 é Dual-core 2,0 GHz, processador Intel...

    recentes

    populares

    • Charles
      2014-02-18T09:02:10  

      Dual core? kkkkkkkkkk Razga. Intel pra celular? lixo.

    recentes

    populares

    • Charles
      2014-02-18T09:02:10  

      Véi, o Razr nao é Dual Cpre...

  • Oswaldo Neto
    2014-02-18T17:31:55  

    Como isoladamente o TechTudo da nota 9 para o NEXUS 4 e nota 8 para o MOTO X e agora diz que prefere o MOTO X? não é incoerente isso?

    recentes

    populares

    • Oswaldo Neto
      2014-02-18T17:31:55  

      Isso tem um nome: Jabá.

  • Alan Vicente
    2014-02-18T08:31:54

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q matéria nada a ver kkkkkkkkkkkkkkkk tudo errado isso ae kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Vitor Lemos
    2014-02-17T13:22:27  

    engraçado que pelo a comparação o Moto X foi melhor e tem a indicação do Techtudo. Mas as notas do review dos aparelhos não condiz com o que foi escrito aqui. Moto X nota 8 e Nexus 4 nota 9. Coerência zero!

    recentes

    populares

    • Vitor Lemos
      2014-02-17T13:22:27  

      Normal isso, visto que são reviews feitos em momentos diferentes. Se o nexus fosse analisado hoje, teria nota bem menor.

  • Alexandre Lima
    2014-02-17T10:13:11  

    Só não concordo com a comparação entre os sistemas operacionais. Deram vantagem para o Moto X, sendo que o Moto X não roda o Android puro. Tem algumas tralhas da motorola lá, mesmo sendo poucas mas estão lá. Se vc quiser desfrutar de um Android Kit Kat realmente puro. Somente na linha Nexus.

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2014-02-17T10:13:11  

      Concordo com você em parte, as "tralhas" da motorola trouxeram benefícios que melhoraram o android puro

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2014-02-17T10:13:11  

      As "tralhas" da motorla são úteis e é uma falha o android puro não possuir. A moto se superou nesse X e no G. Dois aparelhos sensacionais.

  • Antonio Souza
    2014-02-17T08:24:11  

    Já tem Moto X por 999 reais a vista em muitas lojas. Acho o Nexus 4 muito bom, mas o Moto X é incrível e bate até muitos dispositivos de quase 2 mil reais.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2014-02-17T08:24:11  

      moto x não tem saida Hdmi

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2014-02-17T08:24:11  

      Comprei o meu moto x por esse preço. Saí de um S3 para ele, foi a melhor coisa que eu fiz!

  • Aldo Filho
    2014-02-17T13:58:58  

    Moto x não tem saida Hdmi.... O nexus 4 tem

    recentes

    populares

    • Aldo Filho
      2014-02-17T13:58:58  

      já contou isso pra sua mãe também?

  • Henrique
    2014-02-17T13:27:30

    Quem disse que camera boa é proporcional aos megapixels? Tolos. Só como exemplo tenho também o Galaxy Nexus de 5.0mp que dá show em qualquer camera, inclusive meu LG nexus 4 de 8.0mp

  • Wagner Andrade
    2014-02-17T12:27:33

    Os aparelhos são bons, o que mata é essa porcaria de sistema Android. O sistema Android foi feito para rodar em aparelho chinês. Por que ficam rodando um sistema emprestado?

  • Vinícius Silva
    2014-02-17T11:24:30

    Essa reportagem foi pra encher linguiça né? Kkkk Moto X é claramente o melhor.

  • Gilson Pereira
    2014-02-17T11:21:17

    kkkkkkkkk, só não dou nota 10 para o iPhone 4s porque ele é um pouco pesado e a bateria não é tão boa, mas no resto ele é show, pequeno cabe no bolso, diferente desses ai que mais parecem um gps de carro, ou mini game antigo.

  • Matheus Santos
    2014-02-17T11:20:00

    Design Nexus 4? Não mesmo. Moto X muito mais bonito, menos "quadrado"

  • André Wenzel
    2014-02-17T11:05:50

    sem credibilidade essa reportagem, o cara me coloca na tabala que o moto X tem android 4.4 jellu bean, pelo amor de Deus ele não sabe nada.

  • Pedro Camilo
    2014-02-17T10:36:58  

    Como esta reportagem não comparou a conectividade! Absurdo! Já que o Moto X possui 4G e o Nexus 4 não... Enorme diferença.

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2014-02-17T10:36:58  

      Isso só confirma o que disse aí embaixador

  • Ricardo Cubas
    2014-02-17T10:24:20

    Acho que erraram o comparativo. O correto seria Moto X versus Nexus 5 ou Moto G versus Nexus 4.

  • Cory Lewis
    2014-02-17T10:20:09

    Essa comparacao nao e valida. O Moto X e melhor comparado com o Nexus 5.

  • Luiz Dantas
    2014-02-17T09:20:32  

    Adquiri o Moto X há 1 mês. Eu tinha para o uso pessoal o Iphone 4 e no trabalho usava o Samsung S3 e posso afirmar, pelo menos em comparação entre esses três, o Moto X leva grande vantagem, estou muito satisfeito!

    recentes

    populares

    • Luiz Dantas
      2014-02-17T09:20:32  

      Lógico que leva vantagem, o S3 é um celular de 2 anos atrás, o iPhone 4 tem quase 4 anos, o Moto X nem 1 ano tem, seria vergonhoso um celular considerado top não levar vantagem sobre eles.

  • Fernando Cruz
    2014-02-17T09:23:55  

    Como levar a sério esses comparativos do techtudo? Esse site é muito amador... Pega especificações dos dois aparelhos e pra eles isso já é suficiente pra dizer o que é melhor e o que é pior. Amadorismo reina nesse site...

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2014-02-17T09:23:55  

      Até eu sou melhor que esses caras amadores, o certo seria comparar o Moto X com o Nexus 5 e sem contar com as informações defasadas que tem nesse comparativo...

  • Davi Ac
    2014-02-17T09:51:58

    Moto G o melhor Smartphone intermediário do momento!

  • André Rodrigues
    2014-02-17T09:47:10

    Só esqueceram de um pequeno detalhe: Não que a LG seja muito boa, mas ainda assim consegue ser bem melhor que a MotoLixo. Piores celulares ever, dão problemas sempre. E nem adianta vir de "choração" do tipo "ai ai ai o meu já tem um ano e nunca deu problema" pq vc é uma exceção. Esse lixo sempre dá problema. Mas o site sempre é tendencioso e faz matérias compradas então... já viu.