Internet

24/02/2014 14h42 - Atualizado em 25/02/2014 10h49

Zuckerberg fala sobre o WhatsApp no MWC e propõe Internet para todos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Nada de Facebook, alguma coisa de WhatsApp e muito de Internet para todos. Barata ou até gratuita. A tônica da apresentação de Mark Zuckerberg , CEO e fundador do Facebook, durante o MWC 2014 nesta segunda-feira (24), foi seu projeto de aumentar a utilização das poderosas ferramentas da grande rede em todo o mundo.

Mark Zuckerberg deixa o palco após sua apresentação no MWC (Foto: Reprodução / Cnet)Mark Zuckerberg deixa o palco após sua apresentação no MWC (Foto: Reprodução / Cnet)


Fique por dentro das novidades e tudo sobre o MWC 2014

A apresentação do executivo começou com uma série de estatísticas sobre a utilização de dispositivos móveis em um rápido vídeo. David Kirkpatrick, da empresa Techonomy, então, subiu ao palco, contou como conheceu Mark Zuckerberg, introduziu o fundador e CEO do Facebook e iniciou um bate-papo com ele.

O primeiro tema não poderia ser outro: WhatsApp. Segundo ele, a grande visão de que as empresas compartilham é o fato de tentar facilitar a comunicação de todas as pessoas, e o fato de o aplicativo já ter uma enorme base de usuários, e o mesmo pensamento para o futuro foram os principais motivadores para o acordo de US$ 19 bilhões.

“O WhatsApp é uma grande companhia e se encaixa bem conosco. Já tem quase meio bilhão de pessoas e é o aplicativo com maior engajamento no mercado móvel que já vimos hoje. Está no caminho para se contar mais de um bilhão de pessoas e é um dos poucos serviços do mundo que podem alcançar isso. Fiquei muito animado em ter a oportunidade de participar desta jornada”, disse Mark, que acha o valor pago justo.

David Kirkpatrick entrevista Mark Zuckerberg no MWC (Foto: Reprodução / MWC)David Kirkpatrick entrevista Mark Zuckerberg no MWC (Foto: Reprodução / MWC)


Porém, logo depois, a conversa tomou outro rumo. Zuckerberg citou um estudo da firma Deloitte para destacar um ponto importante de seus próximos projetos: a inclusão digital. Ele frisou que quando se aumenta a conectividade à Internet, a qualidade de vida melhora. São criados milhões de empregos e até taxas ruins, como mortalidade infantil, caem.

“Só um terço das pessoas têm Internet no mundo. Está crescendo mais devagar do que as pessoas imaginam. Fala-se muito do número de smartphones no mundo e acaba-se pensando que isso leva o acesso à rede, mas não é verdade. Identificamos um problema e queremos consertar. Não queremos criar uma conectividade para uma parte do mundo, mas sim para ele todo. E não é sobre a Internet, é sobre o que ela traz”, analisou.

Foco no Internet.org

Mark Zuckerberg fala de seu projeto, o internet.org (Foto: Reprodução / MWC)Mark Zuckerberg fala de seu projeto, o internet.org (Foto: Reprodução / MWC)

Um dos estimuladores do Internet.org, Zuckerberg falou do projeto e citou as bases da ideia: criar um acesso rápido e quase “emergencial” pelo menos a serviços básicos na rede. Como um número de ligação de emergência (911 nos EUA), mas online e com as páginas mais básicas, por preços mais baixos e até mesmo gratuitamente.

“Isso não é só uma teoria. Trabalhamos com isso já nos últimos meses e temos alguns resultados muitos interessantes”, disse o CEO do Facebook, citando as Filipinas como exemplo de onde alguns testes com este modelo estão sendo feitos com o Facebook e Messenger gratuitos.

O número de dados consumidos dobrou em três, quatro meses, de avaliações. Segundo Zuckerberg, em cerca de seis meses, o Internet.org irá crescer bastante, e a previsão do executivo é de que, em cinco anos, isso já possa alcançar aproximadamente mais de um bilhão de pessoas. Em 10, mais de três milhões.

“Vamos perder dinheiro por um tempo”

O projeto ainda está no início, segundo Zuckerberg, e eles estão trabalhando com um grupo pequeno de parceiros. A ideia é testá-lo por um ano para depois voltar e buscar outras companhias para apoiar. Obviamente, não é um projeto lucrativo a curto prazo, porém este não é o objetivo inicial do fundador da maior rede social do mundo.

“Acho que vamos perder um dinheiro nisso por um tempo. Mas acredito nisso porque foi o motivo de eu ter iniciado o Facebook. A visão inicial foi que algum dia alguém pudesse ajudar a conectar todo mundo no mundo. Alcançar 1 bilhão de pessoas é ótimo, mas tem que haver algo maior. E para a gente é isso: conectar o mundo. Eventualmente iremos achar uma forma de receber por isso, mas primeiramente é bom para o mundo”, avaliou.

Zuckerberg não perdeu a esportiva nem quando perguntado sobre o Snapchat (Foto: Reprodução / MWC)Zuckerberg não perdeu a esportiva nem quando perguntado sobre o Snapchat (Foto: Reprodução / MWC)


Mark acredita que as operadoras podem abraçar a ideia porque o objetivo é estimular os usuários a conectarem-se de graça para depois pagarem por planos com acesso maior aos serviços mais top. Ela diz que as empresas terão a liberdade de escolher quais são seus serviços básicos, os planos, serviços e valores pagos, e assim ganharem.

Três pilares e cooperação de parceiros

A estratégia do novo projeto de Mark Zuckerberg tem três pilares: diminuir o custo, abaixar o uso de dados e aumentar a eficiência do acesso. Um exemplo simples dele foi que uma pessoa usava 14 MB de dados, em média, no aplicativo mobile do Facebook por dia. Logo após algumas alterações, caiu para 2 MB recentemente. Mas ele não quer todo o crédito.

“Gostaria de deixar claro: o Internet.org é uma grande união da indústria. O Facebook tem uma posição única, mas nenhuma companhia pode fazer isso sozinha. É uma parceria – envolvendo vários tipos de organizações”, completou.

 Durante a apresentação, Zuckerberg falou do laboratório de testes de aplicativos que o Facebook disponibiliza para desenvolvedores em Menlo Park, do projeto de enviar uma série de gerentes para mercados internacionais e também criticou a política da Agência de Segurança Norte-Americana (NSA) em relação aos dados dos usuários. Mas o maior assunto do dia foi mesmo o Internet.org.

Outros assuntos e esclarecimento sobre o WhatsApp

Durante a apresentação, Zuckerberg falou do laboratório de testes de aplicativos que o Facebook disponibiliza para desenvolvedores em Menlo Park, do projeto de enviar uma série de gerentes para mercados internacionais e também criticou a política da Agência de Segurança Norte-Americana (NSA) em relação aos dados dos usuários. Mas o maior assunto do dia foi mesmo o Internet.org.

No fim do evento, Mark Zuckerberg ficou disponível para perguntas e respostas, que foram basicamente sobre estes mesmos assuntos. Entretanto, uma delas chamou atenção: sobre o WhatsApp. A dúvida era “antiga”: como o aplicativo ficará agora que acabou de ser adquirido pelo Facebook. A resposta foi simples e acabou de vez com qualquer rumor sobre o aplicativo. “O WhatsApp vai continuar operando de forma independente. Vai continuar sendo o mesmo. E ele não armazena dados. O que você manda para outra pessoa não é armazenado”.

O CEO do Facebook não perdeu a esportiva nem no final da conferência, quando perguntado se daria um novo lance para tentar levar o Snapchat. "Não. Bom, depois de gastar US$ 19 bilhões em um aplicativo, você provavelmente vai ficar quieto por algum tempo", disse, arrancando risos da plateia e encerrando, com chave de ouro, sua participação no MWC 2014.

Qual será a maior inovação do MWC 2014? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Oliveira
    2014-02-24T18:06:53  

    16 bilhões por um aplicativo? Jogou 16 bilhoes no lixo hein, você não vai ganhar nada com aplicativo, mensagens são de graça.

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2014-02-24T18:06:53  

      16 bilhoes por um aplicativo...eu guardaria 16 bilhoes para minha conta, É MUITO DINHEIROOOOOOOOOOOOOO!

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2014-02-24T18:06:53  

      já conheci muita gente burra, mas você tá de parabéns, campeão!

  • Nilson Ribeiro
    2014-02-24T23:12:34  

    Pra mim o Facebook é o Orkut melhorado. Não houve nada de criativo ai.

    recentes

    populares

    • Nilson Ribeiro
      2014-02-24T23:12:34  

      Pedro Neres eu ate concordo,mas n acho q uma rede social se resume apenas a isso .

    recentes

    populares

    • Nilson Ribeiro
      2014-02-24T23:12:34  

      Nilson, o orkut foi criado em 24 de janeiro de 2004 nove dias depois o facebook entrou no ar. Então não tem como o Sr. Mark Zuckerberg ter copiado. Se vc falasse q a ideia foi roubada do HarvardConnection, ate entenderia apesar de vc esta errado da msm forma, mas vir falar do orkut é sacanagem, ainda mas q tem conhecimento nenhum... Abraço e se informe

  • Claudio Rogério
    2014-02-25T10:09:43

    Tudo que vira "boom" no Brasil, torna-se uma "grande rede social". Mal sabe ele os principais motivos, aqui no nosso país, do uso do waths. AHSUDHASUIDHUIASHDUIA

  • Jose Filho
    2014-02-25T09:59:28

    próximo passo e a compra do aplicativo VIBER !!!

  • Alan Fabiano
    2014-02-25T09:57:56

    Nada a ver com o contexto mas ....Por que o cara não bebe água antes de entrar ?

  • Lourival Araujo
    2014-02-25T09:18:51  

    16 bilhões de dolares é uma proposta inrecusavel, por um aplicativo que gastaram 15 mil reais.

    recentes

    populares

    • Lourival Araujo
      2014-02-25T09:18:51  

      pra começar... patente vale muito mais do q os gastos com desenvolvimento e pra encerrar... "inrecusavel" é ver vc assassinando a própria língua, na próxima vez tente usar a autocorreção.

  • Bruno Silva
    2014-02-24T23:42:17  

    Troxa foi quem vendeu o whatsapp font de renda eterna..

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2014-02-24T23:42:17  

      Meu amigo, 16 bilhoes de dolares não é fonte eterna não ? sua anta..

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2014-02-24T23:42:17  

      16 bilhões da pra mim viver numa boa até meu ultimo dia de vida :D

  • Fábio Souza
    2014-02-25T09:41:37

    isso já possa alcançar aproximadamente mais de um bilhão de pessoas. Em 10, mais de três milhões.??? Como assim,alguém traduz ai?

  • Paulo Junior
    2014-02-25T09:41:04

    ESSE LIXO DE FACE NÃO SERVE PARA NADA NA MINHA VIDA. E PARA MILHARES SÓ SERVE PARA FAZER FOFOCA E EXPOR A PRÓPRIA VIDA !!!!

  • Jose Filho
    2014-02-25T09:37:37

    todo aplicativo que oferece risco ao facebook vai acontecer isso , esperem pra ver, depois do Instagram e o Wats o proximo da lista vai ser o VIBER ,

  • Indepilada
    2014-02-24T22:28:43  

    O cara é tão podre de rico que nem se dá ao trabalho de palestrar de terno e gravata. Bota um jeans, camiseta básica, tênis e tá tudo certo. Quem pode, pode.

    recentes

    populares

    • Indepilada
      2014-02-24T22:28:43  

      E é um gostoso.

    recentes

    populares

    • Indepilada
      2014-02-24T22:28:43  

      Ainda bem que todos temos liberdade ao escolher o que vestir. Onde está a regra que para palestrar tem que usar terno? Sai do século XV e vem pro século XIX, colega.

  • Montanha
    2014-02-25T08:55:48

    Quem disse que pra ser rico precisa andar de terno e gravata, o Zuckerberg tranquilo de calça jeans e regata.

  • Thiago
    2014-02-25T08:48:42

    Será que o Mark é burro e vcs comentaristas daqui que são inteligentes? Uma coisa tenho certeza: brasileiro só sabe reclamar, recalcado em tudo, 100% pobre de espirito... Tomara que o PT destrua esse país para vcs sentirem na pele... GENTINHA

  • Jayme Bentolila
    2014-02-24T15:55:14  

    Tomara que dê certo assim vamos acabar com a OI, TIm e outros gananciosos do mundo.

    recentes

    populares

    • Jayme Bentolila
      2014-02-24T15:55:14  

      Proncipalmente com a OI e o canalha Lula.

    recentes

    populares

    • Jayme Bentolila
      2014-02-24T15:55:14  

      3 pessoas que não curtiram trabalham na Oi. hueheueh

  • Paulo Silva
    2014-02-24T23:06:44  

    Nunca vi tantas mentes milionários comentando uma mesma notícia! O único burro aqui, ao que me parece, é o Bilionário Mark Zuckerberg.

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2014-02-24T23:06:44  

      hehehehehehehe !

  • RENATO DUARTE
    2014-02-25T01:37:07  

    Quanto mais pessoas conectadas no mundo, mais publicidade será vista e vendida. O capitalismo, ele sempre vence.

    recentes

    populares

    • RENATO DUARTE
      2014-02-25T01:37:07  

      Viva o capitalismo !

  • Leitores
    2014-02-25T08:15:36

    "Só um terço das pessoas têm Internet no mundo". MENOS QUE ISSO, SE CONTAR AS PESSOAS QUE ACESSAM DO TRABALHO OU DE ONDE ESTUDAM, MAS É VERDADE QUE A NÃO GRATUIDADE FAZ COM A INTERNET COMO ESTÁ NUNCA ALCANCE EM AUDIÊNCIA A TV ABERTA E AS ESTAÇÕES DE RÁDIO DEVIDO A ESTES SEREM DIFUNDIDOS GRATUITAMENTE, MAS A INTERNET NÃO É DIFUNDIDA GRATUITAMENTE DEVIDO AOS CUSTOS, CUSTOS ESTES QUE A TV ABERTA E O RÁDIO TEM MAS COMPENSAM COM AS PUBLICIDADES. A PUBLICIDADE PAGA A TV ABERTA E AS ESTAÇÕES DE RÁDIO.

  • Robson Santos
    2014-02-25T01:49:11

    O cara tem dinheiro para pagar 19 bilhões em um serviço de mensagem. Quem sou eu para discorda ou dar conselhos para um cara desses.

  • Paulo Carvalho
    2014-02-24T23:46:44

    Tudo faz parte de uma questao protecionista dentro dos parametros substanciais. E revoltante saber que tudo faz parte de um circulo vicioso onde todos aqueles que estao conectados a isso nao conseguem se distanciar da circunferencia do parceiro. A circunferencia do parceiro e algo vicioso, e quando eh invadido, causa um prazer alem do limite oriundo, levando aqueles que fazem parte da relacao a uma sensacao de euforia. O governo federal tem que tomar providencias para que essa epidemia nao se alastre para outros aros e que essa invasao do redondo nao seja causa de suicidio. Obrigado.

  • Bruno Silva
    2014-02-24T23:41:57

    Gente Pensa so a assinatura do Whats App Anual Para todos e 2,43 centavos em Reais.. x 500 milhoes de usuários ele vai ganhar 1 bi por ano so com whats app com esses 500 milhoes de usuários o whatsapp tem capacidade de atingir 2 bilhoes de usuários facil pois todo dia entram muita gente nova no whatsapp.. ou sejá quando alcançar 2 bi de usuários mark vai taganhando na casa de 4 bi por ano...

  • Asdrubal Fuertes
    2014-02-24T22:40:24

    SE ISSO ACONTECER VAI ACABAR O MUNDO. A SKYNET VAI DOMINAR TODOS OS COMPUTADORES DO MUNDO

  • Elenildo Lucas
    2014-02-24T22:10:31

    Pelos comentários aqui só tem inteligente. burro é esse jovem BILIONÁRIO E COM VISÃO DE NEGOCIO. INVEJA MALDITA! KKKKKKKKKKKKKKKK

  • Caio Sousa
    2014-02-24T21:57:10

    LOGO LOGO ELE VIRA DONO DO X V I D E O S

  • Waldeir Vaz
    2014-02-24T21:53:14

    Ele quer é propaganda e publicidade para todos.

  • Maumauzz.br
    2014-02-24T20:30:05

    Quanta gente que não entende de mercado e muito menos de informática. Vão estudar!