Sistemas Operacionais

23/02/2014 10h33 - Atualizado em 24/02/2014 09h42

Microsoft adianta novidades do Windows e Windows Phone 8.1 no MWC 2014

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft anunciou algumas novidades para o Windows 8.1 e Windows Phone em um evento fechado no MWC 2014, neste domingo (23). A empresa cedeu às reclamações dos usuários e fará modificações no sistema operacional de PCs para torná-lo mais simpático ao uso com mouse e teclado. Já a plataforma para celulares ganhará suporte a dois chips e smartphones feitos pela LG.

Fique por dentro das novidades e tudo sobre o MWC 2014

Windows Phone 8.1 ganhará suporte a aparelhos com dois chips (Foto: Reprodução/The Verge)Windows Phone 8.1 ganhará suporte a aparelhos com dois chips (Foto: Reprodução/The Verge)

Windows Phone 8.1 promete variedade

A Microsoft anunciou algumas mudanças que devem agradar aos consumidores. A primeira delas será o suporte para dois chips de operadores, que terão live tiles separadas para o discador e também para mensagens. Com isso, o usuários poderão ter acesso às atividades de cada chip separadamente, evitando confusão na hora de telefonar para um amigo de operadora diferente, por exemplo.

Embora não tenha anunciado a chegada de muitos aplicativos de peso, um deve chamar a atenção dos usuários: o Facebook  Messenger. O aplicativo de mensagens da rede social vai chegar oficialmente à plataforma nas próximas semanas,  ainda sem data anunciada.

A nova versão do Windows Phone 8.1 trará suporte ainda à botões virtuais e novos processadores Snapdragon 200, 400 e 400 LTE. Com isso a Microsoft pretende que o sistema seja lançado em aparelhos mais baratos que o Lumia 520, que chegou ao Brasil custando R$ 599, mas já pode ser encontrado por cerca de R$ 380.

Outra novidade é que as fabricantes terão mais facilidade de utilizar o mesmo hardware para lançar smartphones com Android ou Windows Phone. O sistema da Microsoft, aliás, vai ganhar o reforço da LG, Lenovo, ZTE e outras pequenas fabricantes, que se juntarão à Nokia, Samsung, HTC e Huawei.

Nokia X tem visual verde lembrando o Android (Foto: Reprodução/Evleaks) (Foto: Nokia X tem visual verde lembrando o Android (Foto: Reprodução/Evleaks))Nokia X tem visual verde lembrando o Android (Foto: Reprodução/Evleaks) (Foto: Nokia X tem visual verde lembrando o Android (Foto: Reprodução/Evleaks))


Sobre a Nokia, dona de 90% do mercado de Windows Phone, Joe Belfiore respondeu à pergunta de jornalistas sobre o provável lançamento de um smartphone Android da marca nesta segunda-feira (24). "Nós temos um bom relacionamento com a Nokia. Eles fabricam ótimos produtos. Não terminamos nossa aquisição. Eles podem fazer fazer algumas coisas que nos animam, mas também outras coisas que nos deixam menos animados. No entanto, o que quer que façam, somos muito favoráveis à parceria", disse.

As demais novidades anunciadas sobre o Windows Phone 8.1 dizem respeito ao mercado corporativo. O sistema ganhará suporte à VPN, redes privadas muito utilizadas por empresas, e o pacote "enterprise features" com soluções voltadas para uso profissional chegará a todos os modelos. Ainda não se sabe, porém, quando a Microsoft liberará a atualização e se ele chegará primeiro em versões de testes, como ocorreu com a Update 3.

Atualização do Windows 8.1 focada em PCs tradicionais

Mais um produto a ter novidades na conferência da Microsoft foi o Windows 8.1. O sistema deverá receber uma atualização em abril que promete acalmar os ânimos dos usuários de computadores com mouse e teclado. Com os updates, os aplicativos da loja do sistema poderão ser executados da área de trabalho e não mais somente em tela cheia na interface Modern (antiga Metro).

A Microsoft vai implementar ainda botões de pesquisa, desligar o computador e de configurações na tela inicial do sistema para agilizar a vida dos usuários. O espaço terá de volta as janelinhas clássicas do sistema ao pressionar o botão direito do mouse. No entanto, ao contrário do que desejam muitos usuários, o menu Iniciar clássico não estará de volta na atualização e permanecerá na interface Metro.

“Não estamos abandonando a usabilidade do toque. Não há nenhum impacto negativo. Nossa intenção é manter essa experiência, mas pensamos que poderíamos melhorar o Windows para usuários de mouse e teclado”, disse o Joe Belfiore, chefe da divisão de produtos Windows.

O que acham da ideia de um Nokia com Android (Nokia X ou Normandy)? Compartilhe suas impressões no Fórum.

Embora tenha dado alguns detalhes do que virá no Windows Phone e Windows 8.1, a Microsoft não deve apresentar nada substancial por enquanto. O detalhes das atualizações de ambos os sistemas, inclusive a disponibilidade, deverão ser revelados apenas em abril, quando a empresa realizará a conferência BUILD 2014.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Souza
    2014-03-12T22:09:10

    O meu filho tem um lumia 720 nunca vi ele reclamar do sistema, inclusive ele usa muito o aplicativo XBox com os amigos. Ele tem um XBox 360 também.

  • Joao Souza
    2014-03-12T22:04:15

    Victor que nada o WP8.1 e muito melhor minha esposa tem um samsung win rapaz ele de vez em quando trava e fora que umas três ou quatro vezes ela restaurou para atualização originais de fabrica, porque ele deu piripaque no som e depois na câmera e outros problemas como travamento, as vezes ela esta reclamando do sistema.

  • Mateus Sousa
    2014-02-23T12:59:49  

    Android 4.>>>>>>>>>IOS7>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Symbiam>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>WP8

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2014-02-23T12:59:49  

      travoid>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>all

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2014-02-23T12:59:49  

      com certeza nunca chegou a mexer com um WP! Funboy é triste!

  • Vitor Santos
    2014-02-23T14:29:05  

    Só tenho uma coisa a dizer, perca de tempo da LG, Lenovo e ZTE para fabricar aparelhos com WP, o mercado já é dominado pela Nokia então não vale mais a pena investir nisso, continuem com o Android que será melhor pra vocês.

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2014-02-23T14:29:05  

      "perca de tempo" é dose!!! A Samsung já domina tb o mercado com o Android. Se for pela sua ideia então ninguém faz nada .

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2014-02-23T14:29:05  

      Huawel, Lenovo, LG, Sony venderam em média 45 milhões de smartphones em 2013. Não foram tão ruim assim já que a Nokia vendeu 30 milhões de WP em 2013. A Samsung vendeu 315 milhões, mas vendeu no mundo todo. Huawei e Lenovo por exemplo nem se fala em outros países e vendeu muito. Lembrando que a HTC, LG e até mesmo a grande Samsung já tentaram vender WP e foi um fracasso. Vamos ver dessa vez.