Tablet

25/02/2014 04h00 - Atualizado em 25/02/2014 04h00

Testamos o Slate 6 e o Slate 7 VoiceTab, tablets da HP que fazem chamadas

Isadora Díaz
por
Do MWC 2014

A HP apresentou dois aparelhos ontem (24), o Slate 6 VoiceTab e o Slate 7 VoiceTab. Embora a companhia tenha optado por chamá-los apenas de tablets, eles são mais do que isso. Ambos são dual-chip, e não apenas para plano de dados: é possível fazer e receber chamadas neles. Confira as primeiras impressões dos lançamentos da HP, apresentados durante o MWC 2014.

Fique por dentro das novidades e tudo sobre o MWC 2014

HP Slate 6 VoiceTab (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)HP Slate 6 VoiceTab (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



O Slate 6 entra perfeitamente na categoria de foblets com suas 6 polegadas, ficando lado a lado de dispositivos como o LG G Pro 2 e Galaxy Note 3. O Slate 7 compete com tablets como o Nexus 7, já que tem 7 polegadas, e o recém-lançado MediaPad X1, da Huawei, que também faz ligações. Os dispositivos têm vantagem do dual-chip, o que os coloca, tecnicamente, como os primeiros "celulares" da HP. O que vimos, no entanto, não foi muito animador.

Novos modelos da HP trazem belo acabamento (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novos modelos da HP trazem belo acabamento, muito parecido com o HTC One (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



Comecemos pelo Slate 6. O principal problema está na construção do foblet (ou tablet, como preferir). Ele é até bem bonito, e lembra o HTC One com as bordas metalizadas na parte frontal. O acabamento, no entanto, deixa a desejar. Encontramos pequenos problemas de encaixe nas traseiras plásticas de dois dos cinco aparelhos que tivemos em mãos. Além disso, há uma certa folga entre ela e os componente imediatamente abaixo dela. Ao ser pressionada, a traseira cede alguns milímetros.

O mesmo aconteceu com o Slate 7. Afinal, eles são aparelhos muito semelhantes. Fora o tamanho e uma texturização na traseira do irmão maior, ambos são construídos pelos mesmíssimos materiais. É um dado bem curioso: vistos de frente, os VoiceTabs parecem um primor de acabamento; vistos de costas, não são lá essas coisas.

Slate 6 e Slate 7 VoiceTab apresentados pela HP; tablets dual-chip que realizam ligações (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Slate 6 e Slate 7 VoiceTab apresentados pela HP; tablets dual-chip que realizam ligações (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



A HP errou no acabamento e parece ter economizado no hardware também. Ambos têm um processador quad-core de 1,2 GHz e 16 GB de armazenamento interno, mas apenas 1 GB de RAM. A câmera traseira de 5 megapixels faz sentido para um tablet, mas é péssima para o quesito smartphone. A câmera frontal completa as especificações com seus 2 megapixels de resolução, que devem satisfazer quem tem o hábito de realizar videochamadas.

A resolução dos displays, por outro lado, é satisfatória: o Slate 6 tem um painel de HD (720 x 1280 pixels), enquanto o Slate 7 domina com um de 800 x 1280 pixels. As cores são nítidas e não há o aspecto "pixelado" nas imagens. A HP acertou em cheio nesse quesito, embora exista quem estivesse esperando por Full HD.

Aparelho HP Slate 6 VoiceTab conta com diversas cores (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Aparelho HP Slate 6 VoiceTab conta com diversas cores (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



A versão do Android instalada neles é parecida com a limpa, sem modificações, do Google. Os Slates rodam praticamente o Android puro, com algumas pequenas alterações da HP como a adição de aplicativos específicos. No mais, nada a se preocupar. A companhia lançou os gadgets com Android 4.2 (Jelly Bean), mas planeja o update para o Android 4.4 (KitKat).

Qual vai ser a maior inovação do 2014 do Mobile World Congress? Comente no Fórum

O custo-benefício? Bem, tendo em vista o preço de lançamento europeu, diríamos que é bastante razoável. Eles não competem de igual para igual com nenhum dos concorrentes, mas contam com preços atraentes para a categoria, de € 249 para o Slate 6 e € 229 para o Slate 7. (Sim, o Slate 7 é mais barato do que o Slate). 

Slate 7 VoiceTab é bem fino e conta com dual-chip (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Slate 7 VoiceTab é bem fino e conta com dual-chip (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



Ainda é difícil entender por que alguém substituiria um smartphone comum por um tablet de 7 polegadas, à la Slate 7, mas tem gosto para tudo. O Slate 6, por sua vez, é realmente grande para um smartphone, mas tem um espaço garantido entre os foblets. Resta saber por quanto chegarão ao Brasil para saber se valerão a compra. A resposta deve chegar no terceiro trimestre, que é a estimativa de lançamento para terras brasileiras.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mousami Santana
    2015-06-13T11:00:47  

    Comprei um slate 6, gostei, mais me arrependi na hora que ele caiu e esta precisando de assistência, já que aqui em Natal não tem. A HP me direcionou para a assistência técnica em são paulo. Assim fica difícil.

    recentes

    populares

    • Mousami Santana
      2015-06-13T11:00:47  

      comprei e me arrependi nao indico pessimo aparelho,nota 0 .assistencia tecnica dificil,entrei em contato com hp e nada,nao compre so dor de cabeça.

  • Rubens Jr.
    2015-04-21T01:21:42

    Excelente aparelho, o melhor custo benefício que existe no momento, recomendo. O único ponto negativo não vêm com fone de ouvido...

  • Francisco Lima
    2015-02-01T01:28:45  

    Pois comprei o meu a uma semana e estou muito satisfeito, acabamente otimo, bem leve e fino, não trava, Android atualizado, memoria boa de 16 eh um quadcor, dual chip, tela imensa, fica a desejar na camera claro, mas bem melhor que comprar celular manjados como moto G.

    recentes

    populares

    • Francisco Lima
      2015-02-01T01:28:45  

      a camera dele e parecida com a de qual aparelho ?