Sistemas Operacionais

26/02/2014 04h30 - Atualizado em 26/02/2014 04h30

Testamos o Ubuntu OS: sistema ainda tem muitas falhas perto do lançamento

Allan Melo
por
Do MWC 2014

A briga entre fabricantes no mercado de smartphones inspira também o surgimento de novos sistemas operacionais móveis. Dentre os mais promissores está o Ubuntu OS, da Canonical, que está em exibição, após um ano de trabalho e desenvolvimento, no MWC 2014. E como não poderia deixar de ser, o TechTudo foi até o stand conferir e testar as novidades.  

Fique por dentro das novidades e tudo sobre o MWC 2014

Testamos o Ubuntu OS no MWC 2014 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Testamos o Ubuntu OS no MWC 2014 (Foto: Allan Melo/TechTudo)


O Ubuntu OS foi apresentado ao público durante o MWC 2013, quando especialistas da Canonical mostraram, inclusive ao TechTudo, o novo sistema sem deixar ninguém tocar. “Estávamos apenas apresentando o conceito. Agora você pode testar pra valer”, disse um dos especialistas este ano.

A ideia é boa: fazer um único sistema que utilize apps e todo o mesmo ecossistema em smartphones, tablets e PCs. Assim, para o caso dos smarts, a Canonical preferiu investir em menus gestuais, puxando funcionalidades para cada borda do dispositivo.

Na tela, ao puxar o dedo da esquerda para a direita, por exemplo, é possível ver a barra de atalhos rápidos, personalizáveis com os aplicativos que você mais utilizar. 

Menu de atalhos no Ubuntu OS (Foto: Arte/TechTudo)Menu de atalhos no Ubuntu OS, acessado ao deslizar o dedo da esquerda para a direita (Foto: Arte/TechTudo)


Já a interação de cima para baixo traz o menu de controles, com acesso rápido a recursos como o Wi-Fi, o Bluetooth, volume, escolha das músicas em reprodução e o brilho da tela, dentre vários outros. 

Menu de controle no Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)Menu de controle no Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Um detalhe deste menu é que, sem precisar abri-lo por completo, é possível alternar entre as funções deslizando o dedo sobre a barra que separa o menu de controle da tela ativa. Ao fazer o comando da direita para a esquerda, há duas possibilidades.

Carrossel de aplicativos no Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)Carrossel de aplicativos abertos na plataforma (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Arrastando o dedo até a metade da tela, é possível alternar entre os apps abertos. Já, ao deslizar o dedo de uma ponta a outra da tela, o sistema mostra um carrossel com todos os aplicativos abertos. 

Por último, ao fazer o movimento de baixo para cima é possível acessar as configurações do aplicativo aberto.

Configurações dos apps no Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)Configurações dos apps, que podem ser acessadas no Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Na página principal de aplicativos, é possível visualizar os apps abertos recentemente, a lista de programas instalados e, no final, sugestões baseadas no que você tiver instalado em seu smart. 

Assim como o menu de controles, o menu de apps também utiliza um carrossel. Este, entretanto, é personalizado, organizando conteúdos que você tiver dentro do smart ou tenha interesse em ter acesso rápido. 

Menu de apps ndo Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)Menu de apps no Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Na seção de músicas, por exemplo, é possível juntar todas as músicas, artistas e álbuns preferidos, independentemente deles estarem dentro do telefone ou em programas como o Rdio ou o Spotify (que não possuem versão para o Ubuntu OS, mas a explicação é apenas para entender o que se pode fazer lá). O mesmo serve para vídeos.

Menu carrossel no sistema Ubuntu OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)Menu com seção e controle de músicas no sistema (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Além disso, é possível abrir abas neste carrossel com assuntos que você queira acompanhar, como a Copa do Mundo. Tudo pode ser configurado por um menu feito especialmente para isso.

Entendida a parte de usabilidade, bastava só começar a usar o smart, certo? Errado. A resposta ao toque é rápida, mas durante o teste o sistema travou por completo uma vez (exigindo um Hard Reset) e falhou algumas dezenas de vezes. O app da câmera, por exemplo, não funciona, assim como o carrossel de troca de apps e apps como o do Facebook

Durante os testes, sistema Ubuntu trava no aplicativo de câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo)Durante os testes, sistema Ubuntu trava no aplicativo de câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo)


O sistema está previsto para chegar ao mercado em julho, saindo de fábrica em smartphones da chinesa Meizu e da espanhola BQ. Espera-se que até lá todos esses problemas já estejam resolvidos.

Qual será a maior inovação do MWC 2014? Comente no Fórum do TechTudo

Por ora, ainda não há previsão de chegada ao Brasil, mas o Ubuntu OS já pode ser testado e instalado manualmente em telefones e tablets da linha Nexus - serviço este que está sendo feito para quem quiser na feira. Se por acaso você estiver no MWC, entretanto, recomendamos fortemente que você não faça isso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lauro Azeredo
    2014-02-26T12:58:09  

    Eu sinto que ele será um exemplo que acontece nos navegadores de windows. Será um Opera da vida. Muito interessante, legalzinho, mas nunca alavancará, porque assim o destino quer (sempre quis) com o Opera e será assim com o Ubuntu pra smartphones.

    recentes

    populares

    • Lauro Azeredo
      2014-02-26T12:58:09  

      Mãe Diná

    recentes

    populares

    • Lauro Azeredo
      2014-02-26T12:58:09  

      Concordo!

  • Pedro Camilo
    2014-02-26T15:35:18  

    Uma dúvida: o Android não é baseado no Linux?

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2014-02-26T15:35:18  

      Vlw.

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2014-02-26T15:35:18  

      O android é baseado em Linux porque tem o Kernel Linux - Mas o kernel é só uma parte do SO.

  • Gabriel Silva
    2014-02-26T13:26:05

    Será que vai dar pra fazer ligação por linha de comando?

  • Joelson Ferreira
    2014-02-26T12:04:38

    Quem quer ser cobaia esteja a vontade, eu só usarei depois de uns 2 anos...se sobreviver...

  • Mateus Sousa
    2014-02-26T08:45:10  

    Já dá de 10 windows lixo phone

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2014-02-26T08:45:10  

      Com certeza, inclusive ao Android modificado