13/02/2014 12h28 - Atualizado em 13/02/2014 12h28

Strider faz 25 anos e ganha retrospectiva para lançamento de novo jogo

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Strider receberá uma nova aventura para os consoles da atual geração e da próxima e para relembrar os 25 anos dessa franquia a Capcom montou uma retrospectiva do personagem. Strider será lançado para PlayStation 3, PlayStation 4 e PC em 18 de fevereiro e no Xbox 360 e Xbox One no dia 19.

Strider: game será lançado ainda este mês para nova geração de consoles

Marcas registrada de Strider, sua espada é tão rápida que parece apenas um feixe de luz (Foto: technobuffalo.com)Marcas registrada de Strider, sua espada é tão rápida que parece apenas um feixe de luz (Foto: technobuffalo.com)

Surpreendentemente, Strider Hiryu estrelou poucos jogos. O primeiro deles, chamado apenas de Strider, foi lançado para fliperamas em 1989, trazendo um alto nível de ação que misturava ninjas e tecnologia futurista. O fliperama em si não ficou tão conhecido quanto a incrível quantidade de conversões que ele recebeu.

Algumas ficaram bem próximas do original, como Strider para Mega Drive, desenvolvido pela própria Sega, mas outras para consoles mais fracos, como o Master System, produzidas pela U.S. Gold tomaram bastante liberdade com a série, até mesmo introduzindo um final bizarro onde todo o jogo não passava de uma simulação.

Apesar de as versões da U.S. Gold não fazerem muito sentido nem jus ao original, elas venderam bem e garantiram uma sequência produzida pela própria empresa. Strider Returns: Journey from Darkness não teve participação da Capcom e oficialmente não se encaixa na série.

Versão NES de Strider tinha menos ação mas ainda fez sucesso com exploração (Foto: youtube.com)Versão NES de Strider tinha menos ação mas ainda fez sucesso com exploração (Foto: youtube.com)

Diferente do Master System, o Nintendo 8 Bits recebeu uma versão exclusiva de Strider em 1990. Como o console não poderia se equiparar ao Mega Drive em matéria de ação e gráficos, o jogo aplicou um sistema de exploração semelhante a Metroid, onde jogadores procuram por upgrades para alcançar novos locais.

Enquanto não recebia um novo jogo, Strider teve muitas participações especiais, a mais famosa dela na série de luta Marvel vs. Capcom em 1998. O ninja esteve presente em cada um dos três capítulos, sempre com uma grande legião de fãs. O sucesso do retorno do personagem acabou impulsionando um novo jogo.

O Strider 2 oficial, produzido pela Capcom, foi lançado para fliperamas em 1999 e depois convertido para o PlayStation One no ano 2000. Usando personagens 2D misturados com cenários 3D o jogo trazia finalmente um nível de ação fiel ao original, partilhando inclusive algumas fases com ele.

Strider do PlayStation One mesclava gráficos 2D e 3D (Foto: mondemul.net)Strider do PlayStation One mesclava gráficos 2D e 3D (Foto: mondemul.net)

Agora Strider está de volta, com um novo jogo que age como um reboot para a série. Desenvolvido pela Capcom em parceria com o estúdio ocidental Double Helix Games (o mesmo de Killer Instinct) o novo título irá recontar os eventos do jogo original com muitos elementos de ação e incorporando ainda algumas das ideias de exploração do jogo do Nintendo 8 Bits.


Qual série de games antigos deveria voltar?
Opine em nosso Fórum.

Via VG247

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Passos
    2014-02-14T15:09:48

    gostava de jogar com ele no MVC 1