Notebook

13/02/2014 07h00 - Atualizado em 14/02/2014 14h55

Testamos o Chromebook da Samsung, o primeiro fabricado no Brasil

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Samsung finalmente trouxe o primeiro integrante de sua linha de Chromebooks para o Brasil. Leve e portátil, ele é equipado com uma tela de 11,6 polegadas e promete autonomia de bateria de até 7 horas rodando o Chrome OS, sistema operacional do Google composto, basicamente, por um navegador. Vendido a R$ 1099, será que ele tem o que é preciso para conquistar o consumidor brasileiro? Confira nossas primeiras impressões.

Review Acer Chromebook C710: com hardware simples e sempre conectado

Chromebook da Samsung fabricado no Brasil tem design bonito e construção bem acabada (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Chromebook da Samsung fabricado no Brasil tem design bonito e construção bem acabada (Foto: Paulo Alves/TechTudo)



Primeiro modelo com Chrome OS da Samsung no país, era de se esperar que seu hardware não fosse o mais potente de todos. A empresa coreana equipou seu Chromebook com um chip de arquitetura ARM, o dual-core Exynos 5 rodando a 1,7 GHz, além de 2 GB de RAM. Suas especificações, no entanto, são suficientes para rodar o Chrome OS sem problemas.

O computador roda todos os apps do Chrome OS sem engasgos (Foto: Paulo Alves/TechTudo)O computador roda todos os apps do Chrome OS sem engasgos (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


Em nossos testes, a transição entre páginas dentro do Google Chrome foi rápida e sem engasgos. Foi possível, por exemplo, usar Gmail, planilhas e textos no Google Drive, abrir um vídeo no YouTube e navegar por sites, que tem muitas imagens, sem qualquer prejuízo à experiência de uso.

Aliás, ele se mostrou tão rápido quanto vários ultrabooks, equipados com hardware superior. A exceção fica por conta do espaço para guardar arquivos. Com somente 16 GB de SSD (disco de estado sólido), mais suporte para cartões SD, sua pequena capacidade pode ser um impeditivo se você é acostumado a armazenar tudo localmente.

Contra isso, no entanto, Samsung e Google fizeram questão de apontar a nuvem como a maneira mais fácil, rápida e segura de guardar arquivos, sincronizando tudo com qualquer dispositivo. “Já guardamos tudo na nuvem em outros dispositivos e nem nos damos conta disso”, disse o diretor de vendas e IT da Samsung, Tony Firjam.

Apesar de haver um modelo semelhante com 3G à venda no exterior, o Samsung Chromebook só tem suporte para conexões WiFi 802.11bg/n 2×2 e Bluetooth – a empresa coreana afirmou que um modelo com conexão de dados está nos planos para o futuro.

Sua tela tem a resolução padrão de 1366×768 pixels, porém seu brilho não é dos melhores. Em ambientes com iluminação artificial, ele deve responder melhor, mas com incidência de luz solar – caso do local em que testamos o aparelho – as imagens ficam muito escuras.

Na traseira, duas portas USB e uma HDMI (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Na traseira, duas portas USB e uma HDMI (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


A bateria é somente de 2 células, mas a Samsung promete autonomia entre 6,5 e 7 horas. Não foi possível medirmos isso em nosso teste, mas, se for verdade, é outra excelente vantagem frente a notebooks baratos de preço similar.

Ele ainda tem touchpad com suporte para multitoques, duas portas USB e uma HDMI, localizadas na parte traseira. Não há entrada para cabo de rede, portanto conexão à internet é feita somente via WiFi.

O design é o onde Samsung Chromebook realmente desponta. Como disse o executivo da empresa no lançamento, em São Paulo, parece que estamos diante de um ultrabook com hardware de ponta a julgar pela aparência – não fosse o logo ‘Chrome’ na carcaça, seria impossível notar a diferença.

Com acabamento premium, Chromebook da Samsung só se diferencia pelo símbolo na tampa  (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Com acabamento premium, Chromebook da Samsung só se diferencia pelo símbolo na tampa (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


Seu acabamento é todo em metal, seguindo o mesmo padrão de construção da linha Ativ da Samsung. Muito leve, pesa somente 1,1 Kg. Suas dimensões também são pequenas. Ele tem 29 cm de largura, 20.9 cm de altura e somente 1,7 cm de espessura. Ele é pequeno o bastante, por exemplo, para colocar em bolsas ou mochilas pequenas, e quase não pesa nas mãos ou ao carregá-lo.

Portabilidade e qualidade do material da máquina saltam aos olhos logo de cara, principalmente se compararmos com seu concorrente no país. O Acer C710 tem quase o dobro da espessura (3 cm) e tem design bem mais simples.

Teclado é confortável e totalmente em português com ABNT2 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Teclado é confortável e totalmente em português com ABNT2 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


Outra característica interessante é o teclado. Além de confortável, traz a vantagem de ser ABNT2, ou seja, completamente em português, incluindo cedilhas, acentos e outras marcas inexistentes em máquinas produzidas no exterior.

A premissa em torno dos Chromebooks gira em torno do custo-benefício. Afinal, vale a pena investir dinheiro em uma máquina que não roda programas de Windows e cuja maior parte das funcionalidades só é acessível online?

Nos Estados Unidos e em outros países esse problema é resolvido com um preço bem atrativo, algo em torno de US$ 250 (cerca de R$ 600 em conversão direta). Os valores praticados no Brasil, porém, serão bem maiores. Apesar de sua fabricação ser totalmente nacional, o Samsung Chromebook custará R$ 1099, com possibilidade de redução para R$ 999 para pagamentos à vista em alguns varejistas na Internet.

Com esse mesmo preço, é possível comprar um notebook modesto, com o Windows e seus programas, HD e acesso às mesmas ferramentas do Google disponíveis no Chrome OS. Mesmo assim, a Samsung tentará vender o produto a estudantes, que, teoricamente, têm pouco para gastar e conexão quase permanente em seus smartphones.

Design bonito e corpo fino podem ser principais atrativos do Samsung Chromebook para os brasileiros (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Design bonito e corpo fino podem ser principais atrativos do Samsung Chromebook para os brasileiros (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


No final, o mais prudente é testar o Samsung Chromebook em uma loja, pois há chances de você ser fisgado por seu design e sua velocidade. Lembre-se que, para os usuários em geral, os recursos do Google na nuvem dão conta do trabalho muito bem – planilhas, textos e apresentações podem ser criados offline e sincronizados quando houver conexão.

O Samsung Chromebook pode fazer sucesso no Brasil? Comente no Fórum!

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Paludo
    2015-05-12T16:08:39  

    Alguém sabe outra maneira de fazer o recovery já que pelo google não funciona?????? Tenho um modelo a 3 meses encostado, pois deu um erro no chromeOS, e de jeito nenhum consigo efetuar o recovery dele. Já tentei com 10 pendrives diferentes e nada!!!! Pelo google não dá, tem que existir um hack!!!!

    recentes

    populares

    • Tiago Paludo
      2015-05-12T16:08:39  

      Bom dia se você encontrou alguém que saiba fazer o recovery me ajude pois estou a quase um ano com a maquina parada

  • Ricardo Cubas
    2014-02-13T09:28:48  

    Era imprescindível, necessário e obrigatório que um dispositivo como esse, cuja filosofia é cloud, ter um slot para inserir o chip 3G ou 4G. Não tem como entender como não veio com um feature desses.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cubas
      2014-02-13T09:28:48  

      Concordo em parte. Realmente, se o conceito trata de priorizar o armazenamento e aplicativos remoto, então o maximo de conectividades devem ser trabalhadas. E a possibilidade de ter um modem 3g na porta USB, esbarra na questão de drivers ou reconhecerá como um plug and play? De qualquer forma, a experiencia que tenho com 3G, de 3 empresas, me da um desanimo enorme.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cubas
      2014-02-13T09:28:48  

      tem bluetooth será que não da pra usar tbm a conexão do smartphone ?? acho que da sim, fora que da pra rotear tbm.... claro que se tivesse entrada pra chip seria ótimo, mas não é tão limitado, da pra usar internet movel sim...

  • Edson Bezerra
    2014-06-10T21:49:45  

    É a mesma coisa que você comprar uma moto pra passear com a familia, é mais veloz, é mais barata, é mais econômica, porém não tem utilidade nenhuma para o fim que você deseja. É um bom e inútil produto, os estudantes não irão abandonar seus smartphones para andar com um trambolho desse por ai. Falando-se de Brasil que conta com uma população ignorante, em sua grande maioria, e uma internet que "corre" a passos de lesma um produto desse só teria aceitabilidade e supremacia daqui a meio século, e olhe lá!!!

    recentes

    populares

    • Edson Bezerra
      2014-06-10T21:49:45  

      A reportagem não falou em substituição de smartphones e sim de integração com estes pelos estudantes...

    recentes

    populares

    • Edson Bezerra
      2014-06-10T21:49:45  

      estou usando e não me arrependo.

  • Ronaldo
    2015-02-05T00:45:57

    Para quem trabalha com programas que necessitam de Windows para rodar, é inviável tentar utilizar o Chromebook. Existem vários programas extremamente úteis para Windows, que não possuem programa compatível no Chromebook. Eu até compraria um Chromebook se fosse para fazer coisas simples, navegar na internet, ver vídeos, mandar e-mails, mas além disso, não dá. Resumindo: O Chromebook é um tablet grande com teclado. Simples assim.

  • Bárbara Gonçalves
    2015-07-07T13:55:34

    nao consigo abaixar nenhum programa tipo de musicas videos ou fotos,pois tudo que tendo abaixar vai para no celular que e cadastrado pelo meu email,sera que terei que abrir um novo email para efetuar programas no meu chormebook??

  • Arthur Cruz
    2015-04-20T13:36:18

    Olá pessoal, estou pensando em adquirir um Chromebook da Samsung para o meu trabalho. Já uso o googledrive e acho bom, mas estou tendo problema com a formatação do word da google para confeccionar as propostas para meu cliente... queria saber se a Microsoft disponibilizou o Word para o Chrome OS como fez para os tablets Android?

  • Adm Brena
    2014-02-15T20:22:00  

    teclado igual de macbook. Samsung lixo mesmo copia tudo !!

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-02-15T20:22:00  

      A Apple não criou o ipod, copiou mp3 da Sony, não criou tablet, copiou da Microsoft, não criou o smartphone, copiou da antiga Ericsson. A Apple não criou NADA! Fanboy manezão.

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-02-15T20:22:00  

      O importante é atender as necessidades do usuário, se é necessário criar algo novo para isso a Sansung irá criar, se já existe uma ideia que para atender este usuário ela deve ser adaptada.

  • Leticia Cruz
    2014-08-08T10:04:02  

    Olá, estou fazendo a pesquisa pois aqui na empresa estamos querendo comprar um para apresentações, de power point / prezi / videos / fotos e afins... para facilitar, mas nem sempre nos lugares que vamos tem wifi disponível, é uma boa?

    recentes

    populares

    • Leticia Cruz
      2014-08-08T10:04:02  

      Fábio, Esse chromebook vem equipado com HDMI, você pode muito bem conectar a projetores que possuem entrada HDMI, o que já é uma realidade em equipamentos novos disponíveis no mercado. Abraços.

    recentes

    populares

    • Leticia Cruz
      2014-08-08T10:04:02  

      Waldecleber Gonçalves A entrada HDMI não ajuda muito com monitores comuns. Foi isso que quis dizer.

  • Sergio Carneiro
    2014-03-08T06:27:09  

    Pessoal, adquire o Chromebook da Samsung ha duas semanas. é muito leve, faço tudo nele e uso o Google Drive todo o tempo. Na minha opinião o melhor é a bateria: dura o dia inteiro sem precisar carregar. a fonte fica em casa. Windows, adeus!

    recentes

    populares

    • Sergio Carneiro
      2014-03-08T06:27:09  

      olá sergio tudo bem? estou fazendo a pesquisa pois aqui na empresa estamos querendo comprar um para apresentações, de power point / prezi / videos / fotos e afins... para facilitar, mas nem sempre nos lugares que vamos tem wifi disponível, é uma boa?

    recentes

    populares

    • Sergio Carneiro
      2014-03-08T06:27:09  

      Mas tem como fazer download do Media Player Classic e assistir a vídeos?

  • Felipe Santos
    2014-08-04T11:58:10

    Oi, apenas para informação de vocês, O modem ZTE da Vivo funcionou no chromebook, testei esse final de semana. Inclusive com o pré pago, no pré pago tive que habilitar o 3g pelo meu celular, responder o SMS como ok e tudo mais, e depois colocar no modem da vivo. Minha sobrinha está usando o chromebook e funciona perfeitamente para ela .,facebook , hangout, office 365. Excelente produto

  • Ronaldo Gomes
    2014-06-01T10:38:00

    Calma esse é o primeiro, com o tempo novos lançamentos e com mais funcionalidades serão lançados, e outro coisa não se esqueçam que o android e Google.

  • Juno Oliveira
    2014-02-20T17:06:16

    Muito lixo,ainda por cima um executivo compara esse lixo com um ultrabook. E piada mesmo

  • Victor Corrêa
    2014-02-20T09:52:28

    Por esse preço, com essas especificações, é completamente inviável e um péssimo negócio. É possivel comprar um notebook usado com especificações muito atrativas até por menos desse valor. Com os preços atuais praticados nesse país, o acesso à tecnologia se torna cada dia mais uma regalia das elites (ou das famílias que tiram de suas bocas para acessar a INTERNET, já que os valores praticados são maiores que a maioria dos salários pagos em geral).

  • Bruno Ribeiro
    2014-02-17T19:17:06  

    vai ser um fracaço... Hardware fraco, preço alto pelo que oferece, sistema operacional muito fraquinho...

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2014-02-17T19:17:06  

      preço alto só no brasil..

  • Jeferson Melo
    2014-02-18T11:46:39

    Roda CS? heheueueuueueueeuhheueehuehuh

  • João Peste
    2014-02-17T18:54:55

    Olha a grossura do negócio, sem HD/SSD, sem processador decente, sem gpu decente... na boa, pra ser chamativo ele tinha que ser mais fino e mais leve que um ultrabook pelo menos.

  • Carlos Lopes
    2014-02-15T23:51:04  

    Na boa, esse chrome OS não está com nada. Se este aparelho custasse em média R$ 300 eu até comprava....

    recentes

    populares

    • Carlos Lopes
      2014-02-15T23:51:04  

      Como tudo nesse país, se não fossem os impostos, seria mais fácil de comprar.

  • Fabiano Silva
    2014-02-17T01:05:04

    um pc voltado aos estudandes??? e a internet que temos aqui no Brasil o preço de uma banda larga da pra sustentar uma familia!!!

  • Oliver Schultes
    2014-02-17T01:00:11

    Valeria a pena por no máximo 700 reais

  • Renan Alves
    2014-02-16T02:02:44

    comprei o meu hoje e estou usando nesse momento ... estou muito satisfeito !! Vale a pena. Vendi o meu com windows e não me arrependo. Claro, depende muito pro que você usa. Como meu notbook é só pra internet, ele é ótimo. Ainda mais que uso muito a nuvem...

  • Luciano Rocha
    2014-02-15T11:51:17  

    Só eu notei a semelhança do teclado e do Touch Pad com os MacBooks da Apple? Essa SamguSuga é um lixo mesmo!!!

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2014-02-15T11:51:17  

      Engraçado... eu também notei!

  • Rodrigo Perez
    2014-02-13T17:33:25

    Cara, opinião minha, mas acredito que um tablet, com teclado bluetooth, seja bem mais interessante. Sei que um 10.1 da Samsung sai mais caro, mas tem mais utilidades, inclusive off-line.

  • Keissy Ueno
    2014-02-13T09:10:25  

    Não é todos os lugares que temos acesso à internet aqui no Brasil ainda, tirando que os provedores de banda larga deixam muito a desejar, principalmente para quem mora no interior. Acredito que este sistema, que em outros países deve funcionar como o esperado, aqui no Brasil ainda acho que é um sonho meio distante.

    recentes

    populares

    • Keissy Ueno
      2014-02-13T09:10:25  

      Eu nao confio abrir meus documentos pessoais no Gdrive e pior ainda usando internet free por a'i....

  • Cesar Mattos
    2014-02-13T16:08:36

    Tenho 1 'e um lixo... na faz nada offline... para trabalho 'e uma porcaria. Para ficar navegando na web prefiro um tablet, muito + confortavel no meu sof'a

  • Elias Costa
    2014-02-13T12:55:12

    tem um netbook com androide ou windows ce no ML que custa uns 120 reais. pra dar de presente pras crianças vale a pena. e com 1100 reais você compra 10 unidades e distribui a crianças carentes das favelas ajudando na inclusão digital na sociedade!