Celular

06/02/2014 11h47 - Atualizado em 06/02/2014 20h07

Vidro de Safira? Entenda como a tela do iPhone 6 pode ficar quase indestrutível

TechTudo
por
Por Thiago Barros Para o TechTudo

A Apple utilizará displays de safira em seus próximos gadgets - e isso já não é mais dúvida pra ninguém. O presidente da companhia, Tim Cook, já afirmou que existe uma fábrica nos EUA dedicada a isso, e patentes recentes até revelaram o possível uso delas no próximo iPhone. Mas, afinal, o que representa este vidro de safira para os consumidores? A resposta: resistência da tela.

Apple Store brasileira será lançada no próximo dia 15; saiba mais

Safira Glass (Foto: Allan Melo / TechTudo)O TechTudo já havia testado o "Safira Glass" no MWC 2013 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Em meados do ano passado já se falava na relação da Apple com a safira. Muita gente apontava que ela seria utilizada no display do iPhone 5S. No entanto, o vidro ficou restrito a duas utilizações: no TouchID, o leitor de digitais que o aparelho ganhou no botão Home, e na lente da câmera traseira.

Agora, quase um ano depois, a primeira possibilidade parece muito mais real. Em janeiro, a Apple obteve nos Estados Unidos uma patente relacionada à adaptação deste material aos displays do iPhone. Pouco antes, Tim Cook havia até confirmado que a Apple tem uma fábrica de displays para produção das telas com o material no Arizona, EUA. Mas o que tudo isso significa na prática? Será que as telas com safira representarão um grande salto de qualidade na resistência dos displays dos iPhones? Será que isso pode significar uma diminuição considerável no número de telas quebradas nos smartphones da empresa americana? Sim e não.

Qual é a forma correta de limpar a tela de um smartphone sem arranhar? Veja o que responderam no Fórum do TechTudo

Na MWC 2013, a empresa GT Advanced Technologies demonstrou a safira e realizou a comparação dela com o Gorilla Glass em um teste onde os presentes poderiam passar pedras sobre as interfaces. O TechTudo teve a oportunidade de realizá-lo e o resultado mostrou que o display com o material quase não teve arranhões – mesmo com a pedra sendo arrastada com força sobre a sua superfície.

Outras páginas internacionais também bateram com a pedra no telefone, simulando uma queda, e ele manteve-se intacto. Já o concorrente, utilizado na grande maioria das telas de smartphones atuais, teve não somente arranhões, como chegou a quebrar em alguns casos. Dependendo da fórmula usada na fabricação do produto, a safira pode fazer com que o telefone seja 2,5 ou até 3 vezes mais forte que os vidros já tradicionais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leitor
    2014-02-06T14:44:22  

    Parabéns, mas telas rígidas são coisa do passado. O futuro é a tela flexível que não quebra nunca porque se dobra e absorve o impacto. O mesmo conceito dos coletes à prova de balas muito mais eficientes que armaduras medievais. O futuro próximo vamos prender o celular no pulso como as antigas pulseiras de lata que as crianças usavam. Os celulares vão ser "desdobráveis" até ficarem do tamanho de uma folha A4. Isso não é especulação. É questão de tempo.

    recentes

    populares

    • Leitor
      2014-02-06T14:44:22  

      Quero ver fazer vidro e a bateria flexível. Mas inveja totalmente flexível já existe, né? hehe

    recentes

    populares

    • Leitor
      2014-02-06T14:44:22  

      Monsenhor Razão, já tem baterias flexíveis...

  • Wagner Andrade
    2014-02-06T14:10:13  

    Apple é Apple, o resto corre atrás. Parabéns Apple... sempre fazendo produtos de qualidade!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-06T14:10:13  

      Joao Cavalini, só não troca quem é burro ou doente mental.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-06T14:10:13  

      João Neto, burro, doente mental, favelado ou trouxa.

  • Gabriel Ferreira
    2014-02-07T06:22:15

    Wagner Andrade. Larga de ser idiota voce e so mas um dos muitos clientes apple fantasiado e levado por onde eles quer, nao posso dizer que vem a ser um mal produto pois ja tive, porem sao pessoas iguais a voce que elevam os preços dos produtos no brasil. Para sua informação esse tipo de tela ja existe em alguns aparelhos da lenovo vendidos no japao. Outra eu tive o prazer de ter o iphone 5 antes mesmo de chegar no brasil, logo em seguida peguei um galaxy s4

  • Mario Maracas
    2014-02-06T17:36:51  

    por exemplo, a pessoa que critica um motor BMW ou AUDI...e tem na garagem dela um Volkswagen...por motivos obvios ele vai criticar o BMW...nao tem dinheiro pra comprar um BMW e compra um Golf....e ainda acha e discute que o Golf é melhor que o BMW...rsss mais ou menos assim....critica Apple, quem nao tem....

    recentes

    populares

    • Mario Maracas
      2014-02-06T17:36:51  

      Só não esquece que a o Grupo Volkswagen é dona da Audi.

    recentes

    populares

    • Mario Maracas
      2014-02-06T17:36:51  

      Mauricio Ferraresi, que frescura "não sou paga pau pra americano" Pagou pau pra quem então, pros coreanos? Ou comprou o iPhone da Gradiente?

  • Wagner Andrade
    2014-02-06T17:15:50  

    hahahahah Os burros dizer que o Gorilla Glass é mais resistente que as telas de Safira. kkkkkkkkkkkkk Pesquisem na pagina "Reclame Aqui"... sobre a tela Gorilla Glass. kkkkkkkkk Chupa concorrência!!! Apple é Apple e resto é resto... sempre foi assim!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-06T17:15:50  

      Cara, só pela última frase do teu comentário, percebe-se que és um "zé modinha" sem fundamento.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-06T17:15:50  

      Sim, Wagner Andrade. Tu és conhecedor e muito culto... Gigas? Só se compraste nas casas bahia. É GIGA, não tem s porque deriva de GigaByte. Tem muito estudante de escola pública que tem mais conhecimento que você.

  • Jacques
    2014-02-06T13:22:05  

    O iPhone 5S já é o mais rápido, estável, seguro e elegante, só faltava ser o smartphone mais resistente do mundo... agora não falta mais nada! Parabéns Apple!

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-02-06T13:22:05  

      S04 The Best

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-02-06T13:22:05  

      Fala de lixo asiático mas esquece que seu iPhone é montado na China.

  • Wagner Andrade
    2014-02-07T19:41:30  

    Os aparelhos da Apple tem qualidade, o resto só quantidade. É um pouco mais caro, mas é muito melhor! Apple é Apple e resto é resto.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-07T19:41:30  

      O iPhone 5S é igual a Ferrari... é caro, mas é muito, muito, muito melhor!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-07T19:41:30  

      ana esse é o seu argumento? so isso? bom prefiro meu monstruoso galaxy s4.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-02-07T14:53:19

    MATÉRIA TOTALMENTE INUTIL. PRA QUE ISSO? O MEU AQUI SÓ COM UMA SIMPLES PELICULA (20,00) JA PROTEGE, PQ ? SOU CUIDADOSO. AGORA A O IPHONE TA PRECISANDO URGENTE É DE BATEIRA QUE DURE. O MEU AMIGO TEM UMA MAÇA 5. ELE ANDA COM O IPHONE DIRETO LIGADO NA TOMADA. VALE A PENA 2700,00 POR ISSO?

  • Wagner Andrade
    2014-02-07T13:24:54

    Amanhã no mínimo vai aparecer uma notícia dizendo que a Samsung vai lançar uma tela feita de fibra de carbono ou qualquer outra coisa, sempre é assim. A Apple faz... depois a Samsung copia.

  • Nono
    2014-02-07T10:51:18  

    Xing Lings de primeira linha já estão na era octa core de 1.7GHz , tela com resolução de 1920X1080, 2Gb de RAM e custam menos da metade de um Iphone. XIaomi M3 Zopo 980 LTC IdolX ( Alcatel que nem Xing Ling é). A Apple tem uma das maiores margens de lucro em produtos fabricados. O aumento de preço chega a mais de 300% imediatamente após sair da fábrica. Acrescente margens de lucro para revendedores, distribuidores e etc. Você pagou pela marca, e não por um celular de ultima tecnologia.

    recentes

    populares

    • Nono
      2014-02-07T10:51:18  

      Então me explica pq os xing ling da samsung com seus poderosos processadores de 50 núcleos e vários GB de memória ram é mais lento do que o dual core do iphone 5s com 1GB de ram?

    recentes

    populares

    • Nono
      2014-02-07T10:51:18  

      Se esse cell xing ling tivesse iOS e nãoandroid ou windows, eu compraria. A experiência e praticidade do iPhone arrebenta o Android. E Hardwares muito mais potentes rodam os osfotwares mais lentamente que um Iphone... processador e quantidade de memória não é tudo... o SO conta, o bus conta, a velocidade de escrita e leitura da flash conta monstruosamente (memória flash de xing ling é leeenta perto do iPhone).

  • Richard Ziembinski
    2014-02-07T08:17:32  

    So uma coisa Mario Maracas , Volkswagen é alemão dona da Porsche

    recentes

    populares

    • Richard Ziembinski
      2014-02-07T08:17:32  

      iPhone = Ferrari ----- Samsung = Fusca ------ LG = FIat 147

    recentes

    populares

    • Richard Ziembinski
      2014-02-07T08:17:32  

      iphone = 2700,00 = pobre metido a rico = ovo o mês inteiro = kkkkkkkkkkkkk

  • Chora Urubu
    2014-02-15T07:45:52

    Galera da Samsung não se preocupem quando lançar o S6 eles copiam a apple e coloca vidro de safira tbm

  • Chora Urubu
    2014-02-15T07:31:50

    mesmo se custar 8 mil reais eu compro pq apple é apple e o resto é resto CHORA FANBOY SUMSUNG

  • William Carvalho
    2014-02-06T18:22:21  

    O mico vai ser, ver muitas telas de safira se quebrando do mesmo jeito, ao cair (se fosse de diamante quebraria também) e as pessoas chorando porque pagaram tão caro achando que era inquebrável. Só é mais resistente a riscos mas quebra do mesmo jeito e é bem mais cara.

    recentes

    populares

    • William Carvalho
      2014-02-06T18:22:21  

      Igual o Gorilla Glass do Xamxungs? kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • William Carvalho
      2014-02-06T18:22:21  

      Exatamente! Tenho um Galaxy S3 há quase dois anos e não tem nenhum arranhão mas sei que se cair de 30 centímetros com o vidro pra baixo vai quebrar. A safira poderia resistir um pouco mais, mas quebraria também, ainda mais nesse tamanho.

  • Guilherme Ramos
    2014-02-08T11:57:14  

    Vamos a explicação. Coríndon (Safira é a gema) é um mineral (oxido de aluminio - Al2O3) e possui valor 9 na escala de Mohs (wikipedia). Essa escala vai de 1 até 10, sendo representado no topo pelo diamante.

    recentes

    populares

    • Guilherme Ramos
      2014-02-08T11:57:14  

      o mineral 1 é riscado por todos os outros...o mineral 2 risca o mineral 1, mas é riscado por todos os outros, e assim sucessivamente. Nesta tabela, o quartzo (SiO2) apresenta valor 7...a silica é a materia basica de quase todos as telas...O que a apple fez foi colocar um material mais resistente ao risco, e de quebra agregar valor colocando o nome da gema (safira)...Veja bem, ele poderia ter colocado também o rubi, que um coríndon da cor vermelha...rsrs...Desse modo, na lógica deles, a unica coisa que poderia riscar as telas dos iphones seria o diamante...

  • Wagner Andrade
    2014-02-07T13:24:00  

    O iPhone 5S já é o mais rápido, estável, seguro e elegante do mundo, só faltava ser o smartphone mais resistente... mas, agora não falta mais nada! Parabéns Apple! Chupa concorrentes!!!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-02-07T13:24:00  

      o mesmo bla bla bla so isso? prefiro o meu s4.

  • Nono Verdadeiro
    2014-02-07T18:47:22  

    Os Xing-Lings qualquer sem qualidade e de plástico e custam menos da metade de um iPhone 5S de 64 bits. A Apple sempre prioriza a qualidade dos produtos fabricados. A diferença de qualidade é absurda! Os aparelhos da Apple são feitos de alumínio e tem o sistema operacional próprio, os concorrentes, só fazem de plástico e rodam um sistema operacional empestado. Você paga pelo preço, e não por um aparelho elegante, seguro, rápido e estável. Pense diferente... Prefira a Apple!

    recentes

    populares

    • Nono Verdadeiro
      2014-02-07T18:47:22  

      É verdade! Xing-Ling = Samsung, LG, Sony, HTC, Motorola... Tudo de plástico, sem qualidade e com sistema operacional emprestado. Tipo coisa de camelô.

    recentes

    populares

    • Nono Verdadeiro
      2014-02-07T18:47:22  

      E se eu te disser que o iOS é derivado o Unix? E se eu te disser que a China tem um mercado de mais ou menos 1 bilhao e 300 usuarios de celular e que celulares de qualidade superior à Apple , com carcaça em aluminio ,existem por la ( confira alguns que citei e deixa de fanatismo). O que aconteceu no Brasil foi o despejo de celulares chineses de pessima qualidade. Um dos ultimos lançamentos da Apple n tem carcaça de plástico?

  • Fernando Silva
    2014-02-08T13:07:12

    vai custar mais caro do que o ps4

  • Joannes Oliviera
    2014-02-08T12:15:24

    Parabéns a Apple por ter levado os Smartfones ao patamar que estão. Mas eu não pago os valores desses telefones.

  • Guilherme Ramos
    2014-02-08T12:06:59

    Um pouco de geologia não faz mal a ninguém...rsrs..e outra, a principal materia prima das telas de smart e TVs LCD é um mineral chamado monazita....ele contém os elementos terras raras ETRs...cério lantânio, praseodímio, neudinio, samário, entre outros..

  • Mauricio Ferraresi
    2014-02-07T18:53:38  

    FANBOYS vcs se prendem muito a isso: quebrou levo o meu iphone na autorizada e no mesmo tempo ja me dão um novo. e vc acha que ela faz isso de graça? porque ela É boazinha com seus compradores? claro que não. o preço real desse iphone seria uns 1400,00 ou 1500,00, por isso jogam o preço la em cima 2700,00. essa diferença é pra isso...ou vc acha que fazem isso de graça????????

    recentes

    populares

    • Mauricio Ferraresi
      2014-02-07T18:53:38  

      Isso pq o Iphone é vendido por um preço entre 3 a 4 vexes maior do que o custo de fabricação.

  • Mauricio Ferraresi
    2014-02-07T14:24:44

    o que tem de pobre andando so de cueca, no busão, pq comprou esse aparelho feinhu e sem resolução por ai.por 2500,00.affffff a apple lança essas besteiras so para sugar todo o dinheiro dos trouxas alienados na maça. tem muito smartphone melhor com mais recursos e bem mais barato. chupa maça feia. alias desde 2007 os processadores da apple são fabricados pela xamxungui. kkkkk chupa aplle

  • Nono
    2014-02-07T10:45:18

    Xing Lings de primeira linha já estão na era octa core de 1.7GHz , tela com resolução de 1920X1080, 2Gb de RAM e custam menos da metade de um Iphone. XIaomi M3 Zopo 980 LTC IdolX ( Alcatel que nem Xing Ling é). A Apple tem uma das maiores margens de lucro em produtos fabricados pela empresa. O aumento de preço chega a mais de 300% imediatamente após sair da fábrica. Acrescente margens de lucro para revendedores, distribuidores e etc. Você pagou pela marca, e não por um celular de ultima tecnologia.

  • Gabriel Ferreira
    2014-02-07T06:20:05  

    Wagner Andrade. Larga de ser idiota voce e so mas um dos muitos clientes apple fantasiado e levado por onde eles quer, nao posso dizer que vem a ser um mal produto pois ja tive, porem sao pessoas iguais a voce que elevam os preços dos produtos no brasil. Para sua informação esse tipo de tela ja existe em alguns aparelhos da lenovo vendidos no japao. Outra eu tive o prazer de ter o iphone 5 antes mesmo de chegar no brasil, logo em seguida peguei um galaxy s4.

    recentes

    populares

    • Gabriel Ferreira
      2014-02-07T06:20:05  

      Rsrsrs fica no Japão e compra um Lenovo pra vc..... Vc merece rsrsrsrs

  • Gabriel Ferreira