22/02/2014 15h52 - Atualizado em 23/02/2014 17h38

WhatsApp fica fora do ar por quase 4 horas devido a problemas em servidores

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O serviço de mensagens online WhatsApp caiu na tarde deste sábado (22). O aplicativo começou a apresentar instabilidade por volta das 15h30, não sendo possível enviar ou receber mensagens. A falha só foi corrigida cerca de quatro horas após ter início, por volta das 19h30, e teria sido causada por problemas em servidores, segundo a empresa responsável pelo app. Nas redes sociais, usuários do mundo inteiro reclamaram sobre o problema.

Fundador do WhatsApp pede desculpas a usuários e aponta 'culpado'

Twitter oficial do WhatsApp informa sobre a volta do serviço (Foto: Reprodução / TechTudo)Twitter oficial do WhatsApp informa sobre a volta do serviço (Foto: Reprodução / TechTudo)


Em seu perfil no Twitter, o WhatsApp confirmou a queda do serviço na tarde deste sábado. "Desculpe. Estamos enfrentando atualmente problemas com nossos servidores. Esperamos estar de volta e recuperados brevemente", disse a empresa, após quase duas horas após o início da instabilidade.

O problema deixou o WhatsApp totalmente fora do ar, afetando todas as plataformas em que o serviço é oferecido. Ao enviar uma mensagem, o usuário se deparava com o constante reloginho, que significava que o texto não havia sido sequer entregue aos servidores do app. Também não era possível receber nenhum recado dos contatos.

O aplicativo só foi normalizado parcialmente no início da noite deste sábado. Por volta das 19h20, o serviço começou a enviar e receber mensagens novamente em alguns aparelhos, enquanto permanecia indisponível em outros. Pouco tempo depois, a falha com os textos foi, aparentemente, corrigida para todos. No entanto, usuários continuavam reclamando que não era possível enviar ou receber imagens, vídeos ou recados de voz.

WhatsApp cai pela segunda vez neste sábado, cerca de três horas após serviço ser restabelecido (Foto: Arte/Divulgação) (Foto: WhatsApp cai pela segunda vez neste sábado, cerca de três horas após serviço ser restabelecido (Foto: Arte/Divulgação))WhatsApp cai pela segunda vez neste sábado, cerca de três horas após serviço ser restabelecido (Foto: Arte/Divulgação) (Foto: WhatsApp cai pela segunda vez neste sábado, cerca de três horas após serviço ser restabelecido (Foto: Arte/Divulgação))


E, no final da noite do sábado (22), o aplicativo voltou a apresentar problemas após ter o serviço restabelecido às 19h30. De acordo com o relato de usuários, o serviço voltou a ficar fora do ar às 22h30, e só voltou ao funcionamento normal por volta das 23h30.

As constantes quedas e instabilidade de serviço do WhatsApp tem sido alvo constante de críticas por parte do usuário. No início do mês, um bug fez com que fotos de perfil de contatos desaparecessem.  Em dezembro, o serviço ficou indisponível mundialmente pouco tempo após uma falha que expulsou diversos usuários de grupos.

Usuários de todo o mundo reclamam no Twitter sobre a queda do Whatsapp (Foto: Reprodução / TechTudo)Usuários de todo o mundo reclamam no Twitter sobre a queda do Whatsapp (Foto: Reprodução / TechTudo)



Queda vira alvo de gozação nas redes sociais

No Twitter, as primeiras reclamações a respeito da queda do WhatsApp começaram a aparecer por volta das 15h30 deste sábado. Em poucos minutos, o assunto se tornou um dos mais comentados do país, chegando a ocupar o Trending Topics brasileiro. Boa parte dos usuários ironizava a compra do aplicativo de mensagens pelo Facebook.

O termo "#GoogleNãoDeixeOFacebookComprarOTwitter" chegou a primeira colocação fazendo referência à compra do aplicativo pela rede social de Mark Zuckerberg, dona do rival Facebook Messenger. A venda do serviço foi lembrada ainda pela hashtag "#MarkDevolveoWhatsApp", que tenta fazer com que o CEO do Facebook cancele o negócio.

Usuários fazem piadas no Twitter sobre a queda do WhatsApp (Foto: Reprodução / TechTudo)Usuários fazem piadas no Twitter sobre a queda do WhatsApp (Foto: Reprodução / TechTudo)

Além da brincadeira dos internautas, dois rivais do WhatsApp ganharam lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil. O chinês WeChat, que tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo; e o Viber, famoso mensageiro que faz ligações gratuitas pela Internet, também ganharam espaço no Trending Topics. Ambos, assim como o Line, são visto como as principais alternativas ao WhatsApp.

Primeira falha após compra bilionária

A queda do WhatsApp neste sábado acontece poucos dias após o Facebook anunciar a compra do aplicativo por 16 bilhões de dólares (cerca de R$ 38 bilhões). O valor é superior aos US$ 7,2 bilhões pagos pela Microsoft na compra da Nokia e da verba gasta nas Olimpíadas de Londres 2012, que foi de US$ 10,2 bilhões.

Segundo o Facebook, o WhatsApp seguirá trabalhando como uma empresa subsidiária, ou seja, independente da rede social e de forma semelhante ao Instagram. O aplicativo de mensagens possui cerca de 450 milhões de usuários em todo mundo e era tido como o principal concorrente da rede social de Mark Zuckerberg entre dispositivos móveis, que não havia conseguido muito êxito com o Facebook Messenger.

A movimentação, aliás, gerou um clima de incerteza entre os usuários do futuro do serviço e os planos do Facebook sobre o aplicativo. Além do WhatsApp, o rede social do Facebook também é dona do Instagram, famoso aplicativo de compartilhamento de fotos com filtros, comprado em 2012 por um bilhão de dólares.

Fórum TechTudo: veja as sugestões de smartphones baratos que rodam o Whatsapp!

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Filho
    2014-02-23T17:25:29

    SO E USAR O VIBE OU VOXER QUE ESSA PALHAÇADA ACABA LOGO .. EXISTEM VÁRIOS APP COM SUPORTE DE MENSAGEM DE TEXTO E LIGAÇÕES VIA INTERNET DE GRAÇA

  • Danielson Penha
    2014-02-23T10:32:18

    Depois que o whatsapp passou para as mãos do Zuckerberg (dono do facebook ) começou os problemas com o app.

  • Danilo
    2014-02-23T10:08:13

    O VIber ta em segundo no TOP FREE da AppStore. As pessoas responderam como deveriam,partindo para a concorrência

  • Fernandes Pacheco
    2014-02-23T09:12:18

    Ahhhh ficaram com raivinha pq Whatsapp caiu??!! Então faz uma oferta para o novo dono!

  • Carlos Roberto
    2014-02-23T08:50:34

    OSTENTAÇÃO É GASTAR 16 BILHÕES PRA TIRAR UM APLICATIVO DO AR...

  • Jorge Cerqueira
    2014-02-23T08:43:57

    Quem conhece e já utilizou o ZELLO tá andando pro Whatsapp, experimentem, é telefone de graça mesmo...

  • Saulo Freire
    2014-02-23T06:01:26

    O mundo e o Brasil quase explodiu de desespero e drama. Por que não fizeram igual a mim? Liguei para os amigos, fui pro bar, coloquei a conversa em dia, e to indo dormir tranquilo, sem me preocupar com celular. Que preocupação besta mano, agora que eu vejo o quanto estamos fúteis mesmo

  • Sergio Klopfton
    2014-02-23T02:21:57  

    Quatro horas a menos de brasileiro escrevendo besteira. Melhoramos o mundo um pouco. Eita povinho.

    recentes

    populares

    • Sergio Klopfton
      2014-02-23T02:21:57  

      Deixa de escrever besteira no whats app e vem escrever aqui. Se joga da ponte vai..

  • Erick Conceição
    2014-02-23T02:47:48

    Nem fiquei sabendo nem entrei no whats hoje kkk

  • Sergio Klopfton
    2014-02-23T02:21:32

    Quatro a menos de brasileiro escrevendo besteira. Melhoramos o mundo um pouco. Eita povinho.

  • Jean Gomes
    2014-02-22T17:56:18  

    Bem feito! O povo não sabe nem o português quer conversar digitando. Vão estudar filhos da mãe!

    recentes

    populares

    • Jean Gomes
      2014-02-22T17:56:18  

      Eduarda Hitzig Verdade, tem razão, foi mal! Mas no WhatsApp é bem pior.

    recentes

    populares

    • Jean Gomes
      2014-02-22T17:56:18  

      Jessica Pereira Me viu escrevendo alguma palavra errada, otária!

  • Julia Cenedesi
    2014-02-22T21:15:57  

    ooiiii, eu queria comunicar q o meu whatsapp nao ta funcionando no meu celu.. eu presisaria q vcs arrumacem logo isso aiii pq eu tenho uma imagem q eu presiso muito ver de um amigo, pela mor minha gente arruma isso logo aii pq muita gente do mundo todo ussa isso,,, tambem eu nao asseito q tenha uns q nao estao assim e tenha uns q tao... eu queria q todos tivessem do mesmo geito estao vamos ver isso logo pela misericordia so em arruma isso. eu uso muito isso.. do whatsapp logo pq com isso varias pessoas nao vamos mais ussar.. estou esperando arrumar..

    recentes

    populares

    • Julia Cenedesi
      2014-02-22T21:15:57  

      Julia minha amiga, não seja tão fútil e aprenda a escrever direito!!! kk

    recentes

    populares

    • Julia Cenedesi
      2014-02-22T21:15:57  

      Julia, pelo amor de deus, vende seu celular e compra uma gramática. Ah, por favor, entenda também que isto aqui é um site de notícias, não um site de suporte para o que quer que seja. PS: Depois quando falo sobre os estragos da inclusão digital, recebo críticas.

  • Cristovão Oliveira
    2014-02-23T00:20:13

    E o Viber está tinindo !

  • Lunana Silva
    2014-02-22T16:46:44  

    bem feito pra quem fica usando esse app besta

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2014-02-22T16:46:44  

      Deve ser hiphone o q vc tem kkkk

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2014-02-22T16:46:44  

      Essa globo fica levantando a bandeira do Tinga mas, não combate o preconceito com o povo nordestino. Henrique ridiculo deve ser mais um alienado idiota junto com a direção da globo.

  • Yasmin Santos
    2014-02-22T22:15:54  

    por favor gostaria de saber se é verdade que o whatsapp ira parar de funcionar dia 24/02/2014 ?? me ajudam por favor. Obrigado

    recentes

    populares

    • Yasmin Santos
      2014-02-22T22:15:54  

      é mentira

    recentes

    populares

    • Yasmin Santos
      2014-02-22T22:15:54  

      vai sim, e também nos dias 29, 30 e 31 ;) vai na fé

  • Gilson Pereira
    2014-02-22T23:37:41

    O Facebook deve esta colhendo os dados dos usuários, por isso que ele esta ruim hoje.

  • Felipe Reimao
    2014-02-22T23:35:21

    É só a net do Mark cair que todo mundo se desespera. Vão com calma galera, o cara pagou 16 bilhões e ficou sem grana pra pagar a internet. kkkk. Pois é Mark ,a vida tem dessas coisas ... /:

  • Caio Sousa
    2014-02-22T23:15:25  

    MAS O FLUMINENSE ENTROU COM RECURSO E O WHATS VOLTOU

    recentes

    populares

    • Caio Sousa
      2014-02-22T23:15:25  

      Sim , mas ai recorreram voltou a funcionar mas o florminec entrou com outro recurso e caiu de novo por volta das 22 horas

  • Adriano
    2014-02-22T16:51:57  

    Mark Zuckerberg pagou 16 bilhões de doláres pelo WhatsApp e agora sofre com problemas... Bem feito, eu baixei de GRAÇA!!!! KKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Adriano
      2014-02-22T16:51:57  

      Goku salvou o mundo para ler isso?

    recentes

    populares

    • Adriano
      2014-02-22T16:51:57  

      Ai, ai .... essa piada ja deu, blz ?

  • Tadeu Moraes
    2014-02-22T23:20:18

    Viu ??É o Facebook agindo...

  • Isaura Morais
    2014-02-22T23:17:22

    E daí alguem morreu por causa de um aplicativo ???? conheceram um dia desse e estao ai fazendo drama por isso q o mundo nao vai pra frente aonde um dia sem um aplicativozinho o povo age como se estivessem sem ar coracao aff pior e quem esta doente com 1% de vida e nm por isso estao ai reclamando ... vao crescer gente !!! afff nesse povinho

  • Djalma Dias
    2014-02-22T18:48:27  

    O serviço e grátis e ainda ficão reclamando.

    recentes

    populares

    • Djalma Dias
      2014-02-22T18:48:27  

      é pago a partir do primeiro ano de uso, e mesmo que fosse gratuito, tem que ser ruim por causa disso?

    recentes

    populares

    • Djalma Dias
      2014-02-22T18:48:27  

      galera ja tem mais de ano que uso, minha assinatura venceu dia 17 de dezembro de 2013 e ate hoje ta funcionando normal, não tive que pagar nada chega achei estranho.

  • Fernando Santos
    2014-02-22T18:52:24  

    A parada é de graça e marmanjada fica reclamando. Ah vá

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2014-02-22T18:52:24  

      kkkkkkk que eu saiba, o vinculo da conta no whatsapp é pelo numero do celular, e não do aparelho! Eita povo burro!

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2014-02-22T18:52:24  

      galera meu whats app deu mais de 1 ano e não me cobraram nada no dia 17 de dezembro deu 1 ano, pensei que teria que pagar e ate hj ta funcionando normal sem nenhuma taxa.

  • Eduardo Dias
    2014-02-22T22:34:04

    caiu de novo! mas daqui a pouco o fluminense entra com um recurso e volta novamente!

  • Alex Moura
    2014-02-22T22:32:24

    Tanta bobagem, as pessoas a cada dia se tornam mais infantis.