Downloads

12/02/2014 12h10 - Atualizado em 12/02/2014 12h10

Windows Phone 8.1: versão de testes revela muitas novidades

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows Phone 8.1 está cada vez mais próximo de ser lançado e diversas novidades da atualização foram previamente divulgadas nesta terça-feira (11), após a Microsoft liberar o kit de desenvolvimento para os programadores. Como já era esperado, a nova versão da plataforma móvel da Microsoft contará com uma central de notificações, assistente virtual, entre outros recursos. Confira a lista de mudanças dessa versão:

Descubra qual smartphone tem desempenho ideal para você.

Windows Phone 8.1 promete trazer muitas novidades e mudanças ao sistema da Microsoft (Foto: Arte/Divulgação)Windows Phone 8.1 promete trazer muitas novidades e mudanças ao sistema da Microsoft (Foto: Arte/Divulgação)

- Mudanças no app de mensagens: atualmente, o aplicativo de mensagens do Windows Phone é responsável por reunir SMS, mensagens do Clube, grupos do hub de pessoas e conversas do chat do Facebook por meio da integração com o sistema. No entanto, na versão 8.1, a Microsoft vai permitir que o usuário possa escolher qual aplicativo usará como padrão, provavelmente, de forma semelhante ao que já acontece atualmente com o app da câmera.

- Gerenciamento de energia: a Microsoft incluirá no Windows Phone 8.1 um aplicativo chamado Battery Power Sense (em inglês), com o qual o usuário poderá gerenciar o consumo da bateria do smartphone. Na prática, isso funcionará como uma solução nativa do sistema com funções de apps conhecidos como o Battery Pro+.

- Mudanças no multitarefas do sistema: a partir de agora, o botão "Voltar" não vai mais encerrar um aplicativo ao retornar para o menu principal do sistema. Agora, ele apenas o colocará em estado de espera. Além disso, a funcionalidade deve ficar mais eficiente e ganhará suporte a gesto, bastando desliza um app para baixo para fechá-lo.

Windows Phone 8.1 trará novidades no aplicativos de mensagens e no gerenciamento de arquivos (Foto: Reprodução/The Verge)Windows Phone 8.1 trará novidades no aplicativos de mensagens e no gerenciamento de arquivos (Foto: Reprodução/The Verge)

- SkyDrive renomeado para OneDrive: a Microsoft teve que alterar o nome de seu serviço de armazenamento na nuvem por conta de problemas judiciais. O serviço ganhará ainda o aguardado gerenciador de arquivos, conforme apontavam alguns rumores.

- “Universal App”: a Microsoft seguirá com os planos de integrar o Windows Phone ao Windows RT/8. A partir de agora, será possível usar um novo modelo de interface comum ao sistema de celulares, tablets e computadores. Além disso, os apps de celulares deixarão de ter a extensão “.xap” para adotar a “.appx”, usada no Windows RT. Isso significa ainda que os apps feitos para a versão 8.1 não serão compatíveis com o 8.0, obrigando o usuário atualizar o sistema (todos os aparelhos receberão o update).

O que você achou da ideia de um Nokia com Android? Opine no Fórum.

- Aplicativos no cartão de memória: donos de smartphones com entrada para microSD também poderão instalar apps e games no cartão de memória. Isso deve garantir alívio para usuários do Lumia 520 e outros smarts com pouco espaço de armazenamento interno.

- Hub Music+Video separado: o player padrão do atual sistema será separado nos apps Xbox Music e Xbox Video. Ambos já estão disponíveis na loja do Windows Phone, mas virão incluídos automaticamente no novo sistema, com a promessa de receber atualizações mais rapidamente.

- Novo App para Podcasts: tal qual o iOS, o Windows Phone também ganhará um aplicativo dedicado a podcasts. Até então, a funcionalidade estava incluída dentro do Hub Music+Video.

- Gerenciamento de armazenamento: assim como na energia, o sistema também ganhará um app chamado Storage Sense. Com ele, o usuário terá mais recursos para gerenciar a capacidade de guardar arquivos do celular, podendo escolher onde cada novo arquivo será salvo: no armazenamento interno do telefone ou no cartão de memória.

- Aplicativo de câmera redesenhado: o app padrão do Windows Phone 8.1 deve ganhar nova interface e recursos com a atualização. Com ele, será possível tirar diversas fotos em sequência no modo “burst”. Além disso, o programa deve ganhar um design mais similar ao app do Windows 8.1, com acesso ao flash, alternância entre câmeras e apps de terceiros na parte de cima e fotografia, além do vídeo e modo “burst” na extremidade inferior da tela.

Internet Explorer 11 e aplicativo de câmeras receberão melhorias no novo Windows Phone 8.1 (Foto: Reprodução/The Verge)Internet Explorer 11 e aplicativo de câmeras receberão melhorias no novo Windows Phone 8.1 (Foto: Reprodução/The Verge)

- Internet Explorer 11: o navegador padrão do sistema será atualizado, ganhando suporte a WebGL e melhorias internas. Além disso, o player do YouTube será reformulado, podendo ser executado a partir de outros sites.

- Edição multimídia: melhorias na edição de áudio e vídeo, com suporte a efeitos para ambos e slowmontion. Este último recurso foi adotado recentemente pela Apple em seu iPhone 5S.

- Login em aplicativos pela conta Microsoft: atualmente, para usar um aplicativo que se conecta com o Facebook, por exemplo, é necessário digitar o login e senha da rede social toda vez que solicitado. No novo Windows Phone 8.1, será possível fazer isso automaticamente pela conta de e-mail da Microsoft cadastrada no telefone.

- Reorganização da tela com todos os aplicativos: com a atualização, poderá ser possível organizar os apps pela data de instalação ou frequência de utilização e não apenas pela ordem alfabética, como ocorre atualmente.

- Volumes separados: o usuário poderá escolher, separadamente, os níveis do player de músicas, notificações sonoras, toque, entre outros. Atualmente, o sistema não faz essa descriminação.

- Notificações: Action Center acessada com um movimento Swype na parte superior da tela. O sistema também ganhará a alertas silenciosos que vão diretamente para essa central, sem emitir efeitos sonoros, e atalhos para Wi-Fi, Bluetooth, conexão móvel e Modo Dirigir.

- Marcar Live Tile como lida: o Windows Phone 8.1 também oferecerá a possibilidade de fazer com que uma notificação de uma live tile desapareça sem a necessidade de abrir o app. Para isso, bastará fazer um movimento para a esquerda sobre o quadradinho.

- Atualização automática de apps: assim como no Windows 8.1, não será mais necessário abrir a loja de aplicativos para atualizar os apps instalados no telefone.

- Novo hub de games: o novo aplicativo Xbox Games terá a aparência totalmente reformulada, ganhando integração com o Smart Glass e aparência do Xbox One.

Windows Phone 8.1 ganhará melhorias no multitarefas e botões virtuais (Foto: Reprodução/The Verge)Windows Phone 8.1 ganhará melhorias no multitarefas e botões virtuais (Foto: Reprodução/The Verge)

- Botões virtuais: assim como o Android, o Windows Phone 8.1 também terá botões virtuais acessíveis na tela do dispositivo, dispensando o uso de teclas capacitivas e físicas.

- Busca inteligente do Bing: como ocorre no Windows 8.1, a nova versão do Windows Phone também terá seu aplicativo de pesquisa totalmente reformulado, apresentando novo layout de resultados e com suporte a pesquisa interna.

- Mudança no Hub de Contatos e contas: haverá também a integração mais profunda com os contatos do Twitter, enquanto o Facebook será removido, como ocorreu no Windows 8.1. Ainda não se sabe, porém, se isso será definitivo ou haverá novas formas de integração.

- Barra de menus com novas cores: assim como no Windows 8.1, também será possível personalizar a barra de menus, alterando as suas cores. Atualmente, ela só está disponível em preto.

- Suporte ao VPN (Rede Virtual Privada): haverá função destinada, especialmente, para clientes corporativos, que precisam se conectar em redes privadas de empresas.

- Melhorias internas: o sistema vai ganhar novas inúmeras melhorias de desempenho e conectividade, como mudanças no sistema de backup, compartilhamento de conteúdo com TVs e outros dispositivos, Wi-Fi Direct, modos USB, entre outras mudanças menores.

A nova SDK do Windows Phone 8.1 deixou de fora, porém, funções bastante especuladas nos últimos dias, como a assistente de voz Cortana, a Action Center + Central de Notificações e o suporte a digitação por gestos no teclado, o Swype. Sendo assim, é possível que a Microsoft esteja guardando algumas surpresas para o seu evento Build 2014, marcado para abril, onde a versão final do sistema deve ser anunciada.

Via The Verge e Windows Phone Central

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Engerod
    2014-02-12T17:43:51  

    Eu vejo que quem entra nessas matérias da Nokia e do WP é só Fanboy, deixei uma opinião da minha experiência com o meu L920 e ninguem retrucou, só negativou! A verdade é que a Nokia esta pecando e vendendo muito telefone problemático, a linha Lumia x20 veio com diversos probleminhas (aquecimento, bateria acabando rapido, tela piscando, camera travando, etc), e ainda por cima tem uma péssima assistência! Ou alguem me dá um exemplo de experiência boa com a assistência da Nokia? Sem falar nos problemas de software. Espero que a atualização p/ WP8.1 traga umas coisas básicas de um smartphone.

    recentes

    populares

    • Engerod
      2014-02-12T17:43:51  

      Nunca tive problemas com meu Lumia 925 e muito menos com o Windows Phone.

    recentes

    populares

    • Engerod
      2014-02-12T17:43:51  

      Continuo sem ter problema nenhum com o 820 desde que mandei a primeira resposta. Só vou trocá-lo quando sair um sistema operacional WP não compatível com ele (foi por isso que troquei meu antigo 710, ele não pega WP 8, de outra forma estaria com ele até hoje, aliás, ele ainda é meu telefone reserva).

  • Guilherme Lopes
    2014-03-18T09:51:59

    Muito ansioso por essa atualização. Porém, me pergunto: Será que meu aparelho terá memória pra todas essas mudanças? Não adiantaria nada receber tantas melhorias e o sistema ficar lento.

  • Leonardo Miranda
    2014-03-12T09:35:09

    Começando a melhorar... quem sabe daqui uns 2 anos o WP não bata de frente com os iOS, pq android é mto faiado*!

  • Jonas Sampaio
    2014-03-07T23:38:39

    ok, bacana, legal, muito bom. Agora, e o flash player? Mesmo que o flash seja esteja morrendo ainda existem bons sites em flash que eu não consigo acessar e pelo que vejo, o 8.1 também não vai rodar flash. Que legal!

  • Jetturbo
    2014-02-18T08:59:38

    A grande verdade é que os primeiros Androids eram piores que os primeiros WPs.O WP hoje ainda parece Beta mas tem mais futuro que todos os sitemas.Porque,o melhor sistema,o IOS,está em declínio,só ver a última atualização para o IOS 7.04,onde foi praticamente "Androidizado"inclusive na fluidez que tb não é mais a mesma coisa da era Jobs.O Android mesmo tão amadurecido pelo tempo continua com seus irritantes travamentos.Sabemos do poderio da Microsoft então a coisa vai ficar diferente....

  • Lucas Nicoletto
    2014-02-12T14:20:21  

    Windows Phone > IOs > abismo > Android. =D

    recentes

    populares

    • Lucas Nicoletto
      2014-02-12T14:20:21  

      Concordo, mas eu prefiro iOS iOS > Windows Phone > abismo > Android =D

    recentes

    populares

    • Lucas Nicoletto
      2014-02-12T14:20:21  

      iOS >abismo>Android =D W. Phone

  • Heitor Brasil
    2014-02-13T12:51:12

    Diz que tem 8 comentários mas só aparecem 3. Por quê?

  • Silas Am
    2014-02-13T12:41:48

    Não posso dizer nada sobre as assistências técnicas, porque nunca as usei, tenho um Lumia 800 a quase 2 anos e tem sido muito bom, Lógico que sempre queremos mais, como quando era usuário do Android.

  • Willy Milane
    2014-02-12T14:16:17

    Excelentes mudanças. Só não gostei do fato do Facebook ser removido do hub Contas e principalmente que ninguém na mídia diz se será possível acessar pastas como acontece no Android (o que hoje não é possível no WP) e isso me enerva demais! Microsoft acorda!!!!