Sistemas Operacionais

04/02/2014 15h29 - Atualizado em 04/02/2014 15h43

Windows XP ganha novos usuários mesmo com o fim do suporte em abril

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft não vai ter vida fácil para convencer os usuários a migrarem do Windows XP para outros sistemas mais recentes, como o Windows 8.1. A antiga plataforma, lançada há quase 13 anos, ganhou novos usuários em janeiro, mesmo com o fim do suporte se aproximando, marcado para o dia 8 de abril. Apesar disso, os novos Windows 8 e 8.1 também tiveram crescimento no período dezembro/janeiro.

Atualização do Windows 8.1 vaza antes do lançamento; veja o que muda

Windows XP ainda cresce no mundo, contra a vontade da Microsoft (Foto: Reprodução/Biography.com)Windows XP ainda cresce no mundo, contra a vontade da Microsoft (Foto: Reprodução/Biography.com)

De acordo com os dados da Net Applications, o Windows XP passou de 28,98% em dezembro para 29,23% de participação em janeiro. Em outras palavras, é possível dizer que o antigo sistema operacional está instalado em três a cada dez computadores no mundo. A notícia pode ser um balde de água fria nos planos da Microsoft, que tenta fazer, a todo custo, que os usuários se atualizem.

O crescimento do Windows XP no período chama a atenção também por conta da proximidade do fim suporte para a plataforma, a partir do dia 8 de abril. Isso significa que a Microsoft não vai mais fornecer assistência técnica a essa versão do sistema operacional e nem mesmo disponibilizar atualizações de segurança, deixando os usuários mais vulneráveis a ataque de vírus e hackers.

Windows 7 continua imbatível

Os dados da Net Applications mostraram ainda que a versão mais recente do sistema da Microsoft, o Windows 8.1, alcançou a marca de 3,95% dos usuários, superando o Windows Vista, que caiu para 3,6%. Somada à versão 8, que tem atualização gratuita, o Windows 8.1 é o terceiro sistema mais utilizado do mundo, com 10,58%, ou um computador a cada dez.

gráfico-net-applications (Foto: gráfico-net-applications)Windows 7 continua na liderança, acompanhado pelas versões XP e 8, respectivamente (Foto: Reprodução/Net Applications)




O Windows 7 continua na liderança do ranking, presente em quase metade dos computadores, com 47,49%. Recentemente, a HP voltou a vender novos computadores com essa versão do sistema operacional nos Estados Unidos, alegando forte demanda popular e admitindo, de certa forma, o baixo interesse pelo Windows 8.

É uma boa escolha migrar para o Windows 8? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Bosco
    2014-04-08T11:57:32

    O win 8 se encaminha para ser o novo Vista. Ruim e antipatizado pela grande maioria que prefere a versão anterior. Fracasso total.

  • Antonio Corrêa
    2014-02-16T19:12:38

    além do mais os crackers estão se voltando para o Seven, e o XP com um bom firewall e antivírus e alguns programinhas a mais nunca me deu problemas. Vamos esperar o novo demonstrar seu valor para usa-lo e em vez de usar programas novos cheios de utilidades desnecessárias que usam processamento só por ser novos.

  • Antonio Corrêa
    2014-02-16T19:11:18

    "Nunca adquira uma Tecnologia NOVA e nunca use um Sistema Operacional NOVO antes de muito teste e antes que muitos tenham se lascado. Espere até que as coisas se normalizem e as devidas correções sejam feitas. Enquanto isso... deixe que os apressados gastem o dinheiro, o tempo, e a saúde mental com as porcarias novas ainda em fase de teste" Steve Jobbs

  • Elias Silva
    2014-02-04T15:47:46  

    As pessoas às vezes não entendem que sistemas obsoletos podem comprometer a segurança do computador, assim como a probabilidade de incompatibilidade com novas versões de software é bem maior. O Windows XP foi um excelente SO, mas já passou da hora das pessoas se adequarem a novas versões do Windows ou optarem por sistemas diferentes, tais como Mac ou Linux. Essa resistência em abandonar o XP de uma vez soa como teimosia de gente preguiçosa.

    recentes

    populares

    • Elias Silva
      2014-02-04T15:47:46  

      Com todo respeito no Mercado livre tem gente que vende somente a key original no windows de qualquer versão a um preço acessível , e só as pessoas procurarem que acham .

    recentes

    populares

    • Elias Silva
      2014-02-04T15:47:46  

      Vá se naturalizar americano.

  • Helliton Mesquita
    2014-02-05T11:24:00

    Dificil é acreditar nos dados da Net applications.

  • Rafael Santos
    2014-02-05T10:03:48

    Mercado livre tem gente que vende somente a key original no windows de qualquer versão a um preço acessível , e só as pessoas procurarem que acham .