Segurança

19/03/2014 10h44 - Atualizado em 20/03/2014 11h28

‘Abandonar o XP é um erro’; especialista faz duras críticas à Microsoft

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O dia 8 de abril marcará o fim da assistência técnica da Microsoft ao Windows XP, que não receberá atualizações automáticas ou proteção do Microsoft Security Essentials após esta data. Mas, nem todos creem que esta é uma decisão correta. Ondrej Vlcek, diretor de operações da Avast! Free Antivirus, faz duras críticas e acredita que a ação pode desencadear uma nova crise de segurança em computadores.

Windows perde usuários, índice é o menor em 20 anos e abaixo dos 90%

Executivo do Avast alerta para perigos de fim do suporte do XP (Foto: Divulgação/Avast)Executivo do Avast alerta para perigos de fim do suporte do XP (Foto: Divulgação/Avast)

Em um longo post no blog oficial da Avast, Vlcek destaca que o número de consumidores com o antigo sistema operacional da Microsoft ainda é muito grande, 23,6% dos usuários do antivírus Avast, por exemplo, quase 30% no mundo todo, e eles poderão ser alvos de ataques sem defesa em suas máquinas. Entretanto, em caso de contaminação em massa, a crise pode afetar não usuários do XP.

“Abandonar o XP é um grande erro, já que a Microsoft não teve sucesso em migrar os usuários para os novos sistemas. O abandono da Microsoft não afetará apenas os usuários do sistema, mas criará um grande problema de segurança para todo o ecossistema. Dezenas de milhões de PC rodando ele estarão conectados à internet, sem atualizações de segurança, simplesmente aguardando serem atacados”, destacou o especialista.

Usuários do XP estão seis vezes mais vulneráveis

O fim da assistência técnica da Microsoft e das atualizações automáticas do sistema XP se dará em abril, mas a pausa na cobertura dos programas de segurança da empresa para o usuário da plataforma será em 2015. Segundo o diretor da Avast, o problema não será só para quem usa o software, mas para toda a Internet, tendo em vista que os PCs com um sistema desprotegido podem não só ser invadidos como usados por hackers para invadir outros computadores.

Usuários do XP estão 6 vezes mais vulneráveis a ataques dos que os do Windows 7  (Foto: (Foto: Divulgação/Avast))Usuários do XP estão 6 vezes mais vulneráveis a ataques dos que os do Windows 7 (Foto: Divulgação/Avast)


“O sistema operacional vulnerável será um alvo fácil para hackers e poderá se tornar a porta para a infecção de outros sistemas não-XP. Os nossos dados de telemetria mostram que os usuários do XP estão seis vezes mais vulneráveis a ataques dos que os do Windows 7 e quando a Microsoft interromper as atualizações isto ficará pior”, completa.

Nova crise de segurança de dados se aproxima”

Além dos usuários domésticos, o especialista destaca que, principalmente, as empresas que usam o antigo sistema da Microsoft ficarão muito vulneráveis. Os caixas eletrônicos, que de acordo com estudos ainda usam o Windows XP em 95% dos casos, clínicas médicas, lojas e os estabelecimentos comerciais que armazenam dados de usuários são alvos em potencial que podem causar grandes transtornos se forem atacados.

Dados comprovam necessidade de atenção ao XP (Foto: Divulgação/Avast)Dados comprovam necessidade de atenção ao XP (Foto: Divulgação/Avast)

“Se os empresários não mantiverem seus sistemas seguros, nós iremos, infelizmente, ver mais vazamentos de dados como este. A notícia do término do suporte do XP foi publicada há um ano, o que significa que os profissionais de TI deveriam estar atentos a esta mudança de cenário e as consequências que daí surgirão. Para aqueles que ainda não fizeram nada, a hora é agora”, alerta Ondrej Vlcek.

Três anos de segurança

Apesar do suporte da Microsoft acabar no dia 8 de abril, a Avast publicou que não apenas suportará o Windows XP pelos próximos três anos, mas também criará os módulos de proteção e de detecção especificamente desenhados para cobrir as vulnerabilidades do sistema e outros problemas de segurança.

"Já tomamos medidas adicionais no lançamento do nosso último produto, o avast! 2014, tornando o software mais leve, tanto em termos de velocidade quanto de consumo de recursos, perfeitamente ajustado para computadores mais antigos que ainda rodem o Windows XP. Além desta segurança, o avast! 2014 é oferecido gratuitamente, o que é especialmente importante para os usuários do XP".

As recomendações dos especialistas da empresa são: instalar um programa antivírus, caso ainda não seja possível trocar o Windows e, posteriormente, atualizar o sistema. Fugir do Internet Explorer XP também é recomendado. De acordo com a nota, quem ainda executa o Windows XP precisa “atuar com responsabilidade e proatividade para garantir a segurança não só dos seus dados e do seu PC, mas também de todos os demais”.

Via Avast

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Deixe seu comentário no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ander
    2014-03-20T13:21:25

    Acho, na minha também humilde opinião, que, especialmente, os bancos deveriam trabalhar com distribuição Linux modificada para atender às necessidades deles mesmos e manter uma equipe de TI especializada em S.O. para não ter que ficar dependendo de outros. Não uso o Linux, mas defendo que, se ele tem código aberto, é a melhor solução para quem depende de personalização. Quando vamos ao caixa eletrônico não estamos preocupados se a interface é bonita, precisamos que atenda a nossa necessidade ao usá-las. No meu caso, só uso para saque e depósito. O resto faço tudo pela Internet.

  • João Sousa
    2014-03-19T12:43:57  

    Depois do XP veio o Vista não vingou, logo veio o Windows 7 o melhor na minha humilde opinião em seguida o Windows 8 e o povo ainda está no XP tem 3 sistemas Windows apos XP e tem gente reclamando.

    recentes

    populares

    • João Sousa
      2014-03-19T12:43:57  

      Haja dinheiro pra fazer tanta troca de SO!

    recentes

    populares

    • João Sousa
      2014-03-19T12:43:57  

      Plinio Rafael, muito didin mesmo, e vc sabe quem vai pagar a conta nao é ??

  • Cassio Riboli
    2014-04-08T00:07:35

    ainda uso o vista por enquanto

  • Charles
    2014-03-19T11:34:22  

    Pra mim o Windows XP é uma base para outros sistemas da Microsoft, imagine você construindo uma mesa, primeiro você coloca 4 pedaços de madeira em pé no chão, depois pega uma superfícia plana e coloca em cima dos 4, pronto, você tem uma mesa, dai você acha que não ta legal, e tira os pés, dai vocês já sabem.

    recentes

    populares

    • Charles
      2014-03-19T11:34:22  

      Concordo, o win 7 só foi ''aceito'' por causa da sua compatibilidade e semelhança ao nosso querido XP, pena que o win 8 eles tenham deixado de lado o modelo, o XP, e feito aquela porcaria denominada win 8!

  • Marcelo Silva
    2014-03-20T18:30:48

    Daqui ha pouco vem o windows generation.

  • Ricardo
    2014-03-20T09:30:50

    O problema é que tem muita gente com pc velho que só ligam apenas para acessar algumas coisas e se instalassem um win7 não rodaria.

  • Fabio Guaraldo
    2014-03-19T11:17:38

    A microsoft podia dar uma ajudinha baixando o preço do w8. Quanto as corporações, já sabiam que isso ia acontecer. Precisam se renovar tb.