Internet

16/03/2014 15h38 - Atualizado em 17/03/2014 11h00

Baixo interesse no Windows 8 faz Mozilla abandonar Firefox ‘metro’

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Johnathan Nightingale, vice-presidente do Firefox na Mozilla, desenvolvedora do navegador, anunciou em um post no blog da Mozilla que a versão “metro” do Firefox está sendo abandonada. Segundo ele, o motivo é o baixo interesse dos usuários pelo novo sistema operacional. A decisão, é um duro golpe nos planos da Microsoft de aumentar a adoção da interface baseada em blocos dinâmicos do Windows 8.

Veja como seria o Mozilla Firefox no Windows e também nos tablets Surface

Firefox com interface Metro será abandonado pela Mozilla (Foto: Divulgação/Fundação Mozilla)Firefox com interface "Metro" será abandonado pela Mozilla (Foto: Divulgação/Fundação Mozilla)

De acordo com Johnathan, desde que a equipe do Firefox construiu, testou e refinou o produto, eles tem acompanhado a adoção da versão dele e concluíram que ela sempre esteve baixa.  “Em qualquer dia normal, por exemplo, nós temos milhões de pessoas fazendo testes na versão de pré-lançamento do Firefox para desktop, mas nunca vimos mais de mil usuários ativos no ambiente do Metro”, disse.

Mas a questão da baixa adoção é apenas o ponto principal do abandono, existem outros motivos para a Mozilla deixar o programa de lado.

Ficou curioso? Baixe a versão beta e touch do Mozilla Firefox no Windows 8

Para o vice-presidente do Fiferox, a baixa quantidade de usuários do programa consequentemente faria a Mozilla lançar um produto pouco testado e isso afetaria o desenvolvimento do aplicativo feito exclusivamente para a interface 'metro', que mudou de nome para 'Modern'. Porém, os executivos da Mozilla ainda a chamam pelo nome antigo.

Johnathan afirmou que: “lançar um produto sem muitos testes no mundo real significaria um monte de bugs descobertos no campo, algo que precisaria de muito retorno e esforço das equipes de engenharia, design e perguntas e respostas”. E concluiu sua argumentação dizendo que “lançá-lo sem ter o devido retorno não é uma opção. Se lançamos um produto, o mantemos até seu fim”.

A versão 'metro' do Firefox começou a ser testada no final de 2012, em uma versão beta e ainda que essa versão tenha sido atualizada, nunca foi lançada uma versão definitiva dela. Por enquanto, a Mozilla manterá o código da versão do navegador no gelo, apenas para o caso de surgir uma grande demanda por uma versão puramente Windows 8 do Firefox. Quando? Só o tempo dirá.

Qual o melhor dos melhores navegadores? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Blog da Fundação Mozilla

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro
    2014-03-17T12:23:31

    Matéria enganadora. Windows 8 não tem baixa adoção. A interface metro é focada em tablets, que ainda não são muito vendidos (no brasil então, mal temos opções), mas ela é apenas uma parte do sistema operacional. Quem usa o tablet provavelmente já esta feliz com o internet explorer metro também, pois ficou muito bom. O Firefox que esta condenado, quem usa tablet com android vai preferir chrome, quem usar tablet com windows vai preferir internet explorer, quando lançarem um tablet com ubuntu talvez eles tenham uma chance.

  • Hamilton Bento
    2014-03-17T09:29:53

    Coitado desse Windows 8