07/03/2014 10h40 - Atualizado em 07/03/2014 10h54

Cientista usa drone para capturar imagens raras de golfinhos e baleias

Juliana Pixinine
por
Da redação

O cientista Dave Anderson, da Captain Dave's Dolphin and Whale Watching Safari, de Dana Point, Califórnia, utilizou um drone para capturar imagens raras de golfinhos e baleias. O vídeo de cinco minutos mostra milhares de golfinhos fungindo de Dana Point, três baleias cinzentas migrando da costa de São Clemente, Califórnia, além de um momento de aconchego entre uma baleia jubarte e seu filhote, em Maui, no Havaí. 

O que são e para que servem os drones? Tecnologia invade o espaço aéreo

Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos e baleias em alto mar na California (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos e baleias em alto mar na California (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)








Capitão Dave teve que filmar de um pequeno bote inflável, lançando e pegando o Quadcopter à mão, onde qualquer falta de atenção poderia trazer prejuízo, desde as quatro lâminas ou até a perda do zumbido das hélices. Ele chegou a perder o drone na decolagem, quando cortou uma pequena antena de rádio VHF no disco rígido de 14 pés que ele estava filmando e caiu na água. Para não perder as imagens valiosas que tinha capturado durante um voo de uma hora e meia, Dave Anderson mergulhou nas águas frias do fim de janeiro de Dana Point e conseguiu recuperar o objeto. "Foi uma jogada estúpida, mas o drone começou a afundar tão rápido que foi a minha única esperança de obter a metragem incrível que eu tinha acabado de tirar", explica Dave.

Desde então, o cientista anexou flutuação para os patins, capaz de salvar o filme, mas todos os voos sobre a água ainda correm o risco. Isso porque o equipamento utilizado, um DJI Phantom 2 Quadcopter com ZenmuseH3 -2D Gimbal e uma câmera GoPro HERO3 sobre ele, apesar de custar U$ 1.700 (cerca de R$ 3.925) não é à prova d'água e os patins não serão capazes mantê-lo na posição vertical sobre o oceano.

Cientista controla drone de um pequeno bote em alto mar  (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)Cientista controla drone de um pequeno bote em alto mar (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)

Capitão Dave afirma: "Este é o vídeo de cinco minutos mais bonito e atraente que já vi. Eu aprendi muito sobre essas baleias e golfinhos com filmagens feitas pelo drone, pois faz a gente sentir que como se tivesse entrado em uma nova dimensão! Eu não costumava ficar animado com novas tecnologias, pois construímos nossas imagens das baleias através de observação em um barco. Os drones vão mudar a forma como vemos o mundo animal".

O cientista ainda se mostra empolgado com a tecnologia "Esta tecnologia, capaz de oferecer tais cenas do ar por um preço acessível e de uma forma simples é nova. Há alguns anos, custaria dez ou vinte mil dólares. Eu mal posso esperar para ver o que as filmagens com o drone irão trazer este ano, mostrando uma perspectiva diferente sobre as aparições surpreendentes que já temos." Segundo Dave, há um debate para tornar ilegal o uso dos drones, pois muitos estão preocupados com a invasão de privacidade. "Seria uma pena ter esta nova janela para o mundo das baleias tirada de nós", comenta.

Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)Drone é usado por cientistas para capturar cenas raras de golfinhos (Foto: Reprodução/Dolphin Safari)



Dave Anderson é especialista em observação de baleias e tem quase 20 anos de experiência e afirma que todas as leis foram obedecidas durante as filmagens. A NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) está revendo os drones e pode criar leis ou normas para usá-los em torno de baleias.

Drone no Brasil, é verdade? Comente no Fórum do TechTudo.


Via LifeBuzz e Captain Dave's Dolphin and Whale Watching Safari.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Silva
    2014-03-11T23:25:32  

    Isso ninguém quer ver ou comentar... rsrsrsrsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Leandro Silva
      2014-03-11T23:25:32  

      GoPro! Ótimas cenas! Visto e comentado!..kkkkk