Internet

04/03/2014 11h21 - Atualizado em 04/03/2014 16h35

Carnaval é o tema do Doodle do Google na Terça-Feira Gorda

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Nesta Terça-Feira Gorda, Carnaval é o tema do Doodle do Google. A imagem traz letras coloridas, bem ao espírito da festa, com o desenho de uma passista substituindo o segundo “O” no logo da gigante de buscas.

Carnaval no Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)Carnaval no Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)


Ao clicar na figura, o usuário é direcionado às principais notícias sobre o assunto. Além disso, as páginas de Carnaval da Wikipédia aparecem destacadas à direita, facilitando a pesquisa para quem está interessado no tema.

Qual foi o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum

História

A data, conhecida mundialmente pelo francês Mardi Gras, foi incorporada pela Igreja Católica e marca o último dia anterior à Quaresma. A lógica dessa relação é que todos os excessos e comemorações sejam praticados antes dos quarenta dias de privações que antecedem a Páscoa.

Diferentemente do que muitos acreditam, a festividade só foi agregada ao calendário cristão depois de a Igreja não conseguir dar fim à festa, surgida na Grécia a cerca de 600 a.C. como forma de cultuar deuses pagãos. Essa anexação aconteceu na Idade Média, período de maior poder da instituição.

A origem da palavra é controversa. A maioria dos estudiosos afirmam que a etimologia remete à “carne” e “vale“, que no latim significa “adeus à carne”. Outros defendem que a expressão vem do italiano carne e vale, já que o dialeto milanês tem “carnelevare“, esta vindo do baixo latim “carnelevamen“, significando “ação de tirar uso da carne”. De qualquer forma, Carnaval é tempo de divertimento, que varia de extensão, segundo os países, mas que começa sempre depois do primeiro dia do ano e acaba na véspera de quarta-feira de Cinzas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Maia
    2014-03-04T19:43:48

    O tempo de PREPARAÇÃO para a Páscoa determinado por Deus e que foi obedecido inclusive por Jesus é de UM DIA e não quarenta dias. Quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa são festas que vão contra as ordenações do SENHOR, portanto são festividades pagãs e mundanas e não fazem parte do corpo de Cristo. A crucificação de Jesus não ocorreu na sexta-feira muito menos seu nascimento em dezembro. Tudo ESTÁ BEM CLARO NAS ESCRITURAS para aqueles que procuram o Senhor com todo o coração. Essas celebrações mundanas bem como esse desenho "carnavalesco" refletem a grande confusão criada pela babilônia.