Internet

20/03/2014 01h03 - Atualizado em 20/03/2016 10h00

Equinócio de Outono é celebrado em Doodle do Google; entenda o que é

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Equinócio de Outono, fenômeno que marca o início da estação no hemisfério sul, é celebrado nesta quinta-feira (20) em um Doodle do Google animado. O evento astronômico marca o período em que o sol incide de maneira igual nos dois hemisférios do planeta e tanto o dia como a noite têm duração igual. A animação faz referência à queda das folhas das árvores nos meses que antecedem o inverno.

Como baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas

O equinócio é um fenômeno natural que ocorre duas vezes ao ano: no mês de março, nos dias 20 ou 21, e em setembro, no dia 22 ou 23. Nestas datas é quando ocorre a chegada do outono e da primavera nos hemisférios terrestres, em ordem inversa. A chegada deste evento natural pode variar graças ao fato de um ano solar, ou trópico, possuir aproximadamente 365 dias e seis horas, fenômeno que também explica a existência dos anos bissextos.

Doodle do Google celebra Equinócio de Outono no Brasil (Foto: Reproduçao/Google)Doodle do Google celebra Equinócio de Outono no Brasil (Foto: Reproduçao/Google)

A palavra equinócio tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Durante o fenômeno, o dia e a noite terão duração iguais de 12 horas, diferentemente do verão, quando o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, e do inverno, quando o período noturno é maior. Além disso, o equinócio compreende o período em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões centrais da Terra próximas à linha do Equador.

Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Doodle destaca fenômeno raro no Brasil

A animação publicada pelo Google para lembrar o equinócio de outono destaca um fenômeno comum em zonas temperadas e de inverno rigoroso, mas que se tornou simbolo mundial da estação. Na animação, a personagem caminha entre árvores que mudam a coloração de suas folhas e, logo após, as perdem. 

Essa mudança de cores e perda das folhas ocorre nas chamadas florestas temperadas caducifólias, presente em países europeus, Estados Unidos, Chile, Austrália e Canadá. Caducifólia significa "folhas que caducam", ou seja, folhas que caem, envelhecem. O processo ocorre na estação do inverno e as árvores voltam a brotar novamente somente na estação da primavera.

Durante o outono, a folhagem dessas árvores fica vemelha, alaranjada e amarela, mas caem com a chegada do inverno. Trata-se de uma forma de defesa da vegetação em tempos de frio muito rigoroso.

Doodle do Google mostra fenômeno em árvores caducas a partir do equinócio de outono, mas raro no Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Doodle do Google mostra fenômeno em árvores caducas a partir do equinócio de outono, mas raro no Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Doodle mostra fenômeno em árvores no equinócio de outono, mas raro no Brasil (Foto: Reprodução/Google)



No Brasil, a maior parte do território é compreendido no clima tropical. No entanto, a queda das folhas tornou-se um simbolo mundial do outono, graças a sua constante reprodução em peças da indústria cultural, como filmes e videoclipes.

No hemisfério norte, Doodle celebra a primavera

A chegada do Equinócio de Primavera nos países acima da linha do Equador também rendeu homenagens do Google nesta quinta-feira. Nas páginas locais do buscador, a animação exibe o mesmo personagem em um ambiente florido, já que o fenômeno natural marca a chegada da primavera nestes países.

Doodle destaca chegada da primavera na página do Google em países do hemisfério norte (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Doodle destaca chegada da primavera na página do Google em países do hemisfério norte (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Doodle destaca chegada da primavera em países do hemisfério norte (Foto: Reprodução/Google)


O Doodle de Equinócio de Primavera pode ser encontrado nas páginas do Google para a Europa como Espanha e França.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosana Abatte
    2014-03-20T19:02:55

    Adorei o doodle... Muitobem elaborado... Ficou lindo, parabéns!

  • Daniel Ferreira
    2014-03-20T15:43:19

    Só para enriquecer o conteúdo: as amendoeiras foram trazidas pelos portugueses para o Brasil com a clara intenção de representar o outono europeu, pois é a espécie que, próximo da Linha do Equador (e não abaixo do trópico de capricórnio) mais percebe esse fenômeno.

  • Cecilia Thaler
    2014-03-20T12:22:49

    astros e astrônomos a parte... é a animação mais LINDA que vi no google...parabéns

  • Daniela Pavani
    2014-03-20T10:07:04

    Gostaria de fazer dois comentários refentes a matéria, que relmente está concisa e informativa, mas apresenta um conceito de forma equivocada e poderia destacar que no Brasil também vivenciamos o outono, apresentando uma descrição mais precisa do clima em nosso país. O conceito equivocado é o que considera equinócios e, portanto, solstícios como "eventos astrológicos". A Astronomia (não a Astrologia) é a ciência que estuda os astros e seu funcionamento, isto é, sua física. E seria interessante comentar que no Brasil também experienciamos o outono nos estados abaixo do Trópico de Capricórnio

  • Malke Polesi
    2014-03-20T09:42:50

    Gostei muito do novo Doodle de outono! Sempre dou uma conferida e a partir de agora deixarei também algum comentário. Sou fã Google! Abraços!

  • Erica Maria
    2014-03-20T09:29:17

    Adorei a animação!!

  • Jose Monteiro
    2014-03-20T09:12:35

    O poder de síntese enriquece a informação e facilita a sua absorção . Parabéns pela matéria.

  • Ricardo Ramalho
    2014-03-20T09:03:32

    Astrológico? Não seria astronômico? Os jornalistas tem que tomar cuidado para não usar termos errados.

  • Josue Felipe
    2014-03-20T08:29:15

    Olá pessoal bom dia tudo bem? Achei demais esse assunto do equinócio de Outono.E o interessante é que ontem ou melhor dizendo hoje vindo do trabalho as 00:10 um amigo comentou que o dia esteve quente, mas porque naquele momento estava frio ...e eu lhe disse é porque estava começando o outono (mas não tinha certeza) e agora pela manhã isso nossa...muito bom...abraços