Tablet

30/03/2014 11h11 - Atualizado em 31/03/2014 08h25

Falha de segurança no Android permite que hacker apague todos os dados

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

Pesquisadores de segurança descobriram um bug no Android que permite que aplicativos maliciosos coloquem os dispositivos infectados em um looping interminável, podendo, assim, apagar os dados armazenados no aparelho.

Vírus no Facebook usa falso vídeo de avião desaparecido em novo golpe

Estudo revela que Android foi alvo de 99% dos ataques a celular em 2013 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Falha do sistema Android pode apagar todos os dados (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


De acordo com o pesquisador Ibrahim Balic, a falha de memória pode ser explorada por pessoas mal-intencionadas ao esconder um código de ataque em um aplicativo. Tal código é programado apenas para ser desencadeado depois que o programa é instalado em um aparelho vulnerável, que segundo a pesquisa, seriam aqueles com Android 2.3 , 4.2.2 , 4.3 – mas suspeita-se que outras versões do sistema operacional possam ser afetados pelo bug.

 Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo

Ao preencher o campo “appname” no Android com um valor superior a 387 mil caracteres, o aplicativo faz com que o aparelho entre em uma série interminável de falhas. O resultado do ataque é a “prisão” do smartphone em sucessivas reinicializações.

Um caso ainda pior é quando o software malicioso é escrito para ser iniciado automaticamente durante a inicialização do dispositivo. Assim, o aparelho fica preso em um looping de reinicialização, tornando-o inútil. A recuperação do aparelho só é possível com um bootloader, apagando assim todas as informações armazenadas.

Apesar de ter descoberto a falha na semana passada, Balic afirmou que o sistema permanece vulnerável. Já a empresa de segurança Trend Micro alertou que os ataques têm o potencial de apagar todos os dados armazenados. Isso pode acontecer se eles forçassem as vítimas a realizar um reset de fábrica enquanto o dispositivo estivesse realizando reboots automáticos.

Via Ars Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valter Carvalho
    2014-03-30T12:24:10

    iOS users se vangloriando do seu sistema infalível em 3,2,1...

  • Rogério Silva
    2014-03-30T19:33:21  

    Não sei porquê o TechTudo insiste em fazer matérias sobre o sistema Android, ninguém mais usa essa porcaria aqui! Isso é coisa de aparelhos xing-lings, só chinês muito burro ainda gosta dessa porcaria. Parem de mostrar essa palhaçada aqui! Obrigado

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-03-30T19:33:21  

      Caso vc não saiba, o melhor smartphone do mundo no momento roda android, seu mané (Y)

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-03-30T19:33:21  

      Android foi desenvolvido para funcionar em aparelhos chineses ( Made in china).

  • Carlos Junior
    2014-03-30T14:41:51  

    A Google tenta contornar este problema com armazenamento em nuvem para quando você for ativar seu celular, recuperar todos os seus dados novamente. Infelizmente esta é uma falha enorme e já afeta muitos usuários. Eu mesmo já tive em todos meus dispositivos equipados com Android mas por sorte eu tenho conhecimento em software e sempre concertei sozinho, para não depender das assistências técnicas péssimas das empresas.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2014-03-30T14:41:51  

      Concerta sozinho, qual instrumento usa em seu concerto?

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2014-03-30T14:41:51  

      Usei o LiveSuit para recuperar um Philco, e meu S3 seguro power volume+ e home por 10 segs e ele entra na tela de restauração

  • Alisson Silva
    2014-03-30T12:56:31  

    iOS mandou lembranças!!

    recentes

    populares

    • Alisson Silva
      2014-03-30T12:56:31  

      Babaka (Y)

  • Joubert Vasconcelos
    2014-03-30T12:51:23  

    bootloader???????? Salvemsetodosquepuderem! Bootloader carrega o BOOT! Creio que quiseram dizer FACTORY RESET, ou padrão de fábrica...

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2014-03-30T12:51:23  

      Não amigo, a matéria está certa. O bootloader é responsável por dar o boot, quando se à um problema com o sistema e ele fica em loop infinito a unica solução é flashear o boot.img de novo por uma ferramenta de desenvolvedor para cada tipo de celular ( Samsung usa o ODIN, Sony usa o FlashTools e etc. ) e quando se faz esse processo você perde todos os seus dados contidos no aparelho como 'save' de jogos e tudo mais.

  • Leonardo Ribeiro
    2014-03-30T14:37:17

    Ios mandou lembranças de que mesmo??? Nenhum sistema é totalmente seguro e o ios é um deles que mais tem falhas, vira e mexe aparece noticia que falha grave no ios por conta de bug de segurança e ninguém fala nada.

  • Elias Costa
    2014-03-30T13:18:19

    Não existe sistema 100% seguro, o que conta é como e quanto tempo a empresa demora para reparar tal dano.

  • Jorge Severo
    2014-03-30T12:36:12  

    Esse é o preço pela "Liberdade" que os usuários de Android tanto exaltam. Por isso a Apple é tão rigorosa na hora de homologar um aplicativo. Para a Google, basta enviar qualquer abacaxi que já está na Play Store. O iTunes e a AppStore, que para muitos são considerados uma desvantagem, é justamente o que consegue manter o iOS seguro.

    recentes

    populares

    • Jorge Severo
      2014-03-30T12:36:12  

      Impressionante perder tempo de um domingo para falar mal de algo que não gosta. Vai fazer algo que preste.