Celular

03/03/2014 10h09 - Atualizado em 03/03/2014 10h09

Galaxy S3: veja as principais mudanças da atualização para Android 4.3

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Lançado em 24 de julho de 2013, o Android 4.3 encerrou a versão Jelly Bean do sistema operacional, que pode ser considerada como uma das principais versões da plataforma do Google. No entanto, devido a uma série de adaptações necessárias ao sistema dos gadgets mais antigos, esta atualização só começou a ser disponibilizada para os dispositivos do Brasil no início deste ano.

Galaxy S3 falso? Descubra se o seu aparelho é original ou réplica

O Android 4.3 encerrou a versão Jelly Bean desta plataforma (Foto: Divulgação/Google)O Android 4.3 encerrou a versão Jelly Bean desta plataforma (Foto: Divulgação/Google)

No caso dos aparelhos Samsung Galaxy S3, um dos mais bem sucedido da empresa sul coreana, a opção de upgrade do Android 4.3 tem sido progressivamente disponibilizada para os usuários destes smartphones, melhorando bastante o desempenho e o potencial destes dispositivos. Porém, devido a problemas de incompatibilidade, alguns recursos do sistema não estão mais acessíveis.

Acompanhe a relação de novidades que o TechTudo preparou, e descubra quais novidades você encontrará na atualização do Android Jelly Bean de seu aparelho Galaxy S3:

A atualização do Android do Galaxy S3 pode ser feita pelo próprio aparelho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A atualização do Android do Galaxy S3 pode ser feita pelo próprio aparelho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Interface

A tela de bloqueio do Android 4.3 não trouxe grandes novidades, porém agora a parte superior de sua apresentação é um calendário e relógio fixo que exibe notificações e não é sensível para toques de desbloqueio da tela.

A tela de bloquei do Android 4.3 agora possui um espaço com a data e o calendário separado e insensível a toques de desbloqueio (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)A tela de bloqueio do Android 4.3 agora possui um espaço com a data e o calendário separado e insensível a toques de desbloqueio (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)

A interface do sistema operacional não apresentou nenhuma inovação visual marcante, além de sua barra de notificações estar transparente. Porém, o processamento de dados de animações e da movimentação entre os ambientes de atalhos se tornou mais rápida e fluída.

Mantendo a mesma estrutura de sua aparência, a plataforma agora exibe uma barra de notificações transparente (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Mantendo a mesma estrutura de sua aparência, a plataforma agora exibe uma barra de notificações transparente (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A maior modificação desta última atualização do Android Jelly Bean está em sua barra de notificações. Quando este recurso é expandido o usuário irá notar a inclusão de um marcador no contraste do brilho da tela e o acesso de um atalho para configurar as opções de ativação dos recursos do aparelho.

A barra de notificações do Android 4.3 possui um acesso para configurá-la e um marcador o contraste da tela (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A barra de notificações do Android 4.3 possui um acesso para configurá-la e um marcador o contraste da tela (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Configurações

Dando uma maior ênfase no uso da barra de notificações, o Android 4.3 agora possui dois acessos para menus de configuração de recursos. Enquanto no primeiro o usuário poderá alterar as configurações gerais do aparelho, o outro permite que a própria barra seja configurada.

Como fazer pro meu Galaxy S3 ficar mais rápido? Comente em nosso Fórum!

A barra de notificações do Android 4.3 manteve o acesso para as configurações do aparelho e incluiu um atalho para as suas configurações (A barra de notificações do Android 4.3 manteve o acesso para as configurações do aparelho e incluiu um atalho para as suas configurações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)





Além disso, a atualização alterou bastante a organização das configurações gerais do sistema operacional. Agora o usuário encontrará as opções divididas em quatro abas: Conexões, Meu dispositivo, Contas e Mais.

A organização das configurações do Galaxy S3 agora está dividida em abas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A organização das configurações do Galaxy S3 agora está dividida em abas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


No entanto, apesar de trazer várias melhorias no processamento de dados do Galaxy S3 e no controle dos aplicativos em execução, os desenvolvedores optaram por deixar o recurso Multi Janela permanentemente desabilitado.

A opção de Multi Janela ainda não é compatível com o Android 4.3, mas as opções para controlar os apps em execução e monitorar o processamento estão melhores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A opção de Multi Janela ainda não é compatível com o Android 4.3, mas as opções para controlar os apps em execução e monitorar o processamento estão melhores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Câmera e Galeria

A última atualização do Android Jelly Bean conseguiu melhorar os sensores de foco da câmera do Galaxy S3, mas nenhum recurso novo foi adicionado e sua interface não apresentou modificações marcantes.

Apesar de tornar a câmera do Galaxy S3 mais poderosa, a atualização do Android não acrescentou novos recursos (Foto:Reprodução/Daniel Ribeiro)Apesar de tornar a câmera do Galaxy S3 mais poderosa, a atualização do Android não acrescentou novos recursos (Foto:Reprodução/Daniel Ribeiro)





Porém o maior destaque está no aplicativo nativo da galeria de imagens, que ficou muito mais rápido e com uma apresentação mais fluída. Agora datas podem ser acrescentadas nas apresentações de arquivos, se tornando muito mais voltado para o compartilhamento de fotos e vídeos.

O aplicativo Galeria está muito melhor no Android 4.3, carregando melhor os arquivos de imagem e exibindo fotos e vídeos com mais fluidez (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O aplicativo Galeria está muito melhor no Android 4.3, carregando melhor os arquivos de imagem e exibindo fotos e vídeos com mais fluidez (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Patricia Paz
    2014-10-09T15:26:51

    Tenho o Galaxy S3 GT- l9300, como faço p/ atualizar o android do meu aparelho?

  • Alex Flores
    2014-03-03T20:41:00  

    Depois desta atualização meu s3 ficou um foguete esta muito rapido a mudança e muito grande, eu estava a ponto de jogar meu s3 na parede antes desta atualização. Esta atualização salvou meu s3! Kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alex Flores
      2014-03-03T20:41:00  

      Meu amigo, pois parabéns. Você tem é sorte. O meu só não ficou mais lerdo "por falta de espaço". Quando tiro uma foto e tento vê-la ele demora mais de 5seg pra mostrar. Antes era instantâneo. Me arrependi.

  • Marilene Santos
    2014-04-03T23:39:44

    Na nova verão 4.3 do dia 02/0414 no meu S3, aparece a opção de notificação de chamada não atendida e mostra também quem tentou falar na tela de bloqueio, ainda mantendo o led de notificação, acabando com a minha privacidade, pois qualquer um pode saber quem está tentando falar comigo apenas apertando um botão na tela bloqueada. Alguém sabe como tirar essa opção??? Grata.

  • Isaak Gonçalves
    2014-03-03T13:41:23  

    Está disponível o android 4.3 para o S3 brasileiro?

    recentes

    populares

    • Isaak Gonçalves
      2014-03-03T13:41:23  

      Há mais de mês está disponível para o modelo internacional gt-i9300 (que é o modelo vendido sem operadora e sem o 4G)

    recentes

    populares

    • Isaak Gonçalves
      2014-03-03T13:41:23  

      quem sabe mais tarde tenha a 4.4.2 para o S3

  • Jefferson Silveira
    2014-03-04T13:09:09  

    Esse post é velho certo? Não acredito que só agora que a penúltima versão do Android chegou aos Galaxy S3! Os iPhones da mesma época já receberam o iOS7 a meses atrás. A Apple quando atualizou seu iOS, foi para todos os aparelhos ao mesmo tempo: iPhone 4 (da época do Galaxy S), iPhone 4s (Galaxy S3), iPhone 5 (Galaxy S4) e iPhone 5s/c (Galaxy S5). Vida sofrida essa de Android hein...

    recentes

    populares

    • Jefferson Silveira
      2014-03-04T13:09:09  

      Corrigindo: iPhone 4 (Galaxy S2), iPhone 4s (Galaxy S3), iPhone 5/5s/5c (Galaxy S4) e o futuro iPhone 6/6s (Galaxy S5). :)

  • Matheus Alves
    2014-03-04T18:59:11  

    essa atualização foi uns 3 meses atras e agora ke taum falando dela

    recentes

    populares

    • Matheus Alves
      2014-03-04T18:59:11  

      Porque você não fez uma release então?

  • Lucas Oliveira
    2014-03-05T11:02:17

    Eu sei pq o multi janela n pegou! Tente mudar o modo de tela inicial para modo normal e tire do fácil! O fácil tira várias funções!

  • Antonio Araújo
    2014-03-03T20:24:25  

    Fluída logo após a atualização, porque depois de algum tempo começa travar. Principalmente a tela de bloqueio.

    recentes

    populares

    • Antonio Araújo
      2014-03-03T20:24:25  

      Exatamente a mesma sensacao... pensando seriamente em voltar pro 4.2 pq alem de uma carroça o telefone ta travando mais e gastando mais bateria que nunca

  • José Júnior
    2014-03-04T01:01:07

    Muitos erros nessa reportagem. A opção multi-janela está funcionando perfeitamente, deve ter sido um bug no aparelho de vocês, e além de ser possível ativar e desativar no local indicado na imagem, é possível ativar ou desativar em um atalho dos menus. Nas fotos ouve sim adição de função, agora no S3 é possível tirar fotos com o áudio gravado por alguns segundos.

  • Anderson Mateus
    2014-03-03T22:11:45

    enquanto isso meu Moto G já rodando android 4.4 (KitKat) faz teeeeempo, depois a samsung é a top dos Androids vai lá entender né rs ...