Celular

31/03/2014 13h31 - Atualizado em 26/08/2014 15h06

Galaxy S5 ou Xperia Z2? Confira o comparativo de celular da semana

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

O comparativo desta semana colocou frente a frente dois dos principais lançamentos recentes no ramo de smartphones. Por um lado, o Xperia Z2, top de linha da Sony. No outro extremo, o tão aguardado do público Galaxy S5, da Samsung. Qual deles se saiu melhor nessa batalha? Confira a análise abaixo.

Confira o review do Galaxy S5 e descubra se vale a pena comprar o top da Samsung

Comparativo Galaxy S5 e Xperia Z2 (Foto: Arte/ TechTudo)Comparativo Galaxy S5 e Xperia Z2 (Foto: Arte/ TechTudo)


Sistema operacional: Empate

No quesito sistema operacional, a disputa é acirrada entre os tops de linha. Tanto o aparelho da Samsung, o S5, quanto o da Sony, o Z2, vem de fábrica equipados com a versão mais recente do Android, o 4.4.2 "KitKat".

Tamanho e peso: Galaxy S5

Quando o conjunto de medidas é posto a prova, entretanto, o S5 apresenta vantagem. Apesar de ser menor em tamanho, com 142 x 72.5 x 8.1 mm, enquanto o seu concorrente, o Z2 possui 146,8 x 73,3 x 8,2 mm, ele é mais leve e fino, o que facilita a sua portabilidade.
O mais pesado Xperia Z2 pesa 163 g, enquanto o S5, 145 g.

Resistência: Xperia Z2

Os dois aparelhos em questão são referência quando o assunto é resistência pois ambos são à prova d´água e poeira. Porém, o Xperia Z2 é um pouco mais resistente à água em relação a seu concorrente, chegando à classificação IP58 contra IP67 do aparelho da Samsung.

Tela: Galaxy S5

A tela do Xperia Z2 é maior  (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)A tela do Xperia Z2 é maior (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Por menos de uma polegada, a tela IPS LCD do Sony Xperia Z2 é maior que o S5, que possui  tela Super Amoled de 5,1 polegadas. A resolução, entretanto, é a mesma nos dois aparelhos: 1080 x 1920 pixels. Porém, quando o assunto é a  densidade de pixels, quem leva a melhor é o smartphone da Samsung com 432 ppi contra 424 ppi do aparelho da Sony e isso faz dele o grande campeão na categoria. Ambos possuem tela multi-touch e com sensor de luz e sensor de proximidade.

Câmera: Xperia Z2

A Sony trouxe ao Z2 o bom desempenho no ramo de câmeras fotográficas que já vinha desenvolvendo no Z1. A marca equipou o top de linha com uma câmera de 20,7 megapixels contra 16 megapixels do S5. No caso da câmera frontal, o smartphone da Sony apresenta 2.2 megapixels e o S5 oferece 2 megapixels.

A câmera do Z2 é mais eficiente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)A câmera do Z2 é mais eficiente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Qual é o seu celular? Está satisfeito com ele? Comente no Fórum do TechTudo

Outro ponto que deve ser levado em conta é que aparelho da Sony tem câmera com lente G com processamento de imagem Bionz e tecnologia Exmor RS. Para acrescentar o conjunto de especificações de câmera, ela possui sensor de imagem CMOS, autofoco, toque de foco, estabilização de imagem digital, detecção de face, detecção de sorriso, modo Burst, zoom digital, modo High Dynamic Range (HDR), panorama e diversos efeitos. Já a do S5 possui também o autofoco, toque de foco, foco manual e modo High Dynamic Range (HDR). E tornou a captura de imagem com baixa luz com o sensor tecnológico ISOCELL.

Para a realização de filmagens, a disputa parece seguir em pé de igualdade; ambas são capazes de filmar em 4K e o modo HRD.

Desempenho: Galaxy S5

Os dois aparelhos rodam o novo Qualcomm Snapdragon 801 com Adreno 330. Porém, o S5 apresenta quad-core de 2,5 GHz, enquanto o smartphone da Sony possui quad-core de 2,3 GHz. A briga, entretanto, é desestabilizada quando a memória interna é posta em questão. Enquanto a Samsung oferece até 64 GB em seu S5, o smart da Sony se restringe a 16 GB. Apesar da vantagem do Xperia Z2 quando o assunto é unidade de energia, com 3200mAh contra 2800mAh do adversário, o S5 ainda sai na frente neste quesito

Preço e disponibilidade: Galaxy S5

Galaxy S5 já tem autorização da Anatel e pode começar a ser vendido no Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 já tem autorização da Anatel e pode começar a ser vendido no Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo))Galaxy S5 chega ao Brasil no dia 11 por R$ 2.599 (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Ao partir da premissa de que nenhum dos dois aparelhos está disponível em território nacional, o quesito, necessariamente, deveria ser preenchido por um empate técnico. Porém, o lançamento do S5 está marcado para o dia 11 de abril, enquanto e o Z2 não tem data marcada para chegar no Brasil, apesar de a Sony ter confirmado que será no primeiro semestre. O dispositivo móvel da Sony custa 699 euros (cerca de 2.180 reais), já o da Samsung custará R$ 2.599 por aqui.

Conclusão

Percebemos que as diferenças entre os dois smartphones são pequenas. Assim, o consumidor terá que escolher o smartphone que mais de atender de acordo com as suas prioridades. No geral, porém, o Galaxy S5 pode ser considerado o campeão da disputa, já que apresenta um dispositivo mais competente e, acima de tudo, não deixa a desejar nem mesmo nos pontos da comparação em que não saiu vitorioso. 

Tabela comparativa entre Galaxy S5 e Xperia Z2 (Foto: Arte/ TechTudo)Tabela comparativa entre Galaxy S5 e Xperia Z2 (Foto: Arte/ TechTudo)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Iany Gury
    2014-07-14T00:43:45  

    A camera dele é PERFEITA! Os graficos dos jogos são muito proximos do playstation. O cara aí que analisou foi patetico ao falar que os 3.200amp do xperia z2 contra o 3.000amp do samsung a samsung é campeã..fala serio! O xperia suporta 10hrs de ligação enquanto o samsung suporta 6hrs. As diferenças são absurdas e gritantes, porém, nosso colega aí da TechTudo ganhou mais para falar da samsung, fazer o que né...Brasil, isso Brasil! Detalhe: eu tenho o xperia z2 e minha filha o samsung s5. Inclusive aos interessados, ela esta vendendo o dela com 10 dias de uso hahaha...

    recentes

    populares

    • Iany Gury
      2014-07-14T00:43:45  

      entendi como tu comprou sony então acha que é melhor, os dois aparelhos são ótimos, talvez tua filha não esta sabendo aproveitar o aparelho, me diz o que tem de ruim num S5 ai é piada, esta semana olhei e testei os dois aparelhos, vi que são ótimos mas o sansung com aquela capa de 240 reais fica um luxo e é bem mais bonito do que Z2

    recentes

    populares

    • Iany Gury
      2014-07-14T00:43:45  

      Luciano Silva, viajou ao falar que o S5 é bonito, celular de plastico... e o Z2 é perfeito na aparência, pena que não curto muito o sistema Android.. porém mesmo assim possuo o aparelho, e aprovo...câmera perfeita, fotos de baixo d'agua com muita nitidez, entre outras vantagens!

  • Roberto Araujo
    2014-08-31T11:56:57

    O Z2 É MUITO MELHOR QUE S5 JÁ TESTEI , TENHO OS DOIS .MATÉRIA PAGA.NÃO SE DEIXEM ILUDIR.

  • Jorge Borges
    2014-08-19T13:24:41

    Eu sempre gostei de Samsung, até o momento que deixaram o S3 de lado e demoraram meses para disponibilizarem 1 atualização. Essa semana eu adquiri o Z2 e estou muito feliz com o aparelho. testei o galaxy S5 e o Z2, a fluidez do sony é incomparável, nada a reclamar, fiz uma ótima escolha!!

  • Monsenhor Razão
    2014-03-31T13:43:47  

    A diferença entre a inteligência (homem) e a burrice (mulher) é que a inteligência é limitada.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-03-31T13:43:47  

      a unica coisa que é melhor na sansung é todo aparelho. heheheheee

  • Luciano Ely
    2014-08-02T23:06:30

    Até parece que não sabem que os Sony também são feitos na Coréia, diferença nenhuma neste quesito!

  • Rafael Silva
    2014-07-23T00:38:48

    A Sony é muito mais confiável que a Samsung, Japonês x coreano. Sei porque tive um Galaxy SIII que me deu muitos problemas, não recomendo nem compro mais Samsung.

  • Herlandes Fernandes
    2014-07-22T12:19:33

    A única certeza que tenho após ler um "comparativo" desses é que o estagiário levou um jabá da Samsung. Só Pode!

  • Iany Gury
    2014-07-14T00:45:30

    DETALHE IMPORTANTÍSSIMO GALERA: Sony é marca JAPONESA! Samsung é marca COREANA! Preciso dizer algo mais sobre a credibilidade de produtos coreanos????

  • Iany Gury
    2014-07-14T00:42:50

    Esqueceu TAMBÉM de mencionar que o xperia z2 vem com SMARTBAND(uma pulseira que monitora nosso dia completo, quanto andamos, batimentos cardíacos, registra nossas atividades diárias, nos avisa quando esquecemos nosso aparelho em algum lugar, em sincronização com o celular ela funciona também como despertador para que o alarme acorde apenas a pessoa que esta com a pulseira no braço pois ela vibra, ela alerta quando recebemos notificaçoes de sms, aplicativos e ligações).

  • Iany Gury
    2014-07-14T00:42:26

    Ganhou quanto por essa propaganda da Samsung?? Descaradamente assim é falta de respeito, né?! Receba sua grana mas seja mais sutil. Vc esqueceu de mencionar que o galaxy é apenas RESISTENTE a água, enquanto o xperia z2 é Á PROVA D'ÁGUA com selo! Esqueceu de mencionar TAMBÉM que o xperia z2 além de ter rádio stéreo ele também possui TV DIGITAL(através dela podemos baixar alguns programas e até ter programação completa de canais).

  • Renato Santiago
    2014-07-07T13:43:52

    Não gosto de Samsung. Prefiro da Sony e Apple, vou ver mais sobre esse Z2.

  • Marcos Roselli
    2014-06-15T23:14:16

    Que q é isso, estão todos irritados dizendo q a matéria foi comprada! Eu não estou irritado, pois vou ver se a Sami me dá uns troco pra encher a bola dela! KKKK

  • Marcos Roselli
    2014-06-15T22:59:09

    Cadê resistência a choque do Z2? Desempenho: "64 Gb de armazenamento"???? Prefiro maior tela a troco de 1/2 dúzia de ppi a menos do Z2!

  • Marcos Roselli
    2014-06-15T22:45:38

    Uma característica importantíssima que faltou na matéria foi comentar a resistência a choques do z2, pois comprar um aparelho de mais de 2000 e quebrar na primeira queda é uma tremenda desvantagem. Dizer que o processador do S5 é melhor e pronto acho que não é correto pois o z2 vem com 3Gb de RAM e S5 2Gb e por desempenho entendo como processamento e não armazenamento como da a entender na matéria. Descordo que a tela do S5 seja melhor somente por causa dos ppi pois creio que a maioria prefere uma tela maior a troco de uma imperceptível perda em ppi, mas ainda prefiro Amoled do S5.

  • William Spieker
    2014-05-25T13:38:49

    Sem teste de desempenho como dizer que um processador 2.5GHz com TouchWiz é melhor que um 2.3GHz com interface da Sony? Sem contar que o S5 só vem com 32 e 64GB fora do país. Esse teste tem que ser comprovado na prática, só na teoria todos conseguem ver que o samsung é melhor em números, mas na prática...

  • Jefferson Martins
    2014-05-21T22:31:37

    Techtudo recebendo uma grana pra encher a bola da samsung.

  • Junior Hc
    2014-05-09T08:28:44

    Melhor do que o Z2 só tem o HTC One M8 galaxy s5 é só marketing!

  • Ricardo Mello
    2014-05-06T10:59:32

    O QUE MAIS ACHO ESTRANHO NESSA MATÉRIA, É QUE O SAMSUNG É RESISTENTE A ÁGUA E NÃO A PROVA D'ÁGUA, PODEM LER EM QUALQUER LUGAR, JÁ O Z1 ASSIM COMO Z2, SÃO A PROVA D'ÁGUA. O SAMSUNG RESITE ATÉ 30 MIN NA ÁGUA, MESMO ASSIM DEPOIS TEM QUE SER ABERTO PARA TIRAR ÁGUA DELE. ACHEI ESSA MATÉRIA TENDENCIOSA DEMAIS.FAÇA O TESTE COM OS 2, DEIXEM DENTRO DE UMA VASILHA COM ÁGUA POR 1 DIA E DEPOIS VEJA O RESULTADO. A ÚNICA VANTAGEM DO SAMSUNG É A CÂMERA , ELA TEM MELHOR DEFINIÇÃO.

  • Henrique Trabach
    2014-04-24T23:22:48

    Sabe de nada inocente!!!

  • Henrique Trabach
    2014-04-24T23:22:20

    Sabe de nada inocente!!

  • José Silva
    2014-04-22T22:24:44

    Depois de ler este comparativo, fica uma incômoda sensação de que ele foi patrocinado pela samgsuga.

  • Paulo Henrique
    2014-04-18T06:16:03  

    Matéria tendenciosa, S5 não em superior ao Z2 em hipótese alguma, ganha em pequenos aspectos, mas a analise final o Z2 sai como vencedor, possui câmera melhor, não pelos pixels, mas pela qualidade e tecnologia envolvida, e mais resistente, matéria mais nobre, sera mais barato que o S5, Áudio e Bateria que nem se discutem, android mais puro que o da samsung com seu touchwiz novo que não mudara nada em sua interface horrível. Matéria horrível.

    recentes

    populares

    • Paulo Henrique
      2014-04-18T06:16:03  

      Sim, super tendenciosa, os caras nem citaram a questão dos 3g de ram do z2, contra os 'míseros' 2g do s5, rsss, a TT não tem vergonha de veicular uma matéria dessas, vergonha...

  • Guilherme Souza
    2014-04-18T22:27:14

    a unica diferença desse dois celulares para mim foi a memoria , a samsung sai na frente , outra questão é que os celulares da samsung ta na moda , por isso é mais caro também , pra mim eu fico com a sony

  • Ailton Lima
    2014-04-18T14:22:40

    a única coisa que ainda compro deles, é o playstation (e mesmo assim faço questão de não comprar no Brasil).

  • Yuri Pereira
    2014-04-13T09:01:01

    Pessoal , não caiam nessa , o S não é a prova d'agua , na apresentação eles falaram , ele apenas resiste um dia chuvoso mas se vc quiser enfjar entro d'agua é por sua conta , eu assisti ela .