Internet

12/03/2014 06h55 - Atualizado em 12/03/2014 10h22

Google ganha add-ons para Documentos e Planilhas no Drive

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google Drive ganhou suporte para add-ons (complementos) de terceiros em seus programas Documentos e Planilhas, equivalentes ao Word e ao Excel da Microsoft, na nuvem do Google Drive. Os usuários poderão usar plugins de terceiros que tornam os softwares ainda mais completos. Os plugins são criados por parceiros do Google e empresas de software e disponibilizados em uma loja virtual.

Twitter revela tipos de tuíte mais comuns em cada período do ano; veja

Documentos e Planilhas ganharam complementos (Foto:  Reprodução/Barbara Mannara)Documentos e Planilhas ganharam complementos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



Para navegar pelos add-ons disponíveis, basta acessar a aba “Complementos” do menu principal de Documentos ou Planilhas e clicar em “Instalar complementos”. Em seguida, uma janela com todos eles será aberta, contendo uma barra de pesquisas na qual os usuários podem procurar por algum tipo de complemento específico.

Como executar músicas que estão salvas na nuvem? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

“Você usa o Documentos e Planilhas para vários tipos de coisa – à noite para finalizar um trabalho do colégio ou começando seus projetos no escritório. Para ajudar você a tirar um pouco do peso das suas costas, estamos lançando add-ons, novas ferramentas criadas por parceiros que tornam eles ainda mais completos”, diz o post do Google.

Após instalar um add-on, ele fica disponível em todos os documentos ou planilhas e já pode ser utilizado imediatamente. Para gerenciá-lo, basta ir ao mesmo menu “Complementos” e selecionar a opção “Gerenciar complementos”.

Lembrando que em Documentos, a nova função já está disponível diretamente na página de texto. Já em Planilhas é necessário ativar a função: para isso, acesse o Drive e clique no ícone de engrenagem, na parte superior direita. Em seguida selecione "Configurações" e na página que abrir, acesse a aba "Edição". Para habilitar o recurso, marque o item "Experimente o novo Planilhas Google". Assim, o botão "Complementos" aparecerá diretamente na página de edição da planilha.

O próprio Google divulgou alguns complementos de parceiros como o Avery Label Merge, que permite importar endereços ou nomes do Planilhas para o Documentos, o EasyBib Bibliography Creator, para adicionar detalhes de bibliografia aos arquivos e o Merge by Mailchimp, que permite fazer e-mails customizados e enviar pelo próprio Docs. 

A funcionalidade já está disponível em português. Para acessar, basta ir na opção "Conhecer o novo Google Planilhas" para que a nova versão do programa seja exibida já com o menu "Complementos". No Documentos, os add-ons já aparecem sem precisar fazer nada para ativá-los.

Via Google Drive Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares