Internet

14/03/2014 11h00 - Atualizado em 14/03/2014 11h00

Lista traz cinco programas para desfragmentar o disco do seu PC

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A desfragmentação de disco é um recurso que faz com que o sistema operacional seja executado de maneira mais rápida e eficiente. Além disso, é utilizada para corrigir o processo de fragmentação, que acontece à medida que o usuário instala e desinstala programas, cria, altera ou exclui arquivos. 

Como passar o ComboFix no pendrive e remover malwares do dispositivo


Desfragmentação de disco no Windows 8 está mais rápida e automatizada (Foto: Reprodução/PontoXP)Conheça cinco programas para desfragmentar o disco do PC (Foto: Reprodução/PontoXP)




Toda vez que há uma interação no computador, os novos dados são armazenados em locais diferentes dos originais. Assim, mesmo que tudo pareça organizado, um programa ou arquivo pode ficar "virtualmente" guardado em diversas partes do disco rígido. Isso faz com que o computador demore a localizar todos esses fragmentos, antes de executar determinada ação, causando lentidão no sistema.

A desfragmentação junta novamente essas partições e garante maior velocidade à máquina. Muitos usuários utilizem essa funcionalidade com frequência. Afinal, um PC lento atrapalha no dia a dia, até nas tarefas mais simples.

Para desfragmentar o disco do computador, acompanhe a lista com cinco programas selecionados:

1) Smart Defrag

Compatível com Windows 7, 8 e 8.1, o Smart Defrag é leve e fácil de usar. Seu diferencial está no mecanismo de operação, que garante que os softwares mais usados sejam carregados mais rápido. Ele também permite desfragmentar várias partições do HD de única vez, além agendar manutenções.

1-smartdefrag1Smart Defrag permite desfragmentação do disco no PC e pode agendar a função (Foto: Reprodução/TechTudo)


2) Auslogics Disk Defrag

O Auslogics Disk Defrag é outro desfragmentador para Windows, sistema no qual o problema na fragmentação ocorre com maior incidência. Mais rápido que a ferramenta nativa da Microsoft, ele permite programar a periodicidade da desfragmentação e retorna com a estatística do progresso.

2-auslogics_disk_defragAuslogics Disk Defrag funciona em Windows e mostra estatística do processo (Foto: Reprodução/TechTudo)


3) UltraDefrag

Além de mapear o disco rígido e mostrar os pontos que necessitam de uma desfragmentação, o <b></b>UltraDefrag permite compactar arquivos para liberar mais espaço de armazenamento na máquina. Assim como os outros, é possível marcar data e horário da desfragmentação, que poderá ocorrer quando você não estiver utilizando o computador para não atrapalhar as tarefas.

3-ultradefragUltraDefrag permite que o usuário escolha o horário da desfragmentação (Foto: Reprodução/TechTudo)


4) Defraggler

O software é bem simples e intuitivo, com a vantagem de ser em português. O Defraggler conta com diversos métodos de desfragmentação de disco, além de apresentar um diagnóstico sobre o status de cada aplicativo ou arquivo. O programa dispensa instalação, com seu executável podendo ser armazenado na nuvem ou pen drives. Uma boa vantagem para quem tem vários computadores.

4-defragglerO programa tem interface em português e simples de usar (Foto: Reprodução/TechTudo)


5) My Defragmenter

Por fim, o <b></b>My Defragmenter é um desfragmentador de disco para Windows que realiza as funções essenciais de um programa do gênero. O software faz o scan e corrige os fragmentos do HD, permite agendar o processo e dá opções de configuração para otimizar o sistema operacional. O layout intuitivo, com ícones grandes, facilita ainda mais o uso da aplicação no Windows.

5-MyDefragmenterMy Defragmenter agenda processo de desfragmentação no PC (Foto: Reprodução/TechTudo)



Como saber qual é a entrada de um disco rígido sem abri-lo? Veja os comentários no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Barroqueiro
    2014-03-17T12:40:41  

    linux nao precisa de defrag, ele mesmo faz isso, obrigacao que o windows nao faz, e os novos ssd tambem nao precisam disso, faltou informar na reportagem...

    recentes

    populares

    • Luciano Barroqueiro
      2014-03-17T12:40:41  

      Deixa de ser infantil com essas comparações tolas sobre sistemas operacionais! Cada um tem seus prós e contras. Essa gente pensa que é inteligente fazendo essas coisas.

    recentes

    populares

    • Luciano Barroqueiro
      2014-03-17T12:40:41  

      Vim de 2019 para dizer que o linux não emplacou, kkkk