Internet

25/03/2014 06h02 - Atualizado em 25/03/2014 10h12

Lista traz dez razões que levam as pessoas a abandonarem o Facebook

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do planeta. No entanto, a rede de relacionamentos anda em baixa entre alguns grupos. É o caso dos jovens, que estão usando menos o serviço em países como os Estados Unidos, em que redes móveis estão começando a dominar. Nesse grupo, a principal razão da migração para outras redes é a presença de pais e parentes.

Como impedir que desconhecidos comentem em posts públicos no Facebook

Maior rede social do mundo, o Facebook completou 10 anos em fevereiro (Foto: Karla Soares/TechTudo)Maior rede social do mundo, o Facebook completou 10 anos em fevereiro (Foto: Reprodução/Karla Soares)

Entretanto, não são apenas os mais jovens que abandonam o Facebook. Gente de todas as idades tem optado por ficar longe do serviço. Listamos os principais motivos que estão levando usuários a encerar uma conta na rede social. Você se enquadra em algum deles? Veja a lista e opine nos comentários.

1) Privacidade

A privacidade no Facebook sempre foi assunto controverso. São frequentes as críticas à complexidade das configurações de dados pessoais da rede social. No ano passado, a opção para manter o nome oculto foi removida da busca. A única forma de ficar tornar o perfil inacessível a certas pessoas é por meio do bloqueio. Há, ainda, a opção de alterar o nome verdadeiro ou sair definitivamente da rede.

2) Dependência

O uso constante pode acabar em vício, de acordo com um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os pesquisadores concluíram que o uso da rede social tem efeito parecido com o de substâncias com poder de adição - dependência psicológica ou compulsão por atividades como games, computadores e redes sociais. Entretanto, ao contrário do vício de fumar ou do alcoolismo, mais fáceis de serem detectados, é difícil perceber e admitir que se está viciado em redes sociais. Segundo o estudo, as mulheres passam em média 81 minutos diários no Facebook e os homens 64 minutos.

3) Busca por emprego

O monitoramento do perfil no Facebook de candidatos à vagas de emprego já virou rotina para recrutadores no mundo inteiro. Uma pesquisa da empresa de monitoramento de mídia social Reppler entrevistou 300 recrutadores e mostrou que 90% deles visitam os perfis dos candidatos no Facebook como parte do processo de seleção. O mesmo levantamento indicou que 69% deles já descartaram candidatos por causa do conteúdo visto nos perfis. Portanto, cuidado com o que você publica.

4) Baixa autoestima

É feriado, boa parte de seus contatos publicam fotos usando biquíni na praia com a legenda “Vida difícil” e você ficou em casa. O mesmo estudo da Universidade de Gotemburgo mostrou que mais da metade dos participantes da pesquisa desejam ter o mesmo tipo de corpo ou peso que os amigos nas fotos do Facebook. Além disso, usuários mais jovens se mostraram mais propensos a desenvolver distúrbios alimentares por causa das pressões por magreza e padrões estéticos.

Quer bloquear o Facebook em um computador? Veja como no Fórum do TechTudo.

5) Parentes

Seu pai, mãe, irmãos, tios, primos e até seus avós agora estão no Facebook. Eles acompanham cada passo seu na rede social e comentam todos os posts que você publica; todos eles. Há ainda os pais que adoram relembrar o tempo em que seus filhos eram pequenos e publicam fotos constrangedoras dos tempos de criança. Eis um bom motivo para repensar sua presença no site de Mark Zuckerberg.

6) Inveja

Além de exibirem corpos magros e sarados nas fotos, seus amigos começaram a casar ou ficar noivos, ter bons empregos e passar férias em lugares paradisíacos - pelo menos é o que eles dizem. Todos esses êxitos são publicados no Facebook e, sim, te deixam com inveja, de acordo com duas pesquisas de universidades alemãs. As fotos de férias maravilhosas são a maior causa de ressentimento, segundo os pesquisadores das universidades de Humboldt e Darmstadt.

Interações como número de cumprimentos recebidos em aniversários, curtidas e comentários em fotos e posts também costumam causar inveja. Foram entrevistadas 600 pessoas e por meio das respostas dadas foi possível descobrir que quem está na casa dos 30 anos tem maior propensão a invejar a felicidade da família. As mulheres se mostraram mais propensas a invejar a aparência e forma física das outras. Os homens revelaram publicar mais conteúdo focado em autopromoção para que seus contatos saibam de suas realizações. Já as mulheres preferem ressaltar a boa aparência e vida social.

7) Excesso de propaganda

Sempre que você curte uma página, logo depois o Facebook te mostra anúncios patrocinados de produtos similares. Agora, além dos anúncios regulares que pipocam no feed de notícias o tempo todo, há os anúncios em vídeo que começam automaticamente com o play ativado. A funcionalidade para novos "ads" foi lançada em dezembro e logo deve chegar a todos os usuários da rede social.

8) Término de namoro

O Facebook não parece ser o local mais indicado para se refugiar ao fim de um relacionamento. Publicações com indiretas ao ex ou sobre como você superou a separação rapidamente só despertam vergonha em quem lê. Somado a isso, sempre há aquela vontade de bisbilhotar a vida do ex e o resultado da pesquisa nem sempre é agradável. Fora as fotos que ficam lá, até serem apagadas.

9) Muitos contatos, poucos amigos de verdade

Ao acessar o feed de notícias você se depara com a aba de aniversários. Mas quem são aquelas 20 pessoas fazendo aniversário hoje? Muito provavelmente você não lembra delas e nem de boa parte dos milhares de contatos que se acumulam em seu perfil. É provável que poucos sejam realmente amigos de verdade. Por que manter manter informados sobre sua vida pessoas com as quais você tem pouca ou nenhuma relação? Fazer uma lista dá trabalho: amigos, conhecidos, restritos ...

10) Intolerância

Infelizmente o Facebook tem se tornado espaço para disseminação da intolerância. Opiniões radicais sobre política, pena de morte e redução da maioridade penal aparecem costumeiramente nos feeds de notícias arruinando a vontade de ficar conectado à rede social com tantos posts agressivos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Mendonça
    2019-03-18T17:31:47

    Acrescentaria mais um motivo, a política de bloqueio do facebook. Quando você fica 30 dias sem poder postar nada e essa penalização se estende ao Messenger, você procura redes alternativas para a comunicação on-line e neste processo percebe que pode viver longe e sem o Facebook.

  • Robson Ferreira
    2014-03-25T15:45:44

    Karla Soares,editora, descullpe, mas o que a questão da opinião Maioridade Penal tem haver com radicalismo?? Sobre Pena de Morte então... os EUA são radicais??? Não soa radical para vocÊ que um assassino em série por exemplo, continue vivo e se alimentando dos nossos impostos enquanto as famílias nunca mais verão seus amados??? Interesssante sua nota...

  • Peterson Alves
    2014-03-26T21:32:10

    Eu larguei por um mes por baixa auto-estima e fui pro Google+, lá conheci o amor da minha vida. sai da lama e fui pra felicidade.

  • Peterson Alves
    2014-03-26T21:30:05

    Eu larguei por um mes por baixa auto-estima e fui pro Google+, lá conheci o amor da minha vida. sai da lama e fui pra felicidade.

  • Thiago
    2014-03-26T09:21:27

    Pessoas infelizes mostrando que são felizes

  • Flavio Junior
    2014-03-26T03:23:23  

    FaceTruque , 90% das pessoas q mostram ostentação são pobres .

    recentes

    populares

    • Flavio Junior
      2014-03-26T03:23:23  

      hahaha pior que é verdade

  • Blá
    2014-03-26T08:10:06

    Só agora foram descobrir que o Facebook atrasa a vida das pessoas em todos os sentidos?! Eu descobri isso fazem 2 anos e não me arrependo de ter saído do Face a 2 anos! Não me faz falta nenhuma, muito pelo contrário!!

  • Asdrubal Fuertes
    2014-03-25T23:54:22  

    LIXO ELETRONICO

    recentes

    populares

    • Asdrubal Fuertes
      2014-03-25T23:54:22  

      Olha lá o seu perfil com cara de lixo

  • Jose Luz
    2014-03-26T02:44:03

    Concordo em partes, hoje em uma época onde todo mundo esta sempre muito ocupado e nunca tem tempo pra nada a rede social ou os comunicadores de mensagem instantâneas ajuda a manter contato com amigos que estão perto e/ou longe. Convidar amigos para uma mesa de bar, café e/ou restaurante é algo quase que impossível nos dias atuais. Então o apelo virtual veio pra suprir talvez a necessidade de se relacionar com alguém mesmo que pelo meio virtual.A questão de ostentação é outro assunto que no meio virtual não é diferente do meio físico basta você ver um amigo comprar algo caro e te mostrar!

  • Thaís Pavliuchenko
    2014-03-26T00:52:28  

    Eu acredito que 80% das pessoas que postam ostentação no face são pobres, porque quem tem dinheiro de verdade não vê necessidade de ficar mostrando em rede social. Isso pra mim é uma deficiência de quem não é bem resolvido com sua vida, sentem necessidade de querer ser e mostrar uma coisa que não são e que não podem ser. Porque não pensar em como melhorar o Brasil, que tá um cocô..Povo iludido!

    recentes

    populares

    • Thaís Pavliuchenko
      2014-03-26T00:52:28  

      90% das pessoas . Rs

  • Diego Lopes
    2014-03-26T00:42:57

    Finalmente uma matéria completamente verdadeira....

  • Marcos Pinto
    2014-03-25T23:29:36

    concordo com a nilza silveira.e democracia ou faceditadura?opiniao totalmente errada sobre intolerancia,se mostrou sim a intolerancia do poste sobre intolerancia

  • Claudio Silva
    2014-03-25T23:19:20

    seja em volta de umas geladas, um videogame no sábado ou pra azarar por aí, ler um livro, bons filmes, amigos e uma boa companhia do sexo oposto é o que eu chamo de rede social!!!

  • Robson Machado
    2014-03-25T12:52:11  

    A melhor rede social, é um grupo de amigos reunidos...

    recentes

    populares

    • Robson Machado
      2014-03-25T12:52:11  

      Falou tudo!

    recentes

    populares

    • Robson Machado
      2014-03-25T12:52:11  

      seja em volta de umas geladas, um videogame no sábado ou pra azarar por aí! mandou bem!!!

  • Amanda
    2014-03-25T23:06:48

    acho uma imbecilidade

  • Nilza Silveira
    2014-03-25T22:46:22

    Com mais de um bilhão de usuários.. devemos sim aproveitar o espaço para mostrar toda nossa insatisfação com essa política podre e corrupta neste pais.... foi através da rede que saíram as manifestações na copa das confederações.... se indignar por não ter passado a redução da maioridade penal .... e não deveria como está no texto, arruinar a vontade de ficar conectado e sim abrir a mente das pessoas para a realidade deste país...

  • Birin Magalhães
    2014-03-25T22:40:36

    11. Excesso de inutilidade. A quantidade de informação inútil que as pessoas publicam é absurda. Fora o importuno de toda hora ser lembrado de ter que ler ou curtir algum assunto. É um tempo jogado fora no meu ver.

  • Tais Coronado
    2014-03-25T19:04:24  

    Vi muita gente criticando os brasileiros por fazerem postagens no Facebook para fazer inveja nos outros, fingir que tem a vida perfeita. Saibam que nao sao so os brasileiros que tem esse defeito. Moro na Inglaterra e os britanicos fazem o mesmo : check-in ate para ir ao banheiro, foto de comida, postagens ao estilo "olha como eu sou feliz!", seguem modinhas (a ultima foi a da selfie sem maquiagem). O consolo eh que nao sao somente os brasileiros que sao idiotas.

    recentes

    populares

    • Tais Coronado
      2014-03-25T19:04:24  

      Idiota tem no mundo inteiro..

  • Guilherme Silva
    2014-03-25T21:13:56

    Foi moda entrar no facebook agora vai ser a moda de sair dele.

  • Thiago
    2014-03-25T12:50:19  

    Saíram do face, mas não saíram daqui? lugar dos recalcados, mal amados e pobres de espíritos

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-03-25T12:50:19  

      O QUE VC ESTÁ FAZENDO AQUI???????????

    recentes

    populares

    • Thiago
      2014-03-25T12:50:19  

      Tem que gente que é idiota. Acha que por ele ser algo e estar em algum lugar todos o são.

  • Victor Braun
    2014-03-25T15:35:23  

    Volta orkut, facebook é um lixo!

    recentes

    populares

    • Victor Braun
      2014-03-25T15:35:23  

      Se o Faceboook eh um lixo, eh porque o povo do Orkut o invadiu.

  • Cristiano .
    2014-03-25T17:13:58  

    Faltou citar os religiosos de plantão e poluem todo dia o face com feeds de Jesus isso, Jesus aquilo, Deus isso, Deus aquilo, na bíblia isso, etc.... e blablablablabla. Parece que a pessoa não se contem em ter sua religião quer converter os outros.

    recentes

    populares

    • Cristiano .
      2014-03-25T17:13:58  

      Concordo com voce,Cristiano. Tem aqueles que acham que Deus tem conta no Facebook e sempre publicam uma oracao, um pedido de bencao,etc. Queria que esse povo se tocasse que Deus nao eh plugado em Internet e,para falar com ele, basta falar em pensamento.

  • Rafael Santos
    2014-03-25T18:08:37

    Sem falar que bloqueia a gente constantemente

  • Rogério Martins
    2014-03-25T17:25:24

    E sair do facebook que o saco tá cheio?

  • Mario Zagallo
    2014-03-25T16:50:54

    É COISA DE PELA SACO PRECISAR DE REDE SOCIAL PARA TER VIDA SOCIAL