Internet

07/03/2014 09h57 - Atualizado em 30/06/2014 11h52

Novo Microsoft Security Essentials vai perturbar usuário de Windows XP

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Windows XP já está alertando os usuários de que a Microsoft deixará de oferecer suporte ao sistema operacional. Mas, agora, um novo guardião vai participar dos alertas: a versão mais recente do Microsoft Security Essentials, programa anti-malware gratuito da fabricante, também perturbará os usuários com avisos de segurança, em uma tentativa de fazer com que atualizem para um sistema operacional mais novo.

Fim do suporte ao Windows XP: saiba como migrar para o novo Windows 8

Novo Microsoft Security Essentials alerta que Windows XP é potencialmente desprotegido(Foto: Reprodução/Edivaldo BritoNovo Microsoft Security Essentials alerta que Windows XP é potencialmente desprotegido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois que a Microsoft anunciou não oferecerá mais suporte ao Windows XP, a partir de 8 de abril deste ano, o único consolo que restava aos usuários era a manutenção das atualizações para o Microsoft Security Essentials até 2015, com seus produtos de segurança (motor anti-malware e assinaturas).

Agora, a promessa está sendo cumprida e a Microsoft está liberando uma nova versão do Security Essentials. No entanto, junto com ela, vem também uma barra e ícone amarelos que aparecem na bandeja da barra de tarefas, alertando ao usuário para o fato do sistema estar “potentially unprotected” (potencialmente desprotegido).

Como desinstalar o Microsoft Security Essentials

Normalmente essas mensagens do Microsoft Security Essentials desaparecem quando é feita a atualização da base de dados de ameaças ou a verificação de segurança do sistema. Infelizmente para os usuários do Windows XP isso não acontece e, ao que tudo indica, o programa considera o sistema inseguro por não estar mais recebendo atualizações tão frequentes.

Qual é o navegador mais leve para computadores antigos? Comente no Fórum do TechTudo.

A versão atual do Security Essentials é 4.4. e os novos alertas estão aparecendo na versão 4.5 do programa, que está disponível em pré-lançamento no Microsoft’s Security Essentials Prerelease Program. Os requisitos do programa indicam que ele funciona apenas no Windows Vista e Windows 7, mas quem já tem o programa no Windows XP consegue instalar o software sem problemas. Você pode baixar o Microsoft’s Security Essentials 4.5 no TechTudo Downloads.

A Microsoft já anunciou que os usuários do Windows XP não conseguirão mais fazer novas instalações do Security Essentials depois de 8 de abril. Isso coloca novamente o internauta com apenas uma opção, que aliás, é o objetivo da Microsoft: abandonar o Windows XP e migrar para outro sistema operacional.

Via The Next Web e ZDNet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2014-03-07T13:48:23

    Já instalei Linux em 4 computadores em casa (dois desktop e dos notebook). Na empresa tem uns 40 desktop com Windows XP e assim vão continuar, já que tem outros meios de mantê-los mais seguros. Mas, também tem uns 50 com Linux. E agora com o novo sistema de gestão (que será implementado) trabalhando em NUVEM não haverá mais necessidade de usar Windows. Perdeu Microsoft.

  • Alexandre Leite
    2014-03-07T12:54:37

    Instalem o Linux. Os Windows 7 e 8 são pesados demais para máquinas com XP. Além de caros. Os sistemas Linux são gratuitos e hoje mais seguros, já que são menos visados pelos hackers (pois há por enquanto pouca gente usando).

  • Geraldo Gomes
    2014-03-07T11:51:54

    Atualmente os programas antivirus atrapalham mais que os próprios virus, travando, fazendo as máquinas ficarem lentas e outros problemas.