Computadores

25/03/2014 18h52 - Atualizado em 16/05/2014 13h57

Nvidia anuncia GeForce GTX Titan Z, nova GPU e supercomputador mobile

Isadora Díaz
por
De San Jose

O mundo das GPUs acabou de ganhar integrantes de peso. A Nvidia anunciou nesta terça-feira (25), durante a GTC 2014, a GPU Pascal, a nova placa de vídeo GeForce GTX Titan Z e o primeiro supercomputador mobile, o Tegra K1. A companhia aproveitou o evento para engordar a biblioteca do Shield com o game Portal.

Notebooks da Avell ganham nova série de placas de vídeo 800M da Nvidia

CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang apresenta novidades da companhia na GTC 2014 (Foto: Reprodução/Nvidia)CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang apresenta novidades da companhia na GTC 2014 (Foto: Reprodução/Nvidia)


O anúncio pode ter sido hoje, mas a GPU Pascal não será vista nos computadores por aí ainda. Isso porque a Nvidia planeja lançá-la oficialmente somente em 2016. A espera, no entanto, promete trazer boas surpresas. A companhia apostou nas tecnologias batizadas de 3D Memory e NVLink para a construção da placa, que permitiram um aumento de velocidade e diminuição de tamanho. A Pascal tem a altura de uma caneta e a largura de um cartão de crédito.

Nova arquitetura Pascal anunciada pela empresa na GTC 2014 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nova arquitetura Pascal anunciada pela empresa na GTC 2014 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


A GeForce GTX Titan Z certamente é o sonho de todo gamer, um sonho caro. A super placa de vídeo chega com o preço de US$ 2.999, justificado por especificações monstruosas. Afinal, 5.700 núcleos CUDA, 12 GB de memória e um poder de processamento de 8 TeraFLOPS formam um conjunto difícil de bater. Ela está acima das exigências de qualquer jogo do mercado, sem sombra de dúvida.

GTX Titan Z já é considerada a placa gráfica mais potente do mercado (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)GTX Titan Z já é considerada a placa gráfica mais potente do mercado (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Já o supercomputador Tegra K1 é a GPU que não vem para a mão do consumidor final, mas tem aplicações interessantes. Uma delas, demonstrada durante a apresentação, é o uso da tecnologia para construir carros que dirigem sozinhos e reconhecem o ambiente ao redor. A Audi levou até a GTC 2014 um protótipo carregando o Tegra K1, que percorreu o espaço e estacionou no palco sem precisar de motorista.

Audi levou até a GTC 2014 um protótipo carregando o Tegra K1; supercomputador é acoplado dentro da mala do veículo e poderá ganhar upgrade no futuro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Audi levou até a GTC 2014 um protótipo carregando o Tegra K1; supercomputador é acoplado dentro da mala do veículo e poderá ganhar upgrade no futuro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Ainda não chegou a hora de conhecer o Shield 2, mas o lançamento do game Portal, o mesmo visto dos consoles de mesa, é a tentativa da companhia de impulsionar as vendas do seu primeiro portátil. Os próximos meses dirão se a estratégia funcionou, no fim das contas.

O que influencia mais na hora de rodar um jogo no PC? Descubra em nosso Fórum.

* Isadora Díaz viajou a San Jose a convite da Nvidia

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares