03/03/2014 14h02 - Atualizado em 03/03/2014 15h42

Projeto da Apple quer colocar experiência de uso do iPhone dentro do carro

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O iOS vai chegar ao painel dos carros. Batizado de CarPlay, um novo projeto da Apple anunciado nesta segunda-feira (3) já conta com diversos parceiros da indústria automotiva e visa levar as funcionalidades do iPhone para dentro dos veículos.

Carros começarão a oferecer suporte a funções do iPhone no painel (Foto: Divulgação/Apple)Carros começarão a oferecer suporte a funções do iPhone no painel (Foto: Divulgação/Apple)

A ideia é simples: conectar o iPhone ao carro e transportar várias de suas funções para uma interface intuitiva e adaptada para uso ao volante. Para operar o painel inteligente, o usuário poderá usar comandos de voz (com a ajuda da Siri), botões e outros controles manuais no carro, além da tela sensível ao toque, dependendo dos recursos de cada modelo de veículo.

Os produtos da Apple são os melhores? Discuta no Fórum TechTudo

“CarPlay foi projetado para fornecer uma experiência incrível usando o iPhone no carro. CarPlay deixa os motoristas usarem seu iPhone no carro com distração mínima”, explica o vice-presidente de marketing de iPhone e iOS da Apple, Greg Joswiak.

Motoristas poderão usar funções como chamadas de voz, mensagens, mapas e player de música, entre outros apps nativos do sistema da Apple. Além disso, a companhia promete suporte a outros aplicativos em um curto espaço de tempo, como o Spotify.

Os primeiros fabricantes a disponibilizarem o CarPlay serão Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo. A Apple também promete, futuramente, equipar carros de outras doze empresas, incluindo Chevrolet, Ford, Kia, Nissan, Peugeot e Toyota – não há, porém, qualquer garantia de que modelos vendidos no Brasil oferecerão o recurso. Assista ao vídeo de demonstração da Volvo.


Ao menos em um primeiro momento, somente os iPhones 5, 5C e 5S terão suporte ao CarPlay. Os aparelhos receberão o app oficial do recurso ainda em uma futura atualização para o iOS, provavelmente na versão 7.1 do sistema.

Via Apple e iMore

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Tito
    2014-03-03T19:08:51  

    já já a samgsuga vai estar imitando a apple, vive no pé da apple como um carrapato ou um samgsuga como o nome.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2014-03-03T19:08:51  

      Na verdade, já dá pra controlar um automóvel Hyundai pelo Samsung com o Hyundai Blue Link, alguns modelos têm até touch screen no painel pra comandar o celular a partir do carro enquanto este está carregando...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2014-03-03T19:08:51  

      A Nissan já tem um aplicativo para iPhone que permite abrir e fechar o carro além de poder liga-lo sem necessidade da chave. Mas esse projeto vai ter muito mais funções, interessante pelo jeito.

  • Tiago Costa
    2014-03-03T21:55:52  

    "O Ministério da Saúde adverte": Inveja da Apple provoca impotência sexual e hemorroidas. Procure um bom medico, mas se o problema persistir compre o iPad Air ou iPhone 5S.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-03-03T21:55:52  

      Ou compre um iMac, Mac Mini, Apple TV e seja mais feliz ou menos mala. rsrsrs

  • Marcio Vianna
    2014-03-08T13:55:57

    Sejamos no mínimo consumidores maduros. A Apple veio para o Brasil em razão desse equipamento, pois somos o 4 maior mercado de automóveis do mundo! Hoje já temos os sistemas VW Voyager Pro II e Microsoft Lynk Ford totalmente em português. Totalmente em português não se trata apenas da tradução do software, mas, e principalmente, funcionalidades de leitura e comando por uso da voz. Se esse equipamento da Apple vier ao Brasil sem essas funcionalidades será um fracasso, Ou seja, ou tenhamos Siri e Ditato em portugues a partir dos proximos iOS e OSX ou não consumimos. Simples assim!

  • Danilo
    2014-03-04T10:42:54

    Não vejo a utilidade disso. A Apple "inventou" a central multimídia e agora vai vir com aquele papo "Não é só uma central multimídia,é a MELHOR CENTRAL MULTIMÍDIA DO MUNDO" Uso IPhone mas não caio mais nesse marketing Fail não. Sem contar que se uma central normal custa R$1500.essa da Apple vai custar R$4000. Vai ter nego andando de chevette com central da Apple

  • Israel Silva
    2014-03-04T08:32:28

    Rodrigo, vão copiar a apple ? a apple é que está copiando os outros. Existem várias empresas que já produzem aplicativos que rodam em telas touch em vários modelos da Kia, Nissan, Toyota e outros. Isso a mais de 5 anos. Inclusive a Microsoft tem applicativos rodando em carros da Fiat. Vai me dizer que não sabia ?

  • Rafael Cruzeiro
    2014-03-04T08:29:13

    Daqui a 6 dias a Samsung vai anunciar um igual, com Android, dizendo que já havia pensado nisso muito antes da Apple..

  • Gengis Khan
    2014-03-03T23:15:38

    Vixi, imagina se essa parada der certo! Um Fiat uno 1.0 que custava D$ 25 mil Dilmas vai para D$ 80 mil! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

  • Leandro Cavalcanti
    2014-03-03T22:10:58  

    Pronto quando travar tem que esperar a bateria acabar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Cavalcanti
      2014-03-03T22:10:58  

      Travar??? Se fosse um da família Galaxy sim travaria.

  • Daniel Ribeiro
    2014-03-03T22:20:19

    Apple, sempre na frente sempre.

  • José Ailton
    2014-03-03T20:40:49

    KKKK estão falando que Apple Rotten esta saindo na frente, cambada de desinformado .... a Ford já tem um sistema, Microsoft Sync, há seis anos .... A Apple que integrar o iPhone ao sistema já existente nos veículos, enquanto a Google opta por colocar o próprio Android como o sistema operacional do carro, ou seja muito melhor ... nada de adaptação!!!

  • Eddy .
    2014-03-03T19:45:04

    Muito bom.

  • Kadu Ramos