Internet

15/03/2014 07h00 - Atualizado em 15/03/2014 07h00

Sentimentos se espalham no Facebook; felicidade 'contamina' ainda mais

Barbara Mannara
por
Da redação

Os sentimentos dos usuários do Facebook expressados por meio de atualizações de status na rede social podem influenciar o humor dos seus amigos. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O estudo indica que a disseminação é como uma epidemia, e os posts na rede social podem afetar os demais usuários de forma negativa ou positiva.

Facebook sabe quando você vai começar a namorar; veja pesquisa

Facebook renova atualizações de status com 'sentimentos' para os usuários (Foto: Reprodção/Facebook)Facebook renova atualizações de status com 'sentimentos' para os usuários (Foto: Reprodução/Facebook)


Quem nunca se sentiu feliz com um comentário alegre ou ficou triste com um texto depressivo publicado por um amigo no Facebook? Essas sensações geradas pelos posts na rede social agora são comprovadas. Já era conhecido que emoções como felicidade, solidão e depressão poderiam influenciar nos sentimentos das pessoas próximas, cara a cara, nas relações interpessoais. Aquele amigo animado com a sexta-feira pode te "contaminar" com mais alegria após um encontro.

Mas, isso acontece também nas redes sociais? A resposta é sim. O efeito se propaga também entre estranhos ou apenas conhecidos no mundo virtual. O estudo realizado por especialistas, entre eles Lorenzo Coviello, Adam D. I. Kramer e Cameron Marlow, da Universidade da Califórnia, em San Diego, durou 1.180 dias, entre janeiro de 2009 e março de 2012. A base de dados é de usuários anônimos do Facebook. Como resposta, as oscilações de humor dos usuários se mostraram interligadas com o conteúdo emocional de cada atualização de status. Essas emoções se espalharam como um vírus entre os amigos da rede social, gerando uma onda.

Felicidade 'contamina' mais

Há uma incidência de comentários mais negativos em dias chuvosos, por exemplo. As pessoas que vivem nesta mesma região tendem a apresentar um humor mais para baixo, em coletivo, no dia com tempo ruim. Mas isso afeta quem está fora do local chuvoso? Surpreendentemente, sim.

"De acordo com o estudo, cada post negativo rende 1,29 mensagens mais negativas entre os próprios amigos, enquanto cada post positivo gera um adicional de 1,75 mensagens positivas", apontaram os pesquisadores. Ou seja, a notícia boa é de que a felicidade "contamina" ainda mais os usuários da rede.

Gráfico de pesquisa que indica oscilações de humor entre postagens do Facebook (Foto: Reprodução/plosone)Gráfico de pesquisa que indica oscilações de humor entre postagens do Facebook (Foto: Reprodução/plosone)


No gráfico da pesquisa para os Estados Unidos é apresentado os dados dos americanos com picos "emocionais" de posts positivos (A) e negativos (B). Curiosamente, os pontos extremos são notados em datas festivas ou feriados: Ano Novo, Dia dos Namorados (Valentine's) e Natal são destacados com elevações positivas. 

Agora, se as emoções podem de propagar entre usuários das redes sociais, as preocupações com o bem estar físico e mental aumentam. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas no mundo virtual. Vale pensar duas vezes antes de postar alguma coisa triste ou negativa no Facebook. 

Qual é a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.

"Se a mudança emocional de uma pessoa se espalha e provoca mudanças em muitos, então podemos estar subestimando drasticamente a eficácia dos esforços para melhorar a saúde física e mental", disse o professor de genética médica na Faculdade de Medicina na Universidade da Califórnia, James Fowler.

"Nós deveríamos estar fazendo tudo para medir os efeitos das redes sociais e de aprender como ampliá-las, para que possamos criar uma epidemia de bem-estar." completou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Araújo
    2014-03-18T09:18:06

    Eu me sinto sempre Ressaquiado hahahahahah