Internet

02/03/2014 15h55 - Atualizado em 02/03/2014 15h55

Sete maneiras inconvenientes de usar hashtags no Instagram; veja lista

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

As hashtags foram criadas com a função de indexadores, como uma maneira de facilitar a vida dos usuários de redes sociais a encontrar conteúdos. No entanto, há pessoas que abusam do uso da cerquilha (#) antes de um termo ou palavra em posts no Instagram e acabam sendo inconvenientes.

Análise por país mostra que selfies de brasileiros são mais felizes

Hashtags sem fim ou muito longas estão na lista das inconvenientes (Reprodução/Instagram)Hashtags sem fim ou muito longas estão na lista das inconvenientes (Reprodução/Instagram)

Muitos deles, fazem isso para angariar novos seguidores, mas isso pode acabar rendendo o efeito contrário: há quem se incomode com o número interminável de hashtags e para de seguir a pessoa. Confira abaixo o que é considerado inconveniente no que diz respeito ao uso desse recurso. #ficaadica 

#hashtags #que #não #acabam #mais

O ideal é que as hashtags não ultrapassem uma linha (Reprodução/ Instagram)O ideal é que as hashtags não ultrapassem uma linha (Reprodução/ Instagram)

Há quem use diversas hashtags para conseguir boa visibilidade de suas fotos, mas isso pode ser bem chato para os seguidores. O ideal é que a lista não ultrapasse uma linha, diferente do exemplo abaixo.

Hashtags que nada têm a ver com a foto

Evite usar hashtags que não têm a ver com a foto (Reprodução/Instagram)Evite usar hashtags que não têm a ver com a foto (Reprodução/Instagram)

Não é difícil encontrar quem poste sua foto no Instagram e inclua hashtags que nada têm a ver com a imagem. Além de confundir as pessoas, o uso indiscriminado do recurso acaba fazendo com que ele perca a função de facilitar o encontro de fotos sobre determinado assunto. No exemplo acima, há uma foto de natureza com hashtags como #Instagram, #fashion e #feliz, que fogem do tema da imagem.

Usar #hashtags entre #uma palavra e #outra

Usar hashtags entre uma palavra e outra faz parecer que você não sabe usar o recurso (Reprodução/Instagram)Usar hashtags entre uma palavra e outra faz parecer que você não sabe usar o recurso (Reprodução/Instagram)

Quem usa a cerquilha entre uma palavra e outra passa a impressão de que acabou de descobrir o mundo das hashtags. Além de ficar visualmente feio, o uso aleatório do recurso não faz sentido algum.

Usar #hashtag antes da #hashtag

Usar #hashtag não faz o menor sentido (Reprodução/Instagram)Usar "#hashtag" não faz o menor sentido (Reprodução/Instagram)

Colocar a cerquilha antes da palavra “hashtag” simplesmente não faz sentido e é totalmente desnecessário. Simples assim. Use apenas palavras palavras-chave.

Uso excessivo de hashtags promocionais

Participe de promoções com moderação (Reprodução/Instagram)Participe de promoções com moderação (Reprodução/Instagram)

Há quem fique o dia inteiro no Instagram participando de promoções e, assim, usando hashtags de sorteios. Claro que não há problemas querer ganhar algo, mas usar a rede apenas para isso acaba sendo chato para os seguidores. Uma alternativa é criar um perfil apenas para participar de promoções.

#hashtagsquenaoterminamnuncaeconfudemtodomundo

Quanto tempo você demorou para ler a frase acima? (Reprodução/Instagram)Quanto tempo você demorou para ler a frase acima? (Reprodução/Instagram)

O uso de hashtags incrivelmente longas surtem o efeito contrário ao proposto pelo recurso: dificultam que a imagem seja encontrada por outros. Além disso, como pôde ser visto acima, não é nada fácil ler quando há diversas palavras amontadas e sem espaço entre elas, perdendo o sentido da frase.

#like4like e #teamfollowback

Pedir incansavelmente para se seguido de volta parece desespero (Reprodução/Instagram)Pedir incansavelmente para se seguido de volta parece desespero (Reprodução/Instagram)

As expressões #like4like (curtida por curtida, em livre tradução) e #teamfollowback (time segue de volta, também em livre tradução) é usada por quem procura novos seguidores e curtidas. Elas indicam que, se a pessoa curtir aquela foto, ganhará uma curtida de volta e caso o usuário o siga, também será seguido.

É muito comum que pessoas usem essas hashtags em suas descrições de perfil, em posts ou mesmo em comentários de pessoas famosas. A impressão que um usuário desses passa é de carência, falta de amigos ou desespero para se tornar uma web celebridade com muitas curtidas e seguidores.

Essas são apenas dicas de etiqueta para ser um usuário padrão no Instagram. O usso equivocado das hashtags pode estar surtindo efeito contrário ao proposto pelo recurso, além de espantar aqueles que já são seguidores. 

Via Mashable 

Sabe como inserir emoticons no Instagram do Android? Veja no Fórum do TechTudo.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • A. Barros
    2014-03-02T17:09:30

    Lá vem o "manual de boas maneiras nas redes sociais"... ZzZzzz