27/03/2014 12h00 - Atualizado em 27/03/2014 19h04

Ultra Street Fighter 4: testamos o novo game que traz mais personagens

Renato Bazan
por
Para o TechTudo

Ultra Street Fighter 4 está a pouco menos de dois meses de ser lançado. O game deixa muita dúvidas quanto as novidades que acrescentará ao já completíssimo Super Street Fighter 4 Arcade Edition. Pensando nisso, a Capcom Brasil convidou o TechTudo para uma conversa na qual os gerentes da empresa mostraram a nova versão do jogo de luta mais famoso de todos. Confira nossas impressões!

Ultra Street Fighter 4 permitirá jogar com versões antigas de personagens

Ultra Street Fighter IV (Foto: Divulgação/ Capcom)Ultra Street Fighter IV (Foto: Divulgação/ Capcom)


5 novos personagens e 6 novos cenários

Parece uma importação de outra franquia da Capcom, Street Fighter vs. Tekken, mas o fato é que Ultra SF4 traz 3 personagens e 6 cenários daquele jogo. Com isso, vai a 44 o número de lutadores disponíveis.

Poison, Hugo e Rolento são todos novos no universo fechado de Street Fighter, assim como as seis fases importadas daquele jogo, que variam de um parque jurássico a um estacionamento de caminhões. A quarta personagem, previamente introduzida em SF3, é Elena, uma princesa queniana que luta capoeira.

A personagem Elena é uma das novidades de Ultra Street Fighter IV (Foto: Reprodução/Capcom)A personagem Elena é uma das novidades de Ultra Street Fighter IV (Foto: Reprodução/Capcom)

A real novidade é a apresentação da personagem feminina Decapre: uma espécie de Cammy do lado negro, equipada com máscara e garras cibernéticas. Ela na verdade estreou na série com uma breve aparição como personagem não-jogável genérico em Street Fighter Alpha 3, mostrada como uma das temidas Dolls do chefão M. Bison, mas agora volta com uma história própria e muito personalidade.

Como Guile ou Bison, ela é um personagem com golpes especiais carregados, mas possui uma grande quantidade de sequências para cada um deles, uma mistura bem interessante, que a coloca numa distância ideal intermediária. Assim como seu chefe, ela faz brilhar seus golpes usando o famoso “Psycho Power”. O trailer abaixo explica um pouco mais da história da garota.


Red Focus e Ultra Combo Double

Derivando de mecânicas estabelecidas já no primeiro SF4, Ultra Street Fighter 4 introduz um segundo tipo de Focus e a opção de escolher entre os dois golpes Ultra conforme desejar. O Red Focus é ativado com uma combinação de soco e chute no momento anterior a um ataque, e absorve o dano exatamente da mesma forma.

As diferenças são três: primeiro, a função usa três botões ao invés de dois para ser ativada; segundo, ela absorve um infinito número de ataques em seu período de ativação; terceiro, ele pode usar entre uma e três barras de especial, dependendo da situação. Mais importante, ele aparece como um recurso mais confiável do que o Focus comum, e absorve o dano com a mesma aceleração da barra dos Ultra.

O “Ultra Combo Double” oferece uma troca dolorosa aos jogadores interessados em soltar qualquer um dos Ultra ao mesmo tempo: quem optar pela dupla terá o dano diminuído em cada ocasião que soltar um golpe final. Na maioria dos personagens, o dano total cai para 75%, mas Zangief, Cammy, Fei Long, T.Hawk, Makoto, Hakan, Dhalsim, Rose, Akuma, E.Honda e Hugo verão esse valor cair para 60%.

Rolento é um dos personagens de Ultra Street Fighter IV (Foto: Divulgação/ Capcom)Rolento é um dos personagens de Ultra Street Fighter IV (Foto: Divulgação/ Capcom)


Seleção de versões

Outra novidade, mais sutil para os amadores, mas essencial para os veteranos, é a inclusão do campo “Edition Select” no último submenu antes da luta, que dá chance ao jogador de escolher a versão que mais gosta de cada personagem.

Começando no próprio Street Fighter 4, cada lutador terá suas modificações do Super Street Fighter 4, Super Street Fighter 4 Arcade Edition, Super Street Fighter 4 Arcade Edition ver. 2012 e finalmente do Ultra Street Fighter 4 selecionáveis. Naturalmente, personagens que estiverem ausentes em versões anteriores não poderão ser escolhidos naquela versão.

Apesar de parece um detalhe técnico para o jogador casual, a modificação fará com que jogadores competitivos tenham diversas opções de estratégia para cada lutador. Personagens como Hakan e Seth foram grandemente alterados ao longo das versões, e escolher uma versão anterior deles pode mudar muito o estilo de jogo. É uma pena que, justamente por isso, a Capcom tenha banido a função dos embates ranked no multiplayer.

Com 44 personagens, não há como reclamar de falta de variedade (Foto: Reprodução/Capcom)Com 44 personagens, não há como reclamar de falta de variedade (Foto: Reprodução/Capcom)

Centenas de ajustes

Fora isso, a Capcom trabalha, como de costume, na eterna batalha para garantir que nenhum personagem seja excessivamente poderoso. O diretor chegou a afirmar que nem mesmo haverá mais a necessidade de tiers (espécies de rankings de poder estabelecidos pelos próprios jogadores competitivos) nos campeonatos, pois todos os competidores estarão no mais perfeito equilíbrio.

Ultra Street Fighter 4 traz os ajustes de suas versões anteriores com centenas de pequenas modificações. Alguns personagens, muito mexidos na Arcade Edition, receberam menos toques, mas o jogo no geral parece ainda mais afrouxado quanto às janelas para golpes consecutivos.

Preços e upgrade via DLC

Quem já tiver Super Street Fighter 4 ou Super Street Fighter 4 Arcade Edition poderá adquirir a nova versão por atualização via DLC por R$ 30,99 na PSN ou R$ 29,00 na Xbox Live, de acordo com o console que tiver, no início de junho de 2014. A versão física dos jogos sairá em agosto. A atualização digital para PC (ou o jogo completo, para quem quiser) aparecerá também em agosto de 2014.

Ultra Street Fighter IV será lançado em agosto de 2014 (Foto: Divulgação/ Capcom)Ultra Street Fighter IV será lançado em agosto de 2014 (Foto: Divulgação/ Capcom)


A empresa não falou de preço para essas versões integrais no Brasil. Para tentar adoçar o bico de quem precisar comprar a versão integral ainda outra vez, a Capcom dará aos tolerantes consumidores todos os trajes de DLC já lançados para a linha Street Fighter 4 – o que a torna, aos olhos da empresa, “a versão definitiva do jogo”.

Qual o melhor game de luta 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Freitas
    2016-06-22T16:54:16

    Aparece essa mensagem "Trial mode is not compatible with Ultra Street Figther 4. The game will temporaly switch to Super Street Fighter 4 Original".

  • Unknown
    2014-06-03T19:55:15

    Um personagem que seria legal de se ver nesta nova versão seria o Charlie Nash, jogava muito com ele na serie Alpha.

  • Léo Ferreira
    2014-03-27T17:19:37  

    Atualmente, Mortal Kombat 2011 e Injustice são os melhores jogos de luta. Infelizmente, o Street Fighter lança novos jogos que deveriam ser apenas DLC's, e isso é uma falta de respeito com os jogadores.

    recentes

    populares

    • Léo Ferreira
      2014-03-27T17:19:37  

      Então o jogo fica ruim pq a Capcom lança versões diferentes? Pelo contrário, só melhora a cada versão e o jogo não fica defasado... Se a Capcom lançar mais 500 versões do Street 4 ainda vai ser melhor do que esse novo MK, que por acaso copiou MUITA COISA do Street Fighter 4.

    recentes

    populares

    • Léo Ferreira
      2014-03-27T17:19:37  

      Pior que é mesmo, o MK9 pegou vários aspectos dessas várias versões de SF4. Desmereceu logo o jogo que deu a inspiração...

  • Fellipe Sampaio
    2014-03-29T14:34:35  

    Rolento aparece como personagem jogável no street fighter zero 3!

    recentes

    populares

    • Fellipe Sampaio
      2014-03-29T14:34:35  

      na maioria dos jogos da saga zero o rolento e jogavel ! apenas no SF zero ele não ta !

  • Alan Santos
    2014-03-31T22:00:13

    Capcom ta Criativa pacas !! reaproveitou 2 personagem do sf x tekken mais 2 de sf antigos e colocaram outra cammy !!! Show de Criatividade !!

  • Wagner Bunese
    2014-03-27T12:51:11  

    vcs elogiam justamente a personagem que é a Cammy com uma nova skin....parabéns estagiários.

    recentes

    populares

    • Wagner Bunese
      2014-03-27T12:51:11  

      Cara n leva a mal n, mais seu comentário é igual ao pessoal que diz que o RYU e o KEN são o idênticos na jogabilidade... Nada a ver...

    recentes

    populares

    • Wagner Bunese
      2014-03-27T12:51:11  

      Rodrigo Duarte o problema é que a "novidade" prometida pela capcom não foi nada demais..só faltava inventarem um "Evil Ken"

  • Alan Salomão
    2014-03-27T13:08:42  

    Só a Poison que ainda não tinha aparecido como jogável na série, o Hugo apareceu jogável em SF3 assim como a Elena!

    recentes

    populares

    • Alan Salomão
      2014-03-27T13:08:42  

      Poison é jogável em Street x Tekken

    recentes

    populares

    • Alan Salomão
      2014-03-27T13:08:42  

      Street Fighter X Tekken é crossover, se fosse assim, Kyo Kusanagi, Iori Yagami, Terry Bogard, Mai Shiranui, Jin Kazama, Heihachi Mishima, Nina Williams, são todos personagens de Street Fighter por terem aparecido em um crossover no estilo "Street Fighter" de gameplay.

  • Rafael Neves
    2014-03-27T20:03:15  

    Na verdade Poison e Holento são cópias do Final Fight, podem ver, além das roupas, é o mesmo tipo de luta e mobildiade.

    recentes

    populares

    • Rafael Neves
      2014-03-27T20:03:15  

      O amigo está enganado. Poison e Hugo (e não Rolento) são personagens sim do jogo Final Fight. Jogo que também pertence a CAPCOM, mas não eram personagens jogáveis. Assim como os personagens Guy e Cody (esses sim, jogáveis) que também pertencem ao universo Final Fight e também estão no jogo Street Fighter. Já o personagem Rolento, a reportagem contém um erro. O personagem não é novo no universo Street Fighter. Rolento já apareceu no jogo Street Fighter Alpha 3.

    recentes

    populares

    • Rafael Neves
      2014-03-27T20:03:15  

      Rolento é do Final Fight também, ele só foi cortado do Final Fight do SNES, mas que foi pro Final Fight 2 do SNES pra compensar.

  • Alan Salomão
    2014-03-27T13:06:06  

    Errata: Rolento apareceu pela primeira em Street Fighter no ano de 1996, em Street Fighter Alpha 2!

    recentes

    populares

    • Alan Salomão
      2014-03-27T13:06:06  

      Não cara vc que não entendeu, " quando ele disse universo fechado do SF" ele esta se referindo à série principal que é SF, SFII, SFIII e SF IV, a saga ALPHA ou ZERO é uma saga que acontece para explicar buracos na narrativa do jogo.. mas o comentário esta errado quando o redator se refere a HUGO, pq o msm aparece em SFIII.

    recentes

    populares

    • Alan Salomão
      2014-03-27T13:06:06  

      Série Alpha faz parte do universo fechado do Street Fighter, mesmo sem número. Parte dos personagens do jogo vieram de lá (contando os do Final Fight que apareceram pela primeira vez em um jogo de luta e o renascimento dos personagens de SF1): Rose, Guy, Cody, Sakura, Dan, Adon, Gen, Evil Ryu e alguns dos personagens mais requisitados também vieram de lá: R.Mika, Karin, Birdie, Sodom, Rolento, sem falar dos que poucos queriam tipo a Decapre.

  • Ricardo Cruz
    2014-03-27T19:04:13

    Conseguiram estragar mas um jogo.O original era muito melhor,por isso fez tanto sucesso.Os de agora inventao tanto que acaba estragando,por isso não faz mas sucesso.É como esses remake de novelas a original são novelas memoraveis que marcaram uma epoca.Mas o remake fica uma porcaria.

  • Gustavo Silva
    2014-03-27T18:35:12

    Prefiro tekken

  • Victor Corrêa
    2014-03-27T17:43:27

    Saudades dos bons tempos de "Ralecfull", "FACÃO", "Róris", "Tucúi" e "Choquinho"...

  • Ronan França
    2014-03-27T17:36:33

    Sou mais o do SuperNintendo!

  • Dick Vigarista
    2014-03-27T15:08:41  

    Capú de fusca na foto 2, dá p/ver o contorno da danada..

    recentes

    populares

    • Dick Vigarista
      2014-03-27T15:08:41  

      KKKKKKKKKKKKK...Cara, tú é doente! KKKK!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Dick Vigarista
      2014-03-27T15:08:41  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bruno Milani
    2014-03-27T17:00:13  

    Mortal Kombat <<<<<<<<<<< TEKEN <<<<<<<<< Abismo <<<<<<<<<<< Street fighter

    recentes

    populares

    • Bruno Milani
      2014-03-27T17:00:13  

      MK2011 e Injustice bem melhores do que os DLC's de Street Fighter

  • Marcos Anna
    2014-03-27T15:40:08  

    parabéns Tech tudo! vcs realmente entendem muito de SF. (estreia) em grande estilo do Hugo e Rolento. estou ansioso pra ver a estreia do Riu e do Ken.

    recentes

    populares

    • Marcos Anna
      2014-03-27T15:40:08  

      RYU.......

  • Ivan.caldas
    2014-03-27T15:22:08  

    Sei la esses novos jogos de luta 3d pra mim perdeu sua essência, ainda acho melhor os street classico.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2014-03-27T15:22:08  

      Não há diferença muito significativa. Apesar dos gráficos serem 3D, a mecânica de luta é 2D, como todos os outros Street Fighter. É diferente de Tekken, que os gráficos e a mecânica são completamente 3D.